Mais um web framework em cima do Struts: Strecks

Parece um Struts ala Mentawai/Vraptor2:

Strecks = (Vraptor2) Struts || (Mentawai) Struts

:smiley:

Mais um framework…

A ideia é até boa: Poder usar recursos mais novos como annotations e menos xml, enganando seu chefe (fingindo ser struts).

Eu ainda fico com o SpringMVC ou JSF ou quando não possível Webworks.

Acho que a idéia dele é não deixar o povo que tá amarrado no Struts na mão (que é o que a Apache vai fazer no Struts 2), mas não pra que outras pessoas comecem a desenvolver novos projetos usando o Struts 1.x.

Mesmo após ter saido a especifição da JCP para a criação de web framework , ainda assim novos frameworks são construido.

Tudo bem que… o que agrega não prejudica ! Mas muita informação não pode vir a prejudicar a comunidade !

Acreditava que após a especificação as web frameworks iria dar uma padronizada… mas vejo que acabou de sair uma baseada na primeira web-framework que existiu :frowning:

Bom… eu nao achei nada dizendo se segue uma especificacao ! como o ADFaces, MyFaces, JSF e etc ! espero que sim :?

Fale Pessoal,

A idéia do Strecks até que é interessante, mais eu concordo, está cheio de framework web, ainda mais se v.cs pensarem que quem usa Struts é bastante conservador, em termos de novidade.

Então recursos de anotações, acho até legal…mais difícil de pegar. O Struts se tornou um padrão na industria, e isso pesou tanto que ele pouco mudou desde sua versão 1.1. Tanto que o pessoal do WebWork resolveu aliar-se ao Struts pensando naquela estrátegia: “Se não pode vencê-lo distribua seu produto com o nome dele…hehehe”. Quem tá mais atualizado sabe que o Struts 2 é o WebWork 3.

Eu trabalho mais no Struts (devido ao mercado) mais se v.cs me perguntasem qual framework prefiriria usar seria algo como o Shale: JSF, integrado com Spring e alguns extras (validator, tiles e AJAX).

Em minha opnião o JSF não pegou, por que a Sun com sabedoria deixou na mão dos Fabricantes desenvolverem os componentes, mas com ingenuidade a liberdade de integrá-los a ferramenta de desenvolvimento. Se está forma fosse padronizada seria legal, pois v.c poderia instalar e usar os seus componentes preferidos em qualquer ferramenta (ja pensou Instalar / JSF Component no eclipse???)

Flos, Pessoal!

Abraços.

JSF não pegou :shock: ? mas existe varias empresas implementando a especificacao… até os responsaveis pelo struts vai implementar na nova versao !

Talves as pessoas não estejam usando o proprio framework JSF… mas a especificação sim eu acredito que vai dar certo ! E pra falar a verdade eu torço por isso… pois eu ja estou cansado de ficar observando qual framework é melhor que outra !

Vamos todos seguir um padrao que eu acho que é melhor pra todo mundo… não so pra quem ja trabalha com java… mas para aqueles que um dia vao trabalhar.
Imaginem um iniciante tentando decidir qual web-framework usar… eu mesmo que ja tenho uma certo experiencia quase fiquei louco… tenho pena de quem esta começando

O problema é o mercado de trabalho… framework tá virando requisito, se existem vários e surge um novo a cada dia, temos q saber de todos…

[quote=ronildobraga][quote=micheldemontalvao]
Em minha opnião o JSF não pegou, por que a Sun com sabedoria deixou na mão dos Fabricantes desenvolverem os componentes, mas com ingenuidade a liberdade de integrá-los a ferramenta de desenvolvimento. Se está forma fosse padronizada seria legal, pois v.c poderia instalar e usar os seus componentes preferidos em qualquer ferramenta (ja pensou Instalar / JSF Component no eclipse???)
[/quote]

JSF não pegou :shock: ? mas existe varias empresas implementando a especificacao… até os responsaveis pelo struts vai implementar na nova versao !

