[quote=Metallica]Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial
nos últimos anos, com esse suposto crescimento econômico.
Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.
Vamos aos tópicos:
(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Boas oportunidades de carreira, crescimento profissional e experiência
(+) Existem empresas sérias no mercado daqui (minoria).
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.
(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
Hospitais e shoppings são o mais pleno exemplo disso.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.
Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.[/quote]
Cara, concordo com QUASE tudo que você disse, mas acredito que muita coisa é relativo conforme a região, por exemplo, eu não vejo esse trânsito todo que todo mundo fala em São Paulo… Moro na região da vila formosa (ZL), e trabalho na região da LAPA (ZO), são 22 km pra ir e 22 km pra voltar do serviço, e não acho que demorar em média 35 minutos de manhã ou a noite para fazer esse percurso e 50 a tarde possa ser considerado ruim.
E não é de manhã 5 horas não… hoje mesmo (sexta) sai de casa 8:25 e antes das 9 estava no estacionamento que fica a 5 minutos andando do escritorio. Ah! como do escritorio para a faculdade são 5 minutos andando, deixo o carro no estacionamento pela manhã e retiro somente após a faculdade… mensalidade de 150 reais…
se viesse de metro, gastaria +/- 1:30 e mais o desconforto de andar em pé e muitas vezes super apertado
Agora é claro, se for trabalhar pro lado da vila olimpia, santo amaro, eu pegaria muito transito e gastaria muito mais tempo, por isso que para pensar em trocar de emprego, teria que estar muito insatisfeito ou receber uma proposta muito, muito boa!
Eu ficaria muito feliz se nossa coleta de lixo, limpeza de ruas, praças, etc, fossem mais eficiente e que nossas ruas fossem menos esburacadas, acredito que se cuidássemos melhor da coleta de lixo, eliminaríamos muitos problemas com enchente (consequentemente saúde, transito, e outras tantas coisas) . mas isso parece não ser vontade nem dos nossos governantes e nem da população em sua maioria, enfim, no geral eu gosto de São Paulo e acho que dá para viver “super” bem!