Melhor maneira de gerenciar conexão do JPA

Bom dia!

Desde que começei a trabalhar com Hibernate, percebi que a antiga maneira manual de |Abre conexao| Executa SQL | Fecha conexão | era muito trabalhosa e passivel a erros.
Descobri que usando o famoso OpenSessionInView com o Hibernate facilitaria muito as coisas. Mesmo abrindo e fechando a conexãp/transação, fica de uma forma transparente para meus ManagedBeans
Desde então, utilizo isso sempre em meus projetos, apenas adaptei para trabalhar com JPA:

Web.xml

<filter> <filter-name>JPASessionRequestFilter</filter-name> <filter-class>br.com.teste.JPASessionRequestFilter</filter-class> </filter> <filter-mapping> <filter-name>JPASessionRequestFilter</filter-name> <url-pattern>*.jsf</url-pattern> </filter-mapping>

Meu Filter:

[code]public class JPASessionRequestFilter implements Filter {

public void doFilter(ServletRequest request, ServletResponse response, FilterChain chain) throws IOException, ServletException {

try {
		JPAHelper.beginTransaction();
		chain.doFilter(request, response);
		JPAHelper.commitTransaction();

} catch (Exception e) {
		e.printStackTrace();

}
}

public void init(FilterConfig filterConfig) throws ServletException {	}

public void destroy() {	}

}[/code]

Sendo assim, sempre que chamar qualquer action JSF, ele sempre abrirá minha conexão/transação, e comitará no final.
Tudo isso funciona perfeitamente, mas sempre tive a impressão de que esta implementação é um pouco frágil.
Projetos grandes sempre usam datasource dos application servers, mas na verdade nunca usei, sempre fiz usando Filters e sempre funcionou.

Qual é a real vantagem de se usar a transação controlada pelo contâiner ? Usando filtros, não fico acoplado no contâiner.
Como um contâiner com o JBoss AS, por exemplo, pode me dar uma garantia de escalabilidade e confiança nas transações e conexões JPA ?

Caso eu configure o pool do C3P0 direto no meu persitence.xml, faria grandes diferença usar um datasource do application server ?

[quote=rubao123]Bom dia!

Desde que começei a trabalhar com Hibernate, percebi que a antiga maneira manual de |Abre conexao| Executa SQL | Fecha conexão | era muito trabalhosa e passivel a erros.
Descobri que usando o famoso OpenSessionInView com o Hibernate facilitaria muito as coisas. Mesmo abrindo e fechando a conexãp/transação, fica de uma forma transparente para meus ManagedBeans
Desde então, utilizo isso sempre em meus projetos, apenas adaptei para trabalhar com JPA:

Web.xml

<filter> <filter-name>JPASessionRequestFilter</filter-name> <filter-class>br.com.teste.JPASessionRequestFilter</filter-class> </filter> <filter-mapping> <filter-name>JPASessionRequestFilter</filter-name> <url-pattern>*.jsf</url-pattern> </filter-mapping>

Meu Filter:

[code]public class JPASessionRequestFilter implements Filter {

public void doFilter(ServletRequest request, ServletResponse response, FilterChain chain) throws IOException, ServletException {

try {
		JPAHelper.beginTransaction();
		chain.doFilter(request, response);
		JPAHelper.commitTransaction();

} catch (Exception e) {
		e.printStackTrace();

}
}

public void init(FilterConfig filterConfig) throws ServletException {	}

public void destroy() {	}

}[/code]

Sendo assim, sempre que chamar qualquer action JSF, ele sempre abrirá minha conexão/transação, e comitará no final.
Tudo isso funciona perfeitamente, mas sempre tive a impressão de que esta implementação é um pouco frágil.
Projetos grandes sempre usam datasource dos application servers, mas na verdade nunca usei, sempre fiz usando Filters e sempre funcionou.

Qual é a real vantagem de se usar a transação controlada pelo contâiner ? Usando filtros, não fico acoplado no contâiner.
Como um contâiner com o JBoss AS, por exemplo, pode me dar uma garantia de escalabilidade e confiança nas transações e conexões JPA ?[/quote]

Penso eu que o melhor gerenciador de transações e conexões JPA seja o EntityManager!

Sim, já estou usando o EntityManager. A minha classe JPAHelper faz isso:

[code]package br.com.test.testingConsole.utils;

import java.util.List;

import javax.persistence.EntityManager;
import javax.persistence.EntityManagerFactory;
import javax.persistence.Persistence;
import javax.persistence.Query;

public class JPAHelper {

private static EntityManagerFactory entityManagerFactory;
private static EntityManager entityManager;

static{
	entityManagerFactory = Persistence.createEntityManagerFactory("TestPU");
	entityManager = entityManagerFactory.createEntityManager();
}

public static void beginTransaction(){
	entityManager.getTransaction().begin();
}

public static void commitTransaction(){
	entityManager.getTransaction().commit();
}

public static void persist(Object object){
	entityManager.persist(object);
}

public static void update(Object object){
	entityManager.merge(object);
}

public static Object getObjectByID(Class<?> clazz, Object id){
	return entityManager.find(clazz, id);
}

public static List getAll(Class clazz){
	Query query = JPAHelper.entityManager.createQuery("from " + clazz.getName());
	return query.getResultList();
}

}
[/code]

Minuha dúvida é:
O que eu faço é o ideal ou um Application Server pode me ajudar a melhorar isso ?