Maven 2 - experiências e histórias

Vcs estão usando Maven2 ?

Como foi a migração de ANT para Maven2 ?

Pelo que vi até hoje não existe um plugin para o Eclipse fácil o suficiente para editar um POM.xml, o pessoal acaba editando na mão mesmo.

Contem suas experiências sobre isso… :slight_smile:

Péssima. Voltei pro Ant e continuei feliz. Às vezes imagino que muitos projetos acabam migrando de ferramenta (Ant &gt Maven, no caso) sem que exista uma necessidade real para isso. Mas, hype é hype, né?

Vale a pena pegar um projeto pequeno e fazer com o Maven 2(pulga.sourceforge.net por exemplo), ver como esta funcionando etc.
O Ivy tambem tem suas vantagens…

Gosto é gosto…

Qual o motivo que voce encontrou pra retornar para o ANT e o que o Maven não atendeu no seu projeto?

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Às vezes imagino que muitos projetos acabam migrando de ferramenta (Ant &gt Maven, no caso) sem que exista uma necessidade real para isso. Mas, hype é hype, né?[/quote]
Qual seria um cenário bom para a utilização do Maven?

O Ant pode rodar dentro do Maven normalmente, não dá problema nenhum. Eu, pessoalmente, não troco o gerenciamento de dependências e repositório de artefatos do Maven por nada nesse mundo. Aqui na empresa nós criamos um repositório padrão que é utilizado por todos os desenvolvedores, então acabou-se aquela história de “ah, aqui na minha máquina não roda porque eu não tenho a biblioteca X” ou projetos que só executam dentro de um ambiente pré definido.

Todos os projetos agora executam em todas as máquinas sem nenhum problema, porque o repositório local é compartilhado pra todo mundo. Acabou-se também o absurdo de se colocar arquivos .JAR no CVS, porque quando o cara carrega o projeto de lá, já vem com o POM e o plugin do Eclipse já se encarrega de pegar todas as dependências sozinho.

E eu também não largo o plugin do Jetty pra desenvolvimento por nada nesse mundo :stuck_out_tongue:

O Ant pode rodar dentro do Maven normalmente, não dá problema nenhum. Eu, pessoalmente, não troco o gerenciamento de dependências e repositório de artefatos do Maven por nada nesse mundo. Aqui na empresa nós criamos um repositório padrão que é utilizado por todos os desenvolvedores, então acabou-se aquela história de “ah, aqui na minha máquina não roda porque eu não tenho a biblioteca X” ou projetos que só executam dentro de um ambiente pré definido.

Todos os projetos agora executam em todas as máquinas sem nenhum problema, porque o repositório local é compartilhado pra todo mundo. Acabou-se também o absurdo de se colocar arquivos .JAR no CVS, porque quando o cara carrega o projeto de lá, já vem com o POM e o plugin do Eclipse já se encarrega de pegar todas as dependências sozinho.

E eu também não largo o plugin do Jetty pra desenvolvimento por nada nesse mundo :P[/quote]

Concordo com o Mauricio, eu so nao consegui fazer o plugin pro Eclipse funcionar direito aqui.

Outra coisa que eu gostei muito. Eu tava precisando fazer umas telinhas Swing em um projeto com a ajuda do Maven no mesmo projeto tava usando Eclipse e Netbeans, quando tinha que mexer na tela abria o NB, quando era codigo abria o Eclipse. E o deploy, gerenciamento de dependencias funcionaca perfeitamente. :smiley:

]['s

Olá pessoal!

Alguém sabe dizer se é possível com a utilização do Maven, controlar a geração de classes EJBs em projetos separados ?

Por exemplo:
Alguns projetos possuem relacionamentos de entidades com outros projetos. E para que a geração de classes funcione corretamente, deveria estar tudo em um projeto só, e isso ficaria inviável na hora de gerar, pois demoraria cerca de 10 min… Modularizando isso em projetos e utilizar Maven para isso resolve ?

