Material em portugues para estudo de annotations com exemplos práticos

Já tentei a documentação oficial do hibernate mas lá está tudo em inglês e os exemplos são complicados de entender.

Estou a procura de um material que exemplifique de forma prática como montar um mapeamento one-to-many , many-to-ony, many-to-many, one-to-one. Se possível com exemplos do cotidiano o velho cidade - estado. A sintaxe eu compreendo só preciso de ajuda pra saber quando aplica-la.

cara,

segue umas apostilias, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java

t+

Opa obrigado, você havia me indicado este link ontem. Só descobri hoje que jpa são as tão faladas annotations do hibernate.
Já encontrei bastante material, a grande maioria aqui do guj mesmo mas bem disperso.

Quando sobrar um tempo faço uma mistura de tudo que encontrei e posto aqui pra galera pra dar uma clareada nas idéias.

Por favor, não banalize as tags informativas colocando coisas óbvias como [Problema], [Ajuda] ou [Dúvida].
Não é necessário falar o óbvio, principalmente com tanto destaque. Deixe o destaque para coisas importantes. :wink:

axo q isso está errado, reveja essa info.

JPA é a API de persistência de dados Java e Hibernate é um framework OR que implementa esta API, agora aprendi certo!

Tem a DOC Oficial que foi traduzido para portugues… entra lá no site da JBOSS

Uma pena que na doc do hibernate só fala sobre mapeamento xml, apenas uma leve explanada mostrando o id e uma dica informando a existênica de uma documentação especifica de annotations que não tem opção em pt.

Tenho a seguinte situação:

Um estado tem muitas cidades e uma cidade tem um único estado.

A dúvida é devo usar um relacionamento manytone unidirecional ou bidirecional?

//Estado
    private String uf;
    private String nome;
    @OneToMany(mappedBy = "estado")
    private List<Cidade> cidades;
//Cidade
     private String nome;
    @ManyToOne
    @Cascade(CascadeType.SAVE_UPDATE)
    private Estado estado;

O significado dos relacionamentos está mais do que claro só me cai a dúvida de quando devo usar ou não bi-direcional.

http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.5/reference/pt-BR/html/index.html