MAKER eu testei usei e ODIEI

Olá

Trata-se de um grande engano:

  1. Hoje em dia existem muitas faculdades e cursos técnicos na área de TI. Talvez seja mais fácil encontrar uma pessoa capacitada do que alguém que conheça o domínio que se disponha a usar uma ferramenta desta. E com este tipo de ferramenta tenho alguma experiência porque comprei várias: GAS, AutoProgram, Generics e outras que nem me lembro.

  2. Porque alguma empresa confiaria um sistema que pode ser responsável por seu faturamento ou por alguma atividade importante a uma pessoa menos capacitada? Ou será que retiraria alguém da operação que gera lucro para transformar em programador menos capacitado Maker?

Faço estas considerações mesmo sabendo que alguma empresa deste país acabará comprando o Maker. Não os culpo, eu também comprei as primeiras versões do Access quando foi lançado. Está certo, fui burro mas não seria justo me queimar nos mármores do inferno por este erro.

[]s
Luca

Wow, essa é a melhor(em fundamentação) opnião que eu li sobre o Maker até hoje.Nunca me enganou.
Aliás, para mim era uma questão de tempo alguém fazer algo parecido usando o Core do Eclipse e pôr uma versão free, e outra ultra completa por US$99 anuais. :wink:

Ótimo ponto, Luca.Hoje em dia, com toda a comunidade OS pelo mundo, eu pergunto:Se a empresa falir, como fica???Dou um tiro no saco depois de torrar R$13000? :smiley:

Sem código fonte, roadmap …deveria vir com um Pense Bem de brinde! :wink:

Com a cabeça mais fria, gostaria de acrescentar mais alguns comentários sobre o que vi.

Eu sei que o Maker está fazendo algum sucesso por aí, no entanto, tenho de desabafar: ainda estou CHOCADO com a apresentação que assisti no dia 20/5. O sistema apresenta o pior custo/benefício que já vi na minha vida.

E é engraçado lembrar de alguns detalhes desta reunião:

Escalabilidade, tal como apresentada, por exemplo, dizia respeito a implementar um fluxograma para ser executado no servidor, e outro no cliente. E só.

Ao perguntar do porquê de não haver uma versão demo, recebi a seguinte resposta: “porque a Softwell não acredita em versões demo. Se eu te desse uma versão demo, e você fosse pra casa com ela, ficaria lá fuçando no software como um todo e não entenderia nada”. Ou seja, resposta esta que contradiz a proposta do sistema, que consiste justamente na facilidade de uso.

E o mais bacana: ao final da demonstração, o responsável pela parte comercial tipo que deu uma pressionada, com aquele papo: “bom, nós estamos aqui para vender. A empresa vai querer comprar o software?”. Postura beeem diferente da habitual, que consiste simplesmente em dizer “tchau” e ficar esperando pela resposta do cliente (ou então ligar alguns dias depois para saber o que acharam do mesmo).

O que me faz pensar um pouco a respeito da durabilidade deste produto. Sendo tão mal vendido, não acredito que a empresa responsável por seu desenvolvimento vá conseguir sobreviver no mercado. Ainda mais quando comparamos o preço do mesmo com as alternativas open source que temos hoje, como o Grails, Ruby on Rails, etc que, de fato, ampliam a nossa produtividade mas geram aplicações com uma arquitetura anos luz à frente daquela que vi na apresentação.

Analisando o site da Softwell, há outro ponto muito engraçado: há uma chamada de todo o tamanho dizendo que a info Exame disse que o Maker é o melhor ambiente de desenvolvimento para aplicações corporativas.
http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Noticia29 No entanto, a info Exame não é uma revista especializada em desenvolvimento! Convenhamos, só o argumento que citei do custo/benefício já invalida esta matéria. Imaginem: o Maker nesta matéria é dado como superior ao VISUAL STUDIO (detalhe: o Visual Studio custa R$ 2300)! Resumindo: mostra que quem escreveu a matéria, não sabe o que está falando.

Aliás, se fosse para gastar dinheiro MESMO, acho que ao invés de comprar esta IDE (porque no final das contas, o Maker é uma IDE, não há uma linguagem Maker pelo que pude entender), com o preço dele, compraria alguns Macs. Com o preço de uma licença do Maker, posso comprar 4! Trocar os computadores dos desenvolvedores por Macs, ISTO sim aumentaria a produtividade :slight_smile:

[quote=Luca]Olá

Trata-se de um grande engano:

  1. Hoje em dia existem muitas faculdades e cursos técnicos na área de TI. Talvez seja mais fácil encontrar uma pessoa capacitada do que alguém que conheça o domínio que se disponha a usar uma ferramenta desta. E com este tipo de ferramenta tenho alguma experiência porque comprei várias: GAS, AutoProgram, Generics e outras que nem me lembro.

