Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

[quote=Metallica]Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial
nos últimos anos, com esse suposto crescimento econômico.

Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Boas oportunidades de carreira, crescimento profissional e experiência
(+) Existem empresas sérias no mercado daqui (minoria).
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.

(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
Hospitais e shoppings são o mais pleno exemplo disso.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.

Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.[/quote]

Cara, concordo com QUASE tudo que você disse, mas acredito que muita coisa é relativo conforme a região, por exemplo, eu não vejo esse trânsito todo que todo mundo fala em São Paulo… Moro na região da vila formosa (ZL), e trabalho na região da LAPA (ZO), são 22 km pra ir e 22 km pra voltar do serviço, e não acho que demorar em média 35 minutos de manhã ou a noite para fazer esse percurso e 50 a tarde possa ser considerado ruim.

E não é de manhã 5 horas não… hoje mesmo (sexta) sai de casa 8:25 e antes das 9 estava no estacionamento que fica a 5 minutos andando do escritorio. Ah! como do escritorio para a faculdade são 5 minutos andando, deixo o carro no estacionamento pela manhã e retiro somente após a faculdade… mensalidade de 150 reais…

se viesse de metro, gastaria +/- 1:30 e mais o desconforto de andar em pé e muitas vezes super apertado

Agora é claro, se for trabalhar pro lado da vila olimpia, santo amaro, eu pegaria muito transito e gastaria muito mais tempo, por isso que para pensar em trocar de emprego, teria que estar muito insatisfeito ou receber uma proposta muito, muito boa!

Eu ficaria muito feliz se nossa coleta de lixo, limpeza de ruas, praças, etc, fossem mais eficiente e que nossas ruas fossem menos esburacadas, acredito que se cuidássemos melhor da coleta de lixo, eliminaríamos muitos problemas com enchente (consequentemente saúde, transito, e outras tantas coisas) . mas isso parece não ser vontade nem dos nossos governantes e nem da população em sua maioria, enfim, no geral eu gosto de São Paulo e acho que dá para viver “super” bem!

[quote=kicolobo]Estiveem no Recife semana passada e fiquei muito bem impressionado com uma iniciativa da cidade chamada Porto Digital (http://www.portodigital.org/)

Alguém aqui tem referências sobre lá? É realmente tão bacana quanto parece?
[/quote]

Até onde eu sei o porto digital oferece incentivos fiscais e a infraestrutura. Tem muitas empresas grandes (ThoughtWorks, C.E.S.A.R, Motorola, Microsoft, etc) e startups no porto digital (no site tem a lista), mas não sei te dizer quanto aos salários e etc.

O que eu posso falar é sobre a cidade.

(-) Aluguel muito caro e inflacionado devido ao porto de suape, obras da copa e etc, a cidade recebe muita gente de fora também, quando eu estive lá, teve um evento de cardiologia e todos os hotéis estavam lotados.
(-) Trânsito muito ruim e bagunçado, o transporte público é horrível, os motorista de ônibus parece que estão transportando saco de batata.
(-) Acho que o Recife pra quem não tem família no Recife não é uma boa opção.

(+) Tem o C.E.S.A.R e a UFPE que são bem conceituadas nacionalmente
(+) Belas praias bem próximas
(+) Cidade não pára, tem muitos eventos, festas e bares

No geral tem boas empresas pra trabalhar, mas não fornece uma boa qualidade de vida e no geral não deve ter um salário que justifica.

Bom, já que citaram Maringá, vou dar meu ponto de vista :slight_smile:

Aqui pagam pouco

Estagiário: 700 ~ 1000
Java Jr: 1200 ~ 2200
Java Pl: 2200 ~ 2800
Java Sr: 2600 ~ 4000 (média que vi 3200)

Hoje sou Junior, e com o que ganho consigo manter meu ap alugado com minha esposa e um carro
Moro a 11 minutos a pé do trabalho, a 2 quarteiroes do shopping e mercado, farmacia, banco, acougue, padaria td a menos de 1 quarteirao :smiley:
Almoço todo dia em cada, horário flexível de trabalho, ou seja, tem dia que vou as 7:30, e saiu as 16:30, tem dia que entro as 9 e saiu as 18
Aluguel de uma kitnet 40mts em torno de 650 (mas acha de 400 até 750)
Cidade 250 mil habitantes - relativamente pequena
Transito, apesar do povo maringaense reclamar, nd comparavel a cidades maiores, só que a proporção de carros é grande (67 carros para 100 pessoas - 2011)

