Médicos Fantasmas - Como a Tecnologia pode resolver?

Médico Fantasma ou Funcionário Fantasma, são termos que comumente estamos ouvindo falar em reportagens de denúncias a Hospitais onde “Charlatões” estão aproveitando para golpear a sociedade.
Uma questão que me perturba dia e noite sem parar: “Reportagens são mostradas, denuncias são feitas, pessoas são mortas por açougueiros e as redes de TV mostram a cada dia mais absurdos e golpistas que descaradamente seguem impunes meio a dentro na sociedade”.
Ressalto que quando as TVs mostram as denuncias, aparecem um monte de gente dizendo que vai montar processo administrativo, processo de cassação dentre outras desculpas que as empresas do governo falam. Mas no final a história é arquivada e todo mundo esquece, ou seja eles empurram com a barriga até a história sumir das nossas mentes.

Links sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=rUmKmdHiGr0
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/prefeitura-comeca-caca-a-100-medicos-fantasmas-da-rede-publi_191571/
https://www.google.com.br/search?q=reportagem+Globo+sobre+m%C3%A9dicos+fantasma&ie=utf-8&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=fflb&gws_rd=cr&ei=fqIcUsW4NoHK9QSX_YGQDA#channel=fflb&fp=b7b442789f3687d5&q=reportagem+ontem+sobre+m%C3%A9dicos+fantasmas&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial

Bom, não tenho a reportagem oficial da Globo mas sei que muitas pessoas assistiram não somente ontem mas também em outras oportunidades, centenas de reportagens na TV denunciando. E também sei que assim como eu, muitos já perderam entes queridos seja por erro médico ou por demora na espera.

Por isso a pergunta do Post é:

Em sua opinião, ideia, pensamento ou estratégia - Como a Tecnologia pode resolver o problema dos Médicos Fantasmas?
Tem que levar em consideração o fator crucial que deve permitir à sociedade acompanhar de perto quem são os golpistas
assim como também saber o que ocorreu depois que a denuncia foi feita. Isso por meio da Internet ou Sistema é claro.

NOTA: Gostaria de pedir que somente as opiniões e ideias fossem abordadas para não termos discussões desnecessárias parecidas com “brigas de Futebol”
ou seja vamos respeitar a ideia ou opinião do outro e também o Assunto do Post pois quero que cada um expresse sua ideia sem brigar ou discutir. Depois em outro tópico a gente faz discussão mas nesse vamos deixar todo mundo falar, ou seja se já deu sua ideia então deixe os outros falarem também se reservando no direito de postar somente uma vez para não virar bagunça. Por isso pense antes de falar e se necessário edite sua resposta futuramente citando somente ela, mas não as dos colegas.

Fico pensando que, se a tecnologia resolver o problema dos médicos fantasmas, os provedores dessa tecnologia irão aplicar outro golpe no governo e tirar nosso dinheiro do mesmo jeito. O médico pilantra que for obrigado a trabalhar por causa de uma solução tecnológica excelente vai trabalhar fazendo merda e nada vai se resolver. Não é a tecnologia que vai resolver isso, o problema são as pessoas mesmo.

Uma vez ouvi o Max Gehringer dizendo que medicina não é profissão e, sim, vocação. Ele está absolutamente certo!

Ah! E a reportagem de ontem à noite foi feita pelo SBT no programa SBT Repórter e, por sinal, estava muito boa.

Só mais uma coisa, quando você diz

acaba matando a razão de ser de um fórum de discussões. Não existe problema algum em citar trechos de comentários dos outros colegas para formular seu próprio comentário nem em postar outra vez para comentar sobre outra coisa.

A solução desse problema não tá na tecnologia. Tá na falta de pessoas pra denunciar.

Cada departamento e setor do governo, tem suas listas de funcionários.

Não é estranho que todos tenham acesso as listas de funcionários (se não é assim, deveria) de seus departamentos e não ter coragem pra denunciar?

Alguns meses atras vi uma reportagem sobre médicos fazendo dedos de silicone pra falsificar o ponto eletrônico.

