Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

keller e Yvga, eu também sou catarinense (Lages/SC) e concordo com boa parte do que vocês disseram

SC é um estado bonito, organizado e seguro (tirando os atentados dos últimos dias rs) mas pra quem trabalha com TI e quer ganhar bem, pelo menos até agora é um pouco ruim. Na real, também devemos pensar no contexto: o que seria um salário ruim? Como o nel disse, em Joinville você ganha menos mas tem uma qualidade de vida bem melhor. Se compararmos com SP e RJ, os salários de SC são ruins, mas será que para a população local é bom? Digo, ganhar isso é bom… comparado com onde?

Eu sinceramente não acredito muito nesse lance de “custo de vida” porque o custo de floripa é nível SP, só que pior (transporte público ineficiente, trânsito caótico, cidade turística onde tudo é caríssimo etc).

Joinville é uma cidade legal, caprichada, mas ainda pra TI não está bom, só pra quem tá se formando na UDESC mesmo aí e não quer deixar a família. Óbvio que terão paulistas que irão pra aí, mas a questão é: eu tenho qualidade de vida em SP. Até que ponto vale a pena eu sair da minha zona de conforto pra ganhar menos e ter… a mesma qualidade de vida? Vocês aí de Joinville vão para o trabalho a pé? Vocês precisam de carro para se deslocar na cidade? Se o paulista que mora aí por acaso morava na periferia aqui, onde tinha que pegar um metrô lotado e demorar pelo menos uma hora pra chegar no trabalho, com certeza Joinville vai ser melhor pro cara, mesmo ganhando menos.

Nel, acho legal tu defenderes a tua cidade, entretanto acho melhor tu ter uma visão mais abstrata das coisas porque a visão daí de dentro é que tudo é maravilhoso. A IBM abrir escritório, a BMW abrir a fábrica, a Totvs (…) ser dona da Datasul etc… para cidade tudo isso pode ser vantajoso, mas e pra você? Você está ganhando mais por causa disso?

No mais Nel, como disse anteriormente, esse papo de custo de vida, pra mim, não é proporcional (você falou que não dá pra pegar SP como base). Mas por exemplo, o custo de vida X salário em Joinville é, sei lá, um fator 5x5, enquanto em SP é 8x10+. Obviamente, se tu já mora aí, tens a tua família, não gasta com aluguel etc, aí valeria muito a pena ficar por aí mesmo, mas caso contrário, eu não vejo tantas vantagens assim como tu vê, IMHO. A única coisa que é bem diferente é o custo do aluguel… mas só.

Está certo, sem crise.
O lugar ideal é aquele que combinar com o ponto de vista de quem está procurando, concorda? :slight_smile:

Sem dúvidas, eu não sairia daqui por exemplo, para ganhar menos. Também não sairia por uma diferença salarial pequena, com exceção, de uma oportunidade no exterior, no qual tenho desejo de trabalhar em países como Inglaterra e Alemanha, a nível de curriculum e experiência de vida/profissional mesmo, conhecer novas culturas e etc, mas isso é outro papo.

Como eu disse Leozin, eu só discordei do comentário em que falava que aqui não tem TI de verdade, acho que foi uma expressão mal colocada ou desinformada, só isso.
Lógico que não, tu não vai sair de SP se está bem instalado e etc, na realidade, isso vale para qualquer cidade. Se tu está muito bem empregado e no seu ponto de vista, com uma boa qualidade de vida, tu só abre mão disso por uma EXCELENTE oportunidade, caso contrário, faz mais do que certo se manter no estado atual.

Respeito a opinião de todos, eu só discordei de um ou dois ponto de vista, mais nada.
Espero que SC cresça e muito na área de TI, assim como RS, PR e etc. Quanto mais crescer, melhor a todos. E não falo exclusivamente de quem já mora aqui, quanto mais oportunidades profissionais da nossa área tiver, melhor ! E vamos a luta.

