Matriz bidimensional

como criar um matriz bidimensional?
como ficaria?

Desde já agradeço

Não existem matrizes bidimensionais em java, mas arrays de arrays, que podem simular matrizes bidimensionais. Exemplo:

double m = new double [10][20];

que define uma matriz bidimensional que vai de 0 a 9 e de 0 a 19.

ok, valeu thingol…

mas aproveitando, estou lendo uma apostila de JAVA, nela fala que é possivel criar o array de arrays com a quantidade de colunas diferentes, como faça isso?

assim…

int[][] i = new int[3][2]; int[][] i2 = new int{{2,3,5},{1,2}}

assim… acho q eh… num lembro direito Oo’

Olá Jeferson e 080808,
o código do último exemplo não funciona corretamente, o correto seria

          int[][] vetor = new int[][]{{2,3,5},{1,2}}; 

Faltaram os [][] que determinam que se trata de um array.
Com o código postado anteriormente teria-se um erro de compilação do tipo “Syntax error on token “int”, Dimensions expected after this token”.

Além disso, no exemplo anterior você necessita saber os valores da matriz de antemão para poder criá-la.

O ideal seria algo como:

// É necessário declarar a quantidade de linhas neste momento.
// A quantidade de colunas de cada linha pode ser declarada depois.
// Criando 3 linhas na matriz.
int[][] vetor = new int[3][]; 

vetor[0] = new int[3]; // Criando 3 colunas na linha 0 da matriz.
vetor[1] = new int[2]; // Criando 2 colunas na linha 1 da matriz.

// Adiciona os valores desejados na matriz.
// No exemplo estou colocando diretamente, mas pode-se utilizar qq tipo de lógica para realizar o preenchimento.
vetor[0][0] = 1; 
vetor[0][1] = 2;
vetor[0][2] = 3;
vetor[1][0] = 4;
vetor[1][1] = 5;

Perceba que a criação das colunas não precisa ser logo após a declaração do vetor, podendo ser após alguma lógica, como por exemplo:

int[][] vetor = new int[3][]; // Criando 3 linhas na matriz.

vetor[0] = new int[3]; // Criando 3 colunas na linha 0 da matriz.

vetor[0][0] = 1; 
vetor[0][1] = 2;
vetor[0][2] = 3;

vetor[1] = new int[2]; // Criando 2 colunas na linha 1 da matriz.
vetor[1][0] = 4;
vetor[1][1] = 5;

É isso aí, abs!