Melhor forma de programar um backend com um frontend desacoplado

Sou novo por aqui, e novo no mundo java, então se minha pergunta soar infantil já peço desculpas.

Pois bem,

No desenvolvimento de sistemas atual virou moda desenvolver o front-end separado do back-end usando o angular, minha pergunta é, onde vai parar o spring framework com isso, se eu quiser eu posso fazer tudo com uma api RESTFul e deixa-lo de lado? e o hibernate, tem como fazer uma implementação que o utilize e qual seria o beneficio em relação a um RESTFul simples que já vem com o netbeans?

caso conheçam algum livro que siga essa linha eu tambem agradeço a recomendação,

obrigado pela ajuda.

1 curtida

Existem diversas formas. Segue um exemplo do back-end independente: http://www.ciceroednilson.com.br/criando-um-web-service-rest-com-spring-boot-jdbctemplate-e-oracle

Mais exemplos direto do site da Spring:

Serviço:

Consumindo o serviço no browser:

1 curtida

Se for um backend orientado a serviço não tem pq usar soluções monolíticas como spring e hibernate. Na verdade, não tem nem pq usar Java. Pode ser Node.js, go, [insira sua linguagem preferida aqui]. Para o frontend não importa qual linguagem usada pra implementar o backend.

1 curtida

Isso é verdade, são pesos desnecessários. Só dei o exemplo da Spring pra ele por ele ter falado, e por Spring ser a sobrevida para Java web contra o stack padrao do Java que sempre foi ruim e acordou tarde. Mas se ele tiver numa situação independente, Go por exemplo é uma das melhores soluções.

Interessante, quais sao as vantagens (e desvantagens) de Go sobre Java?

Minha opiniao: Microservices não é bala de prata, tem que usar quando for necessário. Nem sempre um monolito é desvantajoso, frente aos microservicos.E Java não é tão pesado assim tb, pra excluir assim sem saber os requisitos, e nem tão complicado de startar um projeto, principalmente se usar o Spring Boot.

Respondendo ao topico: