MentaOnRuby 0.5.0 - Released as Gem

Parabéns!

Sérgio, ainda sobre o assunto, acho que é interessante você perceber que o Merb não é como a API de servlets, ele é um framework MVC completo, fazer o que você está fazendo não faz muito sentido, é como se você escrevesse um VRaptor dentro do Mentawai. Acho que seria mais válido você dar uma olhadinha melhor no Merb e no Rails e ver quais as funcionalidades que o Mentawai tem e eles não tem e fazer desse MentaOnRuby um plugin que pudesse ser adicionado a eles.

Duvido muito. Especialmente se a idéia for realmente portar a aplicação, acho que portar a idéia ou funcionalidades é muito mais válido. Quando você pensa em portar uma aplicação você vai, invariavelmente, incorrer no problema de estar simplesmente escrevendo a mesma coisa em outra linguagem, vai estar fazendo apenas tradução de código e isso não vai lhe ensinar muita coisa, pior, vai ensinar errado.

Agora, pegar uma aplicação que você fez ou conhece e refazer as funcionalidades dela em outra linguagem ou usando outros frameworks é extremamente válido, porque aí você vai procurar escrever a nova aplicação usando o máximo que puder da nova linguagem ou ferramenta, aí sim você vai estar aprendendo, porque você não vai estar escrevendo alemão pensando em português.

:thumbup: Iniciativas são sempre bem vindas, quanto ao erro são sempre transformação constantes de idéias e contradições em busca de um objetivo, à aproximação do que pode vir a ser , o que pensamos que é certo.

:thumbup: “O que é o ser , senão o próprio domínio de sua existência pela descoberta do seu conhecimento”

Bacana SAOJ e válido lembrar que ele foi humilde suficiente para falar sobre seu conhecimento sobre a linguagem e sua intenção com o projeto.

Pois é Kenobi, diferente de outros que estão mais preocupados em tacar pedra no cara. :?

Primeiro, foi lançado esse comentário:

Depois o Kenobi lança outra mensagem:

Peraí, como assim intenção com o projeto? Não vi nenhum post dizendo claramente isso!

IMHO, usar os mesmos objetivos do Mentawai no Java para o Ruby não daria certo. Em Java, dar à comunidade um framework web em que tudo é feito sem configurações XML, apenas código Java (e propondo com isso ser mais fácil), já garante um lugar ao sol. Em Ruby, fazer a mesma coisa seria simplesmente concorrer com o Rails (que não usa configuração XML e é mais fácil) sem propor nada de novo.

Esta faltando ao MentaOnRuby um diferencial pra que ele possa existir.

Acho que o Sérgio deixou isso bem claro -> http://www.guj.com.br/posts/list/82857.java#441786

Parabéns, Sérgio.

Apesar da Santa Inquisição, gostaia que você desse feedbacks conforme for avançando.

[]´s

PS: Mengão Campeão (de novo)!!!

Concordo com vc. Concorrer com Rails é loucura. Não porque ele está muito difundido como o Struts em Java, mas porque ele é realmente um framework excelente.

Isso mais ser full-stack sempre foram a bandeira do Mentawai mesmo, desde 2005. Mas entendo que o mundo Ruby é algo totalmente diferente e um nível mais elevado/avançado.

Acho que quando vc disse “existir” vc quiz falar “ser relevante”. Existir ele pode, mesmo que poucas pessoas usem ele.

A questão de encontrar um diferencial é bem complicado. O Rails encontrou um belo diferencial na linguagem ruby, que permitiu a construção de um framework verdadeiramente full-stack, active record, mágicas metaprogramadas, etc. Qualquer outro framework que queira entrar no mundo Ruby vai ter que se contentar em fazer as coisas de outra maneira, mas daí a “introduzir um novo diferencial ou paradigma” acho possível, mas difícil.