Talves as pessoas não estejam usando o proprio framework JSF… mas a especificação sim eu acredito que vai dar certo ! E pra falar a verdade eu torço por isso… pois eu ja estou cansado de ficar observando qual framework é melhor que outra !

Vamos todos seguir um padrao que eu acho que é melhor pra todo mundo… não so pra quem ja trabalha com java… mas para aqueles que um dia vao trabalhar.
Imaginem um iniciante tentando decidir qual web-framework usar… eu mesmo que ja tenho uma certo experiencia quase fiquei louco… tenho pena de quem esta começando [/quote]

Humm, peço desculpas…vou melhorar minha expressão. O JSF foi proposto pra ser uma febre, em desenvolvimento web, tanto quanto era o .net na época. Essa febre é que não pegou! Hj o JSF é uma escolha muito boa, mas segundo a Sun ele seria A ESCOLHA! vamos a proposta da Sun:

1 - Ter um conjunto bem variado de componentes, desenvolvido por várias empresas. Legal, isto pegou, e é ate um diferencial do JSF, pois os melhores componentes são free: MyFaces e Tomahank (Apache), ADF Faces (Oracle, agora também apache), ICEFaces (ICe Soft).

2 - Poder construir uma página de forma RAD, igual ao Delphi ou .net. Essa parte não pegou. Na prática cada IDE fornece uma interface visual para os componentes que mais lhe apraz (JDeveloper ADF, Java Studio Creator RI da Sun, e por ai vai…), e o pior, não permite a expansão dos componentes.

No fional v.c tem componente JSF pra quase tudo (até pra AJAX), mas continua escrevendo a maioria do código todo na mão (igual nos outros frameworks).

Espero ter explicado.

Flos.

[quote=ronildobraga]Talves as pessoas não estejam usando o proprio framework JSF… mas a especificação sim eu acredito que vai dar certo ! E pra falar a verdade eu torço por isso… pois eu ja estou cansado de ficar observando qual framework é melhor que outra !

Imaginem um iniciante tentando decidir qual web-framework usar… eu mesmo que ja tenho uma certo experiencia quase fiquei louco… tenho pena de quem esta começando [/quote]

Nao vejo dessa forma. Esta comecando e nao sabe qual escolher? Quer entrar no mercado ou aprender? Para entrar no mercado, aprenda Struts (isso eh temporario, quando JSF for mais popular aprenda JSF, se for Spring MVC, idem). Para aprender, escolha o que achar mais interessante e va em frente.

Discutir qual framework eh melhor? Se a discussao tiver bons argumentos todos aprendem. Comecando na discussao sobre os frameworks eh normal habituar-se a pensar mais sobre arquitetura, o que eh otimo e torna o mundo um Lugar Melhor™.

Aprender um novo framework de vez em quando: qual o problema disso? Se para alguem isso for um problema, a solucao seria entrar em um ambiente corporativo conservador, onde as mudancas sao lentas e segue-se um padrao rigido de softwares homologados.

Framework eh igual linguagem. Sempre vao surgir novos, muitos sao apenas copias, outros com ideias novas, uns mais conservadores, outros revolucionarios, e por ai vai. Nao eh algo a se temer, mas a se aproveitar. :smiley:

Marcio Kuchma

O que eu particularmente acho errado eh o Mr. Market, aquele cara que diz que o cara tem que ter 4 anos de experiencia com Struts… se ainda fosse a base, mas framework nao eh base… claro que um conhecimento pratico eh bom, algo do tipo, 1-2 de experiencia com um framework eh algo a se considerar, mas nao esperar para que o cara seja o criador do Struts para um projeto de desenvolvimento de um site de e-commerce, pagando 2k-3k por mes… hehe patetico, claro que eh importante ter uma boa nocao da linguagem por exemplo, mas um cara que experimentou por 2 anos struts e 2 anos webwork pode ser bem mais interessante para a empresa pela versatilidade que ele pode ter.

You know what I mean?

