Me digam opinião sobre o Oracle

Ae Pessoal, cheguei um poquinho atrasado hehehe

mas gostaria de colocar aki minha opinião sobre o Oracle, pois na empresa onde trabalho ele é utilizado no sistema ERP, aki utilizamos a versão enterprise e o custo (se não me engano) é na faixa dos US$ 1.500 / usuário por ano. Se vc olhar isso em uma empresa com muitos usuários o custo é considerável, mas por outro lado é preciso olhar os benefícios que ele traz para um ambiente corporativo onde a segurança e escalabilidade são cruciais, então o custo das licenças (e equipamento) acaba sendo viável.

Mas é claro que se vc vai desenvovler um sistema para uma empresa de pequeno porte vc não poderá falar para o empresário que além do custo do software, ele terá que gastar um absurdo (para empresa) no banco de dados, neste caso as soluções free se tornam viáveis, como o Postgre ou Firebird, que tem a maioria dos recursos que um SGBD precisa ter. Agora o Mysql eu particularmente só o recomendo para sistemas web, pois ele é bastante leve.

[]'s

Tabelas InnoDB não são uma gambiarra, são um dos vários tipos de tabela que o MySQL suporta, cada uma com características específicas.

Dizer toda aplicação coorporativa tem que usar oracle é bem absurdo. MySQL e derivados atendem muito bem grande parte das aplicações, e se você contar custo/benefício geralmente se sai bem melhor que o Oracle.

Em compensação, em ambientes com uma necessidade de ferramentas analíticas ad-hoc como BI, SGBDs precisam 9por enquanto) ter muitos recursos, e o ROacle e até a porcaria do SQL Server têm muita coisa. Eu não vejo motivos para alguém usar um SGBD Oracle numa aplicação pequena onde você deve definir o SGBD usado. Em boa parte dos casos vão dizer ‘usa aquele oracle’, e apontam prum servidor que 1 milhaod e aplicações usam, daí você geralemtne se envolve num inferno de discussões com um DBA inconsequente.

Não digam “verdades absolutas” sem conhecer os dois lados. Já trabalhei com boa parte dos SGBDs citados e garanto que cada um tem seu uso.

A critério de curiosidade, trabalho numa aplicação que gerencia
por volta de 50.000 telefones celulares. Isso significa processar e registrar ligações, o que dá mais de 3 milhões de registros em tabela 20 de campos e cheia de relacionamentos só de histórico. Essa aplicação usa MySQL para informações analíticas e um SGBD proprietário daqui para processamento em tempo real.

Vale a pena estudar Oracle, SQL Server, mySQL, PostgreSQL, DB2 (que acho que não foi citado, mas é um puta banco) e tudo mais, mas a dica semrpe é: CONCEITOS. Tablesspaces, SPs, triggers… isso todos ou quase todos têm, então se você entender o que é antes de entender como configurar, vai pdoer passar o conhecimento de um apra o outro fácil. Trabalhei numa consultoria pequena onde cada cliente tinha um SGBD, e sei a barra que é isso.

[]s

Ae Pcalcado!!! Ateh q enfim alguem falou bem do MySQL huahauaha. Bom ,eu curto o MySQL, mas tem q ver q o propósito dele é diferente do propósito de um oracle. O MySQL se preocupa em ser um repositório de dados leve e rápido, ideal para sistema onde não há mineração de dados e nem utilização de BI, como ja foi citado, já q no mysql nao existem triggers, procedures, etc. O Oracle é o contrário. Ele se preocupa em fornecer um pá de ferramenta para minerar dados, extrair “conhecimento” da base, e várias ferramentas adicionais. De cabeça agora soh lembro q ele tem a possibilidade de criar bases distribuídas, o q nao eh possivel em MySQL nem em FireBird e nem em Postgre.

E como o PCalcado disse, o mais importante sao os conceitos e saber q cada SGBD tem um nicho de aplicações.

E ae galera!!!

