Mercado de aplicativos e expectativas

Bom pessoal, estou pensando em dedicar um estudo para desenvolvimento de app’s.
Talvez comece pelo Ios e depois para android.
Mas como estou meio (ou totalmente) por fora, queria a opinião de vcs para saber como esse mercado tem se comportado, a concorrência e vantagens entre ios x android, a chegada do windows 8, o que vcs esperam que ocorra qdo o html5 tiver no auge e etc…

O mercado anda aquecido? A maioria das pessoas q estudam são para ser freelancer, trabalhar em uma empresa ou projetos pessoais?
Tem alguma nova onda no momento que está vindo com força?
Enfim, to perdido, quem puder lançar um pouco de luz, ficarei agradecido.

Abraços

Tudo que vc falou é oq está em alta no momento. =P

Mas as empresas de android/IOS são em grande parte startups (ou seja, começando a pouco tempo).

O mercado de Java eu garanto ser bom, quanto ao mercado de Android/IOS eu sei que está crescendo.

Android tem um mercado consideravelmente bom, mas como Hebert falou, maioria pelo menos no Brasil são startup. A menos que consiga emprego em alguma grande empresa de mobile (Samsung, Sony, Motorola, etc) ou pelo menos uma que presta serviço para elas.
Eu estudei Android para meu tcc durante uns 3 meses, enviei meu currículo para uma prestadora de serviço, mostrei o app(expliquei os recursos, dificuldades, etc) e consegui um estágio, estou a 1 mês e meu gerente falou que minha vaga de efetivo já esta garantida.

Android no Brasil não tem o peso que tem no exterior, mas é uma plataforma grátis promissora que pode ser adaptada para inúmeras funcionalidades: celular, tablet, tvbox, eletrodomésticos, Sistema de bordo, etc.

Android tem a maior parte do mercado de mobiles e continua ganhando mercado, principalmente por conta da característica acima citado e sua facilidade de uso, grande quantidade de recursos(tanto nativos quanto de terceiros). Mas sempre há constante presença dos novos entrantes(Samsung por exemplo criou o tizen que tem suporte a app Android), mas atualmente desbancar o Android não é uma tarefa fácil, pois, esta a caminho de se tornar um “Windows” para aparelhos moveis.

Em suma, vale a pena estudar pelo menos o básico para concorrer alguma vaga que venha ser promissora, assim como é bom saber java web, persistências, C#, Objective-c, etc. O que aumenta seu leque de possibilidades.

Desde já agradeço todos pela ajuda.

Hebert, eu estou pensando em migrar de área, sou desenvolvedor Java também, que é um mercado mais tradicional e que demanda bastante, mas pelo que estou vendo, o mercado de App´s está crescendo também e tem bem menos profissionais, o que se torna interessante pela questão salarial (oferta x demanda), além de outras questões.

Fabricio, pelo oq eu você estudou para fazer seu tcc, você chegou a ver os dados de crescimento desse mercado ?

[quote=zz]Desde já agradeço todos pela ajuda.

Hebert, eu estou pensando em migrar de área, sou desenvolvedor Java também, que é um mercado mais tradicional e que demanda bastante, mas pelo que estou vendo, o mercado de App´s está crescendo também e tem bem menos profissionais, o que se torna interessante pela questão salarial (oferta x demanda), além de outras questões.

Fabricio, pelo oq eu você estudou para fazer seu tcc, você chegou a ver os dados de crescimento desse mercado ?[/quote]Começa com java e depois migra para Android. Meio caminho andado e com emprego garantido. =D

Essa parte de mercado não pesquisei muito, mas conversando com os outros funcionários onde trabalho afirmaram exatamente o que disse acima. No Brasil as vagas boas (com salario consideravelmente bom para experiencia) são poucas por ser uma plataforma não muito difundida - presente apenas em smartfones e tablet, e com o preço deles no mercado brasileiro dificulta o acesso deles a população.
E caso for tentar fazer aplicativos por conta, sempre vise algo que consuma dados! as operadoras adoram hehe

E é o exatamente o que o Hebert disse! Para programar android você so precisa saber o basico da arquitetura e a API, resto é java igual de qualquer outra plataforma e muito stackoverflow :smiley:

Minha opnião em relação ao mercado mobile é o seguinte:

Muitas empresas irão migrar sua aplicações moveis para HTML 5. Ter aplicações para os sistemas, Android, IOS, Blackberry e Windows Phone é caro e de difícil manutenção visto que terá pessoas especializadas em cada sistema. Se o seu objetivo é algo mais complexo que simples aplicações corporativas ai sim vale a pena estudar uma plataforma, porem terá que escolher uma e se especializar já que é difícil.

