Saudações a todos,
Minha dúvida é de certa forma bem geral, apesar de ser sobre um assunto mais avançado.
Estou com um pepino enorme aqui. Iniciamos um novo projeto que utilizará um sistema open-source gigantesco (no total existem 3913 arquivos .java). Este sistema contém diversas funcionalidades, mas inicialmente nosso projeto não utilizará nem 10% do que este sistema oferece. É claro que mesmo estes 10% são de grande valia, e é por isso que foi tomada a decisão de utilizar este sistema.
Como é praticamente impossível estudar o fonte inteiro para ter uma boa noção do que acontece, gostaria de levantar a seguinte questão: Qual é a melhor maneira de se estudar um código novo???
Inicialmente pensei na possibilidade de executar o sistema em modo debug no Eclipse e ir monitorando a dinâmica do código. Seria excelente se tivessemos uma ferramenta que gravasse automaticamente um log do Debug. Alguém conhece alguma ferramenta que faça isto? No caso, mesmo sem setar os break-points esta ferramenta iria gravando todas as classes e métodos pelos quais o código passou.
Uma outra dúvida é a respeito de ferramentas de Engenharia Reversa para gerar documentação, já que este sistema é muito pobre em sua documentação. Alguém sugere alguma ferramenta para isto?
E no mais, se alguém tiver alguma sugestão, ou se alguém já passou por situação parecida, por favor me deem algumas idéias.
Muito obrigado