Manipulação de código

Galera, seguinte… Tô desenvolvendo um programinha simples pra empresa do meu tio e preciso cadastrar despesas.
Mas o código delas é assim:

[code]2 - Despesas

2.1 - Fixas

2.1.1 - Administração

2.1.1.1 - Desp. Escritório
        2.1.1.2 - Desp. Pessoal

2.2 - Variáveis

2.2.1 - Obra

2.2.1.1 - Material + Equipamento
         2.2.1.2 - Mão de Obra

2.2.2 - Comerciais
    2.2.3 - Impostos
    2.2.4 - Financeira
    2.2.5 - Operacionais[/code]

Como faria isso? Eu confesso que tô meio que viajando… Apenas com tratamento de strings?
Até porque eu quero, depois, na hora de fazer um lançamento e inserir o código, poder abrir um “autocompletar” do jtextfield mostrando as possibilidades de código conforme for digitando.

E qual seu grau de intimidade com o Java? Que que você já sabe fazer?

Oi!

Creio que um Map seja uma solução adequada a sua necessidade.
Podes por como chave do Map uma String, com o respectivo código. No seu valor, podes criar um Objeto, uma String, enfim, ai é questão de analisar as suas respectivas necessidades.

O que eu quero dizer isso? Supondo que o código seja o 2.1.1.1, que são Desp. Escritório, o que o programa deve fazer? Emitir uma Nota Fiscal? Calcular Imposto?
Entende o que quero dizer? Dada uma ação sua respectiva reação.

Enfim, está ai a sugestão. Boa análise.
Abraços.

Fala brow,

Nao sei se seria uma boa solucao, mas eu criaria uma tabela de relacionamento, onde cada um dos seus codigos
equivaleria a um codigo interno do seu sistema.
Algo como:
2.1.1.1 = 1
2.1.1.2 = 2
3.1.1.1 = 3
3.1.1.2 = 4

Com o codigo, fica mais facil trabalhar com Hibernate, por exemplo.

Mas, novamente, eh uma sugestao.

Abraco.

Esses códigos (objeto) vão ser só pra classificar na hora de gerar relatórios, onde esses relatórios vão ser separados entre despesas e receitas… E a separação se dá a partir desses códigos.
Obrigado pelas opiniões. Agora tô correndo pro trabalho, mas quando voltar vou ver direitinho isso.

[quote=kenneth]Fala brow,

Nao sei se seria uma boa solucao, mas eu criaria uma tabela de relacionamento, onde cada um dos seus codigos
equivaleria a um codigo interno do seu sistema.
Algo como:
2.1.1.1 = 1
2.1.1.2 = 2
3.1.1.1 = 3
3.1.1.2 = 4

Com o codigo, fica mais facil trabalhar com Hibernate, por exemplo.

Mas, novamente, eh uma sugestao.

Abraco.[/quote]

Então, por isso eu disse o Map. Sendo a chave o código como ele quer o valor pode ser qualquer um.
Pode até criar o relacionamento como você sugeriu para persistir no banco. Eu diria mais, podes persistir o código completo (2.1.1.1) e que a partir dele tens a referência ao que quiser. Mas enfim, é questão de opinião e ponto de vista.

Abraços!

Entendi.
Então eu poderia guardar os dados com o código inteiro e quando precisasse fazer o “detalhamento” era só tratá-lo. Exemplo: se o código começa com 1 é receita, se começa com 2 é despesa, se o segundo número é 1 é tal coisa, se é 2 é outra…

Vou ver se faço isso quando chegar em casa e posto aqui pra vocês darem uma olhada.

Se vc estiver usando swing, procure usar o jComboBox assim ficaria mais facil! a cada item selecionado do ComboBox(getSelectedIndex() ) retornaria as propriedades dos códigos que vc quer implementar!!

isso ai não é um menu não?

2 - Despesas 2.1 - Fixas 2.1.1 - Administração 2.1.1.1 - Desp. Escritório 2.1.1.2 - Desp. Pessoal 2.2 - Variáveis 2.2.1 - Obra 2.2.1.1 - Material + Equipamento 2.2.1.2 - Mão de Obra 2.2.2 - Comerciais 2.2.3 - Impostos 2.2.4 - Financeira 2.2.5 - Operacionais

[quote=douglaskd]isso ai não é um menu não?

2 - Despesas 2.1 - Fixas 2.1.1 - Administração 2.1.1.1 - Desp. Escritório 2.1.1.2 - Desp. Pessoal 2.2 - Variáveis 2.2.1 - Obra 2.2.1.1 - Material + Equipamento 2.2.1.2 - Mão de Obra 2.2.2 - Comerciais 2.2.3 - Impostos 2.2.4 - Financeira 2.2.5 - Operacionais [/quote]Exato, é que esqueci de por em code e aí perdi a identação!
Obrigado por lembrar!