Material para iniciantes, última tentativa

Olá,
Sou iniciante em programação e estou tendo dificuldades em aprender lógica de programação. Consultei os tópicos sobre esse assunto na semana passada, mas ainda não encontrei nada que realmente me ajudasse!
Percebi que o livro de Deitel, Think in Java e o Use a Cabeça são os mais recomendados e acabei comprando o Deitel, mas não ajudou muito. Vi até as apostilas da Caellum, mas parece que para quem está começando não vai.
Então tentei fazer um curso online e o pessoal do fórum recomendou o Jedi, mas as vídeo aulas, na minha opinião, são uma chatice e mesmo assim eu tenho muitas dúvidas na hora de programar sozinha e fazer os exercícios, :evil: , mas aos poucos estou evoluindo. As vezes penso que programação não é para mim :frowning:
Enfim, a minha pergunta é, além dos livros e do Jedi, alguém recomenda algum outro curso online ou material que seja específico para iniciantes?
Desde já, muita obrigada para que me ajudar.

Vc já considerou fazer um curso presencial mesmo? Físico?

Quando comecei mesmo no java, não foi assim, mas pouco tempo depois participei de um curso de Java básico na minha faculdade(foi inclusive eu e um colega que conseguimos instrutor e tudo) que me deu uma estrutura ótima pra seguir estudando por conta própria.

Seria interessante, já que vc não consegue fazer sozinha, fazer um curso presencial.

Se vc mora em SP, a Caelum é excelente.

Mas, estudar Lógica de Programação é imprescindível. Com o tempo, vc verá que vc não precisará mais usar, mas no começo, vc precisa desenvolver um pensamento lógico.

Apostilando, Linguagem de Programação

Deve ter alguma apostila que vc goste.

4-shared

Baixe algumas e tente entender…

Após isso, estudar Programação Orientada à Objetos também é importante para entender como funciona um sistema orientado a objetos…

Ola rute,

acho que começou comprando um livro muito pesado pro começo como o da deitel, acho que deveria começar pelas apostilas da caelum e se fosse optar por um livro estudaria pelo java use a cabeça antes de ler o da deitel, no meu começo li primeiro o da deitel, depois li o java use a cabeça mas hoje teria feito ao contrario, me deram uma ótima base, depois procurei os cursos da caelum fiz  e estou fazendo de corpo presente to achando muito bom cada vez mais aperfeiçoando meu conhecimento, mas postei aqui pra te dizer que nao desista é assim mesmo que o conhecimento vem, ja ouviu um provérbio que diz que bondade em balde é devolvida em barril é mais ou menos assim com java, estuda bastante que é devolvido em gotas mas uma coisa é certa, vc vai colher esses frutos abraços t+.

Já pensei em fazer um curso presencial, mas não tem na minha cidade. Além do custo ser elevado.
Alguns amigos que trabalham com computação me falaram que para quem está começando Java não é uma boa linguagem, sera?
A minha maior dificuldade é realmente com lógica de programação, eu até entendo para que serve um if ou um while, mas na hora de fazer um exercício é que tenho dificuldades.
Para mim tem que ser na web. Até ví alguns cursos pagos a distância anunciados aqui, mas tenho as minhas dúvidas. Alguem já fez algums desses cursos?

Obrigada pelo link das apostilas, vou dar uma olhada.

[quote=rute.araujo]Já pensei em fazer um curso presencial, mas não tem na minha cidade. Além do custo ser elevado.
Alguns amigos que trabalham com computação me falaram que para quem está começando Java não é uma boa linguagem, sera?
A minha maior dificuldade é realmente com lógica de programação, eu até entendo para que serve um if ou um while, mas na hora de fazer um exercício é que tenho dificuldades.
Para mim tem que ser na web. Até ví alguns cursos pagos a distância anunciados aqui, mas tenho as minhas dúvidas. Alguem já fez algums desses cursos?

Obrigada pelo link das apostilas, vou das uma olhada.[/quote]

Em muitas universidades, a linguagem Pascal é a primeira que é ensinada. Eu tive Java e não vejo problemas. A sintaxe do Java não é complicada. Se você souber inglês, você conhece uma boa parte da sintaxe Java.

O problema mesmo é desenvolver o raciocínio lógico.

Mas, como o aix disse, não desista. É um longo caminho que te levará à um tesouro que supera qualquer dificuldade encontrada no meio do caminho.

Pega a apostila do FJ-11 e começa a praticar. Faça programas simples como mostrar multiplos de um dado valor na tela, alguns termos da série de fibonacci, imprimir alguns primos, etc. Nada que te pela interatividade: basta imprimir.

Depois vc pode fazer algo como: dada uma frase, dentro do programa, inverta-a, ou conte quantas vogais tem, ou conte quantas palavras tem, etc.

De pouco em pouco vc vai pegando o jeito.

vai aqui

escolhe o que voce quer assistir e aqui tem a lista das aulas basta pesquisar no youttube pelo numero da video aula
http://informaticon.com.br/site/mod/resource/view.php?id=339

depois baixa aula nesse site que deixa o video com a qualidade melhor
http://keepvid.com/

e assiste no pc quero ver voce nao apender

caso goste e queira com qualidade 100% compra as aulas

Da aprender sozinho e java e dificil pra que nunca programou?

depende de voce, nunca fiz curso e nunca programei, tudo que sei aprendi por conta propria e pelo material q peguei na internet tb com alguns dvds do neri, ja estou a 6 meses programando olha que ja fiz

tire suas conclusoes

abraço

Lógica de programação é independente da linguagem, você pode praticar até mesmo com portugues estruturado, o que por sinal é muito bom pra quem está começando. Infelizmente não existe uma fórmula mágica para aprender lógica, alguns tem mais facilidade, outros tem menos facilidade, mas qualquer um pode aprender, não existe isso de “programação não é pra mim”, acredite.

