O assunto desse post tem a ver com uma proposta de trabalho que recebi hoje de manhã, para um projeto numa empresa de informática multinacional.
A pessoa me disse que os valores a serem pagos giravam em torno de R$16-17/h. Eu acho um valor baixo (para uma experiência de dois anos que era exigida, além do inglês), e questionei a pessoa a respeito disso.
Ela me falou que esse valor já era uma “fortuna” para a empresa, que o projeto concorria com mão de obra de outros paises, como India, que eram bem mais baratas.
A minha duvida é justamente essa, para vcs que conhecem o mundo afora: em relação a outros países em desenvolvimento, onde também há mão de obra em tecnologia, somos um país de mão de obra cara???
Isto dá mais ou menos R$ 3000/mês, certo?
Os 2 anos de experiência como programador Java me dizem pouco. Se o cara além disso sabe programar, conhece j2ee, tem bom raciocínio lógico e tem mais muitas daquelas qualidades que vc pode checar em The Guerrilla Guide to Interviewing então R$16/17 parece pouco.
Mas se um cara recem formado e sem experiência não sei se vai ganhar muito mais do que isto. Talvez R$20 poque hoje em dia o negócio tá feio. Parece meio fácil ganhar em SP até cerca de R$23 a R$25/hora. Passou disto precisa ser mais do que programador.
Mas, Luca, antes que o tópico fique desvirtuado, eu não tô questionando se 16-17 por hora é muito ou é pouco. EU acho pouco, mas as opiniões variam de pessoa pra pessoa e de lugar pra lugar, e já tem 347 tópicos discutindo isso aqui no GUJ.
A minha dúvida, por pura e simples ignorância do assunto, é saber se a mão de obra de tecnologia aqui no Brasil é cara em relação aos países por aí.
A Wired desse mes fala sobre isso… Os norte americanos estao se sentindo “lesados” pelos indianos, os quais estao abocanhando varios projetos de empresas estrangeiras. Para eleas eh muito negocio, pois o indiano ganha em torno de 11 mil dolares / ano , enquanto o americano ganha por volta de 60~70 mil dolares / ano.
Os brasileiros tem uma certa fama de serem otimos coders tmb, apesar de nao exportar tanto software ainda. E a media salarial eh equivalente aos 11 mil dolares dos indianos…
Encontrei esta referência, que diz que um programador java na Índia custa US$5000/ano :shock:.
Se isso for verdade, então a mão de obra em tecnologia aqui no Brasil é muito cara, na comparação.
Pois é, os indianos ganharam mercado por, digamos, “força bruta”: muita gente boa e muito barata…
Desvirtuando um pouco o tópico, vou deixar aqui um texto muuuuuuito interessante do Kent Beck sobre isso intitulado “Enhancing Brazils Software Global Competitiveness”, republicado pelo site Xispê: Leia aqui o texto aqui.
Oba, pelo que vi por ai nós somos muito baratos :shock: .
Realmente, os americanos tão reclamando pacas dos indianos, inclusive de outros porque as empresas tão gostando até de intercionalizar a secretária (ele fica no paizinho de origem mesmo, pelo que eles dizem a estrutura de telecom/ti pra suportar isso ainda é mais barata do que a profissional americana com as mesmas qualificações - quantos americanos triilingues vcs conhecem?).
Voltando aos programadores, … nosso salário dolarizado é de fome, mas é compatível com a maioria dos países emergentes (alguem disse que nós somos emergentes? sei não) por isso não entendo porque o Google foi abrir o primeiro escritório de P&D na índia e não aqui, sou doido pra trabalhar pra eles :silly: … fincando só na terrinha no geral ganhamos mais do que a média do país (mesmo considerando outros ramos como medicina & cia e agrupando por tempo de experiencia :lol: ) e acho que por isso as empresas nos consideram tão caros.
Mas comparando com os EUA até a Europa paga mal (tá, menos, mas ainda é bem melhor que aqui).
Talvez nao seja a questao da India - ou qualquer outro pais - ganhar somente pq “jogam os precos la embaixo”… Eh por simplesmente as diferences entre os paises serem tao grandes. Assim como por aqui alguem que ganha R$ 4000 / mes esta relativamente bem, se for comparar com o salario americano, isso eh uma mixaria… e nos nao estamos nos vendendo por pouco… A conversao para o dolar / comparacao com outros paises pode fazer parecer uma diferenca mto grande, mas como nao eh tudo um pais soh…
E outra… os caras nao estariam pagando e pegando mais e mais projetos com o “pessoal de fora” se a qualidade nao fosse a desejada.
Então a resposta é: realmente a mão de obra no Brasil é barata. Mas os custos das empresas com encargos sociais e burocracia fiscal são maiores aqui do que na maioria dos países emergentes ou não.
Complementando…
A maioria dos trabalhadores aqui está com salários congelados e a inflação parece pequena mas não é. Trabalhei de setembro de 2001 até janeiro de 2004 com o mesmo salário e na empresa ninguém teve aumento neste período. Esta situação vejo em outras empresas e em outros ramos de atividade.
