Boa noite pessoal, hoje fiz SCJP 5 e passei com 72% e como acho uma das partes mais importantes do fórum esses relatos venho até aqui humildemente deixar o meu pra quem sabe ajudar o pessoal como os relatos daqui me ajudaram.
Praparação
Bom, comecei a estudar em dezembro de 2007 porque fiz uma prova pra estágio em Java e a prova era toda com questões de certificação... Me dei muito mal nessa prova, acertando apenas 4 de 19 :(
Depois disso falei pra mim mesmo que não ia mais mal numa prova dessas... e ai recorri ao GUJ... por falar nisso, o que seria de nós sem o guj... pelo menos pra mim é um dos lugares mais importantes, um dos primeiros a recorrer... foi aqui que através de relatos de provas e dúvidas que descobri sobre o whizlabs, TestKiller, livro da Kathy entre outras coisas.
Método de estudo
Li o livro todo... lia o tempo todo inclusive no trem, no onibus... lida bem por alto mesmo, deu pra entender resumidamente os conceitos. Depois de feito isso comecei a fazer um resumo, comecei de novo do cap 1 e fui fazendo tudo... lia um trecho do livro e ia escrevendo, coisas que eu já sabia e observações importantes que eu via no livro, e programava tudo também... inventava meus códigos, fazia erros... isso ajuda bastante.
A prova
Fiz a prova na Infnet RJ. Não tenho nada a reclamar de lá... pelo contrário, monitores gigantes, conforto, balinhas, banheiro... tudo. Recomendo!
Minha prova caiu umas 8 questões sobre Threads, que foi a parte que eu mais fui mal. De collections todas que caíram foram de Drag&Drop, que por acaso as d&d estavam bem fáceis, com exceção de uma lá que tinha 5 espaços que já vinham completo com diferentes tipos de acessos, e você tinha que alterar apenas dois... não consegui entender muito bem essa questão . Sobre drag &drop ainda, cairam umas 10.
Nada de regex, nada de printf e format, 1 questão sobre serialização, ums 3 sobre Arquivos, caíram um monte sobre aquelas que dada algumas interfaces as maneiras corretas de implementação sejam tais... também caíram aquelas do tipo:
Exemplo:
A a = new A(); B b = new B(); C c = new C(); A d = new B(); a = b; c = ©a;
Sobre javac e java caíram umas 2... inclusive caiu aquela do TestKiller do Bob que quer achar o jogo de Xadrez dele hahahahha. Outra do TestKiller que caiu tambem foi aquela de "Que classe representa melhor o texto: Homem tem um melhor amigo que é um cachorro" . Resumindo caíram umas 8 idênticas ao TestKiller. Não deixem por motivo nenhum de fazer o TestKiller (IMPORTANTISSIMO!)
Pra finalizar caiu uma sobre assert, que era o seguinte... qual fragmento de código gera um AssertionError ...
Conclusão
Achei muito importante pra mim esse tempo de estudo... aprendi bastante!! Comprei meu voucher na promoção compre 1 leve 2, ainda to com um sobrando pra fazer a prova até 31 de dezembro, mas não sei se consigo... eu gostaria de fazer a SCWCD, porém estou trabalhando e tenho minha faculdade, não tenho tempo nenhum para estudos... mas vou decidir ainda, por hora quero descansar... ter vida de novo (pelo menos um pouquinho hehe)
Bom pessoal, é isso aí… escrevi bastante, não sei se vai ajudar esse texto, mas o relato do pessoal daqui me ajudou muito.
Muito obrigado galera! Até a próxima…