Em relação ao mercado HTML 5 e mobile, da uma olhada no
Titanium: http://www.appcelerator.com/platform/titanium-sdk/ ;
Sencha Touch: http://www.sencha.com/products/touch
PhoneGap: http://phonegap.com/

Se quiser desenvover jogos tem esse.

Corona SDK: https://www.coronalabs.com/products/corona-sdk/

Abaixo uma prova do que é possível fazer com html 5.

http://www.infoq.com/br/news/2013/01/sencha-fastbook-html5

Espero que ajude

[quote=MauNunes]Minha opnião em relação ao mercado mobile é o seguinte:

Muitas empresas irão migrar sua aplicações moveis para HTML 5. Ter aplicações para os sistemas, Android, IOS, Blackberry e Windows Phone é caro e de difícil manutenção visto que terá pessoas especializadas em cada sistema. Se o seu objetivo é algo mais complexo que simples aplicações corporativas ai sim vale a pena estudar uma plataforma, porem terá que escolher uma e se especializar já que é difícil.[/quote]Concordo plenamente, mesma visao que a minha, maioria das aplicações corporativas não tem necessidade de serem nativas.

“zz”, o importante é partir sempre da necessidade e não da tecnologia primeiro. Se você tem uma ideia boa de aplicativo diferenciado pra por em venda nas lojas da Apple e/ou Google então isso já seria um bom motivador.

Falando de necessidade…

É preciso lembrar que a maioria dos aparelhos Android no mercado não são usados como smartphone, mas sim como celular convencional, igual aqueles que rodavam J2ME.

Por isso eles não baixam apps ou navegam na web com tanta frequência quanto usuários iOS e o pro desenvolvedor isso que importa, não mercado de aparelhos “ativados”.

O motivo disso podem ser vários, a maioria dos usuários Android não tem um plano de dados associado, ou estão presos em versões antigas sem perspectiva de atualização, ou estão rodando na china e portanto não tem acesso ao google market, ou uma combinação das anteriores, sei lá. O fato é que isso deixa o Android meio que em segundo plano pra maioria das empresas, já que a maioria prefere atingir o público mais “influente” primeiro.

[quote=JoseIgnacio]Falando de necessidade…

É preciso lembrar que a maioria dos aparelhos Android no mercado não são usados como smartphone, mas sim como celular convencional, igual aqueles que rodavam J2ME.

Por isso eles não baixam apps ou navegam na web com tanta frequência quanto usuários iOS e o pro desenvolvedor isso que importa, não mercado de aparelhos “ativados”.

O motivo disso podem ser vários, a maioria dos usuários Android não tem um plano de dados associado, ou estão presos em versões antigas sem perspectiva de atualização, ou estão rodando na china e portanto não tem acesso ao google market, ou uma combinação das anteriores, sei lá. O fato é que isso deixa o Android meio que em segundo plano pra maioria das empresas, já que a maioria prefere atingir o público mais “influente” primeiro.
[/quote]
Sim, essa maioria que você diz só usa Android para telefone e facebook.

Não gosto de usar produtos Apple, mas são sim muito mais respeitado pelas empresas. Se tiver que investir em uma boa ideia para vender que se faça primeiro para iOS mesmo, será mais valorizado.

Só não entendi “a maioria dos usuários Android não tem um plano de dados associado”, pois quem tem pré pago tem mais vantagens de quem tem plano.

[quote=javaflex]maioria das aplicações corporativas não tem necessidade de ser nativas.
[/quote]

Me avisa quando office ou photoshop forem feitos em HTML5.

[quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]maioria das aplicações corporativas não tem necessidade de ser nativas.
[/quote]

[/quote]Pro office já tem o google docs. :lol: :lol: :lol:

[quote=Hebert Coelho][quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]maioria das aplicações corporativas não tem necessidade de ser nativas.
[/quote]

[/quote]Pro office já tem o google docs. :lol: :lol: :lol: [/quote]
E uso mais o google docs do que o desktop.

[quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]maioria das aplicações corporativas não tem necessidade de ser nativas.
[/quote][/quote]
Mas nem era isso que estávamos querendo dizer. Queremos dizer aplicações de negócio mesmo, sistemas de informações, que acredito ser a realidade da maioria aqui, pelo menos sempre foi a minha área.

