Manipulando String com StringTokenizer

Pessoal sou iniciante com Java e estou tento dificuldade em trabalhar com manipulação de String.
Bem a String em questão é resultado de um readLine(), de um objeto BufferedReader. Na verdade eu n sei se posso alterar essa String ou apenas lê-la.

Bem o que estou tentando fazer é: um pequeno programa que seja capaz de identificar uma palavra especifica em um arquivo texto e marca-la de alguma forma para que o leitor identifique rapidamente no texto, algo como o que o navegador faz com o CTRL + F!

Meu professor de OO me indicou usar StringTokenizer, mas ainda assim eu n estou conseguindo fazer acontecer. Não sei se tenho que usar o BufferedWriter para identificar a palavra na String ou se uso o BufferedReader.

Até agora só consegui escolher um arquivo através do explorador de arquivos, mostrar o caminho absoluto e imprimi-lo em um ScrollPane.

Alguém me da uma luz?

Objetos da classe String são imutáveis, você não consegue alterá-los, você só consegue criar outra String com a alteração que quer.

Tá, sua String possui marcações ou separadores que facilitem identificar o que você procura?
Se a resposta for não, não sei onde o StringTokenizer vai ajudar.

Se você ler todo o conteúdo do arquivo em uma única String, pode usar o método indexOf para encontrar palavras no texto

QualquerCoisaWriter, serve para escrever (ou gravar), QualquerCoisaReader serve para ler.
Dica: tente traduzir o nome das classes para português, vai ficar fácil de entender o propósito da classe.

Não dá pra escrever eu um ScrollPane, você deve ter escrito em um JTextArea ou JEditorPane

Ao invés de imprimir o caminho absoluto do arquivo, crie um QualquerCoisaReader para ler o conteúdo do arquivo e e escreva esse conteúdo no seu componente de texto.

Assumindo que você escreveu em um componente do tipo TextArea, para “marcar” uma palavra pesquisada, basta você fazer:

String texto  = objetoTextArea.getText();