Questao de lazer, para casais, é muito pouco (quase nada), pra solteiros tem as baladinhas
Praia mais perto deve dar uns 500km :smiley:

Poucas empresas que trabalham com Java, a maioria Delphi, mas vi que está crescendo o mercado de Java por aqui…
Pra quem está acostumado com cidade grande, vai achar a cidade parada, mas pra quem não liga para isso, é uma boa cidade para morar
Segurança: uma vez saiu no globo reporter uma reportagem dizendo sobre a segurança de Maringá, sendo uma das melhores

Não tenho vontade sair daqui pra ganhar mais… (só se for para o exterior) vou mais pela qualidade de vida

Vou opinar sobre Uberlândia - MG.

Por aqui existem várias empresas de TI, onde boa parte destas prestam serviço para grandes clientes com matriz na região. Mas também existem algumas que possuem grandes clientes mundo afora, outras com produtos próprios, outras grandes com fábrica de Software por aqui, e algumas outras com matriz na cidade e core business de outros segmentos, como atacado, telecom, cartão de crédito, etc… acredito que não falta emprego para quem possui a mínima qualificação na área.

Sobre salários, acredito que geralmente são baixos se comparados a grandes capitais como BSB, RJ ou SP, mas altos se comparados a várias outras cidades de interior. Claro que, como em todo lugar, isso oscila bastante, mas já vi profissionais com pouca ou até nenhuma experiência ganhando entre R$ 1200 e R$ 2200 CLT. Da mesma forma que já vi profissionais com muita experiência ganharem entre R$ 3500~7000 CLT. Por aqui, as empresas que vejo pagarem melhor são justamente as grandes onde o core business não é TI, desta forma você seria funcionário direto dos Deps. de Tecnologia destas empresas. Também existem algumas que o core business é TI, mas conseguem colocar o salário um pouco acima da média, pois seus clientes ficam em grandes centros, elevando o valor hora.

Sobre a cidade, vejo como pontos positivos o trânsito que ainda não é caótico, o transporte público, que não é ótimo mas acima da média (terminais, passaporte único), não vejo filas imensas (exceto mega sena), custo de vida mediano, boa universidade federal, com bons cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Como pontos negativos, acho que o principal é o fato da cidade ser relativamente longe de um grande centro, seja comercial ou turístico. Isso faz falta, porque como cidade de interior, naturalmente faltam diversos eventos culturais e entreternimentos que vemos em centros maiores, e se a cidade tivesse uma posição geográfica mais privilegiada, certamente este problema seria minimizado. Quer ver um jogo do seu time favorito? Viaje vários km. Ver um show da banda internacional X? Viaje vários km. Evento de TI X? Viaje vários km. A questão de segurança também está ficando preocupante, se comparada a várias outras cidades do interior.

Resumindo, acho que Uberlândia é uma opção aceitável para quem busca o meio-termo.

[quote=Metallica]Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial
nos últimos anos, com esse suposto crescimento econômico.

Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Boas oportunidades de carreira, crescimento profissional e experiência
(+) Existem empresas sérias no mercado daqui (minoria).
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.

(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
Hospitais e shoppings são o mais pleno exemplo disso.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.

Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.[/quote]

KreynDeusPade!!! Tenso.

[quote=igor_ks]Bom, já que citaram Maringá, vou dar meu ponto de vista :slight_smile:

Aqui pagam pouco

Estagiário: 700 ~ 1000
Java Jr: 1200 ~ 2200
Java Pl: 2200 ~ 2800
Java Sr: 2600 ~ 4000 (média que vi 3200)

