Boa tarde, sou inciante em java, e estou criando um algoritmo para o gerenciamento de um banco. Para cada saque que o cliente fizer, eu armazeno os dados em uma matriz, e cada linha armazena os dados de cada saque. Essa matriz é estática e armazena os dados dos saques de todos os clientes. Ela armazena o código da conta, o código do saque (que é gerado automaticamente através de um método) e o valor sacado. Eu gostaria de saber se tem como eu criar uma matriz onde as linhas seriam ilimitadas, sendo criadas conforme fossem feitos novos saques, e não que ela ficasse limitada em uma quantidade de saques. Isso é possível? Obrigado pela atenção… Vou colocar aqui o que eu criei até agora… Eu pretendo fazer a mesma coisa com o saque para o depósito e a transferência, mas não criei essa parte ainda…
Cliente titular;
private double saldo;
private double limite;
private double saldoTotal;
int codigoConta;
int codigoExtrato;
int codigoSaque;
int codigoDeposito;
int codigoTransferencia;
static int contadorCodigoConta;
static int contadorCodigoExtrato;
static int contadorCodigoSaque;
static int contadorCodigoDeposito;
static int contadorCodigoTransfrencia;
private static String saque[][] = new String[100][3]; //Matriz que armazenas os dados dos saques. Quantidade de saques limitada em 100. Aqui que eu gostaria de saber se pudesse ser ilimitado.
private static String deposito[][] = new String[100][3]; //Matriz que armazena os dados dos depósitos.
private static String transferência[][] = new String[100][4]; //Matriz que armazena os dados das transferencias, só acrescendo os dados da conta de destino do valor.
void novaConta() { //Gera código da conta quando criada nova conta.
Conta.contadorCodigoConta += 1;
this.codigoConta = Conta.contadorCodigoConta;
}
int novoExtrato() { //Gera o código do extrato quando requerido um extrato.
Conta.contadorCodigoExtrato += 1;
this.codigoExtrato = Conta.contadorCodigoExtrato;
return this.codigoExtrato;
}
void novoSaque() { //Gera o código de cada saque. Inicia no código 0 por causa da posição da linha da matriz.
this.codigoSaque = Conta.contadorCodigoSaque;
Conta.contadorCodigoSaque += 1;
}
double setSaldo() {
return this.saldo;
}
double setLimite() {
return this.limite;
}
double setSaldoTotal() {
this.saldoTotal = this.saldo + this.limite;
return saldoTotal;
}
void atualizaLimite() { //Atualiza o limite de acordo com o saldo. Se o saldo for negativo, limite passa a ser 0.
if (this.saldo > 0) {
this.limite = 0.4551 * this.saldo;
}
else {
this.limite = 0;
}
}
private void deposita(Conta destino, double valor) { //Método deposita, usado pelo depósito e pela transferência.
destino.saldo += valor;
destino.atualizaLimite();
}
private void saca(double valor) { //Método saca, usado pelo saque e pela transferência.
this.saldo -= valor;
atualizaLimite();
}
void deposito(Conta destino, double valor) { //Método de depósito. Em construção.
deposita(destino, valor);
}
void saque(double valor) { //Método de saque.
if (valor <= setSaldoTotal()) { //Verifica o limite para validar o saque.
novoSaque(); //Gera código de um novo saque (inicia em 0);
saca(valor); //Saca o valor.
saque[this.codigoSaque][0] = Integer.toString(codigoConta); //Armazena o código da conta em String.
saque[this.codigoSaque][1] = Integer.toString(codigoSaque); //Armazena o código do saque gerado em String.
saque[this.codigoSaque][2] = Double.toString(valor); //Armazena o valor sacado em String.
}
else {
System.out.println("Saldo insuficiente para saque.");
System.out.println("Valor máximo para saque: ... R$ " + valorMaximoSaque);
}
}
void transferencia(Conta destino, double valor) { //Transferência. Em construção.
System.out.println("----------------- TRANSFERÊNCIA -----------------");
System.out.println("Conta origem: ..... " + this.codigoConta);
System.out.println("Conta destino: .... " + destino.codigoConta);
System.out.println("Valor: ............ " + valor);
if (valor <= this.saldo + this.limite) {
saca(valor);
destino.deposita(destino, valor);
System.out.println("Seu novo saldo: ... " + this.saldo);
}
else {
System.out.println("Saldo insuficiente para transferência.");
System.out.println("Valor máximo para transferência: ... R$ " + this.limite + this.saldo);
}
}
private void infoConta() { //Método para mostrar informações da conta. Usado pelo extrato.
System.out.println("Número da Conta Corrente: ....... " + this.codigoConta);
System.out.println("Titular: ........................ " + titular.setNome());
System.out.println("Código do titular: .............. " + titular.geraCodigoCliente());
System.out.println("Saldo de Conta Corrente: ........ R$ " + setSaldo());
System.out.println("Limite: ......................... R$ " + setLimite());
System.out.println("Saldo Total disponível: ......... R$ " + setSaldoTotal());
}
void infoTransacoes() { //Método que mostra as transações. Por enquanto tá mostrando só os saques.
System.out.println("------------------- TRANSAÇÕES ------------------");
for (int cont = 0; cont <= this.codigoSaque; cont++) { //Pesquisa sequencial que busca os saques da conta na matriz saque verificando pelo código da conta.
if (Integer.parseInt(Conta.saque[cont][0]) == this.codigoConta) { //Transforma o código da conta armazenado em String na matriz para inteiro, para verificar com o número da conta. Aqui eu tenho uma dúvida também... Tinha tentado o contrário "if (Conta.saque[cont][0] == Integer.toString(this.codigoConta);" e não comprava, pois não retornava nada escrito... Porque?
System.out.println("* SAQUE *");
System.out.println("Código da conta: ................ " + Conta.saque[cont][0]);
System.out.println("Código do saque: ................ " + Conta.saque[cont][1]);
System.out.println("Valor: .......................... R$ " + Conta.saque[cont][2]);
}
}
}
void extrato() {
System.out.println("=========== EXTRATO DE CONTA CORRENTE ===========");
System.out.println();
System.out.println("Código do extrato: .............. " + novoExtrato());
this.infoConta();
System.out.println();
this.infoTransacoes();
}
}