Achei um bom tutorial pra quem tá querendo aprender …
http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2005/09/07/maven.html?page=1

se alguém souber de outro pode postar aqui !!! :mrgreen:

Vc esta parecendo o thiagosc. Daqui a pouco vai falar dos maven fanboys :evil:

O maven gerencia dependência, gera relatórios com uma ótima visualização, tem uma pancada de plugins úteis e é bem flexível. Não tem porcaria de Hype nenhum. Sem falar no multiproject. Não concebo desenvolvimento de aplicações corporativas sem maven ou algo parecido com ele.

[quote=Fabrício Cozer Martins]Achei um bom tutorial pra quem tá querendo aprender …

se alguém souber de outro pode postar aqui !!! :mrgreen: [/quote]

Baixe o livro em http://www.mergere.com/common/reg.jsp?form_source=m-m2book&form_landing=DefaultPage

Esse link que voce passou é do Maven 1.1, o Maven 2 foi totalmente reescrito. Ali no livro tem um capítulo de exemplo de uma aplicação do jeito que voce quer, no que eu puder ajudar, eu ajudo :slight_smile:

Falando nisso, existe outra ferramenta que faça o mesmo? Ou pelo menos parecido?

[quote=ffranceschi][quote=Fabrício Cozer Martins]Achei um bom tutorial pra quem tá querendo aprender …

se alguém souber de outro pode postar aqui !!! :mrgreen: [/quote]

Baixe o livro em http://www.mergere.com/common/reg.jsp?form_source=m-m2book&form_landing=DefaultPage

Esse link que voce passou é do Maven 1.1, o Maven 2 foi totalmente reescrito. Ali no livro tem um capítulo de exemplo de uma aplicação do jeito que voce quer, no que eu puder ajudar, eu ajudo :)[/quote]
massa demais ffranceschi,
estou querendo dar uma estudada, aplicar em um projeto piloto, já recebi o email com os arquivos do livro!!!
Vc tem alguns sources pra poder tomar como referência ?

[quote=Fabrício Cozer Martins]Vc tem alguns sources pra poder tomar como referência ?
[/quote]

Pega qualquer projeto do CodeHaus que a maioria usa Maven ai é so brincar com os “pom” deles.

Maven fica melhor ainda usando o Continuum.

]['s

Olá

E você usa o Maestro?

Mergere Maestro Distribution Integrates Apache Maven and Continuum to Deliver Build Automation, Development Agility and Increased Productivity

[]s
Luca

como eu faço pra depois de gerar o site ( &gt&gt maven site ), ver os arquivos e navegar pelo site que foi gerado, onde ele gera os arquivos ?
*** edit ***
deixe ache aqui target/site/… :lol:

[quote=Luca]Olá

E você usa o Maestro?
[/quote]

Luca,

Nao, ja dei uma olhada mas nao to usando nao.

]['s

aproveitando… alguem sabe qual propriedade que altera o src/main/webapp para um outro diretorio? como o sourceDirectory dos fontes java?
Procurei e não achei nenhum, no livro tem um warSourceDirectory q nao funcionou…

[quote=ffranceschi]aproveitando… alguem sabe qual propriedade que altera o src/main/webapp para um outro diretorio? como o sourceDirectory dos fontes java?
Procurei e não achei nenhum, no livro tem um warSourceDirectory q nao funcionou…[/quote]

<build>
    <plugins>
      <plugin>
        <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
        <artifactId>maven-war-plugin</artifactId>
        <version>2.0</version>
        <configuration>
        	<warSourceDirectory>webapp2</warSourceDirectory>
        </configuration>
      </plugin>
    </plugins>
  </build>

Baixei o plugin e achei :slight_smile:
Vlw mesmo assim

Só uma dica, retire o da configuração do plugin para sempre utilizar a ultima versão estável.

como eu faço pra o maven agir em cima de uma estrutura de diretórios específica ?
É que já tenho um projeto que usa ant, e ele não está no padrão src/main … ai teria que alterar esse padrão para outro…