Mercado de aplicativos e expectativas

Pois é, ouvi falar que o Android é mais simples de se começar para quem é de Java, mas a minha principal dúvida aqui é exatamente saber se o mercado Android é mais aquecido ou se vale a pena investir nele.
Também acredito que nós profissionais de TI, depois de um certo de mercado, nos adpatamos a qualquer tecnologia, seria somente uma questão de se entender com a nova sintaxe e observar os fundamentos da tecnologia.

Nesse meu trabalho de pesquisa, acabei esbarrando com um framework, que aparentemente parece milagroso, que é o “http://www.madewithmarmalade.com/”. Segundo se ele diz, escreve para Windows Phone, Android, Iphone e etc…
Eu acabei caindo nele por acaso, pois estava querendo saber se existe uma forma de desenvolver IoS no windows, sem precisar montar uma VM com OSX. Vendi meu macbook não faz nem 1 mês !!!

Mas sobre o windows 8, vcs acham que realmente a M$ vai conseguir entrar nessa briga ? Vejo M$ entrando atrasada nesse ringue, e teria que vir com algo revolucionário que ao meu ver não veio, nem o preço! Igual a Motorola com o Xoom.

A analogia que eu humildimente arrisco em fazer nesse momento, seria comparar com mercado de carros : Apple é a Ferrari e Android um bom Corolla ou Civic (nos melhores dos casos). O Corolla e o Civic, são bons carros, rápidos, mto confortáveis, remetem um certo status e etc, mas o sonho de consumo das pessoas é a Ferrari, virou pois tem um mito. Nessa analogia, nem vou entrar no mérito de diferença de tencologia entre Ferrari e Corolla, a intenção é tocar o ponto do “sonho de consumo”, do mito que a maçã fez em torno de si, por isso chuto que a Apple ainda vai ficar na frente por mto tempo. E como vemos, o campeão de venda de App´s é a Apple, de venda, não de numero de downloads.

Concordam ?

Ps.: Não tenho como comprar um MacBook novamente, acabei de pegar um Vaio Core i7 e meu desktop é um Bulldozer da AMD (o top de Linha 8150), me recomendam montar uma VM ou fazer tentar o hackintosh (usando o cd Original do OSX Montain Lion)? Não é crime instalar em outro hardware, crime seria piratear o OSX.

A primeira questão que você deveria responder é se você gosta mesmo de programar. Posso estar enganado mas…
O Android está dominando o mercado (volume).
Se você optar por Android em poucas semanas você estará apto a desenvolver alguma app.
Aí, sem grandes investimentos (de tempo e $) poderá avaliar o ambiente mobile.
Se achar que vale a pena, depois investe em aprender Obj-C…

[quote=A H Gusukuma]A primeira questão que você deveria responder é se você gosta mesmo de programar. Posso estar enganado mas…
O Android está dominando o mercado (volume).
Se você optar por Android em poucas semanas você estará apto a desenvolver alguma app.
Aí, sem grandes investimentos (de tempo e $) poderá avaliar o ambiente mobile.
Se achar que vale a pena, depois investe em aprender Obj-C…
[/quote]

Não entendi sobre “gostar mesmo programar”, falei algo que passou essa imagem ?

Sobre o Android estar dominando em volume, eu imagino, o pessoal inclusive comentou bastante aqui essa “thread”, entre volume x app´s pagas.

Eu sou mais tentado a cair para IOS pois já fui usuário de Android (e sofri mto) e sou usuário da Apple já a bastante tempo sendo mto feliz. As coisas funcionam, não travam nunca !!! As app´s da apple dificilmente dão pau, assim como os aparelhos, e o processo de homologação da apple garante um certo grau de confiança em termos de segurança e estabilidade, que na época em que fui usuário de Android não tinha (e não sei como anda hoje).
Claro que é muito mais simples no caso da Apple, desenvolver app´s sabendo em qual hardware essa app vai rodar, diferente do Android que roda em uma gama de hardwares completamente heterogêneos.

Por causa disso que recorro a experiência de vocês que já estão engatilhados nesse mercado.

Aproveito para perguntar outra coisa: Tem alguma tv rodando android ?