Hoje sou Junior, e com o que ganho consigo manter meu ap alugado com minha esposa e um carro
Moro a 11 minutos a pé do trabalho, a 2 quarteiroes do shopping e mercado, farmacia, banco, acougue, padaria td a menos de 1 quarteirao :smiley:
Almoço todo dia em cada, horário flexível de trabalho, ou seja, tem dia que vou as 7:30, e saiu as 16:30, tem dia que entro as 9 e saiu as 18
Aluguel de uma kitnet 40mts em torno de 650 (mas acha de 400 até 750)
Cidade 250 mil habitantes - relativamente pequena
Transito, apesar do povo maringaense reclamar, nd comparavel a cidades maiores, só que a proporção de carros é grande (67 carros para 100 pessoas - 2011)

Questao de lazer, para casais, é muito pouco (quase nada), pra solteiros tem as baladinhas
Praia mais perto deve dar uns 500km :smiley:

Poucas empresas que trabalham com Java, a maioria Delphi, mas vi que está crescendo o mercado de Java por aqui…
Pra quem está acostumado com cidade grande, vai achar a cidade parada, mas pra quem não liga para isso, é uma boa cidade para morar
Segurança: uma vez saiu no globo reporter uma reportagem dizendo sobre a segurança de Maringá, sendo uma das melhores

Não tenho vontade sair daqui pra ganhar mais… (só se for para o exterior) vou mais pela qualidade de vida[/quote]

Rapaz, bem parecido por aqui onde moro! Realmente tb considero a qualidade de vida.

Esta questão do exterior, me disseram que é uma boa opção. Por falar nisso, tem alguém que mora na Noruega e pode falar algo sobre a qualidade de vida por aí? Digo Noruega pq ouvi falar muito bem, inclusive em nossa área.

Eu acho que tu esqueceu de uma cidade muito importante, e acho que uma das mais importantes de todas: BLUMENAU-SC.

Hahah, brincou ne’ cara? Blumenau? Pense em, SP/RJ/PR/RS para TI de verdade.
Tambem tenho ouvido que o mercado no Norte/Nordeste melhorou e um pouco.

Nao acho que Blumenau seja algo de especial, talvez algo que *nos catarinenses queremos acreditar.
Muito menos, Joinville ou Florianopolis, aonde existe um grande cartel.

Na minha opiniao SC e’ um estado muito bonito, porem um pouco caro(depende da cidade) e pagam muito mal!
Quem sabe um dia mude, mas por enquanto o dinheiro de SC vem do turismo.

• sou catarinense tambem, de Criciuma-SC

[quote=keller][quote=augustovieira]
Eu acho que tu esqueceu de uma cidade muito importante, e acho que uma das mais importantes de todas: BLUMENAU-SC.
[/quote]

Hahah, brincou ne’ cara? Blumenau? Pense em, SP/RJ/PR/RS para TI de verdade.
Tambem tenho ouvido que o mercado no Norte/Nordeste melhorou e um pouco.

Nao acho que Blumenau seja algo de especial, talvez algo que *nos catarinenses queremos acreditar.
Muito menos, Joinville ou Florianopolis, aonde existe um grande cartel.

Na minha opiniao SC e’ um estado muito bonito, porem um pouco caro(depende da cidade) e pagam muito mal!
Quem sabe um dia mude, mas por enquanto o dinheiro de SC vem do turismo.

• sou catarinense tambem, de Criciuma-SC[/quote]

De onde tu tirou estas informações e conclusões ? Você sabia, que Joinville, por exemplo, é a 25ª cidade mais rica do país ?
Você sabia que SC possui os melhores índices de qualidade de vida no país ? Sem falar que as cidades que você citou oferecem uma qualidade de vida superior a muitos outros estados/cidades, são próximas a belas praias e etc.

O salário não é bom? Depende, o que é salário bom, para você? Não dá para tomarmos como base SP, por exemplo. O custo de vida e a qualidade de vida são inferiores, obviamente, precisam oferecer salários maiores para atrair profissionais. TI de verdade tem em todo país, a diferença está em que determinados locais existe um “conglomerado” maior. Você sabia que a IBM planeja abrir um escritório em Joinville ?

Enfim amigo, não acredito em “local perfeito” para se viver/trabalhar, mas existem bons locais e eu não dispensaria algumas cidades de SC.
Fiquei um tanto que decepcionado em ler um comentário desses, principalmente vindo de um catarinense.

