Melhor maneira de cadastrar produtos no sistema

Bom dia…(quase boa tarde)
Gostaria de saber qual seria uma maneira aceitável para cadastrar os produtos no sistema na fase de implantação.

Pois muitos clientes passam pela mesma dificuldade. Eles implantam um sistema depois de um tempo com o estabelecimento funcionando.

Levando-se um exemplo uma loja de roupas, existe muitos produtos a serem cadastrados levando vários dias e as vezes até meses para cadastrar, dependendo do estabelecimento.

O problema é que chega em um determinado momento em que tem a metade do estoque cadastrado e outra metade não…
Então ou cadastra tudo com estoque zerado, depois faz uma recontagem tudo denovo, ou cadastra um grupo de produtos por dia, ex: todas as calças, depois todas as camisas… assim… pode ir dando baixa nas calças vendidas no sistemas, porém as blusas, tem que ir anotando no papel…e por aí vai…

Alguém já passou por isso, e tem alguma abordagem mais prática para esse momento de implantação do sistema…
Frisando: Isso acontece quando o estabelecimento tem um estoque com grande variedade de produtos…que simplesmente não pode ser cadastrado tudo em um ou dois dias…

Antes de trabalhar com TI, trabalhei em uma empresa que tinha um estoque grande. Mais de 3000 itens.

Passei por uma troca de sistemas, onde em um final de semana fechamos a empresa para contagem de estoque. Reviramos tudo, contamos tudo e relacionamos tudo.

Tudo foi acertado no sistema, pois já existiam vendas com reserva de estoque e esse tipo de coisa.

Após tudo acertado, foi dado entrada no estoque.

Não imagino um modo “indolor” de fazer isso. O mais sensato ao meu ver seria parar a empresa durante um dia, ou pegar um final de semana(como foi no meu caso), contar tudo e acertar tudo.

Fazer esse tipo de coisa com a empresa “funcionando” é bucha e dificilmente acerta o estoque corretamente…

Não imagino um estabelecimento que demore “meses” pra cadastrar estoque. A não ser que seu cliente seja um grande armazém ou industria com milhares e milhares de itens em estoque.

A questão é botar na cabeça do cliente que sistema, e principalmente sistema que lida com estoque, é um ponto crítico para o negócio e merece o máximo de atenção possível. A maioria dos clientes enfrenta a informatização dos processos como sendo apenas mais gasto, não dão importância e depois colocam a culpa no sistema quando o estoque fura, vendedor vende e não tem pra entregar.

Cansei de passar por isso enquanto usuário, e em todos os casos o culpado foi o patrão que negligenciou o cuidado necessário com o processo…

Obrigado, vou propor isso ao cliente…
Também acho que essa seria uma maneira mais sensata

Caso seja possível, é melhor separar em etapas:
1- Cadastramento dos itens
2- Entrada dos saldos
A etapa 1 pode ser efetuada na fase de implantação.
A etapa 2 tem que ser efetuada de uma vez.

[quote=A H Gusukuma]Caso seja possível, é melhor separar em etapas:
1- Cadastramento dos itens
2- Entrada dos saldos
A etapa 1 pode ser efetuada na fase de implantação.
A etapa 2 tem que ser efetuada de uma vez.
[/quote]

Justamente esses passos que seguimos, esqueci de citar…

Primeiro fizemos um levantamento confrontando estoque físico com todos os produtos cadastrados(pode acontecer da empresa comercializar produtos sob encomenda), cadastramos tudo e só então foi dada a entrada em estoque.

Acredito que esse é o método mais sensato…

Pode parecer esdrúxulo, mas nas situações que eu passei em cenários similares, a solução foi Access, macros no Excel e para imagens (tratamento), rotinas no Photoshop.

De forma grosseira, a idéia é conectar o Access ou o Excel na base, cadastrar na planilha e exportar para lá, quando existem alguns padrões facilita muito. Bem mais rápido que preencher os formulários de CRUD na mão.