Me ajudem a entender essa sintaxe (Gravar Banco Dados)

Olá a todos, estou pesquisando nesse site http://www.imasters.com.br/artigo/2444, um código para gravar dados e adaptando o mesmo para as minhas necessidades, porém estou com uma dúvida medonha…

No código abaixo nos campos em negrito eu não sei doq se trata, a principio achei que era o nome do textbox ou coisa do tipo, o que é aquilo? Em segundo lugar, a sintaxe para gravar no formulário deve ser como está ali mesmo? Nome do campo em INSERT e VALUE tem que conter o nome dos campos que estão recebendo a digitação dos dados?

Desde já obrigado a aqueles que me ajudarem e ao autor desse tutorial e um outro colega que me indicou ele em outro tópico.

//BOTÃO INSERIR

private class ButtonHandlerInserirDados implements ActionListener{

public void actionPerformed( ActionEvent e )

JTextArea output = new JTextArea(20,20);

try {

Statement statement = connect.createStatement();

[b]if ( !escolatEscola.getText().trim().equals( “” ) &&

!localidadetLocalidade.getText().trim().equals( “” ) &&

!distritotDistrito.getText().trim().equals("") ){[/b]

String query = “INSERT INTO Agenda (” +

" Nome, Telefone " +

“) VALUES (”" +

tfNome.getText().trim() + " ", “” +

tfTelefone.getText().trim() + " “)”;

output.append( "\nEnviando query: " + connect.nativeSQL( query ) + “\n” );

int result = statement.executeUpdate( query );

if ( result == 1 ){

smd(“Sucesso na Insersão”);

tfNome.setText("");

tfTelefone.setText("");

}else {

output.append( “\nFalha na Insersão\n” );

smd( “\nFalha na Insersão”, output );

}

} else smd(“Falta:\nNome e o Telefone.” );

statement.close();

}

catch ( SQLException sqlex ) {

sqlex.printStackTrace();

output.append( sqlex.toString() );

smd( “Excessão” , output );

}

}

}//FIM BOTÃO INSERIR

Outra coisa que me está dando um nó no cérebro esse sinal de + e esse monte de “” no INSERT e VALEU

Afff, alguém me ajude por favor : /


if ( !escolatEscola.getText().trim().equals( "" ) &&

!localidadetLocalidade.getText().trim().equals( "" ) &&

!distritotDistrito.getText().trim().equals("") ){ 

o getText() retorna a String com o conteudo do textfield;

o trim() é uma funcao da classe String para retirar espeços em branco;

e o equals compara a string (já sem os espaços em branco com uma string vazia;

Em resumo: ele está validando se o textfield tem algum texto lá mesmo e de quebra está validando tambem se o usuario entrou apenas com espaços em branco.

E o monte de + que vc ve no insert sao concatenacoes de Strings

String s = "Isso é uma " + "concateneçao"

t+

[quote=Proteu Alcebidiano][code]

if ( !escolatEscola.getText().trim().equals( “” ) &&

!localidadetLocalidade.getText().trim().equals( “” ) &&

!distritotDistrito.getText().trim().equals("") ){
[/code]

o getText() retorna a String com o conteudo do textfield;

o trim() é uma funcao da classe String para retirar espeços em branco;

e o equals compara a string (já sem os espaços em branco com uma string vazia;

Em resumo: ele está validando se o textfield tem algum texto lá mesmo e de quebra está validando tambem se o usuario entrou apenas com espaços em branco.

E o monte de + que vc ve no insert sao concatenacoes de Strings

String s = "Isso é uma " + "concateneçao"

t+[/quote]

Mas onde ele declarou essas variáveis para fazer esse teste??? Isso que eu não estou entendendo pq não está dando erro para ele, no inicio pensei que fosse o nome dos TextForm, mas não é.

Se o seu codigo estiver funcionando, note que a classe é privada. (private class). Certamente tem algum atributo fora da classe privada que tem visibilidade dentro dela.

Procure no fonte os atributos que vc nao está encontrando.

T+

[quote=Proteu Alcebidiano]Se o seu codigo estiver funcionando, note que a classe é privada. (private class). Certamente tem algum atributo fora da classe privada que tem visibilidade dentro dela.

Procure no fonte os atributos que vc nao está encontrando.

T+[/quote]

Ai é que está, o código é só aquilo que tem no tutorial como mostrei, se tiver tempo dê uma olhadinha lá e vc vai entender oq eu falei.

Lhe pergunto novamente: o seu codigo funciona?

Olhei o link do tutorial que voce seguiu e pelo que entendi o cara que escreveu a matéria não colocou o fonte da parte visual do exemplo que ele colocou, se deteve apenas em mostrar as acoes e cada botao que ele implementou.

os atributos com getText que vc está vendo no código de nao está entendendo devem ser JTextFields:

JTextField escolatEscola = new JTextField();

definida fora da private class que vc tem aí e dentro da classe de formulario, não explicitada no artigo. Tenha em mente que isso sao textfields e que vc está validando a entrada do conteudo deles antes de executar a acao de inserção.

T+

[quote=Proteu Alcebidiano]Lhe pergunto novamente: o seu codigo funciona?

Olhei o link do tutorial que voce seguiu e pelo que entendi o cara que escreveu a matéria não colocou o fonte da parte visual do exemplo que ele colocou, se deteve apenas em mostrar as acoes e cada botao que ele implementou.

os atributos com getText que vc está vendo no código de nao está entendendo devem ser JTextFields:

JTextField escolatEscola = new JTextField();

definida fora da private class que vc tem aí e dentro da classe de formulario, não explicitada no artigo. Tenha em mente que isso sao textfields e que vc está validando a entrada do conteudo deles antes de executar a acao de inserção.

T+[/quote]

Humm, faz sentido, eu até no inicio considerei isso, porém nessa parte do código

Note que esses são os textfield aparentemente não é mesmo, sei lá… acho que esse tutorial ta muito avançado pra mim ainda, talvez tenha que procurar outro mais simples.

[quote]
VALUES ("" +

tfNome.getText().trim() + " ", “” +

tfTelefone.getText().trim() + " “)”;
Note que esses são os textfield aparentemente não é mesmo, sei lá… acho que esse tutorial ta muito avançado pra mim ainda, talvez tenha que procurar outro mais simples.[/quote]

amigo, esse códiogo tem o mesmo efeito desse:

String s = tfNome.getText(); //getText retorna o conteudo do TextField, nao o textfield propriamente dito;

s = s.trim();

String s1 = tfTelefone.getText();
s1 = s1.trim();

String s3 = s + "," + s1 + ")";

entendeu? Sugiro que você estude Orientação a Objetos para poder compeender melhor o que voce está fazendo :wink:

T+

Olha, eu estou começando a programar em java e não vai dar pra usar 100% programando OO, então oq ficar claro vai dar pra usar OO outras coisas não.

Os objetos textfields foram todos arrastados e colados usando o netbeans, se eu instanciar cada 1 deles em uma variável, pode dar certo o exemplo que o cara fez?

To perguntando pq não vai dar pra testar ainda, pq tem muito mais do código a ser feito pra poder compilar.