[quote=nel]
De onde tu tirou estas informações e conclusões ? Você sabia, que Joinville, por exemplo, é a 25ª cidade mais rica do país ?
Você sabia que SC possui os melhores índices de qualidade de vida no país ? Sem falar que as cidades que você citou oferecem uma qualidade de vida superior a muitos outros estados/cidades, são próximas a belas praias e etc.

O salário não é bom? Depende, o que é salário bom, para você? Não dá para tomarmos como base SP, por exemplo. O custo de vida e a qualidade de vida são inferiores, obviamente, precisam oferecer salários maiores para atrair profissionais. TI de verdade tem em todo país, a diferença está em que determinados locais existe um “conglomerado” maior. Você sabia que a IBM planeja abrir um escritório em Joinville ?

Enfim amigo, não acredito em “local perfeito” para se viver/trabalhar, mas existem bons locais e eu não dispensaria algumas cidades de SC.
Fiquei um tanto que decepcionado em ler um comentário desses, principalmente vindo de um catarinense. [/quote]

Bom pra viver eh uma coisa, bom pra trabalhar como desenvolvedor é outra. Cidades de interior tem excelente qualidade de vida, mas não serve para nós. Eu conheço, Florianópolis, tenho família lá, adoraria morar lá, mas não vale a pena, os salários, na média, são muito baixos se comparados a Curitiba. De Blumenau, eu já tive vontade de xingar um cara, quando ele me fez a proposta de salário, vontade de xingar mesmo.

As cidades podem até ter mais qualidade de vida do que Curitiba, mas os salários ainda estão muito abaixo, enquanto o custo de vida nem tanto. No caso de Floripa, nenhum um pouco mais baixo, pelo contrário.

[quote=YvGa][quote=nel]

Fiquei um tanto que decepcionado em ler um comentário desses, principalmente vindo de um catarinense. [/quote]

Bom pra viver eh uma coisa, bom pra trabalhar como desenvolvedor é outra. Cidades de interior tem excelente qualidade de vida, mas não serve para nós. Eu conheço, Florianópolis, tenho família lá, adoraria morar lá, mas não vale a pena, os salários, na média, são muito baixos se comparados a Curitiba. De Blumenau, eu já tive vontade de xingar um cara, quando ele me fez a proposta de salário, vontade de xingar mesmo.

As cidades podem até ter mais qualidade de vida do que Curitiba, mas os salários ainda estão muito abaixo, enquanto o custo de vida nem tanto. No caso de Floripa, nenhum um pouco mais baixo, pelo contrário.[/quote]

Existem empresas e empresas, assim como pessoas e pessoas. As empresas tem o direito de oferecer quanto elas quiserem. Como meu pai diz, “louco não é quem pede, mas quem aceita”. Eu acho que é questão de ponto de vista, falar que “não serve” é uma opinião sua. Não serve porque ? Tem n variáveis que ditam se uma empresa/localidade serve ou não para uma pessoa. Há aquelas que simplesmente abrem mão de uma qualidade de vida por um salário alto, outras não e assim por diante.

E o salário é inferior a outros locais justamente porque o custo de vida é inferior. Enquanto em Curitiba você paga quase 1 mil reais em aluguel, em um “bom local”, aqui tu acha tranquilamente por R$600,00. Então, tens que cuidar, nem sempre a discrepância de salário de um local para outro compensa a “migração”. Em termos financeiros (esquecendo todo o resto), se colocar “na ponta de lápis”, tu pode chegar a números bem próximos, justamente pelo custo de vida. E Florianópolis, é basicamente serviços e turismo, infelizmente, isso eleva bastante o custo de vida na cidade, o que automaticamente, prejudica e torna um “salário baixo”.

[quote=nel][quote=YvGa][quote=nel]

As cidades podem até ter mais qualidade de vida do que Curitiba, mas os salários ainda estão muito abaixo, enquanto o custo de vida nem tanto. No caso de Floripa, nenhum um pouco mais baixo, pelo contrário.[/quote]

Existem empresas e empresas, assim como pessoas e pessoas. As empresas tem o direito de oferecer quanto elas quiserem. Como meu pai diz, “louco não é quem pede, mas quem aceita”. Eu acho que é questão de ponto de vista, falar que “não serve” é uma opinião sua. Não serve porque ? Tem n variáveis que ditam se uma empresa/localidade serve ou não para uma pessoa. Há aquelas que simplesmente abrem mão de uma qualidade de vida por um salário alto, outras não e assim por diante.