  2. Porque alguma empresa confiaria um sistema que pode ser responsável por seu faturamento ou por alguma atividade importante a uma pessoa menos capacitada? Ou será que retiraria alguém da operação que gera lucro para transformar em programador menos capacitado Maker?

Faço estas considerações mesmo sabendo que alguma empresa deste país acabará comprando o Maker. Não os culpo, eu também comprei as primeiras versões do Access quando foi lançado. Está certo, fui burro mas não seria justo me queimar nos mármores do inferno por este erro.

[]s
Luca[/quote]

o Access sempre foi o melhor ambiente para pequenas empresas, e a migração para Visual Basic é simples também, o problema é a idéia que o usuário leigo pode criar sistemas, que áté concordo, o problema é a manutenção. De resto, nunca vi uma aplicação tão simples e completa para criar sistemas, ainda mais se vc souber realmente programar e não ficar apenas nos wizards.

PS: kicolobo, infoexame a muito tempo não é uma revista confiável para opiniões técnicas.

he he he he he

lá vem esse blá blá blá de novo.

Ou estão com medo de perderem o empreguito ou não tem muito o que fazer (estão de folga). Relaxem, vão ler um livro. Não adianta mordermos o cotovelo, esperniarmos, muitas empresas estão comprando http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=clientes . ISSO É FATO !!! E qual a razão disso ? Existe uma demanda muito grande de sistemas para serem desenvolvidos. Estão prevendo um caos na área de TI em 2013, li sobre isso. É por isso que iniciativas como essas são bem vistas pelas empresas (que visam apenas lucros), e podem ter certeza, algumas delas vingarão, NÃO SEI SE É O MAKER (não conheço para poder opinar), é uma questão de tempo. Desenvolvo em VB e a empresa que trabalho deve ter serviço de desenvolvimento para mais 10 anos. ufaa !! Mas a história prova que nos momentos de gargalo alguma coisa acontece, não sou tapado nem xiita a ponto de achar que continuaremos usando linguagem textual pro resto da vida e que as empresas vão deixar de crescer por falta de profissionais de TI (ou que pagarão um salário de um milhão de US$ por um programador), com certeza alguém vai criar alguma ferramenta do tipo “revolução industrial” para acelerar (mas, digo acelear mesmo) o desenvolvimento de aplicações. So espero estar lá para apertar os botões ou O BOTÃO FAÇA. hehe :lol:

Sem alarde, se o maker ou spidermaker ou tracker der certo (e só o tempo vai mostrar isso) vamos ter que usar mais cedo ou mais tarde, está até virando matéria da unicamp http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=ConviteUnicamp , se der errado, melhor ainda, porque estaremos esperando e vai cair no nosso colo, e alguém vai pagar caro para eu poder desmanchar o balaio de gatos. (já dei manutenção em muito sistema feito com o GAS) é fod*… mas, fazer o que… não estudei para ser jogador de futebol…(sem desmerecer a classe)

:wink:

Esta é a minha singela opinião.

Sim, e esta ferramenta vai adotar padrões com qualidade comprovada, e não padrões já comprovadamente ineficientes.
Já ouviu falar de Ruby on Rails e Grails? :slight_smile:

Com relação ao velho argumento de “todo mundo está comprando”, bem: é só lembrar um pouquinho do passado pra ver o quão falacioso que é.
Uma galera comprou VB, investiu na ferramenta, achou linda.
Hoje a mesma galera tenta migrar as suas aplicações feitas em VB pra Java ou .net ou qualquer outra plataforma.

Uma galera comprou CAS, investiu na ferramenta, achou linda.
Hoje a mesma galera tenta migrar suas aplicações para qualquer outra coisa.

Uma galera está comprando Maker, investindo na ferramenta, achando linda.
Daqui a poucos anos vão estar todos tentando migrar suas aplicações para qualquer outra coisa.

Resumindo: são ferramentas que oferecem um ganho a curtíssimo prazo que a curto, médio e longo prazo se mostra na realidade um prejuízo para a empresa que adota estes sistemas em ambientes de produção.

