Maven gerenciando projetos no Eclipse

Pessoal,

Perguntas, varias. Andei procurando mas ainda nao encontrei as respostas para minhas duvidas.
Primeiro, é possivel “gerenciar” os projetos do Eclipse atraves do Maven?
Situacao: Todo o sistema em si ta sendo tratado como módulos e cada módulo é um projeto, atualmente sao 16 projetos. Entre esses projetos existem dependencias e dependencias de API de terceiros. Para gerenciar todo essa estrutura, ainda nao montei tudo ideias sao bem vindas, pensei em usar o Maven2, criando um repositorio remoto de todos os meus projetos e tambem das API’s de terceiros que meus projetos tem dependencia.
Com o Maven acho que eu consigo minimizar meus problemas de dependencias, builds, unit test, etc. Mas agora fiquei com uma duvida, é possivel ao invez de eu usar a estrutura de projetos do eclipse (dependencias, classpath, etc) fazer o eclipse usar conforme estiver configurado no Maven?

Fora isso, visto o problema se alguem tiver alguma dica será bem vindo, pq nao ta facil arrumar essa parafernalha toda hehe

]['s

Cara, acho que só usando a goal “eclipse”. Ela irá criar um .project e .classpath baseado no teu pom.

Rubem,

Vlw! Eu fiz isso, consegui montar a estrutura dos projetos no Eclipse baseado no pom.xml dos meus projetos (usei 2 até agora). Minha duvida, sempre que for feita alguma alteracao na estrutura do projeto, inclusao de alguma dependencia por exemplo, eu vo precisar rodar ess goal denovo correto?

Outra coisa, alguem sabe onde eu consigo baixar o m2eclipse? Ja que o site da codehaus parece estar perdidao :XD:

]['s

Você vai ter que rodar a goal eclipse novamente a cada mudança nas dependências, não tem jeito, até onde eu sei. Se não o eclipse vai ficar pegando as dependências antigas que fica no seu repositório local.

A melhor coisa a se fazer é intalar o plugin M2Eclipse, mas a Codehaus está fora do ar por causa de problemas com o servidor, então você provavelmente vai ter que esperar um pouquinho.

Usando esse plugin, qualquer dependência que você declarar no POM vai automaticamente ser adicionada no classpath do projeto no Eclipse, sem precisar rodar mais nada, além do que ele vem com um “buscardor” de dependências que vai nos repositórios que ele conhece buscar as dependências pelo nome que você dá, tipo, se você digita lá no campo de busca “servlet” ele vai buscar todas as depenências que tenham o nome servlet por lá.

Ele é ótimo e facilita um bocado usar o Maven no Eclipse.

Pois é, me deparei com esse problema. TU nao tem esse plugin ai Mauricio?

Outra coisa, sabe se ele funciona ou se tem como configurar pra ele usar repositorios internos da empresa?

]['s

Ele usa a configuração do Maven na sua máquina (e a do POM do projeto), se você botou um repositório interno e configurou lá no seu settings.xml ele vai usar ele.

E eu tenho o plugin aqui mas ele tá “dentro” do Eclipse, instalei ele pelo update site e não sei se dá pra “tirar cópia” dele assim não :stuck_out_tongue:

Perfeito.

:cry:

]['s

Ola pessoal, boa noite…

Estou fazendo um projetinho e tenho uma duvida basica.eu uso o Eclipse e estou usando esse mesmo topico para evitar de fazer mais um, que tenho certeza que seria inutil :slight_smile:

Bem, vamos la. Estou fazendo um programinha e ja fiz ele acessar o banco de dado, por exemplo, só que eu queria que ele fosse rodado por um bat, do tipo “java programa”. Para rodar ele dentro do Eclipse, é uma beleza, fica muito bom, mas quando vou para o prompt do dos, ele diz que nao achou a classe default para iniciar meu programa.

Queria saber qual a solução para esse problema e qual seria a melhor forma de fazer esse programa rodar em um cliente, sem a utilização do eclipse, é claro. Tem como fazer um JAR autoexecutavel pelo Eclipse? Como eu faria isso…

desde ja, agradeço a atenção.

Bem, digamos eu fiz uma mágica aqui e consegui extrair o plugin do Maven 2 do meu Eclipse, testem aí pra ver se funcionou mesmo :smiley:

Arquivo -> http://repo.maujr.org/files/eclipse-plugins/mavenide.rar