E o salário é inferior a outros locais justamente porque o custo de vida é inferior. Enquanto em Curitiba você paga quase 1 mil reais em aluguel, em um “bom local”, aqui tu acha tranquilamente por R$600,00. Então, tens que cuidar, nem sempre a discrepância de salário de um local para outro compensa a “migração”. Em termos financeiros (esquecendo todo o resto), se colocar “na ponta de lápis”, tu pode chegar a números bem próximos, justamente pelo custo de vida. E Florianópolis, é basicamente serviços e turismo, infelizmente, isso eleva bastante o custo de vida na cidade, o que automaticamente, prejudica e torna um “salário baixo”.[/quote]

Quando eu disse não serve, eu quis dizer não serve para a nossa área. Por exemplo, cidades pequenas de interior têm qualidade de vida muito melhor do que as cidades grandes, mas pra trabalhar com TI é muito difícil. É evidente que há exceções e há gente que mora em cidade pequena e consegue viver numa boa, mas são exceções. O número de gente trabalhando em cidades pequenas é muito menor do que o número de gente que gostaria de trabalhar em cidades pequenas.

Mas Joinville e Blumenau não são cidades pequenas e não tem um custo de vida tão menor assim que o de Curitiba, Florianópolis muito menos. Já os salários, na média, são significativamente menores. Evidente que há exceções, mas são exceções.

Além de que, uma coisa é você ter crescido na cidade, estar acostumado, ter amigos e arrumar um emprego legal na sua cidade, tão legal a ponto de não precisar sair pra uma maior. Outra coisa é quando você está querendo mudar de cidade, não conhece ninguém, não conhece a cultura. Nesses casos, tem que compensar muito financeiramente pra valer o risco. Principalmente quando falamos no sul do país pra quem vem de outras regiões. O impacto cultural é muito grande, o sulista é bem mais frio e indiferente, bem menos amistoso do que o nortista ou o nordestino, por exemplo. Em Curitiba, eu já vi muita gente chorar (chorar mesmo) diariamente, esperando a oportunidade para ir embora, por causa da frieza do curitibano (não se tem amigos, não se tem com quem conversar. É de casa pro trabalho, do trabalho pra casa).

Se o cara é novo, solteiro e gosta de farra, não vai ter tempo ruim, os jovens fazem amizade facil em qualquer lugar. Mas se ja passou dos 30, casado, pode ser mais complicado se estiver acostumado com reuniões nas casas dos amigos semanalmente, se reunir na frente de casa com os vizinhos e bater papo tomando cerveja. Isso ele dificilmente encontra aqui. Os curitibanos são educados, prestativos, mas são reservados, não fazem amizade, dão bom dia e boa tarde aos vizinhos quando muito. E praticamente só se reúnem com a família e amigos de longa data.

Então pra quem muda de cidade procurando oportunidades tem que valer muito a pena.

Fala nel, ja morei em Criciuma(sou de la), Joinville e Florianopolis em SC; alem disso, ja morei em outros estados tambem e hoje nao moro mais no Brasil.
Colegas de trabalho, enfim, experiencia de vida e escutando o que os outros dizem do local tambem - coisas que nao da pra ignorar :slight_smile:

Nao me leve a mal, mas o salario e’ ruim se voce comprar com os estados que citei.
Tambem o tamanho dos projetos e das empresas que voce ira trabalhar serao menores.
Apesar de que, a qualidade de vida e’ sim, muito melhor em SC :wink:

Nao sou seu amigo, o “local perfeito” existe; voce ainda nao achou aonde e’ o seu.

