Melhor Linguagem Para Iniciar

Olá,
Não sou bem um iniciante, mas um testador de linguagens até agora, mas não sei qual escolher, pois depois de um tempo para você fazer coisas grandes você precisa de muito e muito conhecimento ai desisto e parto pra outra linguagem, mas não sei em qual posso me fixar, então estou pedindo ajuda aqui, pois eu queria saber qual é a melhor linguagem que seja rápida de pegar e de fazer grandes coisas, mas sem ter de pagar para ter compiladores ou IDEs como no caso no Visual Studio, mas lembre-se que eu ja testei Java, C++, bem pouco de Rails, Delphi e Python.
Lembre-se que não importa a idade da linguagem como Clipper e não importa o OS para ela.

Só postei isto aqui na parte de .Net porque não existe uma parte geral de programação neste fórum.

Obrigado,
Nathan Paulino Campos

Se eu fosse começar com programação eu definitivamente começaria com C. Depois Ruby ou Python paralelamente com Haskell.

Então irei me aprofundar mais com o C++.

Boa escolha!

Acho que independente da sua escolha da linguagem, o “aprendizado rápido” vai depender de você. Se você for auto-didata, consegue entender conceitos próprios da linguagem em pouco tempo. Agora sintaxe, só com o tempo mesmo…
Sobre o “não ter que pagar nada para ter compiladores”; hoje, para estudantes mesmo, a Microsoft disponibiliza uma série de ferramentas para download e utilização, sem custo algum.

Programa Microsoft Dreamspark

O que acho legal em programação, particularmente falando, é a forma que você pode interagir entre as linguagens e em diversos ambientes!
Java com C++, Java com Ruby e por aí vai…
Flw, abçs!

Eu iria mais pro lado do C, para aprender o que as outras linguagens costumam esconder, como gerenciamento de memória, estruturas de dados.

É meio chato de ver gente por aí que não tem nem idéia de como uma ArrayList ou LinkedList são implementados. Vendo isso nu e cru, você consegue saber que algorítmos são melhores para um caso ou outro.

apesar de ser apaixonado por Java, acho eu que php é a mais facil… mais como os outros amigos já disseram tudo depende da pessoa !

Na minha opinião, linguagem é tudo igual… if, else, while, arrays, etc…

Claro que tem pequenas diferenças de uma para outra…

Acho que antes de qualquer coisa você deve estudar bastante lógica de programação e orientação a objetos…

O resto fica muito mais fácil…

Eu diria que é mais aprender a como não programar.

Estruturas de dados entre outros conceitos de memória, SO, etc, são coisas básicas que qualquer estudante de ciência de computação aprende na faculdade.

Eu acho que boas linguagens para se aprender a programar são aquelas que:

  • Não dependem de uma IDE para você programar;
  • São interativas - você executa um comando, ele já lhe dá uma resposta.

Você pode tentar o Python ( http://www.activestate.com/activepython/ se for em Windows, ou já vem instalado se for alguma versão do Linux), por exemplo. É bem organizada e permite você aprender vários conceitos sem ter de usar muita "burocracia" (que é típica do Java, Cobol e outras linguagens).

Não aprenda C logo de cara; a minha evolução de linguagens foi:

Calculadoras programáveis -> Basic (não o VB, que não sou tão novo assim) -> Pascal (não o Delphi, que não sou tão novo assim) -> Lisp -> C -> C++ -> Java

Acho que C é uma péssima linguagem para aprender para quem não sabe nada.
Se quer aprender alguma coisa que usa os "intestinos" da máquina, aprenda Assembly logo de cara, e depois parta para o C. Embora seja difícil um emprego que precise de Assembly (usualmente só engenheiros eletrônicos usam Assembly hoje em dia), é bom para aprender como é que as coisas funcionam.

normalmente, toda instituição tende a ensinar pascal, por ser uma linguagem tipada e regrada. Linguagens como java e c podem ser muito confusas inicialmente, principalmente c++.

Agora, antes de saber linguagem, tem que saber muito bem a lógica.

http://www.americanas.com.br/prod/48129/BookStore?i=1
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Livro-de-linguagem-Pascal-de-graca

Se eu pudesse voltar no tempo teria aprendido a programar usando Python.

