Boa tarde,
Eu estudo programação a algum tempo, horas eu paro por motivos pessoais ou de trabalho, (atualmente trabalho fora da área de tecnologia), depois volto, mas sempre me sinto engessado, não consigo enxergar o futuro.
Tenho maior conhecimento em linguagem Java, estudei o básico e a parte de orientação a objetos, preciso dar uma recapitulada mas até aqui consigo entender normalmente.
Porém não consigo enxergar onde isso me leva, procuro apostilas, cursos e ainda aprendo a somar números, tirar média de notas, animais como orientação a objetos, mas gostaria mesmo de entender é, saindo aqui do que aprendi com o que posso trabalhar? Aprendo a criar uma aplicação desktop Java mas acredito eu que provavelmente não irei trabalhar com aplicação desktop, o mesmo para Python que estou começando a me interar mais, onde exatamente vou usar Python, achei exemplos muito genéricos do tipo ah o YouTube usa, mas então vou mandar um currículo pro Google e falar pra me contratar para o YouTube? Creio que não seja assim.
Gostaria de desenvolver aplicações que são mais reais com a demanda do mercado, já sei como faz um jogo da velha com matriz e for dentro de for, não adianta eu aprender a usar o AutoCAD e não saber o que projetar com ele, preciso saber fazer um lay-out, ou planta de uma casa, edificações. Preciso conhecer exatamente as linguagens em suas aplicações especificas e não só aprender como usar elas.
Por exemplo, aprender a programar para Android me parece mais objetivo, aprender Java e/ou Kotlin eu já sei o que vou fazer com eles na plataforma mobile, mas e o resto? Desenvolvo em Java pensando em mais o que? E o Python? JavaScript é muito requisitada, mas é só pra web, eu deveria dominar HTML também já que vou desenvolver em JS? Se JS não é só pra web, então onde eu realmente vou usar ela? O C# OUÇO rumores que caiu um pouco em desuso em relação aos últimos anos, mas é bem utilizada ainda, essa eu sei que é focada em desktop.