Nao vou discutir suas emocoes em um forum de Java e muito menos por PM - logico.
Sua opiniao e’ diferente da minha, aprenda a lidar com isso, ate mais :stuck_out_tongue:

[quote=keller][quote=nel]
De onde tu tirou estas informações e conclusões?
[/quote]
Fala nel, ja morei em Criciuma(sou de la), Joinville e Florianopolis em SC; alem disso, ja morei em outros estados tambem e hoje nao moro mais no Brasil.
Colegas de trabalho, enfim, experiencia de vida e escutando o que os outros dizem do local tambem - coisas que nao da pra ignorar :slight_smile:

Nao me leve a mal, mas o salario e’ ruim se voce comprar com os estados que citei.
Tambem o tamanho dos projetos e das empresas que voce ira trabalhar serao menores.
Apesar de que, a qualidade de vida e’ sim, muito melhor em SC :wink:

Nao sou seu amigo, o “local perfeito” existe; voce ainda nao achou aonde e’ o seu.

Nao vou discutir suas emocoes em um forum de Java e muito menos por PM - logico.
Sua opiniao e’ diferente da minha, aprenda a lidar com isso, ate mais :P[/quote]

Amigo foi uma expressão, assim como “decepcionado”. Para um lugar ser perfeito podem haver N quesitos, cada um julga como quiser, concordo.
Mas já vi que pelos seus comentários, como “não sou seu amigo”, “suas emoções” e “aprenda a lidar com opiniões” seu nível de argumentos é bem baixo (não vou nem falar em outras questões, para não fugir do tópico).

Eu emiti uma opinião pois vivo em uma cidade catarinense e conheço SP, por exemplo. Discordei de informações que disse pois não enxergo nesse formato e queria saber de onde é que você havia tirado tais conclusões, isso é fundamental. Tem empresa entre as 6 maiores de ERP do MUNDO aqui. É que o pessoal é bastante acostumado com IBM, Google entre outras.

Para levar uma vida em termos financeiros em SC, dependendo da cidade, em SP teu salário precisa ser no mínimo o dobro (e talvez não seja suficiente) para conseguir viver igual aqui, repito, em termos financeiros. É só esse tipo de questão que eu me refiro. Se falar em um salário de R$2,000.00 aqui e de R$10,000.00 em SP, tem uma discrepância considerável, mas se tu ganhar R$2,000.00, dificilmente tu vai ganhar R$10,000.00 em SP e digo isso porque tu não vai ter experiência/qualificação suficiente para ocupar um cargo desses em SP, por exemplo.

Enfim, cada um tem a sua opinião e respeito a sua.

Sou de Minas e moro em São Paulo a uns 5 anos, realmente a cidade tem todos esses problemas, mais se você souber conduzir não vai ter problema nenhum. Procure morar próximo ao trabalho, ou no mínimo próximo ao metro. No incio você leva um choque, depois se acostuma e na minhão todas as cidades com mais de 500 mil habitantes no Brasil tem problemas com trânsito, violência etc. Na minha opinião as vantagens são maiores do que os problemas que irá enfrentar.

Joinville é uma cidade emergente, não é uma currutela onde a TI seja inexistente, e ao mesmo tempo não é um grande centro. É um bom lugar para começar a trabalhar, fazer uma experiência, mas talvez não seja o lugar mais adequado para os profissionais mais destacados que almejam grandes oportunidades. Como já falaram, há exceções, conheço pessoas que ganham salários invejáveis em cidades desse porte, mas não é a regra.

Respeito suas opiniões e concordo que Joinville é uma das melhores opções no Brasil para o meio termo, mas em certos momentos senti um ar de bairrismo nos seus comentários, o que infelizmente não agrega em cenários onde queremos realmente descobrir as melhores opções para morar.

Joinville é uma cidade emergente, não é uma currutela onde a TI seja inexistente, e ao mesmo tempo não é um grande centro. É um bom lugar para começar a trabalhar, fazer uma experiência, mas talvez não seja o lugar mais adequado para os profissionais mais destacados que almejam grandes oportunidades. Como já falaram, há exceções, conheço pessoas que ganham salários invejáveis em cidades desse porte, mas não é a regra.

Respeito suas opiniões e concordo que Joinville é uma das melhores opções no Brasil para o meio termo, mas em certos momentos senti um ar de bairrismo nos seus comentários, o que infelizmente não agrega em cenários onde queremos realmente descobrir as melhores opções para morar. [/quote]

Não foi essa ideia, mas o comentário dele me levou a entender que aqui não tem TI, ou, que desenvolvemos “tecnologias de fundo de quintal”. Não tem como disputarmos com grandes centros, como SP. A quantidade de empresas que lidam com tecnologia de ponta e com os mais variados cenários/projetos são muito superiores e concordo plenamente com isso. Concordo que isso, automaticamente, gera uma maior quantidade de oportunidades e etc.

