Me conveçam

Pessoal eu hoje estou num dia de duvidas…

He verdade por isso recorri a quem pode mais, vocês no caso, vou explicar
em suma eu estava estudando C quando vi o quanto eh uma linguagem trabalhosa. eu queria algo mais facil, por assim dizer, tipo java e portavel, tipo java… mais agora eu queria saber os pros de java em relação a linguagens como python, perl… tendo em vista que eu desejo ou comprar um livro de java, um deitel da vida se vcs me convecerem, por favor me convencam a largar C e ir programar jogos em java :wink:

Primeiro,gostaria de saber para q vc deveria lagar C em prol do Java?
Chamar Java de mais fácil soa quase como ofensa…Tudo bem q C tem aritmética de ponteiros,passagem por referencia(verdadeira e não por objetos),mas nada disso fará dela mais fácil ou mais difícil do q o Java.Se vc souber bem qquer uma das 2 será um grande profissional,e terá vaga p/vc no mercado.Não vou entrar na discussão técnica,porque logo pintarão zilhões p/tentar te explicar sobre as vantagens da Tecnologia Java.Vc realmente tem prazer em programar?Então aprenda,não discuta… :wink:

Bom, se vc ja sabe bem C, vc ja ta com meio caminho andado pra conhecer bem Java. Agora soh falta mandar bem na orientacao a objetos :wink:

O caminho que eu fiz foi meio estranho, mas eu acho que funcionou bem: fiquei 5 anos programando em C e Assembly, e comecei a brincar gradualmente com Python… como Python eh orientado a objetos pero no mucho (ou seja, não é obrigatório conhecer OOP pra programar legal em Python), ajudou bastante a comecar a entender “gradualmente” os conceitos de OO. Dai, aprender Java foi questao de juntar o que eu ja sabia de C com o que eu tinha aprendido em Python :smiley:

Bom, a mensagem final pra qqer um que decide aprender uma linguagem OU outra eh: aprenda as duas. Quanto mais “poliglota” vc for, mais facil eh aprender outra, e mais outra, e mais outra… e ser um bom programador em qualquer uma delas… afinal, nao eh a linguagem que faz o programador bom :slight_smile:

Acho que entendi :wink: então vo continuar ‘brincando’ com C e depois mergulharei em Java, acho que esse é o melhor caminho, não ?

Ou eu poderia partir já pra java, tendo em vista que eu tenho experiencia com PHP, Python e Bash(sei que quase não conta mais…)

abraços e obrigado pela respostas

Manda ver em Java… pelo menos conseguir um emprego decente programando em Java eh significativamente mais facil do que em C ou PHP :wink:

Valeu cv, você acabou de falar o que eu mais queria ouvir nesses ultimo dias , um motivo pra largar C, não sei porque mas C não foi feita pra mim nem eu pra ela… de resto agora eh só começar a ler o tutorial da sun pra começar a brincar :wink:

CV Escreveu:
[color=“darkblue”][quote]O caminho que eu fiz foi meio estranho, mas eu acho que funcionou bem: fiquei 5 anos programando em C e Assembly, e comecei a brincar gradualmente com Python… como Python eh orientado a objetos pero no mucho (ou seja, não é obrigatório conhecer OOP pra programar legal em Python), ajudou bastante a comecar a entender “gradualmente” os conceitos de OO. Dai, aprender Java foi questao de juntar o que eu ja sabia de C com o que eu tinha aprendido em Python[/quote][/color]
Vc deve ser 1 “MONSTRINHO” hein CV?? Admiro muito quem detona em C e Assembly… sabemos q essas linguagens sao F#$4#!!!
Quero inclusive depois levar um lero contigo em pvt… POr falar nisso alguem ai pode me dizer se tem algum livro em formato digital de OOP… e se sim… se pode me mandar??Se puder, + q agradeço…

Sao linguagens como quaisquer outras, Dayvson… se vc parar pra pensar, Assembly eh a linguagem mais simples possivel: a sintaxe eh ridicula de pequena, os numero de statements e as APIs sao bem pequenos, comparando-se com algo do tipo Java…

[quote=“cv”]
Sao linguagens como quaisquer outras, Dayvson… se vc parar pra pensar, Assembly eh a linguagem mais simples possivel: a sintaxe eh ridicula de pequena, os numero de statements e as APIs sao bem pequenos, comparando-se com algo do tipo Java…[/quote]

Jesus… se Assembly for fácil… eu sou muito burro mesmo!

Assembly é facil, vc tem 1 modelo muito simples, quase nenhuma abstração, e pouca sintaxe. A diferença é a produtividade, em java vc faz parsing de 1 arquivo xml usando digester em 5minutos, com asm isso levaria beem mais tempo.

C possui apenas passagem por valor, C++ possui passagem por referência.

Partir do C pro java pode ser 1 problema pq são paradigmas diferentes, essa vai ser a maior dificuldade, pq de resto java pode ser considerado um subset do C.

[color=“red”][quote]Dougzilla escreveu:
cv escreveu:

Sao linguagens como quaisquer outras, Dayvson… se vc parar pra pensar, Assembly eh a linguagem mais simples possivel: a sintaxe eh ridicula de pequena, os numero de statements e as APIs sao bem pequenos, comparando-se com algo do tipo Java…

Jesus… se Assembly for fácil… eu sou muito burro mesmo![/quote][/color]

Mais facéis?? :frowning: Meu Deus…vou ficar so na Gestao mesmo dos negocios…to fora… :oops:

Achei legal o topico,
só pra concluir, sem flames please, vocês poderiam indicar tutoriais on-line, pois eu me encontro na mesma situação e não pretendo gasta muito dinheiro agora, com um deitel da vida…

desde já grato…

e vem c´estudando o tutorial da sun da pra ficar ‘arretado’ em java ?

Dá pra começar :wink:

Valeu cv,
tipo se tu conhecer algum outro tutorial on-line ou livro em inglês mesmo para iniciantes, ficaria grato.

[quote]C possui apenas passagem por valor, C++ possui passagem por referência.
[/quote]

Ops,lapso meu,eh verdade!E toda passagem em Java eh por valor(corrigindo a suposta passagem por referencia de objetos q eu falei…de manhã-qdo postei- só sai m…) !!! :wink:

[quote=“rnetox”]
tipo se tu conhecer algum outro tutorial on-line ou livro em inglês mesmo para iniciantes, ficaria grato.[/quote]

Thinking In Java: http://www.mindview.net/Books/TIJ/
Na minha opinião, bem melhor que o tutorial da Sun.

Valeu Bani