Melhor maneira de desenvolver aplicações SWING no eclipse

Galera, desculpe pela dúvida extra básica. Seguinte, qual a melhor maneira de se desenvolver aplicações Swing no eclipse? Ouvi falar de um plugin, um tal de VE, mas ouvi dizer também que é péssimo e foi descontinuado!
Será que a melhor maneira é desenvolver na mão mesmo? (não estou levando em consideração o netbeans, pois preciso trabalhar com eclipse) :lol:

Eu tb gostava muito do eclipse mas to vendo que a IDE esta ficando pra atrás em muitos pontos ,como suporte ao J2ME e ao jsp, eu faço o seguinte abro o netbeans , pego o valor setbounds e jogo no eclipse,mas o vp e bom sim da da suporte a outras api como o SWT

Alguém já trabalhou com o framework SwingBean? Se sim, quais as principais vantagens percebidas nele?

Ja utilizei o Eclipse por um bom tempo.
Já tentei utilizar o Visual Editor.
Já tentei fazer tudo na mão.
Já tentei fazer tudo na mão com o auxílio do JGoodies.

Já também testei um plugin (pago) chamado WindowBuilder Pro, o qual é muito bom… se quiser conferir:
http://www.instantiations.com/windowbuilderpro/default.htm

Hoje utilizo o NetBeans, por esta razão e por uma porção de outras.
Posso afirmar que o Matisse do NetBeans é muito superior ao Visual Editor.

Mas às vezes sinto saudades do Eclipse, principalmente quando tento editar um código gerado pelo NetBeans e não consigo.

Fazer o que… nada é perfeito.

Abraços

Marcos A. C. Jordão’’

rpz eu tenho uma seria duvida sobre isso… se faz na mao mesmo ou plugin… estava querendo iniciar os estudos em swing… tenho ate umas boas apostilas… mais nao sei se vou nos plugin ou na mao… assim… eu nao gosto do netbeans… tudo nele eh o contrario no eclipse… ate para criar uma classe uauha… enfim adoro eclipse… seria bom. q a galera veterana… desse opnioes… sobre aos iniciantes, plugin ou na mao?

Também gostaria de saber mais a respeito, pois também estou iniciando os estudos em Swing.

[ ]

Eu recomendo o uso de uma abordagem top-down: use uma ferramenta de alto nível com um framework de alto nível para começar e vá estudando o que eles usam/o código que geram à medida que for evoluindo.

Como ferramenta recomendo o Matisse do NetBeans e como framework pra desenvolvimento Swing o genesis.

já trabalhei com SWING na unha mesmo… na ponta dos dedos…

mas era sofrimento demais…

hoje, desenvolvo pra web e trabalho com frameworks… e vejo mais ainda que eu sofria… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

entao… em relação a IDE… vai de NETBEANS mesmo… ja framework nao posso falar nada… nao conheço…

eu fazia o MVC na unha… :smiley: :smiley:

Para mim, eu fiz um bom caminho.
Ficando um tempo fazendo na unha, sabendo realmente como as coisas funcionam.
Hoje mesmo o NetBeans gerando minhas interfaces eu consigo saber o que está acontecendo e caso não me satisfaça, eu consigo alterá-la à meu gosto.

tu precisas conhecer os componentes do swing, como usá-los, pq, mas pra isso não precisa ficar fazendo as coisas na unhas, isso é perda de tempo, use as IDE apenas para fazer o layout das telas, o resto vc pode muito bem fazer via código, personalizando conforme sua necessidade.

Olá

Já trabalhei com vários projetos grandes em Swing, alguns com mais de 100 telas. A primeira coisa que a gente fazia era criar a identidade gráfica do projeto. Isto significava fazer o seguinte:

  1. Definir os tamanhos padrões de tela (no máximo 2), espaçamento entre componentes, tamanho e ícones dos botões, etc. Isto era feito com ajuda de designer gráfico porque programador só faz caca em termos de estética.
  2. Definir os padrões de navegação, critérios e formatos para entrada de números e datas, validação de dados, etc.
  3. Criação de componentes gráficos para serem reutilizados durante o projeto.