A grande realidade é que sempre enquanto houver corrupção, golpes serão aplicados, a tecnologia felizmente ou infelizmente é manipulada pelo homem,
logo eu creio que seja impossível ela resolver estes problemas sociais.

Enquanto houver dinheiro em jogo pessoas sempre poderão ser compradas, assassinadas e/ou chantageadas e não é segredo para ninguém que o nosso
governo trabalha assim,

Então na minha opinião enquanto não existir educação sempre vai haver funcionários fantasmas, médicos fantasmas, pessoas que não são médicos
e exercem a profissão livremente sem nenhuma imputação penal, já que o exercício ilegal da profissão no Brasil é considerado apenas contravenção
penal.

Vemos constantemente incompetentes assumindo cargos de responsabilidade e negligenciando os profissionais e usuários dos serviços básicos.
Homens que não tem formação para julgar nada e acabam assim sendo facilmente enganados por falsos profissionais, pois, a única razão de estarem
onde estão é para arrecadar dinheiro para algum fim que normalmente não é lícito.

Infelizmente não há nada que a Tecnologia possa fazer.

Desculpem o desabafo é que trabalho em serviço público na área da saúde e aproveitei a brecha aqui para por pra fora coisas que no meu dia dia eu tenho que suprimir para não
perder o emprego.

Abraços.

[quote=Luiz Augusto Prado]A solução desse problema não tá na tecnologia. Tá na falta de pessoas pra denunciar.

Cada departamento e setor do governo, tem suas listas de funcionários.

Não é estranho que todos tenham acesso as listas de funcionários (se não é assim, deveria) de seus departamentos e não ter coragem pra denunciar?

Alguns meses atras vi uma reportagem sobre médicos fazendo dedos de silicone pra falsificar o ponto eletrônico. [/quote]
O problema da falta de denúncias é que o povo já perdeu a fé nas instituições governamentais. Então, ninguém denuncia pois sabe que muito pouco ou absolutamente nada é feito.
Como o ataxexe disse, o problema não é o sistema, o problema são as pessoas.
Enquanto a prioridade for, fazendo trocadilhos médicos, remediar e não prevenir, isso existirá. Enquanto não houver investimento em educação e as pessoas não tomarem consciência de seu papel na sociedade, as coisas só irão piorar.
Esta semana li algo sobre privatização da saúde, é o que irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. Basta observar, Provavelmente já existe algum movimento neste sentido. Aliás, não apenas da saúde, mas da segurança, saneamento básico, educação.

Compartilho da mesma opinião do Ataxexe.

Esse é o tipo de mudança que tem que vir das pessoas, não de tecnologia ou qualquer outro artifício…

O problema crônico do Brasil é a fiscalização e a deficiência em aplicar punições efetivas.

Fiscalização pelo fato de que é muito fácil corromper um fiscal, seja da área que for. Tanto que na maioria dos casos problemáticos, foram fiscais corrompidos que permitiram o problema…

Outro caso complicado é a questão das punições, são brandas demais. Claro que não precisa cobrar uma multa que vai deixar o cara quebrado por 10 anos, mas ter que pagar cesta básica, ou receber uma sentença de prisão e rebatê-la com uma liminar ou qualquer coisa do tipo (me desculpem se falei algo errado, meu conhecimento jurídico é pouco) é no mínimo ridículo…

Nestes casos de médicos fantasmas, deveria tirar a licença médica do indivíduo, impossibilitar de exercer a profissão novamente. Ausentar-se de um hospital enquanto tem gente morrendo pelos corredores pra mim é crime, e a morte dessas pessoas é indiretamente responsabilidade do médico ausente.

Não deve ser só punição, tem que servir como exemplo também.

[quote=joaoabi]Desculpem o desabafo é que trabalho em serviço público na área da saúde e aproveitei a brecha aqui para por pra fora coisas que no meu dia dia eu tenho que suprimir para não
perder o emprego.[/quote]

Também presto serviço para a área de saúde e sei mais ou menos como você se sente. É lamentável mesmo essa situação.

[quote=drsmachado][quote=Luiz Augusto Prado]A solução desse problema não tá na tecnologia. Tá na falta de pessoas pra denunciar.