Com relação ao argumento “vocês estão com medo de perder o emprego”. Bem, mais fraco impossível pelas seguintes razões:

  • Nunca vi alguém reclamar do Maker por estar com medo de perder o emprego. Quem afirma isto normalmente consiste em alguém defendendo O Maker (reparem)
  • As pessoas não reclamam da possibilidade de estarem desempregadas, mas sim da qualidade inferior dos sistemas gerados pela ferramenta. Do fato de adotar padrões que já se sabem não funcionar, ou mesmo pelo próprio plano de negócios da Softwell (é o meu caso por exemplo)
  • Dado que o Maker não permite uma reusabilidade de código tão grande quanto tempos em ferramentas como Java, por exemplo, e a tendência das empresas é crescer. No momento em que tentarem expandir os seus sistemas feitos no Maker, e não conseguirem, contratarão profissionais melhor capacitados para migrar a aplicação feita no Maker - resumindo: o Maker na realidade é um gerador de empregos!

Ok, “grande” argumento: mostre a fonte. Se for para argumentar assim, é melhor nem fazê-lo.
A propósito, SEMPRE houve caos na área de TI :slight_smile:

PS: há uma constante nestas discussões sobre o Maker. Sempre aparece alguém que se registra, do nada, só pra defender o produto, já repararam? Reparem nos dados do curioso5.

Olá

[quote=kicolobo]PS: há uma constante nestas discussões sobre o Maker. Sempre aparece alguém que se registra, do nada, só pra defender o produto, já repararam? Reparem nos dados do curioso5.
[/quote]

É para provocar resposta e chamar a atenção para o assunto. Nestes casos talvez seja melhor deixar quieto sem resposta.

[]s
Luca

[quote=kicolobo][quote]"
Com relação ao velho argumento de “todo mundo está comprando”, bem: é só lembrar um pouquinho do passado pra ver o quão falacioso que é.
Uma galera comprou VB, investiu na ferramenta, achou linda.
Hoje a mesma galera tenta migrar as suas aplicações feitas em VB pra Java ou .net ou qualquer outra plataforma.
[/quote][/quote]

Não entendi sua inserção do VB no meio de geradores de código, e pelo que sei é um dos ambientes mais produtivos já inventados e está no ranking dos mais utilizados e vai ficar por um bom tempo, pelo menos até que o java amadureça na parte desktop.

Os problemas que as empresas passam com VB são meramente estruturais, ou seja, colocar gente sem experiencia para definir arquitetura e desenvolver.

[quote=aleck][quote=kicolobo][quote]"
Com relação ao velho argumento de “todo mundo está comprando”, bem: é só lembrar um pouquinho do passado pra ver o quão falacioso que é.
Uma galera comprou VB, investiu na ferramenta, achou linda.
Hoje a mesma galera tenta migrar as suas aplicações feitas em VB pra Java ou .net ou qualquer outra plataforma.
[/quote][/quote]

Não entendi sua inserção do VB no meio de geradores de código, e pelo que sei é um dos ambientes mais produtivos já inventados e está no ranking dos mais utilizados e vai ficar por um bom tempo, pelo menos até que o java amadureça na parte desktop.

Os problemas que as empresas passam com VB são meramente estruturais, ou seja, colocar gente sem experiencia para definir arquitetura e desenvolver.[/quote]

Foi má colocação realmente, pois o VB não é um gerador de código, mas expõe o problema comum aos três casos. Uma ferramenta que promete um certo ganho de produtividade mas que deixa o desenvolvedor 100% nas mãos de um único fornecedor, além de incentivar más práticas de desenvolvimento. Entre as ferramentas citadas, sem dúvida, se fosse para optar por uma, optaria pelo VB sem pestanejar, mas convém mencionar o problema em comum nos casos que citei:
O que houve com quem programava em VB6?
Simples: quando a Microsoft lançou o VB.net, ficou totalmente obsoleto, uma vez que o VB.net não era uma evolução do VB, mas sim outra linguagem, incompatível com a primeira. A única solução no caso consistia em reescrever do zero todo o código legado. No caso do Maker, é a mesma situação: vendor lock in, e no GAS também. O resultado é o mesmo: pra se livrar do vendor lock in, o desenvolvedor acaba tendo de migrar no futuro sua aplicação para outra plataforma.

