Olá, tudo bem?
Acho difícil alguém aqui querer falar em salário, mesmo sem citar o seu próprio salário… Já tentei saber isso antes, mas não tive sucesso… O máximo que consegui, ao conversar com um profissional que trabalha como PJ no Rio de Janeiro, foi ele ter me dito que na empresa em que ele trabalha contratam programador Java JR pagando R$ 25,00/h; Pleno, R$ 35,00/h e Senior, R$ 45,00/h. Para essas empresas, um mês tem 160 horas. Faça as contas. Não tenho como garantir que você conseguirá ganhar isso em qualquer empresa…
O que posso te dizer é que Java “dá dinheiro sim”, com algumas ressalvas:
1) Não pense em ficar rico com Java da noite pro dia. Esqueça aquelas reportagens da revista Info Exame, que dizem que um programador Java ganha R$ 9,000.00. Você até pode ganhar isso, mas
a) Vai precisar ter muita experiência; e/ou
b) Vai precisar ter QI = Quem Indica; e ainda assim
c) Vai precisar ter sorte;
2) Não basta ser bom somente em Java (me refiro à core API); É preciso ser bom em programação Web, onde o mercado mais carece de profissionais. Mas
a) Não basta saber JSP;
b) É preciso saber bem alguns frameworks, como Struts, Hibernate, Spring, JSF etc;
c) Aprender AJAX também é interessante;
3) Mesmo sendo programador em outras linguagens, não acredito que o mercado já vá te contratando pagando bem, a menos que você caia nas condições que listei no tópico 1, acima. Sendo assim:
a) Após aprender a programar em Java, e a utilizar os frameworks, faça a prova de certificação (SCJP);
b) Não dê ouvidos àqueles que desprezam esta prova. Geralmente eles não sabem nada além do “feijão com arroz” e têm inveja de quem é certificado;
c) Com a certificação, teu currículo ganha um “plus”. Pode não significar “dinheiro”, mas você será bem visto, por exemplo, por empresas que dependem de profissionais certificados para conseguir vencer licitações 
d) Não tenha a prova como um “deus”. Ainda existem vagas para quem não é certificado, porém considere o que escrevi acima;
4) Aprenda Banco de Dados. Mesmo que seja o básico. Qual banco? Bem…
a) Oracle. Grande$ empresa$ usam Oracle. Mas nem tudo na vida é dinheiro…
b) Algumas empresas usam MySQL, pois é “free”. Sem contar que muitos projetos Open Source usam este BD como back-end;
c) Existem outros bons BD, mas a meu ver esses dois são os mais “populares”;
5 Aprenda Análise OO e UML. Mas atenção:
a) São assuntos distintos, apesar de sempre aparecerem juntos;
b) Não se assuste com as ferramentas CASE UML gratuitas: elas são ruins mesmo, principalmente se comparadas às pagas…;
c) Mesmo que não queira ser Analista, UML é uma espécie de esperanto para quem desenvolve software;
6) Aprenda inglês. Por quê?
a) Os melhores materiais de estudo estão naquele idioma. Até existem traduções, mas elas são demoradas e de má qualidade;
b) Muitas empresas querem profissionais fluentes, não sei pra quê. A menos que você vá falar com a equipe da Índia todos os dias, não vejo uma razão para esta exigência. Mas, se o mercado pede, obedeça!;
c) As demais provas de certificação (SCJD, SCWD, SCBCD etc) estão em inglês;
7) Mantenha-se humilde e antenado, pois
a) É impossível saber tudo! Mantenha-se estudando, mas se liberte da obrigação de saber tudo, pois não dá. Java não é só uma linguagem de programação. É toda uma plataforma;
b) Não faça como uma minoria aqui, que pensa que sabe alguma coisa e têm uma pose… que nojo! Se você reparar, tem gente que responde a um mesmo post, já respondido, só para mostrar que sabe! Ainda bem que tem gente muita boa e humilde aqui (prefiro não citar nomes);
c) Nem tudo o que “é moda” hoje, será amanhã. Tudo muita muito rápido neste universo. Preste atenção nisto. Se organize para não perder “o fio da meada” e
BOA SORTE!
Graça e Paz!