Cada departamento e setor do governo, tem suas listas de funcionários.

Não é estranho que todos tenham acesso as listas de funcionários (se não é assim, deveria) de seus departamentos e não ter coragem pra denunciar?

Alguns meses atras vi uma reportagem sobre médicos fazendo dedos de silicone pra falsificar o ponto eletrônico. [/quote]
O problema da falta de denúncias é que o povo já perdeu a fé nas instituições governamentais. Então, ninguém denuncia pois sabe que muito pouco ou absolutamente nada é feito.
Como o ataxexe disse, o problema não é o sistema, o problema são as pessoas.
Enquanto a prioridade for, fazendo trocadilhos médicos, remediar e não prevenir, isso existirá. Enquanto não houver investimento em educação e as pessoas não tomarem consciência de seu papel na sociedade, as coisas só irão piorar.
Esta semana li algo sobre privatização da saúde, é o que irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. Basta observar, Provavelmente já existe algum movimento neste sentido. Aliás, não apenas da saúde, mas da segurança, saneamento básico, educação.[/quote]

Pois é. Quem é pai sofre esse tipo de situação na pele. A saúde no país já passou de comércio para máfia o que me fez render um certo preconceito por essa profissão e mais uma outra(de minha parte) Não existe ética nesse meio até mesmo para quem gasta com planos de saúde caros(todos deveriam ser tratados da mesma forma mas nem pagando a coisa melhora). Detesto esse governo atual, mas a decisão de trazer médicos estrangeiros me pareceu muito boa. A coisa aqui tá avacalhada demais.

Use hospital particular, problema resolvido.

Quando o usuário paga por um serviço é mais difícil pro médico (ou qualquer outro prestador de serviço) dar um migué, ou prestar um mal serviço, e ainda assim receber.

[quote=carlos alexandre moscoso]Use hospital particular, problema resolvido.

Quando o usuário paga por um serviço é mais difícil pro médico (ou qualquer outro prestador de serviço) dar um migué, ou prestar um mal serviço, e ainda assim receber.[/quote]

Pior que não é não.
É uma constante a troca de plantão de médicos, sem falar nos horários que eles saem para “jantar” e não voltam, dos plantões que dão as vezes em 3 ou 4 hospitais e ficam
cansados demais para fazer um bom serviço.
Não tem jeito seja iniciativa pública ou privada sempre existe um jeito de burlarem.

E só para constar o SUS é totalmente pago, a verba vem dos impostos que são cobrados sobre praticamente tudo.
Não sejamos tolos achando que o governo custeia o SUS só para ajudar os pobres.

Não é questão tecnológica e sim auditoria, processo e cultural.

Mesmo que exista um sistema biometrico para validação de entrada e saída de funcionários nada garante que eles não serão burlados.

A tecnologia ajuda somente a que o processo definido seja cumprido, agora se o processo de ponto é falho ou ignorado não há nada que se possa fazer nesse caso.

[quote=joaoabi][quote=carlos alexandre moscoso]Use hospital particular, problema resolvido.

Quando o usuário paga por um serviço é mais difícil pro médico (ou qualquer outro prestador de serviço) dar um migué, ou prestar um mal serviço, e ainda assim receber.[/quote]

Pior que não é não.
É uma constante a troca de plantão de médicos, sem falar nos horários que eles saem para “jantar” e não voltam, dos plantões que dão as vezes em 3 ou 4 hospitais e ficam
cansados demais para fazer um bom serviço.
Não tem jeito seja iniciativa pública ou privada sempre existe um jeito de burlarem.

E só para constar o SUS é totalmente pago, a verba vem dos impostos que são cobrados sobre praticamente tudo.
Não sejamos tolos achando que o governo custeia o SUS só para ajudar os pobres.
[/quote]

A diferença é que faz parte do interesse privado resolver problemas de gestão ou ele próprio corre o risco de extinção. O governo por outro lado não corre esse risco. Pode faltar tudo e usuários morrerem na fila, mas se os gestores publicos continuam recebendo em dia, qual o incentivo para uma boa gestão?