A melhore maneira de praticar a lógica (na minha opinião claro), é pensar apenas na resolução do problema, sem ficar preocupado com a linguagem de programação, por exemplo:

• Dado 3 números, imprima o maior:
n1 =10
n2 = 12
n3 = 8

Se n1 > n2 e n1> n3
  Imprime n1

Se n2 > n1 e n2 > n3
  Imprime n2

Se n3 > n1 e n3 > n2
  Imprime n3

Isto é praticar a lógica, dado um problema, pensar em uma solução, com o tempo você vai refinando a sua lógica e encontrando caminhos mais curtos e eficientes pra chegar no mesmo resultado, como é o caso acima, que poderia ser resolvido de forma mais curta.

Claro que este exemplo foi simples ao extremo, foi só pra dar um exemplo.

Quando você adquire a “lógica”, você pode implementa-la em qualquer linguagem, basta consulta a documentação e ver a sintaxe dos comandos.

Se um problema for muito complexo, quebre-o em partes menores e vá resolvendo cada bloco independente, ao final você terá a solução do problema por inteiro.

Não sei se essas dicas serão úteis para você, mas para mim, foram muito úteis quando comecei.

Bons estudos!

Olá,
Se estiver procurando um curso bacana para iniciantes pela internet eu recomendo o AprendaJava http://www.aprendajava.com.br.
A principal diferença entre os outros são os exercícios práticos que são realizados no proprio site e corrigidos automáticamente, com isso você pode fazer os exercícios (compilar e executar) e saber se está certo ou errado sem ter a necesidade de algúem corrigir ([color=red]O único da internet com essa característica![/color]). São mais de 200 exercícios práticos e o curso é voltado especificamente para iniciantes em programação.
Boa sorte com com os estudos.

Glauco Todesco

Olá, Rute, seja muito bem vinda ao fórum GUJ. Aqui, como você pode perceber, receberá ajuda de pessoas que são feras em Java, mas que sabem bem as dificuldades dos iniciantes, como um dia eu fui e recebi mjita ajuda, e continuo recebendo, mas, agora, ajudando também.
Creio que o tipo de seu tópico seja o que mais ajuda o pessoal, pois trata das etapas iniciais de aprendizagem.

Bem, vamos lá.

Primeiramente, você precisa configurar as variáveis de ambiente do Java, pois no processo de instalação, ao contrário de outras linguagens, o Java não as configura para você. Se já fez isso, passe para a próxima dica.

Agora você deve adquirir um bom material para começar a estudar. Esqueça o Livro do Deitel por enquanto, ele é muito extenso e você pode se perder nele. ente adquirir o livro "Java 6 Desenvolvendo e Implemtando Aplicações, Sérgio Furgeri, Editora Érica. Comecei a estudar por ele e me dei muito bem. Você pode comrpá-lo pelo próprio site da editora, www.editoraerica.com.br. Ele ensina tudo, desde a aplicação mais básica até conexão com banco de dados. inclusive a configurar as variáeis de ambiente.
Evite a apostila da Caelum por enquanto. Apesar dela ser muito boa, já começa com orientação a objetos em Java, o que pode ser traumático para um iniciante, ainda mais para quem não tem experiência com programação e ainda não estudou lógica de programação. Vá por mim, palavra de professor !!!
Depois que você fizer os exemplos do livro do Furgeri, pegue a apostila da Caelum ou o livro do Deitel e “recomece” a estudar, verá que seu rendimento será muito bom.

Depois você deve baixar uma ide decente para começar, pois trabalhar com o bloco de notas é dose. Aconselho não baixar os campeões de audiência :smiley: por enquanto, como o Eclipse e o NetBeans. Baixe o JCreator e comece com ele mesmo, é muito bom para quem está começando. Você terá que resolver alguns problemas na mão mesmo, mas o melhor caminho é este, assim você aprende a evitar os erros. Você aprende mais com os erros do que com os acertos, acredite !!!

Depois que estiver craque no JCreator, baixe o Eclipse, você verá que coisa espetcular !!! Ao escrever o código, ele já vai mostrando os erros para você, isso não é bom no começo, pois é bom que você tome uns tombinhos, assim aprende a levantar.

Faça o que recomendo, garanto que suas dificuldades se reduzirão a quase nada, pelo menos as que tem no momento.

E pare com esse negócio de que programação não é para você, POIS É SIM!!!, se você resolvel programar é por que gosta disso, que negócio é esse de não é para você ? Acredite em mim, programar é para você sim!!!

Se tiver alguma dúvida, grite aí que estamos aqui.

Motivador :slight_smile:
Mas o que eu também recomendo é aprende antes a lógica de programação. Orientação a objetos sem muita lógica, eu pelo menos acredito que não seja interessante.
Para aprender lógica de programação só tem um jeito: treinando, errando bastante (é aí que aprende) e tentando de volta.