Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

O custo de vida em BH tem aumentado MUITO de 2006 pra cá, acho que se você voltasse não iria acreditar, rsrs.
Cultura/Lazer também tem se tornado artigo de luxo por aqui, a cada ano que passa menos shows, espetáculos e afins rolam por aqui, e os poucos que rolam estão custando MUITO caro. Aquele papo de “BH, capital dos bares” já virou lenda também, hoje se você aparecer na Savassi 01h da madruga em um sábado, todos os bares já estão fechando.
No que diz respeito a mercado de trabalho, não tenho parâmetro de comparação, mas levando em consideração o que eu vejo e que pessoas mais experientes que eu dizem, se eu fosse escolher uma cidade do Brasil para trabalhar com desenvolvimento, com certeza não seria BH. Um programador Jr começa ganhando entre R$1200 / R$2000, vejo muita gente, trabalhando em empresas consideradas boas por aqui, + 3 anos de exp, ganhando uns R$2500 e levantando as mãos pro ceu! Mercado em Java aqui também não esta dos melhores, poucas vagas, sei disso pois trabalho com Delphi mas tenho estudado Java e pretendo trabalhar com essa linguagem, o que mais se vê aqui são vagas pra trabalhar com PHP e ganhar uma ninharia, C# / .Net rola muito por aqui também (mais do que Java).
Algo que me leva a crer que BH esta bem por fora do eixo nesse mercado, é que neste tópico que já acumula inúmeras participações de membros que já viajaram bastante, BH só teve uma pequena menção, fora isso nem sequer foi lembrada entre Sampa, RJ, POA, CRTB …

[quote=Leozin][quote=Grinvon]

• Que mania é essa de curitibano querer ser paulista??
    [/quote]

Por curiosidade, você poderia dar mais detalhes sobre esse aspecto?[/quote]

Não entendi tb…

[quote=g4j][quote=Leozin][quote=Grinvon]

• Que mania é essa de curitibano querer ser paulista??
    [/quote]

Por curiosidade, você poderia dar mais detalhes sobre esse aspecto?[/quote]

Não entendi tb… [/quote]
+1

Gente, vocês realmente estão ignorando a Região de Campinas? É do lado de São Paulo, muitas empresas daqui tem clientes lá, possui ótimas universidades que desenvolvem pesquisas na área como a Unicamp e a PUC, o trânsito não é tão complicado assim e o custo de vida é, em comparação com São Paulo, baixo.

Eu não vejo melhor lugar para trabalhar no Brasil do que aqui.

Você conhece todas as outras opções do Brasil para se trabalhar com TI?

Você conhece todas as outras opções do Brasil para se trabalhar com TI?[/quote]

Conheço São Paulo e Rio de Janeiro. Campinas possui todas as vantagens de uma cidade mais calma e com muitas ofertas de emprego (principalmente pela sua proximidade com São Paulo).

Bom, vou expandir um pouco o topico. Os 3 maiores centros de desenvolvimento de software no mundo sao:

• Sao Francisco. O vale do silicio com certeza.
  • Nova York.
  • Toronto.

Pelo que conheco e li, todos com muitas empresas, bons salarios e boa qualidade de vida! :slight_smile:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert einstein

[quote=Leozin]Maracuja, Toronto um dos maiores centros de dev do mundo?

Tu terias alguma informação que mede o ranking e dão maiores detalhes disso? Porque eu, bem honestamente, quando morei aí, não ví nada de espetacular. Tipo, tinham várias vagas e tal mas… nada de especial… pode ser que tenha mudado ou eu tenha deixado passar despercebido esses detalhes, mas se tu tá dizendo (que moras aí há anos) eu não duvido :P[/quote]

Desculpem me. Leozin, na verdade sao os 3 maiores centros (high tech clusters) da america do norte. Alias, preciso abrir mais minha mente tambem! hehehehehe

Li esses tempos, mas nao consigo encontrar mais a fonte, fico devendo essa.

[quote=nel][quote=Maracuja]Bom, vou expandir um pouco o topico. Os 3 maiores centros de desenvolvimento de software no mundo sao:

• Sao Francisco. O vale do silicio com certeza.
  • Nova York.
  • Toronto.

Pelo que conheco e li, todos com muitas empresas, bons salarios e boa qualidade de vida! :slight_smile:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert einstein[/quote]

Então, de onde tirou essas informações ? :slight_smile:
Achei interessante, o vale do silício é até “fácil” saber, Nova York de se “desconfiar”, mas não sabia [editado, obrigado “perdeu”] que Toronto estava na lista.
Londres, Berlim e Hamburgo não são bons polos ?

Também ouvi falar, por incrível que pareça (ao menos, para a minha pessoa), da Nova Zelândia.
Alguém tem informações sobre as cidades/salários no exterior? :)[/quote]

La vou eu fazendo mais propaganda. Mas aqui divaguei um pouco sobre salarios e mais ainda (trabalho, dia a dia e etc)

morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena

A “grande verdade”, em parte diria eu. Tenho alguns amigos que ganham razoavelmente mais que 10k em SP, moram a 15 min de carro do trabalho, nao se estressam da maneira como vc diz, tem todo tipo de eventos (de tecnologia ou nao) e muitas outras vantagens que uma metropole pode oferecer e ainda algumas vezes quando vao a praia pegam um aviao e vao para o nordeste. Acho que vc fala “TUDO OU QUASE TUDO” sem ter muito conhecimento de causa (nao que eu tenha tb), mas se assim fosse Blumenau teria 10 milhoes de habitantes ja que seria este paraiso todo, e nao SP.

Eu acho que tudo e muito relativo ao gosto e oportunidades de cada um.

PS: E nao se engane, ja morei em Jaragua do Sul (meus pais tb moraram em sao chico), conheco blumenau e ja trabalhei em Jaragua do Sul e Joinville. Tb trabalhei em SP um tempo, nao cheguei a morar la, mas passei alguns meses em alguns projetos. (ficando em hoteis).

[quote=nel]Isso é fundamental, até porque não penso que ir morar no exterior é tão fácil quanto ir para a “cidade vizinha”.
Mas como o tópico trata de cidades, nada mais justo que citar algumas fora do país.

Ainda quero ter isso no CV, veremos !
Vou ler sobre o que postou no link :)[/quote]

Diria que nao e nem perto de ser tao facil, na verdade diria que e razoavelmente dificil, porem, muito gratificante.

[quote=Leozin]hehehe lendo o post do Maracuja sobre como a vida é boa no Canadá quase que convenceram que tudo que ví lá era maravilhoso, perfeito e todos eram felizes :stuck_out_tongue:

eu vivi lá (Toronto) mas fui um pouco mais crítico, mas admito que as coisas funcionam bem, mas não sei se é uma cidade para qualquer pessoa viver, sei lá… enfim, cada um é cada um :smiley:

quem sabe um dia eu não volte pra lá também hehe[/quote]

Claro que tudo nao e maravilhoso, mas da de 10 na banania. Pq foi mais “critico” Leozin? Pq vc diz que nao e para qualquer pessoa viver?

PS: Claro que cada um tem seu gosto, preferencias e prioridades.