A região metropolitana de São Paulo é quase 4 vezes mais populosa que todo o estado de Santa Catarina. É um mar de gente.

Mas está mais do que claro que seu ponto de vista está correto, acho que ninguém aqui pensa que Joinville possui apenas empresas de fundo de quintal desenvolvendo sistemas de supermercado. Só é um mercado menor do que os grandes centros.

A região metropolitana de São Paulo é quase 4 vezes mais populosa que todo o estado de Santa Catarina. É um mar de gente.

Mas está mais do que claro que seu ponto de vista está correto, acho que ninguém aqui pensa que Joinville possui apenas empresas de fundo de quintal desenvolvendo sistemas de supermercado. Só é um mercado menor do que os grandes centros. [/quote]

Cara, é exatamente isso o que eu queria dizer, simples assim.
Por isso eu bati na tecla, de o que fiquei incomodado com a parte em que não há “TI de verdade” aqui.

4x mais populsa que SC? rsrs…
Quando visito SP eu vejo esse mar de gente, nos aeroportos, estradas, ruas, é incrível rs.

Agradeço o ponto de vista, você entendeu o que eu quis dizer e peço desculpas aos que não entenderam por, talvez, eu ter me expressado de forma incorreta.

tranquilo nel, acho que estamos alinhados hehehe

cara, sobre SP, pra vocês terem idéia, a população da Zona Leste é maior do que a do Uruguai e a pop. da capital é pelo menos 20x maior que a de Joinville. Sem contar que MUITA GENTE que trabalha em SP não é da capital e sim da grande São Paulo (Osasco, ABCD e afins), então, gente aqui é o que não falta hehehehe

[quote=Maracuja]Bom, vou expandir um pouco o topico. Os 3 maiores centros de desenvolvimento de software no mundo sao:

• Sao Francisco. O vale do silicio com certeza.
  • Nova York.
  • Toronto.

Pelo que conheco e li, todos com muitas empresas, bons salarios e boa qualidade de vida! :slight_smile:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert einstein[/quote]

Então, de onde tirou essas informações ? :slight_smile:
Achei interessante, o vale do silício é até “fácil” saber, Nova York de se “desconfiar”, mas não sabia [editado, obrigado “perdeu”] que Toronto estava na lista.
Londres, Berlim e Hamburgo não são bons polos ?

Também ouvi falar, por incrível que pareça (ao menos, para a minha pessoa), da Nova Zelândia.
Alguém tem informações sobre as cidades/salários no exterior? :slight_smile:

Ottawa?

Maracuja, Toronto um dos maiores centros de dev do mundo?

Tu terias alguma informação que mede o ranking e dão maiores detalhes disso? Porque eu, bem honestamente, quando morei aí, não ví nada de espetacular. Tipo, tinham várias vagas e tal mas… nada de especial… pode ser que tenha mudado ou eu tenha deixado passar despercebido esses detalhes, mas se tu tá dizendo (que moras aí há anos) eu não duvido :stuck_out_tongue:

[quote=Leozin]tranquilo nel, acho que estamos alinhados hehehe

cara, sobre SP, pra vocês terem idéia, a população da Zona Leste é maior do que a do Uruguai e a pop. da capital é pelo menos 20x maior que a de Joinville. Sem contar que MUITA GENTE que trabalha em SP não é da capital e sim da grande São Paulo (Osasco, ABCD e afins), então, gente aqui é o que não falta hehehehe[/quote]
Depois desse comentário to me sentindo um chinês

Isso é fundamental, até porque não penso que ir morar no exterior é tão fácil quanto ir para a “cidade vizinha”.
Mas como o tópico trata de cidades, nada mais justo que citar algumas fora do país.

Ainda quero ter isso no CV, veremos !
Vou ler sobre o que postou no link :slight_smile:

Sou novato, nessa historia de programar, estou neste momento cursando o terceiro semestre de TADS(tecnologo em analise e desenvolvimento de sistemas) na UCPEL pelotas - rs.
Começei a faculdade sem ter a minima noção(antes da facul não tinha escrito 1 linha de codigo), to correndo atrás, e desde agora me preocupo com oportunidades, lugares pra morar/trabalhar.