[quote=carlos alexandre moscoso]
A diferença é que faz parte do interesse privado resolver problemas de gestão ou ele próprio corre o risco de extinção. O governo por outro lado não corre esse risco. Pode faltar tudo e usuários morrerem na fila, mas se os gestores publicos continuam recebendo em dia, qual o incentivo para uma boa gestão?[/quote]

rapaz, já vi história de hospitais particulares com contratos de repasses com o governo que abusam também.
o pessoal fala mal do governo e suas instituições, mas quando dá merda, é melhor algo publico do que nada.
Se os organismos públicos estão indo mal, é graças a ajuda do setor privado.

Vejam esse exemplo:
Em uma breve conversa com um engenheiro de uma empresa de abastecimento de água responsável pelos reparos do encanamento de uma capital aqui no Brasil me contou que todos os canos que vem da fábrica são de péssima qualidade. Em uma industria sempre saem peças que não passam pela inspeção. Não vai para uma loja onde o consumidor possa comprar, mas vão para obras publicas.
Não posso falar a capital nem a empresa por segredo profissional, mas é bem fácil de verificar. Podem ver se o mesmo não acontece na cidade de vcs.

Alguns meses atrás aqui em um supermercado de Bsbs, um garoto ao quebrou uma uma privada ao se sentar e se cortou gravemente. Pior, o supermercado nem prestou socorro. Esta privada certamente é uma destas que não foi aprovada para a venda ao consumidaor. Como esse material foiparar lá e por que?

O pessoal mete o pau nos serviços públicos, mas o sonho de todo mundo é trabalhar como funcionário público. Por que?
Porque no setor privado, além de muitos serem tratados como objetos ou pior, acabam sendo obrigados a participar ou tomar conhecimento de ilegalidades que não sentiria segurança em denunciar, além de ganharem mal. A idéia de que o setor privado só funciona pelo medo do funcionário perder o emprego é uma piada. Quando o funcionário é responsável, ele é indiferente ao medo. Na verdade, esse é o profissional que tá faltando em todo o mundo. É ele que mete a mão na massa, denuncia e até perde o emprego se suas convicções são desrespeitadas.

A tecnologia só pode ser utilizada, nesse caso, reduzindo a burocracia de ações que são prioritárias e auxiliando na transparencia destas transações. Mas sem o apoio humano…

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=carlos alexandre moscoso]
A diferença é que faz parte do interesse privado resolver problemas de gestão ou ele próprio corre o risco de extinção. O governo por outro lado não corre esse risco. Pode faltar tudo e usuários morrerem na fila, mas se os gestores publicos continuam recebendo em dia, qual o incentivo para uma boa gestão?[/quote]

rapaz, já vi história de hospitais particulares com contratos de repasses com o governo que abusam também.
o pessoal fala mal do governo e suas instituições, mas quando dá merda, é melhor algo publico do que nada.
Se os organismos públicos estão indo mal, é graças a ajuda do setor privado.

Vejam esse exemplo:
Em uma breve conversa com um engenheiro de uma empresa de abastecimento de água responsável pelos reparos do encanamento de uma capital aqui no Brasil me contou que todos os canos que vem da fábrica são de péssima qualidade. Em uma industria sempre saem peças que não passam pela inspeção. Não vai para uma loja onde o consumidor possa comprar, mas vão para obras publicas.
Não posso falar a capital nem a empresa por segredo profissional, mas é bem fácil de verificar. Podem ver se o mesmo não acontece na cidade de vcs.

Alguns meses atrás aqui em um supermercado de Bsbs, um garoto ao quebrou uma uma privada ao se sentar e se cortou gravemente. Pior, o supermercado nem prestou socorro. Esta privada certamente é uma destas que não foi aprovada para a venda ao consumidaor. Como esse material foiparar lá e por que?

O pessoal mete o pau nos serviços públicos, mas o sonho de todo mundo é trabalhar como funcionário público. Por que?
Porque no setor privado, além de muitos serem tratados como objetos ou pior, acabam sendo obrigados a participar ou tomar conhecimento de ilegalidades que não sentiria segurança em denunciar, além de ganharem mal. A idéia de que o setor privado só funciona pelo medo do funcionário perder o emprego é uma piada. Quando o funcionário é responsável, ele é indiferente ao medo. Na verdade, esse é o profissional que tá faltando em todo o mundo. É ele que mete a mão na massa, denuncia e até perde o emprego se suas convicções são desrespeitadas.

