Boa noite, sei que o meu post parece repetitivo pelo nome do instanceof mas é que gostaria da ajuda de você para resolver uma implementação que acho muito feia mas não achar uma forma melhor de fazer.
O problema: estou utilizando uma API de terceiros para fazer um parser, essa API em determinado momento me retorna um List de classes que implementam uma interface genérica, preciso percorrer esse list e fazer o devido tratamento para cada classe, então criei um método que recebe cada objeto e faço o tratamento com o instancef verificando o tipo do objeto e fazendo o tratamento.
Muitas vezes vi neste fórum e em outros falando para evitar o uso de instanceof e também um numero exagerado de if´s. Gostaria de saber, qual a melhor forma de fazer esse tratamento então sem utilizar essa estrutura.
Ex.:
public interface Expression {
}
public class Parse {
public void parse(Expression expression){
if(expression instanceof Table){
this.parseTable((Table)expression);
}else if(expression instanceof Function){
this.parseFunction((Function)expression);
}else if(expression instanceof Procedure){
this.parseProcedure((Procedure)expression);
}else{
//DEMAIS IMPLEMENTACOES
}
}
}
public void parse(Table table) {
this.parseTable(table);
}
public void parse(Function function) {
this.parseFunction(function);
}
public void parse(Procedure procedure) {
this.parseProcedure(procedure);
}
E ainda mataria todos os if’s.[/quote]
Olá! Mas ainda assim ele não precisaria de “ifs” para saber qual função chamar?
Acho que o jeito que foi feito não está ruim, tendo um local só pra alterar quando necessário…
Abraços.[/quote]
De jeito nenhum!
Você não conhece o conceito de sobrecarga de métodos?
Todos estes tipos que ele avalia com os IF’s implementam a interface citada.
Fazendo um método pra cada tipo ele se livra dos IF’s e do instanceof, utilizando a sobrecarga. A própria JVM vai saber qual método chamar baseando-se no tipo passado como argumento…
this.parseTable(table);
}
}
}
Acho que o jeito que foi feito não está ruim, tendo um local só pra alterar quando necessário…
Abraços.[/quote]
De jeito nenhum!
Fazendo um método pra cada tipo ele se livra dos IF’s e do instanceof, utilizando a sobrecarga. A própria JVM vai saber qual método chamar baseando-se no tipo passado como argumento…[/quote]
[quote=Ruttmann]
Fazendo um método pra cada tipo ele se livra dos IF’s e do instanceof, utilizando a sobrecarga. A própria JVM vai saber qual método chamar baseando-se no tipo passado como argumento…[/quote]
Na verdade, a sobrecarga de método não funciona exatamente assim.
Ela irá utilizar o tipo declarado do objeto e não a classe da instancia como base.
O ideal seria o método parse pertencer a interface Expression, daí você poderia usar polimorfismo.
[quote=AbelBueno][quote=Ruttmann]
Na verdade, a sobrecarga de método não funciona exatamente assim.
Ela irá utilizar o tipo declarado do objeto e não a classe da instancia como base.
O ideal seria o método parse pertencer a interface Expression, daí você poderia usar polimorfismo.[/quote]
Mas AbelBueno,
Com isso não limitaria o cara a apenas uma assinatura do método? Ou usaria a sobrecarga dentro da interface?
this.parseTable(table);
}
}
}
Abraços.[/quote]
De jeito nenhum!
Conheço o conceito sim… entendi agora, valeu![/quote]
mas como o list me retorna um Expression preciso de alguma forma fazer o cast de Expression para Table, Function e demais, pois o java não faz isso implícito, correto ?
Lendo melhor a documentação da API vi uma solução para melhorar a implementação, é implementado nele um padrão de projeto chamado Visitor, que resolve esse problema. Estou tentando utilizar esse padrão.