Manipulando conteudo de ArrayList

Galera, sou novato aqui e no mundo Java.

Estou com algumas duvidas no que diz respeito ao ArrayList. Ele parece ser uma “ferramenta” muito poderosa e que eu gostaria de poder utilizar da melhor maneira possivel.

Estou fazendo uns exercicios utilizando Arraylist para gravar meus objetos.

O que exatamente eu gravo no Arraylist? O objeto em si ou a sua referencia na memoria?

Vamos ao meu problema: (Vou tentar explicar usando uma classe mais facil, que inventei agora.)

Imaginem uma classe pessoa com os atributos: nome, idade, telefone, altura e peso. Alem dos metodos get e set.

Em uma outra classe, onde tenho a função main e o arraylist para esses objetos pessoa tenho o seguinte menu:

1 - registrar nova pessoa. <— isso é tranquilo. eu só passo por parametros novos valores e depois do um add.
2 - alterar idade. <— tenho que fazer isso manualmente uma vez por ano :lol:
3 - alterar altura. <— vou mecher constantemente ate um ponto da vida da pessoa
4 - alterar peso. <— meche bastante.
5 - alterar telefone. <— talvez tenha que mecher um pouco

Sendo que neste programa eu faço uma busca no array pelo nome da pessoa. (O usuario informa o nome.)

Percebi que em 4 momentos em faço uma busca pelo nome da pessoa. Como seria a melhor maneira de modularizar isto?

Crio um metodo que retorna a posição no array do objeto achado? um metodo que retorna o objeto do array com o mesmo nome? Com essa referencia, como eu modificaria posteriormente o valor registrado no array?

Galera é isso ai… espero que tenha fica facil de entender a minha duvida.

cara da uma pesquisada sobre metodos toString, implemente o comparable na sua classe pessoa. e de uma lida na documentacao do arraylist.

e quanto a utilizaçao se vc quer usar mais de 1 ano. pense em usar um banco de dados e arraylist utilize somente para manipular os dados.