Para a etapa 1, acho muito bom usar uma IDE. Pode ser qualquer uma. No projeto do banco postal o analista usou VB para criar os protótipos das telas e passar para os desenvolvedores o que ele queria que constasse da tela. Mas a tela final era feita com os componentes criados pelo artista gráfico.

Para efetivamente desenvolver os sistema, o uso da IDE complica muito porque depois de definidos os tamanhos de tela, botões e espaçamentos, colocar os componentes na tela era muito difícil porque os componentes existiam como código Java e não como facilidades gráficas do tipo do Delphi. Então minha experiência com sistema Swing é de que qualquer IDE serve porque não será usado Matisse, VEP ou qualquer outra coisa para instanciar um componente.

O uso de IDE é bom para quem desenvolve sistemas tipo VB em que cada tela é diferente da outra e fica aquela salada visual que a gente vê muito por aí.

[]s
Luca (tocando fogo na discussão)

pessoal, alguem sabe me dizer se tem alguma forma FACIL de instalar os plugins ou baixá-los p/ se trabalhar com swing no eclipse?

aqui só da pau :frowning:

Cara…eu acho o VE uma merda mesmo.

Aconselho fazer na mão.

Nós aqui criamos umas classes que leem arquivos XML e montam as telas a partir dele, então agora nós só trabalhamos com XML.

Mas sinto saudades do NetBeans (agora a gente usa Eclipse) e seu Matisse…

Trabalhei gastante com swing ja… sofri muito com o VE…

Agora para layout de tela use o Jigloo é um plugin para o eclipse ele abre layout feitos pelo VE, NETBEANS…

Espero ter ajudado…

[quote=BrunoLeonardo]Galera, desculpe pela dúvida extra básica. Seguinte, qual a melhor maneira de se desenvolver aplicações Swing no eclipse? Ouvi falar de um plugin, um tal de VE, mas ouvi dizer também que é péssimo e foi descontinuado!
Será que a melhor maneira é desenvolver na mão mesmo? (não estou levando em consideração o netbeans, pois preciso trabalhar com eclipse) :lol: [/quote]

O VE tem bugs? Sim, assim como toda aplicação.

É descontinuado? Não e a versão 1.4 já tem suporte completo ao Eclipse Ganymede (versão 3.4).

Funciona? Sim, desde que se policie um pouco quanto a construção da aplicação swing. Ele funciona com a idéia de getters privados, modulando o código em péquenos métodos, evitando uma total bagunça. O código gerado é bem organizado, legível e entendível (em oposição a algumas IDEs que geram código complexo e desorganizado).

Para pequenas e médias aplicação em swing, funciona que é uma beleza. Agora para leiautes mais complexos, pode ter alguns bugs que podem dar dor de cabeça. Mas eu aconselho. Para pequenas aplicações, é muito bom.

apenas complementando o Marco Biscaro…

segue o nosso pequeno bate-bola sobre o VE … com os links para baixar ele

http://www.guj.com.br/posts/list/15/115030.java#623610

tb axava que o projeto estava descontinuado, mas na verdade não esta ^^

Olá Pessoal,

Não sei se já houviram falar no “Visual Swing 4 Eclipse”, eu instalei no Eclipse e estou achando muito produtivo… Deem uma olhadinha… não custa nada e acho que não vão se arrepender… abaixo segue o link do pluggin

http://www.eclipseplugincentral.com/Web_Links-index-req-viewlink-cid-1449.html

Abraço a todos…

Faça tudo na mão mesmo, não fica na dependência de IDE.

Só framework que tem alguns que são bem uteis

[quote=mgbm13]Faça tudo na mão mesmo, não fica na dependência de IDE.

Só framework que tem alguns que são bem uteis[/quote]

Ressuscitou um tópico de 3 anos de idade para dizer isso?!?

Pois é Vini, seria interressante colocar na página inicial de “tópicos recentes” a data do primeiro post.

Abraço.