Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

é verdade, não deveria exagerar desse jeito po… não existe nesse lugar com tanto… mar…rs

agora falando serio, pelo que foi dito ai, a cidade que me parece que se encaixa mais eu digo sem muito conhecimento de causa é o rio de janeiro mesmo…

não paga tão bem quanto são paulo, mas paga bem, melhor que a maioria das capitais, qualidade de vida razoável (comparando também com outras capitais), não chega a ser uma Curitiba da vida mas também não tem estes trânsitos intermináveis de sp, transporte publico lotado parecendo aquelas imagens de trem indiano de piadas da vida… enfim, tem praia que você queria…

se não for rio, parece que o mercado em Brasilia também é bom, não sei como é a qualidade de vida de la…

ai entre outras cidades você teria que escolher entre qualidade de vida mais alta e salários mais baixos ou o contrário, que é o caso de sp. Quanto a sp posso te contar como é, pegar condução em horários de pico (tipo la para umas 7:30 na ida para os centros comerciais e voltar la pelas 18:00 ±) é sinônimo de passar nervoso e aperto, não sei se vc ja viu as pocas vezes que apareceu em jornais, o povo se empurrando e literalmente se batendo para entrar no metro… bom isso acontece todo santo dia nesses horários, eu evito ao máximo, se você evitar estes horários ainda vai pegar conduções cheias mas não vai ser estes absurdos…
De carro você tem mais conforto, mas a gasolina é cara, o estacionamento nos grandes centros comerciais é absurdamente caro (o estacionamento na vila olimpia por exemplo você gasta 30 reais para ficar um dia fácil, menos que isso é um achado), isso fora os congestionamentos… Resumindo até da para a qualidade de vida não ser assim tão ruim, mas você tem que ter uma noção de algumas coisas, em especial de horário…
Quanto morar perto do trabalho você escolhe, ou você mora longe do trabalho, ou paga la para 1.5K de aluguel em média, o aluguel de um apzinho minusculo nos grandes centros de sp é isso…

[/quote]

pois é, esse é o problema, morar perto do trabalho custa caro, mas morar longe deve ser um estresse. Isso são coisas que não gosto muito de grandes cidades, mas não tem o que fazer…
tenho boas referências de Curitiba, para mim seria até mais viável que RJ… vi que tu comente de Curitiba, será melhor que RJ?[/quote]

eu citei Curitiba por que dizem ser certa referência em qualidade de vida… não a conheço bem… teve tópico aqui nesse forum que o pessoal reclamou muito de Curitiba em compensação dos salários, do mercado em si, mas ai é outra coisa.

na verdade eu acho que mesmo no rio de janeiro, se você seguir certas “precauções” você não vai ser assaltado… isso varia coisas como onde você vai e em que horário, aqui em sp não é tão diferente disso…

[quote=giovanni_dalfre][quote]Ótimas informações lelodois,
nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

[quote]
lelodois wrote:
Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Vagas: Não faltam
Transporte: Carro
Transporte público: Sem condições, longe e cansativo.
Fretado: Muito trânsito
Trânsito matinal: Pego pouco, acordo bem cedo.
Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.
Gasolina cara: Uso GNV
Manutenção carro: Alta

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital. [/quote][/quote]

Há alguns meses atras eu morava a cerca de 55km de onde eu trabalho. Fretado demorava cerca de 50 minutos, mas de carro dava para fazer 30 - 40 minutos.

Agora estou morando na mesma cidade, cerca de 12km de onde trabalho. Demoro de 30-40 minutos para chegar, de carro, por causa do trânsito da cidade…[/quote]

Hum, parece ser comum isso em cidades maiores. Se não tiver jeito, vai isso mesmo… mas 12 km já está bem melhor

[quote=drsmachado][quote=fredferrao]Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.

E é pertinho do litoral, um pulo pra passar um fim de semana na praia.

Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.[/quote]
Curitiba teve uma boa qualidade de vida há 15 - 20 anos. Hoje, proporcionalmente, é uma São Paulo.
Os índices de violência são altos, para a população que temos. O trânsito é caótico (tendo em vista que os motoristas curitibanos são, de longe, os piores que conheço). Claro que não temos congestionamentos de 40km, mas cruzar a cidade, percurso de menos de 30 minutos, em horário de pico só pode ser feito em duas a duas horas e meia.
Gasolina mais cara que em cidades reconhecidamente abastadas, como Balneário Camboriú (a média do litro de gasolina, em Curitiba é de 2,799, enquanto que na cidade catarinense gira em torno de 2,60), mesmo tendo a refinaria a menos de 20Km (na cidade de Araucária) e o porto a menos de 150 Km (em Paranguá).
Morar no centro ou em bairros nobres? Não vai sair por menos de R$ 1500 a 2000. Sem contar gás, condomínio, telefone, luz e água.
Transporte público até funciona, quando não é período letivo (quando não tem aulas). A estrutura está defasada em, pelo menos, 10 anos. Curitiba possui a incrível média de um automóvel por habitante. Cidade ecológica! Só que não…
Salários, dependem da tua capacidade de negociação (e do desespero, pois, você não será louco de recusar os R$ 2000 se tua família não tem o que comer).
Mas não posso negar que existem muitas vagas. Eu, por exemplo, tenho dois empregos. Só não tenho mais por falta de tempo mesmo.[/quote]

Boas informações, parece ser o problema das grandes cidades que tem bons salários. Pelas minhas conclusões, Curitiba ainda parece ser melhor que cidades como São Paulo e Florianópolis… mas ainda é cedo para falar.

[quote=fredferrao][quote=aprendiz.devel]Ótimas informações lelodois,
nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

[quote=lelodois]Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Vagas: Não faltam
Transporte: Carro
Transporte público: Sem condições, longe e cansativo.
Fretado: Muito trânsito
Trânsito matinal: Pego pouco, acordo bem cedo.
Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.
Gasolina cara: Uso GNV
Manutenção carro: Alta

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital.

[/quote][/quote]

Eu moro a 10km e ja estou me mudando mais pra perto devido ao transito que ta brabo aqui(principalmente pelos elefantes brancos dos viadutos inacabados que phoderam a cidade ainda mais) hehe, é tenso mesmo e em SP a coisa piora, tenho um colega que mora em Guarulhos e trampa em São Paulo, la o bixo pega, começar o dia as 5 da manha e chegar em casa as 20, quiçá 21 não é mole não.[/quote]

Tu é de onde fredferrao?

[quote=aprendiz.devel]

Tu é de onde fredferrao?[/quote]

Porto Velho - RO

[quote=fredferrao][quote=aprendiz.devel]

Porto Velho - RO[/quote]

Legal, e como é por aí mercado para desenvolvedores? tem noção de salário para jr e pleno?

[quote=aprendiz.devel]Bom dia galera,

Acredito que esse deve ser um assunto bastante discutido no fórum, mesmo assim, gostaria muito da opinião de vocês sobre as melhores cidades para desenvolvedores de software morar.

Atualmente moro em uma região bem no interior e o meu objetivo seria buscar uma cidade maior, de preferência próxima ao mar. Além disso, gostaria de considerar não só o salário, mas a qualidade de vida, custo de vida, valorização do profissional e tudo mais. Fiz algumas pesquisas na internet e levantei algumas cidades que parecem interessantes e adicionei alguns pontos que considerei ao classificar, além dessas, aceito quaisquer outras sugestões. E não tenham medo de “meter o pau” na cidade.

• Porto Alegre/RS
    (+) Li muitos elogios para essa cidade por ser um polo tecnológico com muitas ofertas na área de software;
    (+) Li ser a melhor capital da américa do sul em qualidade de vida;

• São Paulo/SP
    (+) Mercado competitivo possibilita melhor remuneração;
    (+) Muitas das boas universidades;
    (-) Filas, congestionamentos, perigosa, estresse

• Florianópolis/SC
    (+) Ótimo lugar devido as praias e atrativos turísticos;
    (-) Custo de vida altíssimo;
    (-) Alta prostituição dos desenvolvedores de software;
    (-) Salários baixos;
    (-) Cartel de salários entre os empresários;

• Curitiba/PR
    (+) Mercado de software promissor;
    (+) Bons salários;
    (-) Custo de vida alto;

Além dessas acima, acredito existir mais. Abaixo coloquei algumas, mas se tiver mais podem colocar. Qualquer sugestão é bem vinda.

