Matlab e imageJ ou FIJI (Java)

Olá a todos,

Eu estou a criar um script em Matlab para análise de imagens, o problema é que o Matlab não tem uma função que eu preciso e cria-la iria demorar muito tempo pelo que neste momento estou a utilizar uma aplicação chamada de Fiji que é um pacote de plugins com base no ImageJ (opensource). Esta aplicação é feita totalmente em Java pelo que eu já descobri que é possível utilizá-la com o Matlab através de um interface chamado MIJI, só que este interface só tem algumas funções disponíveis e nenhuma é aquela que eu pretendo. Agora, como eu não sei programar em java esperava que alguém daqui me pudesse dar uma ajuda neste problema.
Penso que a solução será por modificar o MIJI e adicionar essa função em particular do FIJI que é a directionality e depois será utilizar normalmente o matlab fazendo o script e chamando o Miji para fazer análises quando forem necessárias.
Alguém com disponibilidade para me ajudar?

Obrigado!

Nuno

Que operação você precisa fazer? E já olhou essa biblioteca aqui?
http://code.google.com/p/javacv/

[quote=ViniGodoy]Que operação você precisa fazer? E já olhou essa biblioteca aqui?
http://code.google.com/p/javacv/[/quote]

Eu preciso de determinar a distribuição estatística das orientações de fibras em folhas de papel Através de imagens digitais obtidas por microscopia.

Como era bastante complicado realizar isso em Matlab apareceu esta solução que será usar o ImageJ ou o pacote Fiji através do Matlab, isto claro sem ter de abrir o ImageJ cada vez que analiso uma imagem uma vez que muito provavelmente terei de analisar umas 400 imagens…

Como o Fiji é feito em java queria saber como é que posso usar algumas funções do FIJI num script de Matlab e fazer este processo automático em que por exemplo o utilizador apenas teria de indicar a pasta das imagens a analisar e o script iria buscar cada uma delas, analisar e guardar os resultados. Esta última parte penso que conseguirei fazer sozinho, a parte de chamar o FIJI e a função deste que me interessa a partir do script do Matlab é que me está a bloquear…

Eu usaria para isso o opencv aliado ao boost::math, mas usando C++ e não Java.
Assim você teria uma solução portável, eficiente e sem depender de um produto pago, como o MatLab.

Com a opencv detectaria a orientação das fibras, e com a boost::math calcularia a distribuição estatística.