Cara, vou te falar bem a verdade.
Eu vejo Mestrado como uma coisa muito proveitosa (muito mais do que pós-graduação). Você aprende a escrever melhor, na maioria das vezes aprende mais do que inglês e espanhol e aprende também a apresentar trabalhos. Tem muita gente que não vê Mestrado com olhos bons… sabe lá por que.
Se você não tiver Mestrado, só graduação, pode dar aula também, mas com mestrado, vale mais (algumas faculdades pagam mais também). Na verdade, eu acho que só não pode dar aula quem não tem graduação. Mas tem MUITA gente que não tem graduação e é muito melhor que qualquer desenvolvedor / engenheiro de software que tem por aí (aqui no GUJ mesmo você encontra profissionais MUITO bons).
Eu, particularmente, se conseguir um dia fazer mestrado, com certeza vou fazer… mesmo pensando se vou ou não ganhar bastante dinheiro, porque mestrado é uma coisa que você tem e dura muito tempo. Já, certificação é algo que pode ficar ‘deprecated’, entende? Pode cair do mercado, enfim… se o bagulho acabar, o seu certificado é um pequeno diferencial (mostra que você já levou algo a sério).
Outra coisa, depende de pessoa. Eu quero fazer mestrado e doutorado pra trabalhar no setor de P&D de alguma empresa (se não me engao o peczenyj já trabalhou na parte de P&D da HP) e conseguir uma bagagem maior de conhecimento. Mas tipo, quero programar também, entende? Programar muito! Mais do que fazer modelagens e caralho a quatro. Trabalhar em grupo então nem se fala… Quero trabalhar mesmo, entende? Sendo mestre ou doutor (resumindo, não tenho vontade de dar aulas).
Não sei se fui claro, mas é que eu acho que varia de pessoa pra pessoa.