Mas aconselho voces a se informarem do mercado aqui de pelotas, o custo é baixo de moradia
ap de 3 quartos tu consegue por 800!!
tudo no centro! Perto de tudo, tem 2 universidades boas (ucpel e UFpel)
por ser cidade universitaria tem muito lugar pra ir, é relativamente pequeno, tendo em média 300k de habitantes.

e o mercado de TI é mt bom aqui, vejo empresas como a VOIZA atenderem grandes marcas, como VIVO e etc…
tem a Conrad tb…
tem várias empresas com sede na Europa, com apenas 1 filial no mundo inteiro e esta filial está em pelotas(trabalho da facul, 2 semestre, não lembro ao certo todas).
Aconselho a viver aqui, é o custo de vida baixissimo, sendo que um programador jr ganha 1.5k a média.
com essa grana já da pra viver de boas aqui, e viver bem !!

e é perto de Rio Grande - rs (PRAIA!!!) há menos de 50 min…
é um otimo mercado para se começar a vida, estabilidade, possibilidade de conhecimento( as empresas investem nas pessoas(cursos e etc.))

Bom, este foi meu primeiro comentário no forum( não falei nada antes com medo de falar bobagem!!)
Mas venho aqui sempre e leio tudo que posso! acho a galera dqui mt legal.

Bom é isso ai, fica a dica pra quem pretende vir pro sul…

AHHHH ja ia esquecendo, pra quem não sabe, o SUL tem as mais BELAS MULHERES!!!

A grande verdade é: Em SC se ganha 5 mil, mas você gasta 1 mil para viver. Já em SP, você ganha 10 mil e gasta 4 mil para viver. Já em SP você perde muito mais tempo em transito, você se estressa muito mais, a qualidade de vida é pior. Então ainda acho que BLUMENAU é uma ótima cidade. E sou de Tubarão-SC. Não sou e nunca fui cidadão de lá. Sem falar que em SC se tem belas praias e é TUDO OU QUASE TUDO melhor que lá.

Se fosse fácil ganhar 5 mil em SC, todos estariam indo pra este estado. Não estou dizendo que não é possível, apenas o número de vagas para salários desse calibre é bem menor. É o mesmo que deixar de lutar por 100 concursos públicos de BSB que pagam bem para ir brigar por 3 ou 4 bons concursos públicos de Blumenau.

Resumindo, sobra 6 mil líquido em SP e 4 mil em SC. Ponto para SP.

Como já disseram por aqui, embora seja BEM mais fácil isso acontecer em SP, ainda sim é relativo. Qualquer cidade com mais de 200 mil habitantes não é uma currutela onde todo mundo vai a pé para o trabalho e com trânsito inexistente. Se você ganha muito bem em SP, pode morar perto do trabalho ou perto de uma estação de metrô, o que já ajudaria bastante.

Bairrismo ao extremo, logo dispenso.

obs: não sou paulista nem resido atualmente em São Paulo. Apenas estou interessado na verdade.

hehehe lendo o post do Maracuja sobre como a vida é boa no Canadá quase que convenceram que tudo que ví lá era maravilhoso, perfeito e todos eram felizes :stuck_out_tongue:

eu vivi lá (Toronto) mas fui um pouco mais crítico, mas admito que as coisas funcionam bem, mas não sei se é uma cidade para qualquer pessoa viver, sei lá… enfim, cada um é cada um :smiley:

quem sabe um dia eu não volte pra lá também hehe

Nao pareceu que voce ficou incomodado com isso, voce caiu em uma onda de protecionismo e bairrismo.
Existem projetos bons e empresas que pagam bem em Santa Catarina, isso sem duvida.