O que eu defendi é que aqui também tem projetos de grande porte, trabalhando com SOA, SaaS, rede social, ERP´s entre outros. O salário é baixo comparado a SP, por exemplo, mas o custo de vida também é inferior. Eu penso que é uma região boa, com qualidade de vida interessante entre outros atrativos. É questão do profissional ponderar e optar.

Tem empresas que trabalham com JEE 6 e as tecnologias mais recentes, outras, com Cobol, por exemplo. Para o tamanho da cidade (pouco mais de 500 mil habitantes), tem uma variedade bem interessante. Só para deixar claro a todos, não estou dizendo que Joinville ou SC seja perfeita, muito menos que deva ser a escolha de um profissional, estou tentando apenas ponderar as informações.

Como nosso colega acima citou, ele trabalha em SP e vê nela maiores vantagens do que desvantagens. Uma opinião que merece nosso respeito, sem dúvidas.
Forte abraço.

Alguns sugestões que tenho sobre São Paulo, como vim do interior tenho umas dicas de comparação:

Renda mínima para sobrevivência :minimo para uma pessoa R$ 2.000,00 , ganhar menos que isso você não vive, a não ser que tenha outra renda ou um cash para se bancar.
Custo de vida : Multiplica por 2 o custo de uma cidade de porte médio (200 mil hab), por exemplo se você paga 600 reais de aluguel em um ap de dois quartos, aqui vai pagar no minimo 1200 numa região mais ou menos próxima do centro. Se você gastava 10,00 reais no almoço, vai gastar 20,00 reais aqui, qualquer coisa aqui custa no mínimo o dobro
Comparação de Salário: Multiplica por dois, se você era programador e recebia R$ 2000,00 numa cidade de porte médio, aqui teria que receber 4000,00 numa comparação simples

Formação: Se não tiver curso superior, e não tiver uma boa formação técnica melhor não vir, vir para ganhar experiência aqui é besteira, a menos que você tenha um cash que possa se bancar por um tempo, porque se não você não vai conseguir uma renda minima para sobreviver, irá voltar frustrado, ou vai ralar muito. Melhor adquirir uma formação técnica boa antes ou um curso superior e um pouco de experiência antes de vir.

Transito/Violência = Não utilize esse parâmetros porque na minha opinião isso é problema no Brasil inteiro, aqui em São Paulo tem lugares muito perigosos, como tem lugares muito tranquilos, moro a 5 anos aqui e nunca fui assaltado ou passei por situações violentas. O transito é tenso, mais é assim em qualquer lugar no brasil. Uma vantagem que aqui têm Metro, o que poucas cidades têm, e com metrô você tem acesso a quase tudo. Tem horas que você pensa que esta numa lata de sardinha, mais a maior parte do tempo é tranquilo.

Mercado de Trabalho= Como sabe aqui esta o maior mercado de trabalho, tem vagas para todos os gostos, mais não pense que as empresas estão contratando qualquer um, vejo muitas pessoas tendo dificuldade para conseguir trabalho, tem empresas boas e empresa ruins, você pode conseguir um emprego para trabalhar com tecnologias de topo como também ultrapassadas. Mais isso ocorre em qualquer lugar, a vantagem daqui na minha opinião em relação a qualquer outro lugar é na quantidade de empresas, você aqui não fica refém de poucas opções, como as empresas selecionam os melhores currículos, aqui também você pode selecionar as melhores empresas, no mínimo você tem aqui uma relação maior.

Cidade Provinciana= Se você não quer morar numa cidade provinciana, venha para São Paulo, o resto todas as cidades tem alguma coisa de provinciano. Acho que alguns colegas podem querer me apedrejar aqui por falar mal do resto do Brasil, mais isso é minha constatação e o que vejo de comentários. É claro que SP você pode passar a situação de encontrar lugares e serviços muito ruins, mais aqui você encontra o melhor também, qualquer coisa que você procurar você encontra serviços bons. Mais não da para comparar, mesmo com cidades grandes como Rio de Janeiro, Floripa, aqui sempre supera. E depois que você mora um tempo aqui acaba se acostumando, quando vou em outras cidades, percebo a diferença, em termos de atendimento e qualidade. Não estou dizendo aqui serviços para burguesia, sim populares: Shoppings, Cursos, Bares, Baladas etc.

