Melhor Linguagem Para Iniciar

Olá,
Não sou bem um iniciante, mas um testador de linguagens até agora, mas não sei qual escolher, pois depois de um tempo para você fazer coisas grandes você precisa de muito e muito conhecimento ai desisto e parto pra outra linguagem, mas não sei em qual posso me fixar, então estou pedindo ajuda aqui, pois eu queria saber qual é a melhor linguagem que seja rápida de pegar e de fazer grandes coisas, mas sem ter de pagar para ter compiladores ou IDEs como no caso no Visual Studio, mas lembre-se que eu ja testei Java, C++, bem pouco de Rails, Delphi e Python.
Lembre-se que não importa a idade da linguagem como Clipper e não importa o OS para ela.

Só postei isto aqui na parte de .Net porque não existe uma parte geral de programação neste fórum.

Obrigado,
Nathan Paulino Campos

Se eu fosse começar com programação eu definitivamente começaria com C. Depois Ruby ou Python paralelamente com Haskell.

Então irei me aprofundar mais com o C++.

Boa escolha!

Acho que independente da sua escolha da linguagem, o “aprendizado rápido” vai depender de você. Se você for auto-didata, consegue entender conceitos próprios da linguagem em pouco tempo. Agora sintaxe, só com o tempo mesmo…
Sobre o “não ter que pagar nada para ter compiladores”; hoje, para estudantes mesmo, a Microsoft disponibiliza uma série de ferramentas para download e utilização, sem custo algum.

Programa Microsoft Dreamspark

O que acho legal em programação, particularmente falando, é a forma que você pode interagir entre as linguagens e em diversos ambientes!
Java com C++, Java com Ruby e por aí vai…
Flw, abçs!

Eu iria mais pro lado do C, para aprender o que as outras linguagens costumam esconder, como gerenciamento de memória, estruturas de dados.

É meio chato de ver gente por aí que não tem nem idéia de como uma ArrayList ou LinkedList são implementados. Vendo isso nu e cru, você consegue saber que algorítmos são melhores para um caso ou outro.