Mais um SCJP5

Boa noite pessoal, hoje fiz SCJP 5 e passei com 72% e como acho uma das partes mais importantes do fórum esses relatos venho até aqui humildemente deixar o meu pra quem sabe ajudar o pessoal como os relatos daqui me ajudaram.

Praparação

Bom, comecei a estudar em dezembro de 2007 porque fiz uma prova pra estágio em Java e a prova era toda com questões de certificação... Me dei muito mal nessa prova, acertando apenas 4 de 19  :(

Depois disso falei pra mim mesmo que não ia mais mal numa prova dessas... e ai recorri ao GUJ...  por falar nisso, o que seria de nós sem o guj... pelo menos pra mim é um dos lugares mais importantes, um dos primeiros a recorrer... foi aqui que através de relatos de provas e dúvidas que descobri sobre o whizlabs, TestKiller, livro da Kathy entre outras coisas. 

Método de estudo

Li o livro todo... lia o tempo todo inclusive no trem, no onibus... lida bem por alto mesmo, deu pra entender resumidamente os conceitos. Depois de feito isso comecei a fazer um resumo, comecei de novo do cap 1 e fui fazendo tudo... lia um trecho do livro e ia escrevendo, coisas que eu já sabia e observações importantes que eu via no livro, e programava tudo também... inventava meus códigos, fazia erros... isso ajuda bastante.

A prova

Fiz a prova na Infnet RJ. Não tenho nada a reclamar de lá... pelo contrário, monitores gigantes, conforto, balinhas, banheiro... tudo. Recomendo!

Minha prova caiu umas 8 questões sobre Threads, que foi a parte que eu mais fui mal. De collections todas que caíram foram de Drag&Drop, que por acaso as d&d estavam bem fáceis, com exceção de uma lá que tinha 5 espaços que já vinham completo com diferentes tipos de acessos, e você tinha que alterar apenas dois... não consegui entender muito bem essa questão . Sobre drag &drop ainda, cairam umas 10.

Nada de regex, nada de printf e format, 1 questão sobre serialização, ums 3 sobre Arquivos, caíram um monte sobre aquelas que dada algumas interfaces as maneiras corretas de implementação sejam tais... também caíram aquelas do tipo:

Exemplo:
A a = new A(); B b = new B(); C c = new C(); A d = new B(); a = b; c = ©a;

Sobre javac e java caíram umas 2... inclusive caiu aquela do TestKiller do Bob que quer achar o jogo de Xadrez dele hahahahha. Outra do TestKiller que caiu tambem foi aquela de "Que classe representa melhor o texto: Homem tem um melhor amigo que é um cachorro" . Resumindo caíram umas 8 idênticas ao TestKiller.  Não deixem por motivo nenhum de fazer o TestKiller (IMPORTANTISSIMO!)

Pra finalizar caiu uma sobre assert, que era o seguinte... qual fragmento de código gera um AssertionError ...

Conclusão

Achei muito importante pra mim esse tempo de estudo... aprendi bastante!! Comprei meu voucher na promoção compre 1 leve 2, ainda to com um sobrando pra fazer a prova até 31 de dezembro, mas não sei se consigo... eu gostaria de fazer a SCWCD, porém estou trabalhando e tenho minha faculdade, não tenho tempo nenhum para estudos... mas vou decidir ainda, por hora quero descansar... ter vida de novo (pelo menos um pouquinho hehe)

Bom pessoal, é isso aí… escrevi bastante, não sei se vai ajudar esse texto, mas o relato do pessoal daqui me ajudou muito.

Muito obrigado galera! Até a próxima… :smiley:

Parabéns!

Parabéns RafaelF !!!

Parabens!

[]'s

Parabéns! E obrigado pelo depoimento…

PARABÉNS ^^

Parabéns!

Parabéns!!!

Achei mto interessante seu método de estudo, também estou tentando fazer anotações, pra ver se na reta final fica mais fácil de estudar!!!

Valeu!!

Parabéns pela conquista!

Abraços.

Parabéns pela aprovação.
Agora, que tipos de implementação de interface tinha no exame?
Você já tinha alguma experiência com Java?
Abraço.

Cara tinha aquelas perguntas do tipo

interface Qualquer{ void metodo(); }
class A implements Qualquer{ public void Qualquer(){ } };
class B implements Qualquer{ void metodo(){ } };

Como tambem tinha assim:

interface Qualquer2{ void soma(int a, int b); }
absctract class Classe1 extends Qualquer2{ }
class ClasseC extends Classe1{ public void soma(int x, int y){ } }
class ClasseD extends ClasseC{ }

Algo desse tipo, dá pra entender?

Quanto a minha experiência com java, eu sempre estudei e gostei muito, mas quando comecei a pesquisar sobre certificação percebi que não sabia nada na verdade. E comecei a trabalhar com JEE em fevereiro desse ano.