Eu vou fazer assim então, vou continuar usando o MySQL no Java por um tempo até ficar craque com BD no Java, poderia usa-lo como treinamento, depois eu passo pro Postgre (Isso se tiver pra Linux também), pois gosto do MySQL, acho ele melhor que o Access, e como foi meu segundo BD a ser provado na vida acabei me acostumando a usa-lo, prinicpalmente por causa do PHP, eu ainda desconheço um servidor que use Postgree ou outros!!! Mas essa licença do Oracle tá um absurdo!! Se eu chegar numa empresa de pequeno porte e falar que ele vai ter que pagar isso de licença pra rodar meu software ele me expulsa de lá com policiais me algemando :lol:

o q eh tablespaces??? :?: :?:

tem postgre pra linux tb :mrgreen:

[quote=“LichKing”]o q eh tablespaces??? :?: :?:

tem postgre pra linux tb :mrgreen:[/quote]

é um esquema de vc deixar um espaço reservado no seu HD para suas tabelas, certo? :?:

vc não vai ter problemas de seu hd de repente lotar e vc não ter espaço para suas tabelas

[quote=“WilliamSilva”]Caro Ederson l,
Uso o Firebird, e estou pensando em mudar p/ o PostgreeSql, dizem que ele é mais “parrudo” e possui máis recursos e segurança que o Firebird. Sê possivel me dê a sua opinião como desenvolvedor dos dois SGBDs.

Obrigado.
William Silva

= william silva =[/quote]

Bem, na verdade tenho trabalhado mais recentemente com PostgreSQL, e estou me surpreendendo com ele. Diria que é uma boa alternativa ao Oracle (a PL/pgSQL foi uma agradabilíssima surpresa). Ele realmente é mais poderoso que o Firebird. Já o pessoal daqui onde eu trabalho, aprova com todas as letras o PostgreSQL. Estão pensando em mudar uma aplicação que se baseia em Oracle para PostgreSQL, e o PostgreSQL tem se mostrado bem capaz. Ainda há problemas a serem sanados, mas nada que não se resolverá (espero… :wink: ).

Espero ter ajudado,

Ederson

Ederson,
Foi de grande ajuda a tua opinião…obrigado e abraços… :razz:

No Java muda o tratamento entre os banco de dados?! Pra conectar ao banco quer dizer, pois os comandos em SQL são todos iguais :lol:

pelo contrario, para se conectar é sempre igual… os SQLs q são nativos de cada banco… a nao ser q tu só use ANSI… :roll:

Tchê…

Sou um pouco suspeito para falar, visto que trabalho com Oracle há quase 6 anos e fiz a certificação para desenvolvedor, etc. mas vou dar minha opinião com sinceridade.

Para se fazer uma decisão pelo Oracle, leve em consideração os seguintes pontos em relação à necessidade da utilização de:

• Escalabilidade (precisa crescer com frequencia em nivel de hardware ?)
  • Alta disponibilidade (precisa de um BD online 24X7 ? Considere não usar Windows)
  • Robustez (processamento rápido e seguro, em qualquer complexidade de tarefa)
  • Usos especificos de aplicação e/ou hardware (OLAP (DW, BI), clustering, processamento distribuido, usar em storage)

Havendo duas ou mais dessas necessidades, é bem recomendável o uso de Oracle.

Mas na questão caracteristicas basicas como (triggers, stored procedures, liguagem de extensao de SQL, numero de linhas suportadas, etc), e não havendo necessidade dos tópicos acima, o PostGreSQL realmente é uma opção muito atraente. Não conheço muito os outros bancos, mas entre MySQL e PGSQL na questão segurança, velocidade e recursos, sou muito mais PGSQL.

[]s

Douglas Falcão Lopes de Oliveira
Programador Java - Business Intelligence
Divisão de Tecnologia da Informação
Expresso Mercúrio S.A.
Fone: +55 51 3356 - 5188

Valeu galera!! a verdade eu preciso somente de um banco pra ficar 18 horas online, em 6 dias da semana :smiley: a minha ambição é fazer um sistema comercial utilizando um banco de dados, mas já vi que pra empresa de pequeno porte é besteira pagar um Oracle, mesmo ele sabendo da insegurança do MySQL!! Mas é isso ae, eu vou baixar esse postgre e instalar aqui e aproveito pra interagir ele no PHP :wink: :galera: :serra:

Flw