• Manaus/AM
  • Recife/PE
  • Salvador/BA
  • Rio Verde/GO
  • Paranaguá/PR

Abraços![/quote]

Desculpa ai mas tenho que fazer uma correção no seu post:

• Curitiba/PR
    (-) Mercado de software promissor;
    (-) Bons salários;
    (-) Custo de vida alto;

Moro em Curitiba e posso lhe dizer que o mercado e salario daqui é péssimo. O Mercado de TI daqui esta na mão apenas de 2 empresas. O salario ta um lixo por causa da concorrência extremamente alta. O que teve um pequeno aumente estes tempos foi o mercado de SAP porem mais focado a administração e não propriamente TI. A área de TI esta morrendo por aqui… A maioria do pessoal que eu conheço e trampa na área ou foi para outro lugar como SP, Brasilia, Canada, ou mudou de ramo ou esta desempregado.
Alias tenho um colega que mora em SP e ta desempregado. SP a coisa não ta tão promissora tbm… É meus amigos o jeito é mudar de área ou de país…

Brasília só perde pra São Paulo em relação a quantidade de vagas na área de TI.
E apesar do custo de vida ser alto (não maior que São Paulo), os salários são muito bons

[quote=cristianonasciment]Brasília só perde pra São Paulo em relação a quantidade de vagas na área de TI.
E apesar do custo de vida ser alto (não maior que São Paulo), os salários são muito bons [/quote]

Legal cristianonasciment, fala um pouco mais sobre esse mercado. Quanto estão pagando ± para desenvolvedor jr e pleno? As empresas são boas de trabalhar?

[quote=aprendiz.devel][quote=fredferrao][quote=aprendiz.devel]

Porto Velho - RO[/quote]

Legal, e como é por aí mercado para desenvolvedores? tem noção de salário para jr e pleno?
[/quote]

Bem fraco, quase inexistente, existem umas 3 empresas que tem sistemas de automação comercial(Delphi, até clipper tem :P) que contratam desenvolvedores de fato, nem sei dizer se há a separação jr, pleno e senior, mas creio q não pagam muito mais que 2k, talvez os programadores q estão la dentro a anos devem ganhar seus 4k, mas realmente não vejo algo maior que isto. Ai tem algumas empresas grandes que não são de TI e tem seus próprios programadores, mas tambem não saberia dizer a média salarial.

O que resta aqui para a nossa área, com bons salários é o setor público mesmo, TJ, MP e tribunais federais da vida.

Fora isto tenho colegas que fazem os freelas, sites e portais, tiram uma boa grana com isto. Mas geralmente estão em um órgão publico e fazem os sites nas horas vagas.

Qualidade de vida: Péssima;
Transporte público: horrivel;
transporte no teu carro: cheio de buraco e gargalos no transito, nao sei da onde saiu tanto carro, ai pra ajudar tem os viadutos inacabados no meio da cidade, com desvios improvisados e o escambal, é um PESADELO. Preço da gasolina: 2,90, etanol: não compensa.
preço de imoveis: ABSURDO, principalmente depois do inicio da construção das usinas hidrelétricas, estão fazendo duas aqui, ai teve o BOOM imobiliário, com grandes construtoras chegando e enchendo de condominios a cidade, e consequentemente inflando o preço, em 2005 um ap de 70m2 era na faixa de 80mil, hoje um de 70m2 com 3 quartos, sendo 1 suite, nao sai por menos de 180k.

Este é o Porto Velho pra quem tiver interesse :lol:

Outro lugar q eu tinha interesse de ir é Goiânia, até porque tenho familiares por la e conheço a cidade, qualidade de vida é boa la, e o custo tambem, só não faço idéia de como é o mercado de TI por la. Alguem de Gyn ae?

[quote=fredferrao][quote=aprendiz.devel][quote=fredferrao][quote=aprendiz.devel]

Porto Velho - RO[/quote]

[/quote]

Bem fraco, quase inexistente, existem umas 3 empresas que tem sistemas de automação comercial(Delphi, até clipper tem :P) que contratam desenvolvedores de fato, nem sei dizer se há a separação jr, pleno e senior, mas creio q não pagam muito mais que 2k, talvez os programadores q estão la dentro a anos devem ganhar seus 4k, mas realmente não vejo algo maior que isto. Ai tem algumas empresas grandes que não são de TI e tem seus próprios programadores, mas tambem não saberia dizer a média salarial.

