Melhor forma de implementar conexao

Olá,
Amigos fique numa duvida tremenda…

Eu elaborei uma classe que faz a conexao com meu banco de dados (mysql), e usei um arquivo .properties para guardar todas as querys do aplicativo, a classe segue o padrao singleton assim eu teria apenas uma instancia da classe, logo uma conexao soh.
Agora eu pergunto :), essa seria a maneira mais apropiada de trabalahar com jdbc ? como vcs trabalham ?

  • Aplicacoes desktop

se é uma aplicação desktop, rodando só em uma máquina, a forma como vc fez ja é o suficiente, ter uma conexão sempre pronta com o banco pra ser usada… no caso de aplicações J2EE, com diversos clientes, ai sim, seria melhor ter um pool de conexões do servidor de aplicação. :slight_smile:

Matheus,

obrigado pelo esclarecimento :), se eu tivesse varios clientes (Aplicacoes Desktop) que fossem acessar essa base de dados, eu faria um pool para controlar as conexoes ?! vc teria um exempĺo ? eu procurei na net alguns exemplos e nao encontrei :frowning:

obrigado

nunca vi uma classe pronta q se faça um pool, mas acho q tu deve encontrar alguma coisa no JDBC pra ser usado, eu sempre usei o pool fornecido pelo container q eu usar, como o Tomcat ou JBoss