Uma coisa que esqueci de falar, foi sobre o tempo de prova… terminei faltando 1:15 mais ou menos… ai respondi as que eu não tinha feito (sobre Threads que deixei por ultimo) e finalizei.

Threads na prova eu achei muito difícil… as perguntas eram algo do tipo: “Dado o código, quais das alternativas abaixo são possíveis de aparecer na saÍda?”

Tinha um questão lá sobre Threads que possuia dois threads, e tinha um loop for que fazia uma soma lá que os dois acessavam e a resposta eram 2 resultados possíveis. Tipo assim:

public void run(){
   int current = 0;
   for(int i=0; i<4; i++){
       current += i;
       System.out.println(current + ", ");
   }
}
public static void main(String[] args){
    new Thread().start();
    new Thread().start();
}

Algo assim sabe? ai tinha uns números doidos lá… essa eu fui no chute, não tinha nem idéia.

Qualquer coisa só perguntar aí…

E sobre os simulados, além do TestKiller eu fiz um tal de TestNow, nesse tem questões de drag&drop e muitas questões dali cairam na minha prova… quanto ao whizlabs, ele é muito dificil… nunca fui aprovado nele hahaha o maximo que eu fiz lá foi 58%. Pessoal que consegue fazer 70% nele pode ir pra prova mais do que tranquilo.

Ah só pra acrescentar, caiu aquela primeira questão do testkiller na minha prova, sobre serialização… a numero 1 mesmo do TestKiller.

Abraços.

parabens!!!

Parabéns… Quanto tempo de estudo diário?

As vezes eu vejo relatos de pessoal falando que estudou por um, dois meses ou menos ainda. Já vi relatos dizendo que estudaram por algumas semanas, por poucas horas por dia e passaram. Aí fico pensando, será que sou eu que sou muito preocupado e exigente demais comigo mesmo, ou será que a prova é tão fácil assim que é só chegar, fazer e passar… por que não vejo como se preparar em tão pouco tempo, e eu apesar de já atuar profissionalmente com java há mais de seis meses, sendo que já estudava antes, encontro bastantes dúvidas quando respondo as questões do livro da kathy. Será que esse pessoal vai lá na “sorte” sem segurança e consegue passar??

RafaelF, pelo seu relato, percebi que você teve uns quatro meses de preparação.
:arrow: Você conseguiu absorver todos os tópicos?
:arrow: Foi fazer a prova com segurança de que passaria ou com receio de não passar?
:arrow: Como você ia nos mocks e no questionário do livro??

[quote=fernandoeick]Parabéns… Quanto tempo de estudo diário?

As vezes eu vejo relatos de pessoal falando que estudou por um, dois meses ou menos ainda. Já vi relatos dizendo que estudaram por algumas semanas, por poucas horas por dia e passaram. Aí fico pensando, será que sou eu que sou muito preocupado e exigente demais comigo mesmo, ou será que a prova é tão fácil assim que é só chegar, fazer e passar… por que não vejo como se preparar em tão pouco tempo, e eu apesar de já atuar profissionalmente com java há mais de seis meses, sendo que já estudava antes, encontro bastantes dúvidas quando respondo as questões do livro da kathy. Será que esse pessoal vai lá na “sorte” sem segurança e consegue passar??

RafaelF, pelo seu relato, percebi que você teve uns quatro meses de preparação.
:arrow: Você conseguiu absorver todos os tópicos?
:arrow: Foi fazer a prova com segurança de que passaria ou com receio de não passar?
:arrow: Como você ia nos mocks e no questionário do livro??[/quote]

outro relato

Já tinha visto teu blog. Parabéns, está muito bom.

Cara, quando eu comecei a estudar em dezembro e nisso eu tava estagiando ainda, então eu lia o livro sempre que dava… devia ser mais ou menos umas 3h… porém intercalado (1h, parava, estudava mais 30 min…) saí desse estagio em Janeiro… e ai era 4 horas por dia. Nisso terminei o livro, porém só ler o livro você não absorve muita coisa, então comecei a fazer meu resumo e programar tudo!!! com exemplos que eu criava, ai sim eu comecei a absorver…

Eu não achei a prova tão fácil, mas tambem não achei tão dificil… como eu já disse a parte mais dificil pra mim foi threads… Collections eu tava preocupado… todas de collections que cairam pra mim eram de drag&drop.

Sobre absorver todos os tópicos, quase isso… consegui até começar collection, achei meio dificil… thread consegui entender os conceitos, mas não tenho muita paciencia pra eles, e o capitulo 10 do livro, é do mal! hahahah muito dificil, pelo menos pra mim hehe… sorte que só cairam no maximo 3 questões sobre ele pra mim.

