keller e Yvga, eu também sou catarinense (Lages/SC) e concordo com boa parte do que vocês disseram
SC é um estado bonito, organizado e seguro (tirando os atentados dos últimos dias rs) mas pra quem trabalha com TI e quer ganhar bem, pelo menos até agora é um pouco ruim. Na real, também devemos pensar no contexto: o que seria um salário ruim? Como o nel disse, em Joinville você ganha menos mas tem uma qualidade de vida bem melhor. Se compararmos com SP e RJ, os salários de SC são ruins, mas será que para a população local é bom? Digo, ganhar isso é bom… comparado com onde?
Eu sinceramente não acredito muito nesse lance de “custo de vida” porque o custo de floripa é nível SP, só que pior (transporte público ineficiente, trânsito caótico, cidade turística onde tudo é caríssimo etc).
Joinville é uma cidade legal, caprichada, mas ainda pra TI não está bom, só pra quem tá se formando na UDESC mesmo aí e não quer deixar a família. Óbvio que terão paulistas que irão pra aí, mas a questão é: eu tenho qualidade de vida em SP. Até que ponto vale a pena eu sair da minha zona de conforto pra ganhar menos e ter… a mesma qualidade de vida? Vocês aí de Joinville vão para o trabalho a pé? Vocês precisam de carro para se deslocar na cidade? Se o paulista que mora aí por acaso morava na periferia aqui, onde tinha que pegar um metrô lotado e demorar pelo menos uma hora pra chegar no trabalho, com certeza Joinville vai ser melhor pro cara, mesmo ganhando menos.
Nel, acho legal tu defenderes a tua cidade, entretanto acho melhor tu ter uma visão mais abstrata das coisas porque a visão daí de dentro é que tudo é maravilhoso. A IBM abrir escritório, a BMW abrir a fábrica, a Totvs (…) ser dona da Datasul etc… para cidade tudo isso pode ser vantajoso, mas e pra você? Você está ganhando mais por causa disso?
No mais Nel, como disse anteriormente, esse papo de custo de vida, pra mim, não é proporcional (você falou que não dá pra pegar SP como base). Mas por exemplo, o custo de vida X salário em Joinville é, sei lá, um fator 5x5, enquanto em SP é 8x10+. Obviamente, se tu já mora aí, tens a tua família, não gasta com aluguel etc, aí valeria muito a pena ficar por aí mesmo, mas caso contrário, eu não vejo tantas vantagens assim como tu vê, IMHO. A única coisa que é bem diferente é o custo do aluguel… mas só.