Eu tenho vontade de partir para áreas de gerência e liderança de equipe.
Mas assim como o boagilo citou, a galera tá indo muito cedo para esta área. No entanto, o problema nem é somente o fato do cara ir muito cedo, o problema é que eles não sabes para onde estão indo, e muito menos sabem quais são as opções existentes de metodologias e ideologias de pensamento. Pouco sabem sobre aspectos humanos e etc…
Eu pelo menos, só vou começar a tentar conseguir cargos de gerência e liderança de equipes só quando eu já tiver uma boa experiência como arquiteto, e principalmente, quando tiver condições de liderar e beneficiar ao máximo a minha equipe!
É opinião de cada um se eles preferem ou não ser só programador a vida inteira. Tenho nada contra, e acho também que essa área é apaixonante. No entanto, acredito que alguns bons programadores devem quando for a hora certa, assumir posição de liderança e gerência. Afinal, se você não fizer isso, que é que vai defender diante da gerência as boas práticas de programação e ideologias boas que tanto discutimos aqui no GUJ!
Assim como há aqueles que serão gerentes, é necessário um apoio dos programadores. Assim, ambos podem mudar a realidade no desenvolvimento de software, e principalmente acabar com esta maldita idéia de que programadores são recursos!!
Thiago