O que resta aqui para a nossa área, com bons salários é o setor público mesmo, TJ, MP e tribunais federais da vida.

Fora isto tenho colegas que fazem os freelas, sites e portais, tiram uma boa grana com isto. Mas geralmente estão em um órgão publico e fazem os sites nas horas vagas.

Qualidade de vida: Péssima;
Transporte público: horrivel;
transporte no teu carro: cheio de buraco e gargalos no transito, nao sei da onde saiu tanto carro, ai pra ajudar tem os viadutos inacabados no meio da cidade, com desvios improvisados e o escambal, é um PESADELO. Preço da gasolina: 2,90, etanol: não compensa.
preço de imoveis: ABSURDO, principalmente depois do inicio da construção das usinas hidrelétricas, estão fazendo duas aqui, ai teve o BOOM imobiliário, com grandes construtoras chegando e enchendo de condominios a cidade, e consequentemente inflando o preço, em 2005 um ap de 70m2 era na faixa de 80mil, hoje um de 70m2 com 3 quartos, sendo 1 suite, nao sai por menos de 180k.

Este é o Porto Velho pra quem tiver interesse :lol:

Outro lugar q eu tinha interesse de ir é Goiânia, até porque tenho familiares por la e conheço a cidade, qualidade de vida é boa la, e o custo tambem, só não faço idéia de como é o mercado de TI por la. Alguem de Gyn ae?[/quote]

Poh fredferrao, estamos na mesma então, o jeito é ver um lugar que vale a pena…

Diz a lenda aki de Brasília que tem em média 5.000 vagas em aberto na área de TI aqui na cidade.
A maioria dos contratos aqui é para trabalhar nos órgãos públicos.
Aqui em Brasília existem mais de 200 empresas na área de TI e a maioria presta serviço pro governo.
Os salários variam. mas já vi muito pleno ganhando 5k e senior 7-8 k… mas isso varia do contrato, tempo de experiência, etc…

[quote=luistiagos]
Desculpa ai mas tenho que fazer uma correção no seu post:

• Curitiba/PR
    (-) Mercado de software promissor;
    (-) Bons salários;
    (-) Custo de vida alto;

Moro em Curitiba e posso lhe dizer que o mercado e salario daqui é péssimo. O Mercado de TI daqui esta na mão apenas de 2 empresas. O salario ta um lixo por causa da concorrência extremamente alta. O que teve um pequeno aumente estes tempos foi o mercado de SAP porem mais focado a administração e não propriamente TI. A área de TI esta morrendo por aqui… A maioria do pessoal que eu conheço e trampa na área ou foi para outro lugar como SP, Brasilia, Canada, ou mudou de ramo ou esta desempregado.
Alias tenho um colega que mora em SP e ta desempregado. SP a coisa não ta tão promissora tbm… É meus amigos o jeito é mudar de área ou de país…[/quote]

Estranho, meu colega saiu de Porto Velho com o peito e a coragem, foi pra Curitiba, colocou o curriculo em um site e recebeu varias propostas, em 1,5 meses tava escolhendo qual emprego ficava, com média salarial de 4k+, isto pra um primeiro emprego, me passou uma ótima impressão do mercado, inclusive me chamando pra ir pra la q tinha vaga na empresa dele e que ele tava escolhendo onde ficava, e das empresas que passou nenhuma foi estas consultorias grandes de 3 letrinhas. A que ele esta agora é de comércio exterior, recebeu uma proposta boa tambem para trabalhar num instituto/centro de pesquisa desenvolvimento técnologico nao consigo lembrar o nome agora, saiu desta foi pra la, nao gostou do ambiente e tals e voltou pra traz.
A coisa ta tão boa, que ele levou uns amigos daqui pra la, uns técnicos outros programadores, e esta ele mesmo com uma consultoria, ja esta com uns 3 alocados em empresas, enquanto continua trabalhando na empresa de comex. Isto tudo ele fez o ano passado.
Tenho outro conhecido la tambem que trabalha no centro tecnologico da Microsoft.