Eu tava meio inseguro, sempre dá um pouco de insegurança… mas eu achava que ia passar sim, mas na minha cabeça eu pensava que talvez fosse passar com 59% certinho hehehhe…

Como você ia nos mocks e no questionário do livro??

No livro eu fui bem em todos os questionários, com exceção do capitulo 6 se não me engano, o que fala sobre formatação, E/S… mas não por na saber os tópicos, mas sim pq eu tinha muita falta de atenção em algumas questões.

O whizlabs eu comprei, sempre ia muito mal nele… nunca fui aprovado… Já o TestKiller bem mais fácil do que o whizlabs e mais no nivel da prova, eu ia bem e isso me deu mais confiança pra fazer a prova, pq o whizlabs quase me deixava em depressão hahahhaa

Teve uma coisa que eu achei esquisito no dia da prova… tinha eu e mais 2 pessoas pra fazer a prova, ai tinha um carinha lá que depois de uns 30 minutos de prova, ele levantou… eu pensei que ele tinha ido no banheiro, sei lá… só que ele não voltou mais!!! então das duas uma, ou ele é um gênio ou desistiu da prova… não entendi nada…

Ah e pro LPJava… eu também já tinha visto seu blog, iniciativa muito boa cara… eu li o seu relato de quando você passou na prova, esses relatos sempre me ajudaram muito! li muito relatos por aqui hehehe, acho que o seu foi um dos primeiros e mais completos que eu vi.

Abraços.

nem fale!! sofri com ele tb! mais é um bom simulado! muito bom mesmo! tiver com 70% nele pode fazer o exame tranquilo! isso no caso da SCJP 5 que o percentual é menor que da SCJP 6…

Muito obrigado pelas respostas… são bastante esclarecedoras.

Eu ainda estou no capítulo 4 do livro - leio pouco - tem vezes que 15 minutos antes de dormir, e tem vezes que não leio… finais de semana eu aproveito para ler uma hora ou mais quando dá. Me sinto inseguro por causa disso, porque não consigo dar uma sequência firme, fixa e rotineira pro meu estudo. O trabalho exige demais. Quero levar mais um tempo assim, e quando der, quando sobrar um pouco de tempo, quero fazer um estudo intensivo.

Mas aí, agradeço muito pelos esclarecimentos e mais uma vez, parabéns pela aprovação!

[quote=fernandoeick]Muito obrigado pelas respostas… são bastante esclarecedoras.

Eu ainda estou no capítulo 4 do livro - leio pouco - tem vezes que 15 minutos antes de dormir, e tem vezes que não leio… finais de semana eu aproveito para ler uma hora ou mais quando dá. Me sinto inseguro por causa disso, porque não consigo dar uma sequência firme, fixa e rotineira pro meu estudo. O trabalho exige demais. Quero levar mais um tempo assim, e quando der, quando sobrar um pouco de tempo, quero fazer um estudo intensivo.

Mas aí, agradeço muito pelos esclarecimentos e mais uma vez, parabéns pela aprovação![/quote]

O numero de horas q estuda influencia, no aprendizado… mais manter a concetração e compreensao do ler é melhor… as vezes ler 1h e compreender o que está lendo vale mais que passar uma toda lendo, e ao fechar o livro nao lembrar de nada do que viu… iai? qual é mais produtivo? nao se preso a questao de horas nao… agora se seu trabalho esta como uma pedra no seu caminho e das grandes, procure remove-la em passos lento… nao é para pedi demissao saco? mais tentar acrescentar a certificacao no seu dia-dia como vc faz com seu trabalho, eu mesmo tive q fazer uns resumo de bolso, usei cartoes pedagogicos…e sempre dava lida no onibus, no intervalo da facul, quando ia no banheiro aqui no trabalho ehhe :smiley:
aproveitado ja o momento blog atualizado: http://camilolopes.wordpress.com

flw!

Pois é… é esta a questão que quis abordar no primeiro post meu deste tópico. As vezes ficar 30 minutos lendo uma página, pode valer mais do que ler durante duas ou três horas um monte de páginas.
Por isso que fico indignado quando há depoimentos de pessoas dizendo que estudam 3 semanas, 1 mês, fazem a prova e passam. O que eles fazem? Certamente a leitura deles não foi tão minuciosa assim. Eu várias vezes faço isso… leio várias vezes a mesma página, mesmo item, até saber que entendi. E por isso que pergunto: será que sou muito crítico e exigente comigo mesmo por fazer isso??? Porque outros que passaram na prova com pouco tempo de estudo certamente não deram tanta atenção a detalhes assim.

Entende Camilo… é Camilo seu nome né?
Mas acredito, que o único prejuizo que tenho em estudar assim, é demorar mais para finalizar os estudos… pois ganho muito mais em conhecimento e preparação assim…