Acho que sim… na verdade isso ocorre (IMHO) em dois casos:

• Exigem real de alguem com tal experiencia. De repente os caras querem alguem pra adaptar o Struts pra eles, ou entao um DBA super-especializado nos detalhes do Informix ou talvez alguem pra desenvolver um sistema operacional em Java. Esses sao casos em que a experiencia mista de Struts/WebWork, Informix/PostgreSQL ou Java/.NET tende a nao funcionar como estamos querendo. Minoria dos casos.

• Anuncio feito pelo pessoal do RH que nao entende muito bem as siglas e o contexto em que elas se encaixam. Esta eh a grande maioria.

Para o ultimo caso se voce conseguir se fazer entender atraves da entrevista ou contato inicial, otimo. Se nao e eles continuarem batendo na mesma tecla, considere se esse eh o tipo de empresa em que voce deseja trabalhar. :smiley:

Em todo caso diversidade eh legal. Nao se conseguira acabar com a proliferacao de frameworks. Nao se conseguira que todos gostem disso. Tambem nao se conseguira acabar com esses topicos ciclicos a respeito da diversidade de frameworks/linguagens/IDE/distribuicoes de Linux/sabores de pizza, etc. :mrgreen:

Marcio Kuchma

O que eu particularmente acho errado eh o Mr. Market, aquele cara que diz que o cara tem que ter 4 anos de experiencia com Struts… se ainda fosse a base, mas framework nao eh base… claro que um conhecimento pratico eh bom, algo do tipo, 1-2 de experiencia com um framework eh algo a se considerar, mas nao esperar para que o cara seja o criador do Struts para um projeto de desenvolvimento de um site de e-commerce, pagando 2k-3k por mes… hehe patetico, claro que eh importante ter uma boa nocao da linguagem por exemplo, mas um cara que experimentou por 2 anos struts e 2 anos webwork pode ser bem mais interessante para a empresa pela versatilidade que ele pode ter.

You know what I mean?[/quote]

2 :stuck_out_tongue:

Em alguns casos é até pior o cara ter 4 anos só de Struts, sem estudar outras tecnologias, pois fica bitolado. Por exemplo, eu peguei um projeto pra revisar por causa de performance, de um cara surrado no Struts. Tudo que podia fazer no framework ele fez, pra melhor e pra pior.

Um exemplo: ele adaptou o controlador do struts, extendendo RequestProcessor, para poder fazer um pre-processamento de alguns dados antes de chamar cada Action.

Acontece que isso é uma tecnica bem antiga (e bem pesada) de quando não existiam os Filtros da API de Servlet, uma solução bem mais robusta e elegante e o projeto já utilizava a versão 2.3 desta API. Outras coisas que vi foram: Não utilizar Spring, Fazer a troca Entre as propriedades dos Forms e dos Beans na mão, não utilizar Struts-el com JSTL e outras.

Flos.

Exatamente por isso estou focando tudo pra sair do desenvolvimento web. Tem menos projetos no mercado? Tem… paga-se menos? pelo vejo aqui em sampa a resposta é não, e em muitos casos paga-se mais.

E sabem por quê?
Porque swing é um só. Porque Java ME é um só.

Desenvolvimento web com java, esta caindo no conceito de libertinagem já. Ter opções é muito bom, agora não ter um padrão é terrível.

Vejo vagas e recebo muitas ligações de projetos web, e tirando o fato do uso muito maior do Strus em relação aos outros, NÃO existe nenhuma padronização no desenvolvimento de projetos web com java. Cada um faz com o framework que quiser, da maneira que quiser.

Nesses horas que as veses eu penso que a microsoft que é certa mesmo, quer usar o meu usa, não quer foda-se, pelo menos assim eles “tem” um padrão nos seus produtos.

Podem se matar ai pra ver que framework escolher durantes os próximos 6 meses… pq depois disso ja muda tudo denovo e tem que escolher tudo outra ves.