[quote=javaflex]
E uso mais o google docs do que o desktop.[/quote]

Mas você disse que as empresas não precisam de nativo, e não o javaflex.

[quote=javaflex]
Mas nem era isso que estávamos querendo dizer. Queremos dizer aplicações de negócio mesmo, que acredito ser a realidade da maioria aqui, pelo menos sempre foi a minha área.[/quote]

O que vem a ser uma aplicação de negócio?

[quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]
E uso mais o google docs do que o desktop.[/quote]

Mas você disse que as empresas não precisam de nativo, e não o javaflex.

[quote=javaflex]
Mas nem era isso que estávamos querendo dizer. Queremos dizer aplicações de negócio mesmo, que acredito ser a realidade da maioria aqui, pelo menos sempre foi a minha área.[/quote]

O que vem a ser uma aplicação de negócio?[/quote]

Não disse que as empresas não precisam de apps nativas, falei a maioria dos casos envolvendo aplicações corporativas não precisam ser nativas, mas não todos os casos, claro que pode surgir casos especiais que seja decidido usar solução nativa, vai depender da necessidade.

Aplicação de negócio: Um e-commerce por exemplo, nada que puxe para “ferramentas gráficas” ou algo graficamente complexo. Tecnicamente falando: formulários, listas, imagens, mapas, relatórios e gráficos estatísticos.

Obrigado mais uma vez pela contribuição pessoal.

Bom, a minha questão é a seguinte: Já trabalho com Java a uns bons 6 anos. E sinceramente, estou cansado desse ambiente de desenvolvimento. Saio e entro nas empresas e são sempre os mesmos problemas(mais relacionados a organização e não técnios) … Enfim, estou querendo respirar novos ares e acho que o mobile pode ser uma boa pedida e um investimento p/ o futuro.

Então decidi olhar para esse mercado mobile com mais atenção, pois tenho “visto” esse mercado meio que a distância, sem acompanhar as novidades e a idéia que eu tenho é que o mercado está aquecido, é promissor e ainda tem muito a crescer. Mas como disse, isso é uma percepção minha, um mero chute com base nas vagas informações que possuo.

O amigo “MauNunes” citou algo que eu havia questionado e que me preocupado, a questão do HTML5 com os tais designs responsivos. Acredito que eles realmente tirem uma fatia do mercado, mas nunca vçao usar o hardware do aparelho como as app´s nativas, então acho que ainda vão existir muitas app´s sendo criadas.

O amigo “fabriciov” também citou um dado importante que eu também me questiono, a questão da “qualidade dos usuários” das plataformas. Tenho pesquisado e encontrado muitas estatísticas meio que conflitantes, mostrando números diferentes em cada site, chega a ser cômico.

Então em resumo, estou buscando informações, primeiro p/ saber se vale a pena migrar, se será fácil essa migração e se estarei fazendo uma boa aposta para o futuro.

• E vocês tem me ajudado!!!

[quote=javaflex]
Não disse que as empresas não precisam de apps nativas, falei a maioria dos casos envolvendo aplicações corporativas não precisam ser nativas, mas não todos os casos, claro que pode surgir casos especiais que seja decidido usar solução nativa, vai depender da necessidade.[/quote]

Quem poderia dizer que facebook precisava ser nativo?

Mas quando os usuários optaram por abandonar o serviço, ser nativo passou a ser uma necessidade pra empresa.

Alguém poderia dizer que usuário corporativo é diferente do usuário do facebook, mas na verdade o usuário é o mesmo. A única diferença é que no primeiro caso abandonar o emprego não é tão simples assim fazer só por causa da interface do software que usa pra realizar seu trabalho fazê-lo de forma miserável. Mas não quer dizer que não vai acontecer em algum momento e o seu software não terá contribuído pra isso.

[quote=javaflex]
Aplicação de negócio: Um e-commerce por exemplo, nada que puxe para “ferramentas gráficas” ou algo graficamente complexo. Tecnicamente falando: formulários, listas, imagens, mapas, relatórios e gráficos estatísticos.[/quote]

A maioria dos ecommerce tem apps nativo. Geralmente eles não são usados na hora do checkout, sendo direcionado para uma interface web. Mas isso é porque ninguém está disposto a compartilhar 30% das suas vendas conforme as regras da Apple e do Google, certamente não é porque ecommerce fica melhor numa interface HTML. :wink:

[quote=JoseIgnacio][quote=javaflex]
Não disse que as empresas não precisam de apps nativas, falei a maioria dos casos envolvendo aplicações corporativas não precisam ser nativas, mas não todos os casos, claro que pode surgir casos especiais que seja decidido usar solução nativa, vai depender da necessidade.[/quote]

Quem poderia dizer que facebook precisava ser nativo?