Porem voce cai naquilo mesmo que voce falou:

seguranca, transporte publico, parques, locais para esportes, salario bom, etc…

Eu moro na Nova Zelândia desde 2008; logo mais eu escrevo algo sobre a vida aqui, ok?

O Maracuja mora no Canada; o pcalcado em Berlin; o windsofhell na Suecia; s4nchez em Londres; o kuchma na Australia;
Agora basta eles terem tempo pra escrever algo aqui… :slight_smile:

http://www.guj.com.br/java/278220-morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena

Galera moro no Tocantins, sou estudando de SI.
e por aqui as coisas não vão bem não, primeiro oportunidade, são poucas, segundo salario muito baixo!

Dar o meu parecer de algumas cidades (pontos positivos e negativos, sendo que isso pode ser muito relativo de pessoa a pessoa):

>> Curitiba

:: Positivo:

• Salários de médios para bons, mas não excelentes;
  • Cidade muito arborizada e mais limpa que a maioria das capitais brasileiras;
  • Mais segura que a maioria das capitais;
  • Custo de vida moderado;
  • Boas oportunidades de trabalho, boa variedade de empresas;
  • Apesar de ser muito grande, não chega a ter a mesma dimensão que São Paulo, Rio ou Salvador, portanto, menos tempo em trânsito.
  • Clima bem agradável (eu gosto de frio);
  • Cidade com boas opções de bares e eventos culturais.

:: Negativo:

• Que mania é essa de curitibano querer ser paulista??
  • Sem praias e clubes (para quem curte, é claro);
  • Transporte público não é essas maravilhas toda como falam, quando você irá precisar dele, pode ter problema. Horário de pico não difere muito das grandes capitais brasileiras, mas ainda assim, supera em qualidade em muitas cidades;
  • Shoppings com estacionamento pago e muitos "parks" espalhados pela cidade.

>> Belo Horizonte

• Povo bem educado e receptivo;
  • Segurança moderada;
  • Salário moderado;
  • Custo de vida baixo;
  • Bons eventos culturais.

:: Negativos:

• Urbanização não é das melhores;
  • Varidade do mercado não é das melhores.

>> Salvador

• Praia, orla da parte principal da cidade com boas opções de lugares;
  • Boa variedade de bares, shoppings, restaurantes e eventos culturais;
  • Boa variedade artística na cidade;
  • Carnaval maior do mundo (para quem gosta, é claro).

:: Negativo:

• Povo geralmente mal educado (no que tange atendimento, educação de rua básica, transporte, serviços, etc.);
  • Salários de baixo para médio;
  • Poucas opções de mercado;
  • Custo de vida elevadíssimo;
  • Cidade insegura em grande parte dos locais;
  • Transporte público de péssima qualidade;
  • Urbanização ruim.

Por curiosidade, você poderia dar mais detalhes sobre esse aspecto?

Grinvon, Você mora/morou em BH? A sua opinião no que diz respeito a remuneração e custo de vida em BH é baseada no que?
Gostaria de saber a sua opinião em relação a cidade, pois sou Belorizontino, estou começando a minha carreira como desenvolvedor e nunca trabalhei em outra cidade que não Belo Horizonte.

[quote=Caio Torres]Grinvon, Você mora/morou em BH? A sua opinião no que diz respeito a remuneração e custo de vida em BH é baseada no que?
Gostaria de saber a sua opinião em relação a cidade, pois sou Belorizontino, estou começando a minha carreira como desenvolvedor e nunca trabalhei em outra cidade que não Belo Horizonte.[/quote]

Não moro atualmente em BH. O período que fui lá foi no meio de 2006 por conta da empresa que eu estava, e por causa de certificação também. Na época eu trabalhava com Java. Faz 6 anos que não vou pra lá. Contei da experiência que tive, apenas, talvez a realidade atual esteja um pouco diferente. De qualquer forma, é uma cidade que eu voltaria e passaria sim mais tempo, se fosse preciso.