A tecnologia só pode ser utilizada, nesse caso, reduzindo a burocracia de ações que são prioritárias e auxiliando na transparencia destas transações. Mas sem o apoio humano…

[/quote]

Transparência…

Creio que esse seja o X da questão.

Continuem opinando por favor, pois quero aprender com vocês.

As pessoas querem o funcionalismo público pela estabilidade e pelo salário acima da média. Qualquer outra razão é história da carochinha.
O funcionalismo privado funciona com uma grande diferença: enquanto está tendo lucro, tudo é maravilhoso, começou a ter prejuízo, então corta-se a base da pirâmide, investe-se em sangue novo na linha de frente e muito pouco ou nada se altera em cargos de confiança e gerenciais. Porém, são estes os pontos mais deficitários desta cadeia.
Agora, adivinha quem são os candidatos a senadores, deputados, vereadores e etc? Tirando os radialistas e apresentadores de TV (agora temos uns atletas também), a grande maioria é feita destes “gestores” ruins. E veja que boa parte dele tem curso superior e até mesmo pós graduação.

O problema do Brasil não será solucionado agora, nem em 5, nem em 10 anos. A questão é aprender que educando nossos filhos e netos é que poderemos ter esperança. Só assim.
Não adianta ir para a rua agora e daqui a 10 dias esquecer o que estava fazendo lá. Não adianta entupir o facebook e o twitter com palavras de ordem e continuar fugindo das próprias responsabilidades de cidadão.

Transparência? Alguém acessa com frequência os portais de transparência mantidos pelos governos municipais, estaduais e federal? Alguém sabe como está a prestação de contas da cidade em que mora? Quanto foi investido em cada área neste semestre que passou?

Outro detalhe, essa questão de médicos e demais profissionais “furando” o ponto é algo tão antigo quanto qualquer problema social do Brasil. Só por que foi matéria na globo, no SBT, agora o pessoal vai ficar revoltadinho?
Sabemos mais do que acontece em New York, Aleppo, Cisjordânia, Faixa de Gaza e outros lugares, mas sabemos muito pouco de nosso bairro, vizinhança.
Ah, o mundo globalizou. Não importa, as relações humanas ainda são essenciais, só unidos em prol de um ou mais objetivos comuns é que chegaremos a algum lugar e esses objetivos devem considerar educação, saúde, segurança, moradia, emprego e renda. Sem isso, estamos fadados a ser um país atrasado.
Ah, os objetivos que citei estão listados na Constituição Federal da República Federativa do Brasil como sendo deveres do Estado para com seu povo que, por sua vez, é o próprio Estado em si.

[quote=Luiz Augusto Prado]
rapaz, já vi história de hospitais particulares com contratos de repasses com o governo que abusam também.
o pessoal fala mal do governo e suas instituições, mas quando dá merda, é melhor algo publico do que nada.
Se os organismos públicos estão indo mal, é graças a ajuda do setor privado. [/quote]

Não disse que o setor privado é mocinho, e o público vilão. Eu disse que o setor privado tem mais incentivos pra melhorar sua gestão. E isso acontece porque quando se leva “gato por lebre” do setor privado, o consumidor se manifesta optando por não mais fazer negócio com aquela empresa (inclusive recomendando outros a fazerem o mesmo). A empresa alvo do boicote só tem duas opções mesmo, melhorar a qualidade do produto/serviço ou ceder sua posição no mercado.

Quando é o governo, você pode até protestar levando milhões às ruas que não adianta, nada vai mudar.

Provavelmente o gestor público está levando algum do lojista, senão teria procurado outra loja. Não deve ter só uma na sua cidade.

Será que é possível uma fraude dessas sem o conhecimento de ambos?

Concordo. Esse é também o motivo dela ter sucesso.

Os protestos populares não acabaram.

O pior é que existe, mas pelas estatisticas, provavelmente não. As gravidades das fraudes compensam as investigações.