IMHO

[quote=Luiz Aguiar]Exatamente por isso estou focando tudo pra sair do desenvolvimento web. Tem menos projetos no mercado? Tem… paga-se menos? pelo vejo aqui em sampa a resposta é não, e em muitos casos paga-se mais.

E sabem por quê?
Porque swing é um só. Porque Java ME é um só.

Desenvolvimento web com java, esta caindo no conceito de libertinagem já. Ter opções é muito bom, agora não ter um padrão é terrível.

Vejo vagas e recebo muitas ligações de projetos web, e tirando o fato do uso muito maior do Strus em relação aos outros, NÃO existe nenhuma padronização no desenvolvimento de projetos web com java. Cada um faz com o framework que quiser, da maneira que quiser.

Nesses horas que as veses eu penso que a microsoft que é certa mesmo, quer usar o meu usa, não quer foda-se, pelo menos assim eles “tem” um padrão nos seus produtos.

Podem se matar ai pra ver que framework escolher durantes os próximos 6 meses… pq depois disso ja muda tudo denovo e tem que escolher tudo outra ves.

IMHO[/quote]

Isto é culpa bem mais da Sun, por que quando o JSF ia ser lançado, todos concordavam que ele seria o padrão, e todos queriam aderiri a ele: vide o Struts com o Shale.

Agora como se integrar a um padrão que não consegue nem integrar-se com outros padrões? vide as diferenças entre o JSF e a EL do JSP, ou do JSF e do JSTL (forEach não funcionava).

Eu ainda acho que o JSF vai vencer, até por que a Sun já começou a corrigir estes defeitos.

Flos.

Eu acho o maior barato é ter liberdade, poder criar, escolher, … …eh isso que faz surgir novas idéias, novas tendências

Seguir padrões não é ter liberdade, não é pode criar. …o exemplo mais claro disso e a própria microsoft.

[quote=Wonder]Eu acho o maior barato é ter liberdade, poder criar, escolher, … …eh isso que faz surgir novas idéias, novas tendências

Seguir padrões não é ter liberdade, não é pode criar. …o exemplo mais claro disso e a própria microsoft.
[/quote]
É como eu disse senhor wonder, é muito bom ter opções, ter liberdade de escolha… mas será que muitas opções, muita diferença entre as opções não vira “libertinagem” ou o cada um por si e a VM pra todos?

Acho que a “padronização” não precisa significar uma repreensão de possibilidade de criação, mas sim um caminho a todos seguirem para manter a compatibilidade e iteração entre TODAS as opções.
Já imaginou como seria bom, poder pegar um projto todo feito em struts, e com poucas alterações “aproveitar” tudo o que já existe nele, mas ser usado no spring, no vraptor ou em qualquer dos outros 9324820394823 frameworks web disponíveis?
É isso. :smiley:

Agora vc concluiu que o JSF é a melhor opção por que é uma especifiçação !!! Ok! É um direito seu. Eu discordo que esse deva ser o motivo para decidir qualquer coisa. Vide EJB.

As pessoas estão felizes programando com JSF ? Estão produtivas ? Os sistemas são fáceis de entender e manter depois de prontos ?

Se vc está trabalhando num projeto assim com JSF, parabéns !!! Mas vc me parece ser a minoria…

O que eu vejo por aí e projetos ridículos, confusos, perdidos, etc. Eu trabalhei 2 anos na Accenture. É realmente impressionante como muitas empresas pagam com prazer mais de 500 mil reais por projetos ridcularmente complicados e super-dimensionados. Não dá para vender algo simples por 500 mil reais, né?

As pessoas hojem estão programando com JSF pela mesma razão que estavam programando com EJB a 2 anos atrás. Alguém falou que é bom e poderoso, algumas empresas grandes estão apoiando e especificando, então vamos usar que deve ser bom mesmo. Deve ter muita empresa enteressada em vender RAD para JSF, do mesmo jeito que algumas ganharam dinheiro vendendo Application Servers a 30 mil dólares por processador (Weblogic !!!). E teve muito gerente esperto que pagou !!!