Me corrijam se eu estiver errado, mas o Spring introduziu algo de novo ou simplesmente facilitou e simplificou o desenvolvimento de sistemas, principalmente os distribuídos, que antes eram feitos com EJB? Talvez tenha introduzido algo de novo, mas eu sinceramente não sei/não me lembro.

Para um framework ganhar relevância ele deve sim introduzir algo de novo, mas mais importante do que isso ele deve ser simples, bem documentado, bem exemplificado, bem suportado, etc. O Spring tem tudo isso.

O Merb por exemplo tem documentação próxima de zero. Existem milhares de maneiras de fazer a mesma coisa, milhares de detalhes, que se não forem bem simplificados e documentados, irão fazer com que o framework nunca ganhe a relevância merecida, por melhor que ele seja.

Vai começar tudo de novo né!?

[quote=saoj] Concordo com vc. Concorrer com Rails é loucura. Não porque ele está muito difundido como o Struts em Java, mas porque ele é realmente um framework excelente.
[/quote]

Entao pra que isso? aprender ruby? existem maneiras mais dignas pra isso.

Alem de tudo, monolitico, cheio de coisas estaticas pra todo lado e uma bomba se for preciso escalar

[quote=saoj]
Acho que quando vc disse “existir” vc quiz falar “ser relevante”. Existir ele pode, mesmo que poucas pessoas usem ele.

A questão de encontrar um diferencial é bem complicado. O Rails encontrou um belo diferencial na linguagem ruby, que permitiu a construção de um framework verdadeiramente full-stack, active record, mágicas metaprogramadas, etc. Qualquer outro framework que queira entrar no mundo Ruby vai ter que se contentar em fazer as coisas de outra maneira, mas daí a “introduzir um novo diferencial ou paradigma” acho possível, mas difícil.

Me corrijam se eu estiver errado, mas o Spring introduziu algo de novo ou simplesmente facilitou e simplificou o desenvolvimento de sistemas, principalmente os distribuídos, que antes eram feitos com EJB?

Para um framework ganhar relevância ele deve sim introduzir algo de novo, mas mais importante do que isso ele deve ser simples, bem documentado, bem exemplificado, bem suportado, etc. O Spring tem tudo isso.

O Merb por exemplo tem documentação próxima de zero. Existem milhares de maneiras de fazer a mesma coisa, milhares de detalhes, que se não forem bem simplificados e documentados, irão fazer com que o framework nunca ganhe a relevância merecida, por melhor que ele seja.[/quote]

Ou seja, denovo o Sergio ta recriando a roda quadrada por esporte

Obrigado pelo feedback, Fernando. Não concordo muito, mas respeito e aceito a sua opinião…

Senti uma pontinha de inveja?

Ta jogando alcool pra ver a explosão?

Always 8)

saoj, já num pensou em criar um framework baseado em Django?
Ando trabalhando com ele em projetos pessoais e to começando a entender pq ele está sendo tão falado.

Cara, acho que se passar mais de 3 meses sem um flame com o sérgio eu vou perder umas boas risadas dessas theads. Afinal, nunca passa mais de 3 meses sem o Sérgio lançar um framework Menta*

Não vou alimentar a discussão mas rir eu vou, e muito :smiley:

[quote=emerleite]Cara, acho que se passar mais de 3 meses sem um flame com o sérgio eu vou perder umas boas risadas dessas theads. Afinal, nunca passa mais de 3 meses sem o Sérgio lançar um framework Menta*

Não vou alimentar a discussão mas rir eu vou, e muito :smiley: [/quote]

Se o que vc escreveu não é um exemplo de como alimentar um flame… sinceramente não sei como seria.

[]´s

Seria falando mau do framework ou falando hiper-bem, o que não farei uma coisa nem outra. :smiley:

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/16.page

:arrow: []= e [] para input, output, session, application and cookies. (valeu Maurício)

:arrow: MentaTags (t_out = a primeira!)

:arrow: Suporte para custom tags