Ai que tá, não é algo revolucionário, é só uma combinação de fatores para continuar a utilização do sistema operacional mais usado do mundo de uma forma adequada à situações atuais e tradicionais, leveza de um tablet para uso descontraído ou ele com teclado para uso de softwares desktop que estamos acostumados a usar na maior parte da vida, ou seja, os dois mundos no mesmo sistema e dispositivo.

O Xoom pesando 1 tonelada e com um Android praticamente beta foi um fracasso mesmo. Coisas pesadas com Windows estão por ai também mas com foco para atender casos de uso de softwares mais pesados, mas o que eu falo é por exemplo o Acer W510 com processador Atom, testei de um colega e fiquei surpreso usando um tablet leve rodando um Windows de verdade. E isso pode ser só o começo, a briga vai ser boa para nós usuários e desenvolvedores com mais oportunidades.

Os apps da Apple são melhores? Na média, sim. Mas isentos de erros? Não, vide o app de mapas!
Agora, qualquer alternativa tem pontos fortes e fracos.
Desenvolver para a Apple é para um único fabricante, uma solução proprietária, uma linguagem única. Isso é vantagem ou não?
O Android é open source, tem vários fabricantes de hardware, diversos tamanhos, versões e usos. Isso é desvantagem ou não?
Agora, um bom aplicativo, independe da plataforma. Se for bem feito, é bom e pronto.
Outra coisa, gostar do iPhone como usuário é uma coisa, como desenvolvedor deve ter outro enfoque, você vai se destacar onde tem mais apps com problemas!

Mas, tudo isso são opiniões dos outros. O que importa, no final, é a sua opinião.

[quote=A H Gusukuma]Os apps da Apple são melhores? Na média, sim. Mas isentos de erros? Não, vide o app de mapas![/quote]Cada coisa é relativa mesmo e o todo tende ao equilíbrio.

[quote=A H Gusukuma]Desenvolver para a Apple é para um único fabricante, uma solução proprietária, uma linguagem única. Isso é vantagem ou não?[/quote]Para empresas não acho vantagem na maioria dos casos envolvendo sistemas de informações, as necessidades reais deveriam usar de fato o diferencial do dispositivo para trazer vantagem, mas para fazer o mesmo que um sistema web faria não é vantagem real.

Para implementar boas ideias diferenciadas e vender na loja do dispositivo é vantagem sim, seja por dinheiro ou marketing, mais vantagem ainda para Apple, que é mais valorizado por empresas.

[quote=A H Gusukuma]O Android é open source, tem vários fabricantes de hardware, diversos tamanhos, versões e usos. Isso é desvantagem ou não?[/quote]Sim, usuários Android tem mais vantagens reais do que da Apple.

Sem pesquisar market share, intenção de compra e seu mercado, todo o resto é especulação.

Infelizmente, pesquisas sérias nesse campo custam extremamente caro (a última que tomei conhecimento estava na bagatela de 15.000 dólares anuais).

[quote=ViniGodoy]Sem pesquisar market share, intenção de compra e seu mercado, todo o resto é especulação.

Infelizmente, pesquisas sérias nesse campo custam extremamente caro (a última que tomei conhecimento estava na bagatela de 15.000 dólares anuais).[/quote]
Pois é!
Com esse montante dá para aprender Java, ObjC e C# e comprar uns equipamentos para programar e testar! :lol:

Caramba, tem muitos pontos a serem analisados realmente. O mercado mobile está maior do que eu imaginava, pelo menos em termos de leque tecnológico, não sei em termos de oportunidades profissionais.
Achou que vou começar como a maioria: estudar para produzir minhas app´s e se pintar uma oportunidade profissional, legal, estamos ai :!:

Pq no momento consigo ver 2 tipos de profissionais mobile: freelancers e contratados por uma empresa.
Caso eu seja freelancer, eu teria que optar pelo mercado que mais “compra” aplicativos (ou pensar em desenvolver app´s com anuncios).
Caso eu seja contratado por uma empresa, devo pesquisar o que as empresas tem contratado mais, e ai que a porca torce o rabo. Fica cíclico. Pois a empresa pode ser vendedora de app´s com foco no usuário final (games por exemplo) ou fazer sob demanda p/ um cliente. Nesse ponto já caio em um terreno de especulações.