Qualidade de Vida: Não use isso como parâmetro, para mim qualidade de vida depende de como você faz uso de seu tempo e seus hábitos, eu tenho uma qualidade de vida muito melhor aqui em São Paulo, na cidade de pedra do que tinha em Minas numa cidade pequena de 100 mil hab. A poluição aqui é maior, porém você compensa isso com esportes, faça academia a 70 reais por mes na Smart Fit( alias essa academia tem unidades em todo Brasil e recomendo), uma vez por semana faça natação de graça no Sesc, e nos finais de semana costumo correr no Parque Ibirapuera.

Família: Isso sim acho um quesito de total importância, se você é solteiro, são paulo é a cidade ideal para iniciar carreira e crescer quando já se tem uma boa formação. Mais se tem família envolvida ai muda tudo, porque para mim acho melhor criar uma criança numa cidade do interior do que numa grande cidade como São Paulo, Rio Etc.

Entao voce usou a “expressao” errada, utilize “camarada” ou “colega” ou entao mesmo “cara” :wink:
Decepcionado nao e’ uma “expressao” e’ um sentimento, ou o Portugues do Brasil mudou tanto assim? :roll:

Da minha resposta anterior, nao sei se voce leu…

Tambem, da minha resposta anterior, nao sei se voce leu (ps: eu deveria ter escrito "colegas de trabalho e conhecidos)

Tu diz a Datasul - legal saber que ela esta entre as 6 maiores do mundo.
Conheco gente que trabalhava la e foi pro PR ou RS, motivo: salario baixo.
Espero que estejam pagando melhor la hoje em dia :smiley:

Sim porque em SC esse tipo de projeto nao existe. Como mencionei antes…

Nao parece com seus insultos, mas enfim.
Deixamos pra la…

Enfim, quando voce tiver tempo, leia a opiniao do “regifelix” sobre Sao Paulo, talvez voce mude de opiniao.

:!: +1

Eu li a opinião dele e concordei, já disse. SP é um grande centro e não é possível comparar em termos de oportunidades/salário com cidades de SC.
Joinville é a mais populosa de SC e deve ter o que, 1/4 da população de SP ? Sem falar em espaço territorial e etc.

A Datasul foi comprada a anos pela TOTVS, por isso estou achando que suas informações estão bem defasadas. Outro comentário que eu quis fazer, é que com um salário de R$2000,00 aqui e R$4000,00 em SP, tu pode ter certeza que em termos financeiros, tu terá mais qualidade de vida aqui e é nesse sentido em que eu me referia.

Tudo é questão de escolha e não digo que Joinville é a melhor cidade de TI do país, até porque, São Leopoldo, no RS, tem tido conotação nacional pelos investimentos recebidos e tem sido muito bem falado, também pode ser uma boa/ótima opção. Eu apenas questionei uma única coisa que foi dito, que aqui não se trabalha com TI de verdade e isso é uma falácia. De resto, é opinião particular mesmo.

E só para finalizar, defendo Joinville no que eu entender que deva ser defendida, não posso defender aqui por oferecer os salários mais altos e não fiz/faço isso porque seria hipocrisia de minha parte. Como tem gente que saiu daqui para ir trabalhar no PR/SP, tem gente que saiu do PR/SP para vir trabalhar aqui e posso te garantir que não foram apenas “uma ou duas pessoas”. Tudo é questão de opção.

Mas digo a todos, Joinville, Florianópolis, São Leopoldo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades pode ser descritas como as melhores cidades para se trabalhar com TI, agora, no seu ponto de vista (pergunte genérica), o que torna uma cidade “ideal” para se trabalhar ? Penso que somente após responder essa pergunta é que se deva analisar as possibilidades. Uns podem focar em qualidade de vida, outros, em grandes projetos e/ou salários e assim por diante.

Abraços.