Sendo novato em Java, interessado em desenvolver profissionalmente, preciso de um computador decente para rodar este tipo de aplicação.
Testei Netbeans e Eclipse e ambos são um pouco lentos , ao carregar e em alguns outros momentos durante o desenvolvimento. Parece-me que ambos “pensam” muito em algumas situações.
Atualmente tenho um Athlon 64 2.800 com 512Mb de Ram , placa de video de 64MB e HD IDE de 80 Gb.
Gostaria de saber o que posso melhorar em minha máquina para ter um desempenho melhor ? Memória , Processador ou HD ?
Tanto o Eclipse quanto o NetBeans usam muita memória (o NetBeans é particularmente guloso);
Eles acessam muitos arquivos (ou seja, o cache de disco que o sistema operacional faz em memória é particulamente importante.)
Esses programas comportam-se melhor em máquinas com 1GB ou mais de memória. (Em um sistema de que participei, embora o sistema fosse bastante “bobo” - Tomcat + HSQLDB + Eclipse 2.1 - solicitamos que todas as máquinas de desenvolvimento fossem atualizadas para usar 1GB de memória, porque estava muito lento ter “só” 512MB…
Bem… não vai ter jeito mesmo, vou ter que enganar o escorpião que mora no meu bolso e adquirir ao menso 1Gb de memória ( uns R$260 ).
Se os dois IDEs fazem tanto Swap… não seria adequado ter dois HD distintos ? Um para o Windows e o outro para as aplicações. Desta maneira ele poderia acessar os dois discos “simultaneamente”. Não ?
O acesso a arquivos é feito só na hora que você vai iniciar o Eclipse ou o NetBeans. Se você iniciar e encerrar várias vezes o Eclipse ou o NetBeans, vai ver que cada vez ele começa mais rápido porque os arquivos .class e .jar estão já no cache de disco do sistema operacional.
Acho que não é preciso ter 2 HDs. (Mas um HD rápido nunca é demais )
Cara, se você tá começando e tem um PC de configuração modesta, use BlueJ. Te digo, é o melhor pra quem tá aprendendo e é leve.
Depois que já estiver acomodado com a linguagem, parta para o JCreator ou outros desse tipo.
Quando tiver um pc bom, vá de Eclipse.
Eu já perdi muito tempo com Eclipse e NetBeans (meu pc é um lixinho). Dá, no total, tipo 24 horas de travação.
[quote=dedejava]Cara, se você tá começando e tem um PC de configuração modesta, use BlueJ. Te digo, é o melhor pra quem tá aprendendo e é leve.
Depois que já estiver acomodado com a linguagem, parta para o JCreator ou outros desse tipo.
Eu já perdi muito tempo com Eclipse e NetBeans (meu pc é um lixinho). Dá, no total, tipo 24 horas de travação.[/quote]
BlueJ? Cara, você deve estar de zoação. O BlueJ mesmo sendo pequeno, ocupando pouco espaço e pouca memória consegue ser tão ou mais lerdo quanto o netbeans. A navegabilidade e a usabilidade dele é horrível. O tratamento dele em relação a erros de compilação é uma bosta (ele fica mostrando um erro de compilação de cada vez dentro de uma caixinha pequena que é horrível). Ele não tem funcionalidades básicas de importar JARs, importar arquivos java, renomear classes ou pacotes ou mudar classes de um pacote para outro. Não há forma de se configurar parâmetros de compilação, em especial o classpath, o que faz o BlueJ ser quase inútil para quem trabalha com JDBC por exemplo.
Enfim, ultimamente eu acho melhor trabalhar com o bloco de notas e com o compilador via linha de comando do que pelo BlueJ.
[quote=victorwss][quote=dedejava]Cara, se você tá começando e tem um PC de configuração modesta, use BlueJ. Te digo, é o melhor pra quem tá aprendendo e é leve.
Eu já perdi muito tempo com Eclipse e NetBeans (meu pc é um lixinho). Dá, no total, tipo 24 horas de travação.[/quote]
BlueJ? Cara, você deve estar de zoação. O BlueJ mesmo sendo pequeno, ocupando pouco espaço e pouca memória consegue ser tão ou mais lerdo quanto o netbeans. A navegabilidade e a usabilidade dele é horrível. O tratamento dele em relação a erros de compilação é uma bosta (ele fica mostrando um erro de compilação de cada vez dentro de uma caixinha pequena que é horrível). Ele não tem funcionalidades básicas de importar JARs, importar arquivos java, renomear classes ou pacotes ou mudar classes de um pacote para outro. Não há forma de se configurar parâmetros de compilação, em especial o classpath, o que faz o BlueJ ser quase inútil para quem trabalha com JDBC por exemplo.
Enfim, ultimamente eu acho melhor trabalhar com o bloco de notas e com o compilador via linha de comando do que pelo BlueJ.[/quote]
Como eu falei,
pra aprender eu não recomendo mais nada.
Além de que, o BlueJ aqui na minha casa, na faculdade e no pc de outros amigos ficam a mesma coisa: bem mais rápido que o NetBeans. Falo por experiência própria.
Java = objetos = memoria.
Muita memoria. Quanto mais melhor. 2 Gb é o minimo hoje em dia.
O disco tem que ser rápido. melhor quanto mais rotações e/ou cache. O tamanho em si não é muito importante,mas quanto maior mais lento é em pesquisas. Isso pode ser ruim. Pode sempre fazer partições se necessário…
O resto é menos relevante.
Tenha 2 Gb de memória… o micro de desenvolvimento normalmente sobe um servidor de aplicações (jBoss) e um servidor de danco de dados (ex: MySQL) além do Eclipse por exemplo.
Minha modesta sugestão é vc vender sua maquina pra um amigo por 500 reais e pegar um micro novo no Extra, Carrefour, sei lá, por 1.300 reais.
Veja isto com um investimento… 10x130 reais, sendo que com a venda do seu micro vc já paga 4 prestações… e no futuro, terá um salário acima de 3 mil reais por mês.