[quote=Hebert Coelho][quote=drsmachado]Foi o que eu disse sobre conhecer o framework.
A maioria reclama deste e daquele framework, sendo que sequer chegou a estudá-los, entende-los e fazer algo com eles.
O único para o qual eu dou crédito quando critica algo é o saoj, por que o sujeito vai até o último detalhe dentro do framework para entender e então falar sobre.[/quote]Pois é, eu também concordo com você.
Não gosto do Struts 1.2 mas nunca falei mau sobre o Struts 2 por exemplo. Nunca trabalhei, apenas fiz alguns estudos sobre o framework.
O JSF é engraçado por que neguim vê o site do primefaces e fica babando, ainda mais quando percebe que basta 3 linhas de código para fazer um trem muito maneiro. Aí começa colocando ManagedBeans como SessionScoped, lota de lista e fala que o framework é lente e pesa a máquina.
Eu não conhecia o Spring, mas antes de falar qualquer coisa não fiquei apenas no hello word da vida. Já li mais de 1.2k de páginas sobre o Spring e hoje começo a entender melhor o que ele faz.
Fala sério. É legal ver essas pesquisas, é. Agora é triste ver pessoas com a mente tão pequena e a preguiça tão grande.[/quote]
Cara, eu era um crítico ferrenho do JSF, não gostava dele, achava complexo, com implementações mal documentadas na época que usei (richfaces), que falhava em silêncio, dava uma série de problemas relacionados a eu não saber usar (ou seja era pouco intuitivo) e com componentes complexos.
Hoje não critico mais JSF porque não trabalho mais com ele e porque não sei a quantas andam as versões atuais. Mas meu preconceito contra ele continua grande. Principalmente do ponto de vista de quem trabalha com VRaptor, que é extraordinário, na minha humilde opinião.
Mas de tanto argumentar e contra-argumentar e argumentar novamente do porque eu não gostava do JSF eu desenvolvi uma linha de raciocínio que já não sei se é valida hoje, mas com certeza era a época do JSF 1 e richfacesl. Que se baseia nos porquês de se componetizar elementos de tela. Quando você está lidando com uma aplicação desktop no Windows trabalhar os seus controles de entrada e saida de dados diretamente com a API padrão do Windows é impensável. O que foi feito com as APIs do VB e Delphi foi simplificar o acesso a API de entrada e saída de dados, com componentes bem amigáveis, intuitivos e fáceis de configurar.
Mas os componentes de entrada e saída html são extramente simples para serem simplificados, então essa componentização (na minha opinião), que começou pelo .NET e depois veio para o Java, veio para atender o hábito que a maioria dos programadores tinha de lidar com componentes ao invés de ações. Porém o que as camadas de componentes fizeram (camadas porque no fundo vira tudo em html mesmo) foi complicar o que era simples.
Hoje eu digo que não gosto de JSF porque html já é simples o suficiente para ser componentizado. Claro, a listas e grids e e outras coisas que não são tão simples com html, mas será que essas exceções compensam essa complicação toda.
Agora me digam uma coisa: Aquele ciclo de vida infame do JSF já foi banido? Se não, muito obrigado, mas eu continuo preferindo eu aqui e ele lá.