[quote=nathanpc]Olá,
Não sou bem um iniciante, mas um testador de linguagens até agora, mas não sei qual escolher, pois depois de um tempo para você fazer coisas grandes você precisa de muito e muito conhecimento ai desisto e parto pra outra linguagem, mas não sei em qual posso me fixar, então estou pedindo ajuda aqui, pois eu queria saber qual é a melhor linguagem que seja rápida de pegar e de fazer grandes coisas, mas sem ter de pagar para ter compiladores ou IDEs como no caso no Visual Studio, mas lembre-se que eu ja testei Java, C++, bem pouco de Rails, Delphi e Python.
Lembre-se que não importa a idade da linguagem como Clipper e não importa o OS para ela.

Só postei isto aqui na parte de .Net porque não existe uma parte geral de programação neste fórum.

Obrigado,
Nathan Paulino Campos[/quote]

O problema não é lingugaem, mas a forma como pensa o seu programa. Coisas grandes são um problema. A solução é a composição de coisas pequenas, IMO.

Escolha sua próxima linguagem pensando nisto.

[quote=mochuara]
O problema não é linguagem, mas a forma como pensa o seu programa. Coisas grandes são um problema. A solução é a composição de coisas pequenas, IMO.
Escolha sua próxima linguagem pensando nisto.[/quote]
Perfeito hoje saindo do desenvolvimento Orientado a Codigo para o desenvolvimento Orientado a Serviço, esssa composição de coisas tem regencia para funcionar então precisamos pensar em linguagens promovam SOA.

Recomendo abaixar o Eclipse IDE Workshop Weblogic for Oracle e começar a estudar linguagem nesse cenário para Oracle Service Bus, java é candidata sim, vc deve procurar saber como a solução funciona nessas futuras Enterpriser.

Isso ai !!!

Eu aprenderia hoje, assim como fiz no passado, Python. Fácil de entender, poderosa e abrangente.
Depois passaria para uma linguagem mais comercial, como C# e Java, que são as mais indicadas. Claro, não esqueça do Ruby :smiley: .

[quote=djemacao]Eu aprenderia hoje, assim como fiz no passado, Python. Fácil de entender, poderosa e abrangente.
Depois passaria para uma linguagem mais comercial, como C# e Java, que são as mais indicadas. Claro, não esqueça do Ruby :smiley:
[/quote]

É ai quem vem o X da questão, e você aprende Python e compreende seus limites e extensibilidade, se sim você já consegue produzir significativos resultados se não vai ficar a deriva de não compreender melhor o que você quer objetivar, da forma que vc sabe java ou usar o jpthon e não tera perda de produção se você nunca tinha se que ouvido falar em python, requisitos também cobrem aspectos das linguagems de programação.

[quote=Marcio Duran][quote=mochuara]
O problema não é linguagem, mas a forma como pensa o seu programa. Coisas grandes são um problema. A solução é a composição de coisas pequenas, IMO.
Escolha sua próxima linguagem pensando nisto.[/quote]
Perfeito hoje saindo do desenvolvimento Orientado a Codigo para o desenvolvimento Orientado a Serviço, esssa composição de coisas tem regencia para funcionar então precisamos pensar em linguagens promovam SOA.

Recomendo abaixar o Eclipse IDE Workshop Weblogic for Oracle e começar a estudar linguagem nesse cenário para Oracle Service Bus, java é candidata sim, vc deve procurar saber como a solução funciona nessas futuras Enterpriser.

Isso ai !!!
[/quote]

Hein??

[quote=mochuara]

Hein??[/quote]

Você quer programar C++ para WebService ???, ou você não utilizaria WSDL ???

Agora eu digo Hein ???

Para quem está aprendendo sempre acho que linguagens de script como PHP, Python, Ruby até Javascript são mais indicadas. Pela simplicidade tanto de programação, que permite que o cara se procupe mais com a lógica do que com estruturas da linguagem, como pelo ambiente fácil de configurar e pelo fato de poderem ser escritos programas de forma procedural.

Realmente C dá ao programador um bom conhecimento de como as coisas funcionam por baixo, mas acho que isso é algo que deve ser visto já quando se tem uma boa base. O mesmo para Orientação a Objetos, as experiências que eu vi de turmas que começam aprendendo orientação a objetos de cara não foram muito bem sucedidas.

Tanto é que acho mais fácil ensinar recursão (!) que orientação a objetos, se o aluno nunca viu programação na vida.

vixe, a primeira linguagem que eu vi na faculdade foi Haskel, sou traumatizado com recursão até hoje :cry: . Mas que foi ótimo para se ensinar o básico, isso foi.