Atualmente há ótimas escolas de informática fora do eixo Rio-SP. Há gente muito boa espalhada pelo Brasil afora. Esta turma com R$ 17/mês faz uma festa pois lá com bem pouco (em relação à SP) se pode comprar um apto de frente pro mar.
Obrigado pelo artigo “Enhancing Brazils Software Global Competitiveness”. É exatamente o que penso. Se formos combater com as armas tradicionais CMM, PMIBOK, RUP ao pé da letra, etc. vamos nos ferrar porque os indianos estão muito à nossa frente.
Precisamos de um atalho. Largar da inércia e usar o que há de mais novo. Será difícil para os indianos da TBA deixar de fazer do modo burocratizado como sempre fizeram. As empresas compram da TBA porque pensam que estão comprando coisa boa e certamente nós podemos fazer melhor, é questão de provar.
Nosso caminho de afirmação internacional pode ser o XP e tudo o mais que represente agilidade. O chamado jeitinho brasileiro é horrível dentro de um esquema amarrado como o modo tradicional dos europeus fazerem as coisas. Mas este mesmo jeitinho ágil pode ser ótimo nos novos paradigmas de desenvolvimento.
O grande problema do jeitinho brasileiro quando se usa XP é que XP demanda uma disciplina bem forte por parte do time todo, e se alguém ali resolve dar um “jeitinho”, escrevendo alguma coisa sem testar ou sem pair-programming, a coisa vai meio que por agua abaixo, e é facil cair no erro de “conviver com janelas quebradas” depois disso…
Com certeza nós temos profissionais muito bons na area aqui no Brasil, e disso eu realmente nao tenho a menor duvida - eh soh ver a galera que posta aqui no GUJ, e comparar com algum outro forum gringo pra ver em que pé tá a coisa: tá cheio de gente que ainda confunde J2SE e J2EE e ganha um baita salário em todo lugar do mundo, mas tb tem gente boa por aqui, assim como em qualquer outro canto.
Sobre o papo de ter uma diferenca mto grande entre Brasil e India, vamos aplaudir novamente nossos governantes por deixarem que a nossa politica externa fosse voltada à agropecuária e mineração, com raras exceções como a Embraer, que deu, e ainda continua dando, o maior cacete na Bombardier. E, antes que alguém dê de ombros e ache que a coisa não tem solução, que tal parar de coçar o saco e demandar melhoras dos seus governantes? Existe um orgao, chamado SOFTEX, que serve justamente pra isso: auxiliar a exportação de software e serviços de informática brasileiros por aí.
[quote=“Luca”]Olá
Atualmente há ótimas escolas de informática fora do eixo Rio-SP. Há gente muito boa espalhada pelo Brasil afora. Esta turma com R$ 17/mês faz uma festa pois lá com bem pouco (em relação à SP) se pode comprar um apto de frente pro mar.
[/quote]
Nem precisa sair do Brasil para entender que valores como R$17/h é altamente relativo. R$ 17/h em São Paulo vale muito menos relativamente que no Nordeste. O custo de vida é mais barato. O mesmo vale para os EUA e a Índia.
Não dá pra converter esse valor pra dólar e saber se é alto ou baixo, o custo de vida nos EUA é muito mais alto.
Eu aconselho vocês a usarem o índice BigMac. :lol: Faça as contas de quantos BigMacs você pode comprar com R17/h no brasil, depois converta para dólar e veja quantos dá pra comprar nos EUA. A comparação é mais correta.
PS: não sei quanto custa o BigMac nos EUA… men no Brasil, pois parei de comer hambúrguer de minhoca. :lol: Dizem que agora a carne é 100% bovina. rss…
Respondendo à pergunta, a mão-de-obra brasileira é mal renumerada mas é MUITO cara para as empresas, que tem que arcar com impostos trabalhistas muito altos. Costumam dizer que para cada real que a empresa desembolsa em salário, alguns outros reais são gastos com taxas trabalhistas (INSS, férias, 13o. …).
Nem precisa sair do Brasil para entender que valores como R$17/h é altamente relativo. R$ 17/h em São Paulo vale muito menos relativamente que no Nordeste. O custo de vida é mais barato.
Realmente o custo de vida influi muito nisso…
Exemplo:abriram vagas para o concurso público de analista do Serpro,cerca de 1750 reais…qquer um sabe q Brasília só consome(não produz nada,só corruptos…),o custo de vida é alto,esse salário é muito fraco… 3000 em SP eh um salário razoável…no rio,os programadores se matam para um desses…(apesar de conhecer quem ganhe muuito mais…).Esses 17/h são brutos ou líquidos???
Pois é…
em São Paulo quem ganha 3000/mes acha pouco…
Aqui no Ceará, programador java ganha entre 1000(recem-formado) e 2000(com experiencia).
Mais do que isso são casos a parte…
O Ceará tá jajá competindo com a Índia em mão de obra (ultra)barata…