Agora seguindo a linha sobre ferramentas utilizadas, esses frameworks como o Marmalade, Shiva3D, Dragonfire SDK e etc (foco maior em games), são realmente bons frameworks para o caso de games ? Valem a pena ? Pelo que vi alguns deles permite que vc publique tanto em IOS quanto em Adroid.
Sabem algo a respeito ?

Segue trecho da reportagem do InfoMoney:

Matéria completa: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/2662533/apple-devera-ser-empresa-mais-lucrativa-2013-confira-ranking

[quote=javaflex]

Não conheço app Facebook, mas pelo que está falando tem razão. Sobre apps de e-commerce é mais marketing, nisso teve necessidade mesmo, mas você acha mesmo a interface melhor do que a web? Pelo menos das lojas do Brasil acho bem inferiores, claro que poderiam trabalhar na responsividade (sem capar conteúdo como apps e “versões mobile”) pra ficar 100% em celular, mas das vezes que comprei pelo celular foi pelo sitezão mesmo, que acho mais fácil de usar mesmo que ainda não sejam bem responsivos à vários tipos de telas. Bootstrap tem me ajudado muito nessas questões, ai se o cliente quiser nativo opta por pagar por isso, senão já tem sem esforço extra de nenhuma das partes, nem do usuário.[/quote]

Tb não conheco porque não uso Facebook. Mas conheço e-commerces e de fato são todos web. Só não sei se apps de comércio são a maioria das apps sendo criadas no mercado como vc disse. Mas é um bom exemplo de app simples do ponto de vista de interface e que continuará sendo feito usando HTML, pelo menos enquanto existir cobrança do imposto pelo dono da plataforma.

Acredito que a tendência é o mercado consolidar entre Android e iOS, mas as empresas acabam deixando Android em segundo plano por tudo que já foi dito aqui, além do fato de ser uma plataforma inconsistente, fragmentada e sujeita a virus e exploits.

Sobre a MS, não acho que tem alguma chance de competir com a qualidade da Apple, talvez com Android, mas a briga é difícil porque enquanto a licenca do windows é paga, Android custa zero para os fabricantes. A esperança da MS é que as empresas com muita grana adotem sua nova interface Metro, o que não acho que vai rolar.

Resumindo, eu não perderia meu tempo com Windows, a não ser que Android comece a estagnar.

Pessoal, alguem já ouviu falar no “Codename One”, a API que você desenvolve em Java para android e Ios ?

Segue o link: http://www.codenameone.com/hello-world.html

Entre ter um dispositivo com Windows que atenda tudo que preciso usar ou ter o Android só para Internet e afins vou passar a preferir Windows. Já Apple não se discute, tem um público fiél, é religião, e por ser algo muito fechado é mais seguro as empresas acabam confiando mais.

[quote=javaflex]
Entre ter um dispositivo com Windows que atenda tudo que preciso usar ou ter o Android só para Internet e afins vou passar a preferir Windows. Já Apple não se discute, tem um público fiél, é religião, e por ser algo muito fechado é mais seguro as empresas acabam confiando mais.[/quote]

Você teria um exemplo?

Nem imagino como seria esse aparelho que serve como desktop, tablet e phone.

[quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]
Entre ter um dispositivo com Windows que atenda tudo que preciso usar ou ter o Android só para Internet e afins vou passar a preferir Windows. Já Apple não se discute, tem um público fiél, é religião, e por ser algo muito fechado é mais seguro as empresas acabam confiando mais.[/quote]

Você teria um exemplo?

Nem imagino como seria esse aparelho que serve como desktop, tablet e phone.[/quote]
Não falei de phone, estou falando da junção de PC no tablet como já iniciei a conversa antes, tablet/PC híbrido Windows true rodando tudo que eu pelo menos uso. O exemplo está numa foto e modelo num post anterior deste tópico. Mesmo que venha ter um smartphone com Windows true, não faria muito sentido usar aplicações desktop numa tela muito pequena e sem teclado físico, mesmo sendo a nível do Galaxy Note.

Para aplicativos móveis simples as empresas estão adotando HTML 5 que é multiplataforma.

Acredito eu que o Windows vai ocupar o ultimo espaço do mercado móvel, e quem pega um Android recente hoje não tem mais essa de comparar com iOS.