Conclusão gente

MAKER = MENTIRA

[quote=kicolobo][quote=aleck][quote=kicolobo][quote]"
Com relação ao velho argumento de “todo mundo está comprando”, bem: é só lembrar um pouquinho do passado pra ver o quão falacioso que é.
Uma galera comprou VB, investiu na ferramenta, achou linda.
Hoje a mesma galera tenta migrar as suas aplicações feitas em VB pra Java ou .net ou qualquer outra plataforma.
[/quote][/quote]

Não entendi sua inserção do VB no meio de geradores de código, e pelo que sei é um dos ambientes mais produtivos já inventados e está no ranking dos mais utilizados e vai ficar por um bom tempo, pelo menos até que o java amadureça na parte desktop.

Os problemas que as empresas passam com VB são meramente estruturais, ou seja, colocar gente sem experiencia para definir arquitetura e desenvolver.[/quote]

Foi má colocação realmente, pois o VB não é um gerador de código, mas expõe o problema comum aos três casos. Uma ferramenta que promete um certo ganho de produtividade mas que deixa o desenvolvedor 100% nas mãos de um único fornecedor, além de incentivar más práticas de desenvolvimento. Entre as ferramentas citadas, sem dúvida, se fosse para optar por uma, optaria pelo VB sem pestanejar, mas convém mencionar o problema em comum nos casos que citei:
O que houve com quem programava em VB6?
Simples: quando a Microsoft lançou o VB.net, ficou totalmente obsoleto, uma vez que o VB.net não era uma evolução do VB, mas sim outra linguagem, incompatível com a primeira. A única solução no caso consistia em reescrever do zero todo o código legado. No caso do Maker, é a mesma situação: vendor lock in, e no GAS também. O resultado é o mesmo: pra se livrar do vendor lock in, o desenvolvedor acaba tendo de migrar no futuro sua aplicação para outra plataforma.[/quote]

Entendo sua colocação, porém o VB foi lançado bem antes do Java e evoluiu muito com o passar dos anos, as opções que existiam não era produtivas, fora que o VB trouxe o ASP ,que foi um dos grandes fomentadores do BOOM da internet, o VBA que levou a criação de macros para usuário final a um nível realmente bom (quem nunca viu sistemas completos dentro do word ou excel?).

De qualquer forma, não acredito que nem hoje, nem em 2013 os geradores de código serão algo bom, pois escuto essa lenga lenga fazem uns 15 anos ou mais.

soh uma duvida pessoal, alguem falou ai atraz que a empresa do maker soh vendia de 8 linceças por vez ou seja 104.000,00 reais. o0 mais como funciona as licenças??? cada empresa desenvolvedora nao precisa de apenas uma?? ou precisa de uma licença do maker para cada software vendido com ele?

parabens kicolobo seus comentarios sobre o maker foram mto bem formulados

pintofree pelo q percebi atualmente jah eh possivel se comprar apenas uma licença do maker

vlws

gzoferaferida que so pode comprar de uma eu li meu filho, o que eu perguntei foi como funciona a licença em si.

explicando melhor,
No delphi cada empresa que desenvolvedora precisa comprar um licença e pode vender seus programas desenvolvidos em delphi livremente.

No oracle a empresa desenvolvedora precisa comprar uma licença e cada cliente tem q comprar um licença para utlizar tmb.

E no maker como é?? fiquei na duvida pois se cada cliente precisar comprar um licença o custo do sistema para o usuario ficara totalmente inviavel. é se nao precisa para que os cara vendiam 8 licenças???

aff

talvez vc formulou mal sua pergunta

vlws

Pelo que os consultores explicaram, os clientes não precisam comprar licenças do Maker para usar aplicações desenvolvidas com o mesmo.
Agora, não ficou claro para mim se eles estavam vendo distintamente o cliente usuário final da aplicação gerada pelo Maker e o desenvolvedor, uma vez que, normalmente, quem compra o bicho o faz para o desenvolvimento de aplicações internas.

Também né, convenhamos: com uma maneira tão cagada de vender como eles tem, obrigar o cliente também a comprar seria absurdo!

vlws

Hehe, aqui o chefe está querendo comprar o maker. Bem, daqui a alguns dias vai ser eu que vou postar minhas opiniões aqui (o pintofree trabalha comigo também).

Vamos ver o que acontece…

Fala p ele ligar para uma empresa chamada ChrisCintos e pegar opiniões com os caras la aposto que ele desiste na hora…

Os caras do Maker são espertos o WEBRUN e vinculado ao codigo então não e codigo aberto…tem que ter essa merda p rodar alguma coisa.