Esta é a visão que tenho do mercado em Curitiba :shock:

fred, já pensou em investir em imóveis?? 8)

É um ótimo mercado, porém, está mais favorável vender do que comprar, exceto que encontre uma ótima oportunidade de compra…

Concordo!Qualquer casa hoje em dia está R$ 500.000,00, é preciso procurar bastante um lugar que pareça desvalorizado, mas que tenha potencial para ser um bom local futuramente, aí sim o lucro é grande caso contrário o prejuízo é extremo…

Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial
nos últimos anos, com esse suposto crescimento econômico.

Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Boas oportunidades de carreira, crescimento profissional e experiência
(+) Existem empresas sérias no mercado daqui (minoria).
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.

(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
Hospitais e shoppings são o mais pleno exemplo disso.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.

Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.

[quote=fredferrao]
Estranho, meu colega saiu de Porto Velho com o peito e a coragem, foi pra Curitiba, colocou o curriculo em um site e recebeu varias propostas, em 1,5 meses tava escolhendo qual emprego ficava, com média salarial de 4k+, isto pra um primeiro emprego, me passou uma ótima impressão do mercado, inclusive me chamando pra ir pra la q tinha vaga na empresa dele e que ele tava escolhendo onde ficava, e das empresas que passou nenhuma foi estas consultorias grandes de 3 letrinhas. A que ele esta agora é de comércio exterior, recebeu uma proposta boa tambem para trabalhar num instituto/centro de pesquisa desenvolvimento técnologico nao consigo lembrar o nome agora, saiu desta foi pra la, nao gostou do ambiente e tals e voltou pra traz.
A coisa ta tão boa, que ele levou uns amigos daqui pra la, uns técnicos outros programadores, e esta ele mesmo com uma consultoria, ja esta com uns 3 alocados em empresas, enquanto continua trabalhando na empresa de comex. Isto tudo ele fez o ano passado.
Tenho outro conhecido la tambem que trabalha no centro tecnologico da Microsoft.

Esta é a visão que tenho do mercado em Curitiba :shock: [/quote]

Curitiba não eh a maravilha que todo mundo pinta, mas tambem não eh o pior dos mundos. O mercado eh relativamente bom e sobram vagas, há bons salários e ruins salários. Se voce tiver um bom conhecimento pode conseguir salarios acima de 5k, embora nao seja facil.

Um programador pleno vai ficar entre 2.5 e 3.5 k.

Sobre ser “dominada” por duas empresas, isso não existe. Eu nunca trabalhei nem na GLT, nem na GVT, nem na CINQ, nem na BRQ, nem na Stefanini (nao sei qual dessas foi apontada com “duas” empresas). De todo mundo que ja trabalhou comigo, que me lembro, alguns já passaram por essas empresas, mas em todos os casos foram passagens curtas, pois o mercado fora das grandes “consultorias” é maior e paga melhor do que nelas.

Com um bom conhecimento aqui voce nao fica desempregado, quanto ao salario vai depender de negociacao, mas gira em torno disso que eu falei.

Os pontos fracos da cidade:
É violenta, principalmente pra quem vem de cidades pequenas e nao esta acostumado a isso. O indice de homicidios eh alto, apesar de estar localizado, na maioria, nas areas mais pobres. Mesmo, ao contrario do que parecem pensar as classes mais abastadas, esses marginais saem dos seus “redutos” frequentemente.

O trânsito é complicado, mesmo Curitiba sendo uma cidade pequena (territorialmente falando), onde tudo é perto, em horários de pico o trânsito é irritante. Mas nada comparado a Sao Paulo. O transporte público já foi melhor, mas ainda eh um dos melhores do Brasil, o que tambem não significa muita coisa.

O frio pode assustar muito quem não gosta ou não está acostumado. Em junho, julho e agosto temperaturas negativas não são raras.

E finalmente, acho que o grande problema da cidade: o povo. O Curitibano é frio, não gosta de conversa, não é de fazer amizade facilmente, não gosta de bater papo com estranhos, não costuma cumprimentar os vizinhos, nem são de visitar uns aos outros, exceto os amigos de longa data.

Alguém poderia falar mais de Brasília?
Pontes negativos e positivos em relação a cidade e a área de TI, por exemplo.

Valeu, ótimo tópico. :smiley:

Eu também gostaria de saber …