Melhor usar o quÊ?

Bom dia a todos.
Estou num projeto onde estamos com uma dúvida quanto à interface.
O sistema vai rodar em rede, portanto, multiplos acessos

Pensamos em estar utilizando SWING na interface, mas existe a possibilidade de ter hardware de baixo poder de processamento. Então veio a idéia de utilizarmos JSP, o sistema rodaria no servidor de aplicação e a interface rodaria num browser.

Qual das possibilidades vc’s indicam. Deixar o hardware fraco, ou fazer swing e colocar pré-requisitos.

Falow

Cara…

Deixe-me fazer um merchandize!!!

Você pode optar pelo Thinlet para fazer sua interface gráfica!! Ela é bém leve!
O Daniel Destro é fera no assunto e ainda escreveu dois super artigos sobre o assunto nas duas últimas edições da Java Magazine!!!

Um Abraço!!

Olha cara … vai depender muito do tipo da aplicação…

se ela exigir o uso de componentes gráficos … arrastar elementos gráficos paineis etc etc … o jeito é swing mesmo…

mas se for só entrar dados … exibir tabelas de resultado …

e no máximo exibir uma imagem gerada automaticamente … jsp serve muitissimo bem…

mas como disse depende da aplicação…

A tendência e rodar tudo no browser mesmo, mas tem os prós e contras as quais vc deve estudar muito bem antes de tomar a decisão.

A)Browser
1-sistema centralizado
2-Não necessita vc instalar nada no cliente pois o nevegador é o cliente universal
3-facilidade de manutenção e expanção do sistema.
4-agilidade no desenvolvimento , com ajuda de dezenas de Frameworks que podem causar impacto positivo e significativo em tua aplicação.
5-possibilidade de usar uma inteface com o usuario mais rica.

e se vc adotar os padrões corretos pode ter inumeros beneficios.

B)Swing
1-dá pra fazer qualquer coisa com ele. :slight_smile:
2-Se pode usar o JWS para atualização automatica.(muito bom o recurso).
3-possibilide de usar alguns XML -> GUI, facilitando assim o desenvolvimento da aplicação(Tipo Thinet).
4- :frowning: curva de aprendizado não é das mais rápidas.
5- :frowning: mesmo com o JAVA5 ainda é necessário ter bastante memoria.(depedendo da aplicação)
6-se não optar pelo JWS tem de instalar o sistema cliente por cliente. :frowning:

Poxa quase matei o Swing. AHUAHUAHUA

Opnião: Sempre que penso em desenvolver algo em Swing e vejo aplicações simples e poderosas rodando no browser com uma leveza extrema e com Frameworks que agilizam o processo de desenvolvimento, acabo optando pela facilidade do desenvolvimento WEB.

mesmo assim hoje dá pra fazer quase tudo pra rodar na Web.

Más cada caso é um caso :wink:

Você diz mais bonitinha?..
Andei pesquisando e achei muita coisa pra deixar o SWING bem apresentável tb, utlizando LookAndFell bem legais…

Seria isso, quando vc disse mais rica???

[quote=reizin][quote=kartler]
A)Browser
.
.
.

5-possibilidade de usar uma inteface com o usuario mais rica.
[/quote]

Você diz mais bonitinha?..
Andei pesquisando e achei muita coisa pra deixar o SWING bem apresentável tb, utlizando LookAndFell bem legais…

Seria isso, quando vc disse mais rica???[/quote]

Não Não …
Rica mesmo Lazlo, XUL, FLEX ,Flash + Java (Show).

sem muito blah blah ,

   independente da aplicação , se vc pode escolher escolha modelo WEB.

t+

E se eu precisar utilizar recursos avançados de interface, tipo drag and drop ou menu suspenso… aquele que aparece quando clica co mo botão direito do mouse em cima de um item qualquer da tela???

Acho que a melhor interface depende da necessidade do cliente!

Um Abraço!

[quote=kartler]

Não Não …
Rica mesmo Lazlo, XUL, FLEX ,Flash + Java (Show).[/quote]

Cara do céu… eu tô tentando integrar isso JAVA+Flash só que em outro projeto mas tô quase desistindo. É meio complicado, não tô achando material pra estudar. Talvez vc possa me passar alguma coisa.
Falow.

[quote=reizin]Cara do céu… eu tô tentando integrar isso JAVA+Flash só que em outro projeto mas tô quase desistindo. É meio complicado, não tô achando material pra estudar. Talvez vc possa me passar alguma coisa.
Falow.[/quote]

Integrar em que sentido?
Trabalhei em um projeto em que o cliente era uma aplicação em Flash, se comunicando com outra aplicação Java rodando no JBoss.

É fazer a interface no Flash (somente um Form para entrada de dados), mas quem vai fazer alguma coisa mesmo é o JSP.

Enviar pro JSP, isso dei conta de fazer usando “loadVariablesNum”, agora, tive mais dificuldade no retorno. Como foi visto trouxe mais de um “reizin”, vamos supor que o reizin que procuro é o de “id 2”. Como faço para estar “lincando” o reizin 02 com seus dados pessoais. Sendo que, para cada retorno traga um link como por exemplo “http://localhost:8080/teste.jsp?pesqID=2

Reizin, isso eh um problema de arquitetura da sua aplicacao, e nao da integracao entre Flash e Java em si…

OK… Vamos lá, tô mais perdido do quê nunca.
Pessoal, alguém sabe de algum material que eu possa estar estudando?
Realmente estou boiando. :?:
Gostaria de estudar para não fazer perguntas como:

Bom, antes de mais nada, entenda bem HTTP. Tudo que se passa no HTTP eh de extrema importancia pra todo desenvolvedor web, e quando a coisa vai pro lado do Flash, que faz um monte de comunicacao assincrona via HTTP, eh mais importante ainda. Isso inclui saber de tras pra frente a diferenca entre GET, POST, HEAD e amigos.

Depois, procure dar uma olhada em como as outras aplicacoes funcionam - se voce quer entender como cookies funcionam, por exemplo, um tutorial vai ajudar, mas se voce quiser dominar cookies, entender como a Amazon e o Google Ads funcionam provavelmente vai trazer mais retorno. Praticamente tudo que se pode fazer com um browser ja foi feito, entao nao deve ser dificil encontrar uma aplicacao pra servir de exemplo, e se vc nao entender exatamente o que ta pegando, engenharia reversa no codigo sempre da aquela forcinha :wink:

Isso é lenda.

]['s

Blz cv…
Vou me aprofundar no assunto.
Mas, sempre que surgir dúvida, voltarei…
Brigadão mesmo galera…

Abraço a todos.