Alguém poderia disponibilizar algum link (4shared, torrent etc) pra eu baixar o Maker ??
Tá difícil de disponibilizar meu CPF por lá !!
Alguém poderia disponibilizar algum link (4shared, torrent etc) pra eu baixar o Maker ??
Tá difícil de disponibilizar meu CPF por lá !!
[quote=tiagoc_silva]Eu uso há pelo menos quatro anos e não tenha uma momento na minha vida que eu não me arrependa dos sistema que minha instituição fez nessa coisa. O mais incrível é que tem empresas usando isso e ainda não tiveram problemas (ou não).
Onde eu trabalho foram anos árduos de sofrimento e tristeza.
Hoje estamos tentando redesenvolver as aplicações mais problemáticas e rezando para o resto dar pouco problema.
As novas nem são cogitadas serem feitas em Maker já faz tempo.
É bom saber que tem mais alguém com o mesmo sentimento que nós (minha instituição) porque as notícias que o pessoal do maker nos davam era que os demais clientes deles não tinham problemas. Acho que na verdade tudo é um grande trabalho político que é feito pela empresa, vender, vender, vender, quando o pessoal começa a descobrir onde entraram já é tarde demais.
[/quote]
MAS QUAL A SUA INSTITUIÇÃO, FILHO ???
Por favor não me diga que é a própria Softwell !
Aqui na empresa um “gerente isperto” comprou o maker achando que ia fazer todos os sitemas criados nos ultimos 15 anos em apenas 3 meses…
Resultado… criou um sistema tosco (apenas 1 dos mais de 10 sistemas), 10 vezes pior que o antigo em VB e ainda jogou quase 200k no lixo! E demorou ainda quase 2 anos!
O sistema é tão ruim que virou até piada… o próprio usuário fala que trocaram 6 por 4.
Estamos reconstruindo tudo em Java, e em menos da metade do tempo portamos quase tudo e estamos próximos a implantar em produção.
Não investimos quase nada (usamos 100% de ferramentas gratuitas)… somente a mão de obra…
Só esse tipo de “gerente” para acreditar nessas piadas… mas pelo menos ele não esta mais aqui! O pior é que fiquei sabendo que ele comprou o maker denovo na outra empresa que foi e esta extremamente satisfeito!
Enfim, a ferramenta não é tão ruim assim. Ela até que funciona bem para fazer cruds toscos… e realmente a curva de aprendizado é baixissima… e qualquer operador de access consegue criar sistemas toscos com ela!
O problema é que a qualidade não é muito diferente de um sistema access (tirando que roda em Web com banco mais profissional)… Se a regra de negócio complicar um pouco, ou o usuário exigir uma interface um pouco mais inteligente… já eras… a ferramenta não atende mesmo!!!
Só lamento quem acredita neste tipo de coisa e ainda por cima gasta dinheiro com isso…
Bom Gente, primeiramente boa tarde.
Sou usuário do maker há 3 anos.
Isso msm, conheço bastante dele.
Aqui na empresa só usamos ele para desenvolver e conseguimos atender todas as solicitadas feitas pelos nossos clientes.
Não trabalho na softwell.rs Antes que falem
Só para vcs terem ideia trabalho com um sistema de contabilidade pública.
Claro que nosso conhecimento em MSSQL é mais avançado do que muitos programadores, pelo fato de a gente ter q dar o nosso jeito para alguns coisas q o maker não suporta exemplo nível de contas e etc.
Mas no que a ferramenta se propõe ela desempenha e bem.
[quote=paulofreirerio]Bom Gente, primeiramente boa tarde.
Sou usuário do maker há 3 anos.
Isso msm, conheço bastante dele.
Aqui na empresa só usamos ele para desenvolver e conseguimos atender todas as solicitadas feitas pelos nossos clientes.
Não trabalho na softwell.rs Antes que falem
Só para vcs terem ideia trabalho com um sistema de contabilidade pública.
Claro que nosso conhecimento em MSSQL é mais avançado do que muitos programadores, pelo fato de a gente ter q dar o nosso jeito para alguns coisas q o maker não suporta exemplo nível de contas e etc.
Mas no que a ferramenta se propõe ela desempenha e bem.
[/quote]
Isso ta cheirando a sistema cheio de regra no banco de dados (coisa literalmente da década de 90 ou do milênio passado como preferir)… mas enfim…
se te atende bem, e acha que vale pagar o preço use!
É o que sempre falo, na área de TI tem espaço para todos!
Prezados boa tarde!
Sou usuário do Maker a mais de tres anos, sou empregado, venho do Clipper, Visual FoxPro 6 e 9 e houve a necessidade de migrarmos para Web, mais na empresa nunca tinhamos visto nada em Web então o que fazer? fizemos experiencias com o Script Case e o Maker All da Softwell, este ultimo nos possibilitou a desenvolvermos sistemas em Web sem conhecer nada de HTML, Java, Java Script, Container Servlet etc…, só tinhamos conhecimento de Banco ( sem stored procedures ok? )
Hoje não tenho tido problemas em desenvolver nada, problemas com suporte? temos sim, se a ferramenta não tem uma função desenvolvo em Java ou JavaScript e anexo a função sem problemas, telas de forma visual, regras? tudo visual via fluxo sem um dialeto sequer.