Acho que no final é tudo uma questão de gosto mesmo. Eu simplesmente não consigo entender porque uma aplicação web deve ser feita do jeito descrito aqui: http://www.exadel.com/tutorial/jsf/jsftutorial-kickstart.html

Tem gente que vai achar maravilhoso, produtivo, simples, prazeroso, etc.

Fazer o que, né ? Gosto não se discute. Cada um na sua. O que vai contar no final das contas, independentemente do framework que vc usar, é O PROJETO ESTÁ FEITO ? ESTÁ FUNCIONANDO BEM ? ESTÁ DANDO DINHEIRO ? ESTÁ FÁCIL DE ENTENDER, BEM DESACOPLADO E LIMPO ? VC FEZ EM 1 MES OU 1 ANO O PROJETO ?

Essas perguntas é que valem, e não qual framework que vc usou. Isso para o mundo real/empresarial.

Eu nunca aceitaria um emprego/projeto para usar EJB/JSF/STRUTS etc. No máximo Mentawai / WebWork / Rife. Vou estar fazendo um favor pra mim e para o empregador.

Eu tenho muito cuidado quando peço para alguém dar uma olhada no Mentawai. A proposta é: olha durante 30-60 minutos. Faça alguns testes. Se nesses 30-60 minutos vc não se encontrar, ficar perdido, não entender várias coisas então abandone o Mentawai e parta para outro framework.

Olha esse link aqui sobre IoC: http://forum.mentaframework.org/posts/list/193.page

Se vc não achar isso fácil de entender e usar, então eu não sei o que pode ser mais simples, prático e ágil. Se alguém souber então fala…

Quer fazer uma injeção de dependência de uma Connection em qualquer bean que precise de uma connection (não são poucos, userDAO, transaction, bookDAO, etc.) ??? Então coloca essa linha no seu ApplicationManager.java:

filter(new DIFilter("connection", Connection.class));

Só isso, uma linha e tudo que precisar de uma connection vai receber uma connection. Como é que se faz isso com JSF ou Struts ? Configura tudo no XML ??? Dependencia por dependencia ??? Ok. Gosto não se discute…

JSF, Struts, SpringMVC não… Rife, WebWork, Stripes, Mentawai. Sim !

Sérgio… acredite, não estou sendo sarcástico/irônico…

Nesses 2 anos na empresa citada, vc conseguiu “migrar” algum projeto originalmente Strus/JSF para Mentawai ?

[quote=Luiz Aguiar]Sérgio… acredite, não estou sendo sarcástico/irônico…

Nesses 2 anos na empresa citada, vc conseguiu “migrar” algum projeto originalmente Strus/JSF para Mentawai ?[/quote]

Isso foi em 2000-2002 !!!

Qualquer projeto feito em Struts/JSF pode ser feito com o Mentawai. Não vamos começar a falar de Mentawai, etc e tal.

O meu ponto é que JSF hoje tem cara do EJB ontem. E quanto mais simples e menos pentelho, melhor é. EJB nunca foi simples, nunca foi prazeroso mexer com aquilo. Milhões de configurações, milhões de classes, milhões de pegadinhas, milhões de problemas. JSF me parece que vai pelo mesmo caminho, basta ver a quantidade de XML e configuração do exemplo que eu passei. Por que será que Ruby on Rails ganhou tanta popularidade ? Será que é porque ele é simples e te salva tempo de desenvolvimento ?

Eu quis dizer no sentido de que é MUITO difícil se introduzir outras tecnologias nas empresas… ainda mais quando vc não esta numa posição de escolha.

Quanto à JSF, EJB e tal… eu penso que do mesmo modo que o EJB 3 evoluiu muito en relação a versão anterior, talves o JSF também possa fazer isso, e ai quem sabe ter uma adesão maior.
E acredito que com uma melhora significativa no JSF, e no potêncial que as ferramentas RAD em cima dele podem ter, ai sim seria um ambiente bem mais interessente em se adotar.