Estava conversando com um colega meu que sempre usou Oracle, ele disse que o Oracle é muito pesado e ocupa mais de 3gb no HD!!! Um banco de dados com titulo de melhor de todos pesado não vale a pena usar ele, compensa mais instalar o MySQL que além de ser gratuito ocupa quase nada no HD e ainda por cima é leve pra cachorro :lol:
Já ouvi dizer que o MySQL suporta 1 milhão de registro em uma tabela sem peidar!!! É verdade isso!??
Bom opinem ae sobre o Oracle, se compensar talvez eu comece a usar senão nem pensar!!!
e realmente pesado mesmo nunca usei …me parece que demora muito o processo de instalação… olha oracle é so utilizado em grandes corporações que tem um grande fluxo de dados…dizem os que já trabalharam com oracle é um BD robusto, podendo ser utilizado em quaisquer plataforma, com licenças caras…mas segurança é 100%, mas vamos a realidade vc vai fazer uma aplicação com oracle !! faz om mysql ou outro BD free e leve… teu cliente não vai ter condições de bancar uma licença e comprar uma maquina nova … agora se vc futuramente trabalhará numa empresa grande, ela simplesmente paga para vc custa 6.000 aqui em recife ai esta feito na vida, fora isso…não e vantajoso ok?? pode ser que algúem tenha uma opnião melhor
Rubem !! vc usa oracle com sinceridade?? estamos falando de BD seguro e leve … Rubem meu anjo por favor é um pecado vc ter um cliente e pedir para ele comprar outra máquina, o cliente quer saber o bom,que funcione e barato…veja por gentileza quanto custa uma licença BD da oracle, os requisitos minimos que exige que máquina tem que ter … Rubem por favor seja mais realista… digo não estou criticando vc Rubem!! convencer ao pilantra a usar oracle …meu amor desculpe não concordo com vc…
a escolha de um SGBD deve ser feita seguindo-se critérios que estejam alinhados com a estrutura e a dimensão da empresa. É muito comum encontrarmos cases de empresas grandes que utilizam o Oracle, SyBase, MS-SQL Server, entre outros. O termo “pesado” pode ser substituído por “robusto” no caso do Oracle. Trabalho num ambiente corporativo onde chegamos a um número gigantesco de transações por dia e o nosso Oracle faz o seu trabalho com os “pés-nas-costas”, sem contar que possuímos informações de mais de 10 anos, que são consultadas para pesquisas estatísticas via ferramentas de BI e de extração. A instalação de um SGBD Oracle não é simples e requer uma máquina que corresponda à robustez dele.
Um comentário pessoal: “é muita tolisse alguém instalar um SGBD em um equipamento subdimensionado, sem atender os pré-requisitos do software e do ambiente empresarial em questão.”
Eu poderia comentar sobre outros SGBD que utilizo (inclusive os free/open), mas busquei me limitar a falar sobre o Oracle.
Se você quer utilizá-lo para estudar, aconselho que você dê uma olhada no site http://www.oracle.com/technology/software/products/lite/index.html
a Oracle tem uma política específica para desenvolvedores, e neste endereço, você encontrará o Oracle Lite. Não é tão robusto, mas continua poderoso.
Alguns escolhem software por religião, outros por ser a melhor decisão!
Caro Microfilo,
Se falamos de SGBDs + objeto relacional para uma aplicação corporativa com + de 2.500 acessos concorrentes é Oracle, agora se falarmos de apenas paginar dados falamos de MySql. leve…leve…leve…que nem uma pena de passarinho…( num tem nem SP,Triggers…e etc…)
" Já ouvi dizer que o MySQL suporta 1 milhão de registro em uma tabela sem p#@%$#!!! É verdade isso!?? ".
O Excel da MS. tambêm suporta essa quantidade de linhas e mais…numa boa
Se eu quero uma aplicação para + 250 acessos concorrentes numa boa, eu olho pro Firebird e pro PortgreSQL.
Agora falando baixinho... 3 GB num é nada... e pesado hum...vejamos um servidor com menos de 01 Gb de RAM hj. em dia é perda de U$$...(memória é cotada em U$$).
Se o teu caso é banco de dados para atender o cliente e a demanda estude SQL pois SGBD é o que não falta e cada um melhor que o outro.
ola luis_fib!!
vc poderia ter falado de outros SGBD equivalente ao oracle… concordo com vc falou bonito!! gostaria que vc falasse outros SGBD eficaz, free e leve… por favor ficaria muito agradecida!!
Eu tb gosto muito dele, a empresa q trabalho e so ORACLE no bd central, pra aplicacoes simples, utilizamos acess e agora vamos pra MySql e em testes hsqldb pra usa com JWS! :razz:
Oi rafa!!!
foi bom sua coloção que vc utiliza o oracle no cpd onde vc trabalha…Claro eu adoro Oracle se meu computador aguentasse ai podia ate instalaria …
[quote=“karlota”]ola luis_fib!!
vc poderia ter falado de outros SGBD equivalente ao oracle… concordo com vc falou bonito!! gostaria que vc falasse outros SGBD eficaz, free e leve… por favor ficaria muito agradecida!!
um abraço e tenha uma boa noite
karla[/quote]
Use o Postgres! É muito bom.
Sem contar que é Free!
Eu sou da seguinte opinião.
Primeiramente, se vc tiver desenvolvendo um sistema de grande porte, vc tem que usar Oracle, caso contrário, vc pode usar um free(recomendo tb o Postgres).
se a empresa for consciente e tiver um sistema de grande porte a ser desenvolvido, vc deve pedir para o cliente comprar oracle sim.
Obs: Não estou fazendo nenhuma crítica, apenas dando minha opinião
Poxa eu não sabia que ia render tantos tópicos hehehe!!! Li todos e agradeço as respostas!! Realmente, informações guardadas em 10 anos de BD é espetacular, vendo isso me convenço que o Oracle é o melhor!! Porém caro, ouvi dizer que tem uma versão gratuita do Oracle pra Linux, claro que não chega aos pés do original mas é muito bom!!! Outro banco que quase nunca ouvi falar foi o PostgreSQL!!! Ele é bom?!
Essa insegurança do MySQL me deixou meio com medo de usar, vou ver um outro BD pra usar em meu sistema!! Qual vocês me indicam!? Free é claro!!
eu recomendo PostgreeSQL, é meio complicado de instalar ele num Windows 9x, mas é mto bom. Ele tem uma linguagem chamada PL/pgSQL, muito semelhante a poderosa PL/SQL do Oracle.
Outro muito bom também é o Firebird, que eu uso, e normalmente, não me dá dor de cabeça…heuaheuaheuhua
Realmente, o MySQL não é muito bom, além de não ter recursos (falta até chave-estrangeira! - ok, sei das tabelas InnoDB, mas ae já eh uma gambiarra ), é instável.
Caro Ederson l,
Uso o Firebird, e estou pensando em mudar p/ o PostgreeSql, dizem que ele é mais “parrudo” e possui máis recursos e segurança que o Firebird. Sê possivel me dê a sua opinião como desenvolvedor dos dois SGBDs.