Não vou advogar por ninguem tenho problemas com suporte acho dificil alguem não ter e como disse não sou dono da empresa sou funcionario e por ser funcionario que vi que precisava aprender outra linguagem porque a MS descontinuou o VFP então entrei no grupo e hoje já consigo dar meus pulos com o JSF 2, em Java tenho muito, mais muito o que aprender, vez ou outra tô por aqui no grupo perguntando, lendo e quero cada vez mais dominar esta linguagem afinal eu não sabia nada mais já produzia um sistema em web então ficava faltando algo, aquela sensação da falta do dialeto sabe… acho que é coisa de quem veio do Clipper.
Um Abraço ai a todos
Bom acho que agora ja posso dar a minha opinião sobre o maker aqui no forum.
Bom trabalho a 1 ano em uma empresa que utiliza o maker, ou seja 1 ano utilizando a ferramenta e até hoje não consigo imaginar como alguem pode de fato gostar dela.
não tem usuabilidade alguma gente, so quem ficava perdido com os codigos é que gosta desse tipo de “programação” que os caras vendem, sincerramente eu acho muito mais facil se analizar um codigo (e um codigo até mesmo sem comentario algum dentro) do que os fluxos criados dentro do maker.
A ferramenta te obriga a usar a logica dela por muitas vezes, e nisso coisas simples ficam complicadas, exsitem funções que não funcionam muito bem para o que foi planejado e outros problemas.
O reaproveitamento de codgio (no caso fluxos) é raramente possivel, muitas coisas ficam amaradas a formularios etc para se pegar uma ou outra informação que poderia de fato ser utilizada em outros locais, ou seja você tem que ir la e fazer outra função que vai ter a estrutura muito parecida ou iqual.
A Ferramenta tem diversos problemas, por exemplo o gerador de realtorios, é falho, as vezes o que se vê no modo de Vizualizar impressão não é o que de fato sai na folha, se você fechar o relatorio e ele pedir para salva as modificações ou não e você mandar salvar pode se deparar com um relatorio bugado que não vai abrir mais (problema ainda existe na versão mais atual heim).
O Sistema não consegue identificar outras instancias do SQL server na maquina, so consegue acessar a default, das 3 vezes que eu tentei não deu certo, e as outras pessoas que trabalham comigo tambem não tiveram exito (algo que se usa facilmente como qualquer IDE java e no visual studio), detalhe trabalhando com visual studio eu tinha no meu computador uma estancia do sql server 2008 R2 e outra do 2012 e nunca deu problema, o maker simplesmente não é capaz de se conectar na que não esta com o nome padrão que o setup cria, se consegue deve ser algo de outro mundo para se fazer o que ja quebra o conceito de “facilidade” vendida no produto.
As telas desenvolvidas tendem a ficar “pobres” diferente do conceito RIA que é vendido na pagina do produto, com 30 minutos no Blend eu faço uma tela mais robusta, bonita e intuitiva que a do Maker.
Problemas simples, como por exemplo o Ctrl + Z não funciona as vezes, você arrasta um objeto sem querer e ao apertar a combinação de teclas se deparada com simplesmente NADA, não desfaz a ultima ação.
Sistema de linceça infernal, ou se usa a licença apontando para um servidor de licenças ou um Token, beleza, se a conexão cair mesmo que por 1 minuto ja era, ele da uma viso que em 2 minutos sera fechado a IDE, e se nesse tempo a conexão voltar ele simplesmente não verifica para ver se acha a licença, ele fecha e ao fechar nem mesmo a opção de salvar é oferecida, com o token segue o mesmo, se tirar sem querer ele da maquina ja era, ele vai fechar em 2 minutos.
É demasiado pessado se comparado a ferramentas muito mais poderosas, utilizava no meu notebook, demorava para abrir, demorava para salvar, demorava para abir o sistema no navegador, e quando eu usava qualquer outra IDE a resposta era quase que imediata, nem mesmo o Glassfish no netbeans que demora um pouco para iniciar consegue ser mais lento que o webrun (servidor usado no maker), ele usa uma modificação do Toncat que é um inferno, um sistema sem NADA consumir mais de 400 MB de ram é sacanagem no meu ponto de vista.
As opções de componentes para se criar as telas é de outro mundo, serio mesmo, a grid não é grid é um formulario que é apresentado em outro formulario no formato de grid, o conceito dela é até bacana, da para se por imagens ali de jeito simples, alguns linguagens como o silverlight por exemplo requer um pouco mais de trabalho, mas esse trabalho é recompensado em diversos aspectos.
Somente na ultima versão que foi adicionada um fluxo para se dar foco a outra aba dentro do formulario, coisa que ja existe a mais de anos em qualquer outra linguagem que tenha esse componente.
Painel, vc cria um painel ou moldura como é chamado la, e coloca seus componentes dentro dele, no visual studio ao se arrastar esse painel o que tem dentro dele vai junto, no maker não, vai mexer apenas o painel ¬¬
ou seja o maker não tem condições alguma de competir com IDES como o Eclipse, Netbeans, Visual Studio e outras do mercado. peca muito, tem probleminhas que te deixa com uma raiva de tão bobo que é, te limita dentro do que ele pode fazer e na forma como ele pode fazer (um codigo de 3 linhas requer varios clicks e mais clicks, como ja foi dito a varias paginas aqui no topico).
E isso tudo aliado a empresas que jogam o conceito de analise de sistemas no lixo, acaba nos dando sistemas meia bocas e cheios de remendos.
Até acredito que com uma boa gerencia se possa criar algo com uma qualidade aceitavel, mas acredito tambem que um projeto com essa gerencia poderia fazer algo mil vezes melhor usando outras ferramentas como ja citei a cima, e o tempo de desenvolvimento seria compensado no tempo de manutenção posterior a implantação, e como sabemos o custo é sempre mais caro na fase de manutenção do que na fase de desenvolvimento.