Deverá ser implementado um programa em Java semelhante aos seguintes passos: Gerar um programa capaz de calcular o valor total a pagar por um determinado cliente de um posto de gasolina. Os cálculos que este posto deve realizar são:
- Total a pagar pelo combustível (o aluno deverá considerar o tipo de combustível e quantidade de litros);
- Total a pagar de óleo caso o consumidor deseje fazer alguma troca em seu veículo: este cálculo deverá levar em consideração a marca do óleo, a quantidade de frasco (base 1 litro) e o valor unitário do frasco. No final deve ser mostrado o valor deste serviço.
- Forma de pagamento, que poderá ser à vista, prazo (em 30 dias ou mais do que 30 dias):
(I) para pagamentos à vista o valor a pagar do combustível terá 10% de desconto;
(II) para pagamentos considerados a prazo (até 30 dias) o valor não sofre nenhuma alteração;
(III) para pagamentos a prazo acima de 30 dias, o valor sofre um aumento de 2 % sob o valor total a pagar (combustível e/ou óleo);
Para finalizar o consumo do cliente, o programa deverá executar os seguintes comandos:
(i) Ao selecionar o tipo de combustível e informar a quantidade de litros, mostre imediatamente o total a pagar por combustível.
(ii) Depois da informação do tipo e quantidade de frasco de óleos, o programa deve apresentar imediatamente o valor do total a pagar pelo óleo.
(iii) Ao clicar no botão de “calcular”, a conta deve ser encerrada com base nos subtotais encontrados.
(iv) O programa deve limpar os campos necessários para fazer um novo cálculo.
(v) O programa deve fechar a aplicação.
(vi) Tratar as exceções necessárias para garantir a boa funcionalidade da aplicação. O programa deve também controlar todos os níveis de combustíveis em depósito.
A partir do problema proposto, o aluno deverá realizar os seguintes passos: - Estruturar as classes em Java com todas as especificações propostas;
- Trabalhar obrigatoriamente com todos os componentes gráficos, bem como os tratamentos de eventos.
- Apresentar o programa com sua execução plena e seu código para análise. Deverá apresentar ao final as classes relacionadas a interfaces gráficas em JAVA através JFC/SWING realizando manipulação de eventos como janelas, botões, menus demais componentes que achar necessário.