Mas quando os usuários optaram por abandonar o serviço, ser nativo passou a ser uma necessidade pra empresa.

Alguém poderia dizer que usuário corporativo é diferente do usuário do facebook, mas na verdade o usuário é o mesmo. A única diferença é que no primeiro caso abandonar o emprego não é tão simples assim fazer só por causa da interface do software que usa pra realizar seu trabalho fazê-lo de forma miserável. Mas não quer dizer que não vai acontecer em algum momento e o seu software não terá contribuído pra isso.

Não conheço app Facebook, mas pelo que está falando tem razão. Sobre apps de e-commerce é mais marketing, nisso teve necessidade mesmo, mas você acha mesmo a interface melhor do que a web? Pelo menos das lojas do Brasil acho bem inferiores, claro que poderiam trabalhar na responsividade (sem capar conteúdo como apps e “versões mobile”) pra ficar 100% em celular, mas das vezes que comprei pelo celular foi pelo sitezão mesmo, que acho mais fácil de usar mesmo que ainda não sejam bem responsivos à vários tipos de telas. Bootstrap tem me ajudado muito nessas questões, ai se o cliente quiser nativo opta por pagar por isso, senão já tem sem esforço extra de nenhuma das partes, nem do usuário.

[quote=zz]Obrigado mais uma vez pela contribuição pessoal.

Bom, a minha questão é a seguinte: Já trabalho com Java a uns bons 6 anos. E sinceramente, estou cansado desse ambiente de desenvolvimento. Saio e entro nas empresas e são sempre os mesmos problemas(mais relacionados a organização e não técnios) … Enfim, estou querendo respirar novos ares e acho que o mobile pode ser uma boa pedida e um investimento p/ o futuro.

Então decidi olhar para esse mercado mobile com mais atenção, pois tenho “visto” esse mercado meio que a distância, sem acompanhar as novidades e a idéia que eu tenho é que o mercado está aquecido, é promissor e ainda tem muito a crescer. Mas como disse, isso é uma percepção minha, um mero chute com base nas vagas informações que possuo.

O amigo “MauNunes” citou algo que eu havia questionado e que me preocupado, a questão do HTML5 com os tais designs responsivos. Acredito que eles realmente tirem uma fatia do mercado, mas nunca vçao usar o hardware do aparelho como as app´s nativas, então acho que ainda vão existir muitas app´s sendo criadas.

O amigo “fabriciov” também citou um dado importante que eu também me questiono, a questão da “qualidade dos usuários” das plataformas. Tenho pesquisado e encontrado muitas estatísticas meio que conflitantes, mostrando números diferentes em cada site, chega a ser cômico.

Então em resumo, estou buscando informações, primeiro p/ saber se vale a pena migrar, se será fácil essa migração e se estarei fazendo uma boa aposta para o futuro.

[/quote]
O caminho natural para você seria o Android, já que conhece Java. Vai economizar no aprendizado de uma linguagem e poder focar na plataforma.
Isso, inclusive, vai facilitar você “migrar” para o ambiente mobile, já que você não vai se sujeitar a recomeçar a carreira de programador mobile do início e vai ser difícil alguém te contratar como desenvolvedor mobile sem experiência.
Hoje Android + iOs deve representar uns 85% dos equipamentos novos, o Windows deve estar por volta de 5%.

[quote=zz]Obrigado mais uma vez pela contribuição pessoal.

[/quote]
Se quer mesmo chutar o pau da barraca compra um MacBook e estude Objective C, tudo será diferente. Mas se quiser um caminho mais tranquilo faça o que Gusukuma falou.

[quote=A H Gusukuma]
Hoje Android + iOs deve representar uns 85% dos equipamentos novos, o Windows deve estar por volta de 5%.[/quote]
Pois é, mas a situação do Windows em si vai mudar, pelo menos em tablets, com processador Intel Atom, leves, rodando Windows 8 de verdade (não RT) vão reequilibrar a coisa, a cobra vai fumar.