Melhor Gerador de Código

Senhores,
Estou fazendo uma pesquisa, qual é na opinião de vcs o melhor gerador de código no mercado?
OBS: Particularmente não gosto, mas tem uma empresa que quer comprar um e por não saber apelo para quem sabe

[quote=fabioEM]Senhores,
Estou fazendo uma pesquisa, qual é na opinião de vcs o melhor gerador de código no mercado?
OBS: Particularmente não gosto, mas tem uma empresa que quer comprar um e por não saber apelo para quem sabe[/quote]
Gerar código do que exatamente?

O melhor gerador de codigo na minha opniao eh um bom desenvolvedor de software em carne e osso :stuck_out_tongue:

Agora se fala de Maker, Genexus et al, eh buxa, eu daria um belo de um conselho para nao fazerem isto, conheco pessoalmente um grande orgao publico do meu estado que entrou na onda do Maker, enquanto era CRUD ate que tava indo, mas quando surgia algo fora do padrao, BOOOMMM, enrosca. Resumo da opera: ta la a bomba a mais de 2 anos com apenas um sistema em producao se arrastando, ja jogaram um tanto de coisa fora, tiveram que contratar consultoria da propria softwell pra dar continuidade a bomba toda, milhoes jogados no lixo, e um misero sistema no ar, que ainda por cima consegue travar chrome e firefox com tanto lixo de javascript que gera.

Mas é exatamente esse o objetivo dessas empresas que vendem esse tipo de produto. Os clientes caem numa armadilha e ficam altamente dependentes dos serviços deles.

Com certeza! Fora isso não se tem nenhum que valha a pena.

O bom progrador, este gera código redondo.

1 curtida

Eu trabalho com uma ferramenta geradora de código assim e posso te garantir que o melhor gerador é e sempre será o própio programador, conforme os colegas falaram

É que não existe milagre.
Você pode colocar um milhão de tratamentos diferentes para criar código e sempre haverá uma série de situações em que nenhuma daquelas combinações fará sentido.
Eu trabalho desenvolvendo para um ramo de atividade extremamente complexo, o de distribuição de medicamentos, e, posso te dizer que um gerador de código aqui será só para criar a classe (como o ArgoUML faz). Todo o resto teria de ser refeito.

Tanto é que normalmente se faz o contrário (você compra um sistema como o SAP, que tem um core de código “fechado”, e contrata consultores para customizar o sistema para suas necessidades. )

Gerar um sistema a partir de uma especificação é normalmente algo que continua a ser um sonho :slight_smile:

[quote=fabioEM]Senhores,
OBS: Particularmente não gosto, mas tem uma empresa que quer comprar um e por não saber apelo para quem sabe[/quote]

O melhor é o que vc fez.
Se vc quem fez vc sabe como melhora-lo e corrigi-lo.
O de terceiros vc pode depender de suporte.

Tive uma experiencia com uma ferramenta geradora de código indiana em 2003
Na epoca tinhamos um grande projeto pra fazer e o gerente achou boa idéia testar essa ferramenta, pois era da mesma multinacional que trabalhavamos.
A ferramenta pegava uma estrutura de banco de dados relacional e geraria os CRUD´s automaticamente com base nessa modelagem com o JSP interface HTML e tudo mais.
Na teoria ótimo, mas na prática, consegui fazer em um dia o que o indiano levou um mês pois não era customizável, e o código gerado era pessimo.
Por ser teste de conceito a ferramenta foi abandonada, chamava-se MASTERCRAFT, virou piada na TATA Brasil por muitos anos.

Bons tempos aqueles, boa parte dos amigos que trabalharam lá hoje estão muito bem na vida, verdadeira fábrica de profissionais de ponta nos seus anos iniciais.

Cara eu atualmente estou trabalho com uma ferramenta assim, e vou citar os pontos fracos e fortes de um gerador de código:
Fortes:
-Você consegue produzir mais em menos tempo ( isto levando em considerações programas pequenos a médios, e com operações básicas, por exemplo relatórios, cadastros em gerais etc…)
-É fácil aprender a programar. Os comandos não são complexos e até um cachorro aprende a programar em pouco tempo
-Você consegue passar o MESMO código escrito entre multi-linguagens. Ou seja, se eu escrevo um código neste gerador, eu consigo usá-lo para gerar um programa tanto em c# quanto em java por exemplo.

Fracos:
-Código gerado é horrível de entender. Não da pra customizar ou meter a mão. Código muito ruim de ler.
-Performance do programa gerado é ridícula.
-Fazer integrações de tecnologias/frameworks é praticamente impossível. Muito trabalhoso.
-Para se fazer aplicações complexas você apanha. Como eu falei antes ele é bom “levando em considerações programas pequenos a médios, e com operações básicas”, se você precisar de algo que não está na “caixa de areia” da ferramenta, você apanha.

Enfim eu NÃO indicaria para sua empresa fazer isto, eu usaria o bom e velho gerador de código, o programador humano hehe

Olá pessoal, eu gostaria de dizer que realmente geradores de sistemas são uma porcaria nenhum atende com a qualidade que se deveria,
Isso porque existem situações e situações, o exemplo mais básico é o cruzamento de frameworks e fontes de dados como
SWING x Database x tipo de Dadabase, SWING x WebServices, JSP x Database… e depois ainda vem o cruzamento entre fontes de dados…

E com relação há geradores de códigos ai sim eu sou muito a favor porque compiladores possuem geradores de código para máquina embutidos por exemplo.

E mais ainda, gerar trechos de código como drivers fixos de acesso a repositórios especificos é fantástico, mas notem que eu estou sendo bem específico “gerador de sistema” é uma coisa e “gerador de código” é outra coisa.

E o problema se multiplica ainda mais quando os usuários(programadores) não veem os limites e objetivos de cada ferramenta, se você quer um código específico você tem que ensinar um programa a escrever um código.

Há cinco anos eu venho trabalhando em um gerador de código independente de linguagem, framework e estrutura de dados e
e sempre que eu comento sobre ele logo as pessoas acham que é um escritor de código fixo ou um gerador de sistemas como essas porcarias que existem.

Modelos fixos são um tipo de geração de códigos quando se usa o Eclipse ou o Visual Studio e usa opção “Novo Projeto” ou “Nova Classe”, isso é um modo de gerar código de uma maneira bem simples mas é, porque eles geram parte do código inicial.

Particularmente eu prefiro o termo “Replicador de Códigos” ao invés de “Gerador de Códigos”.

É claro que nada vai substituir um sábio e experiente programador, porque esse sim sabe tomar decisões e resolver problemas, mas as ferramentas estão ai para auxilia-lo.

Você é o técnico você tem que obter a experiência deles para que você saiba onde encaixa-los. Eu posso citar muitos geradores, Velocity, Transformica, T4, CodeGen…, mas se você não os testar não vai saber os limites de cada um.