Legal, tenho grande interesse em pesquisa. Mas essa área tem um mercado legal ? As empresas estão pagando bem , este tipo de profissional ?
Mercado legal não. O Brasil investe muito pouco em pesquisa, tanto que os pesquisadores de hoje são professores. Mas o salário pra quem tá na áera dizem que é legal.
Esse é que é o brabo …Apesar de achar o ramo de pesquisa interessante, às vezes vale à pena vc investir em outras coisas do que em mestrado , doutorado … Talvez em certificações… Fico mto na dúvida em seguir carreira fazendo mestrado e doutorado , mas não ganhar quase nada pra isso , sendo que poderia tirar certificações e ficar com o curriculum chamativo para as empresas …
Somos 2.
Mas se eu tiver a chance de fazer mestrado não vou nem pensar duas vezes: vou fazer na certa.
Certificações você pode tirar… nas férias você estuda pra tirar e consegue… Já mestrado… é difícil de achar depois que sai da faculdade (digo, com bolsa). Se você se interessa por mestrado e doutorado, parta pra iniciação científica na sua faculdade, que vale a pena mesmo. Só uma coisa é certa: não vá pruma área que você não goste. Eu gosto bastante de IA, Teoria da Computação e Teoria dos Grafos, mas gosto também de Análise de Algoritmos, Estrutura de Dados e Complexidade. Tive que optar por IA e Grafos, porque na parte de Complexidade e Análise não tinha nenhum professor na faculdade. E dá pra estudar coisas em paralelo também… você não tem tanta cobrança, parece que é mais prazeroso estudar (tipo Java). Eu estudo, em paralelo, linguagens tipo Java, C, C++, Ruby e assuntos como Criptografia, Complexidade, Análise e Otimização de Algoritmos e Metodologias de Desenvolvimento. Mas é uma calmaria total pra estudar.
O que não pode parar de fazer é parar de estudar.
Abraço.
Certo. Mas , então , vc já faz mestrado né ?
Já optou por matérias …
Vc tem msn dedejava ?
Ouvi falar que geralmente, mestrado dá pra colocar pra fim de semana, tô pensando (qdo terminar a facul nesse ano), estudar pra certificação mais dia de semana e fazer o mestrado no fim de semana.
Mas, gostaria de trocar mais idéia contigo(de coisa mais particular dentro deste assunto), se puder passar o msn…
Abração !
bigwaves,
Não faço mestrado não. Estou no terceiro ano de Ciência da Computação. Tenho vários colegas que fazem mestrado, então entendo alguma coisa. Uma coisa posso te dizer com certeza: deixar o final de semana pra mestrado não tem como. Alguns mestrado exigem poucas matérias, tipo 2, 3. Mas são AS 2, 3 matérias, que você tem que ralar a semana toda pra entender (inclusive as madrugadas, ou seja, chega a ser muito pior que a faculdade, mesmo tendo poucas matérias). O que dá pra deixar pro final de semana é a pós-graduação, que algumas Universidades fornecem os cursos nos finais de semana, porque geralmente os alunos trabalham, como é o caso do ViniGodoy aqui do GUJ.
Certificação é um diferencial… não quer dizer que as empresas já aceitem quem tem certificado (alguns certificados tem MUITO peso), ou melhor, aceitem quem tem só certificação. Existem muitos profissionais sem certificação que são melhores dos que tem. Aqui no próprio GUJ é visível isso.
Se quiser falar comigo me manda e-mail, que é mais fácil de eu ver: andrebritofonseca@gmail.com
Abraço.
Me corrija se estiver errado :
O mestrado é mais interessante que a pós pq além de acrescentar no curriculum , vc pode dar aula em facul tb (ou seja, tem mais facilidade de entrar numa facul pra dar aula), não é ? Ou pra fazer pesquisas .
A questão que vejo de desvantagem de vc tirar certificação é que na realidade vc não aprende nada sobre ciência em si, mas sobre o padrão da tecnologia de programação (como java , por exemplo) e no momento de provar que sabe algo , vc sabe mais sobre os padrões da linguagem do que propriamente programar. Aí vc vai ficar preso àquilo, não vai ter mto tempo de estudar pro mestrado também.
Eu sou empregado público e pretendo continuar na área de concursos público de informática .Sou téc. de programação e pretendo continuar a estudar pra analista (me formo esse ano), vejo que seguir a carreira fazendo mestrado (dentro disso tudo que citei) seria mais vantajoso em termos de crescimento profissional e financeiro também. O que vc acha ?
Cara, vou te falar bem a verdade.
Eu vejo Mestrado como uma coisa muito proveitosa (muito mais do que pós-graduação). Você aprende a escrever melhor, na maioria das vezes aprende mais do que inglês e espanhol e aprende também a apresentar trabalhos. Tem muita gente que não vê Mestrado com olhos bons… sabe lá por que.
Se você não tiver Mestrado, só graduação, pode dar aula também, mas com mestrado, vale mais (algumas faculdades pagam mais também). Na verdade, eu acho que só não pode dar aula quem não tem graduação. Mas tem MUITA gente que não tem graduação e é muito melhor que qualquer desenvolvedor / engenheiro de software que tem por aí (aqui no GUJ mesmo você encontra profissionais MUITO bons).
Eu, particularmente, se conseguir um dia fazer mestrado, com certeza vou fazer… mesmo pensando se vou ou não ganhar bastante dinheiro, porque mestrado é uma coisa que você tem e dura muito tempo. Já, certificação é algo que pode ficar ‘deprecated’, entende? Pode cair do mercado, enfim… se o bagulho acabar, o seu certificado é um pequeno diferencial (mostra que você já levou algo a sério).
Outra coisa, depende de pessoa. Eu quero fazer mestrado e doutorado pra trabalhar no setor de P&D de alguma empresa (se não me engao o peczenyj já trabalhou na parte de P&D da HP) e conseguir uma bagagem maior de conhecimento. Mas tipo, quero programar também, entende? Programar muito! Mais do que fazer modelagens e caralho a quatro. Trabalhar em grupo então nem se fala… Quero trabalhar mesmo, entende? Sendo mestre ou doutor (resumindo, não tenho vontade de dar aulas).
Não sei se fui claro, mas é que eu acho que varia de pessoa pra pessoa.
Bom saber, vc tem exatamente a mesma idéia que eu. Vamos passar a trocar mais idéias sobre carreira.
Abração !
[quote] Liguei pra PUC e o cara falou que Ciência está 1800 pilas , que isso ?!?! ehehe Tem alguém da PUC por aí no forum ? É isso tudo msm , não tem nem como negociar?
[/quote]
Onde fica esta PUC que você ligou? Pelo que ouvi no dia 18/04/2008, PUC por um dia, o departamento de informática está desenhando o curso de Ciência da computação. Eles ainda não tem esse curso lá. Eles tem Informática ou Sistemas de informação.
E sinceramente, o melhor que você faz é prestar vestibular e tentar uma vaga na UFRJ ou UFF.
Abraços
Só tem um probleminha: se não me engano, os primeiros períodos de Ciência da Computação da UFF são cursados em tempo integral :?
Se você puder deixar de trabalhar para estudar, então ok…
Eu optei por fazer CC na UniverCidade, pois, segundo o site da instituição, este curso recebeu conceito máximo na avaliação do MEC.
Dito isso, creio que seja a melhor opção, alguém discorda? Se sim, porque?
Que dizer do curso de Ciência da Computação na Gama Filho (UGF) ? :shock:
meu filho faz na UVA muito bom(difícil tem que estudar muito)
Boa Sorte!
Para qual vc foi??
Abçs
Melhor curso CC do rio atualmente UFF, à respeito de que os primeiro periodos
são integrais é verdade, porém tem como trancar as cadeiras que são à tarde
mas vai levar mais tempo para formar-se, com relação as faculdades
particulares exceto PUC, acredito que até possa forma bem um profissional
mas com certeza esta não terá a mesma formação de um aluno
formado numa federal. Recomendo todavia a Gama Filho
da Piedade.
É, a universidade federal é ótima quando não tem uma grevezinha de 8 meses, como tive o desprazer de experimentar na adolescência.