Pessoal, ouço diariamente questões várias quanto ao mercado de trabalho e futuro do Java.
Alguns dizem que é um mercado promissor e que deve durar um bom tempo.
Outros, como o Steve Jobs da Apple Inc. afirmam: ninguém mais usa Java! :?:
Moro em Brasília e a promessa da nova Cidade Digital traz enorme expectativa para o segmento da Tecnologia.
O que vocês pensam sobre o futuro do Java? Será que com a abertura do código, a tendência é melhorar e durar por muito tempo? Ou podem derivar do Java tecnologias mais modernas?
E quanto ao mercado de trabalho em Brasília, por exemplo?
Acredito que o mercado para tecnologia Java seja muito promissor ainda, mas por outro lado tenho certeza de que novas tecnologias estão por vir (Ainda bem que é assim se não fosse estariamos discutindo num forum sobre Cobol ou Fortran).
Então o negócio é sempre estudar, dominar conceitos, pois tecnologias vem e vão a todo tempo, bons programadores não devem ser sujeitos bitolados que pensam que sabem tudo de UMA linguagem, tem que saber programar, seja em qual for a linguagem usando a documentação da linguagem ou um bom livro como guia.
Daí a importancia de conhecer OO, dominar o inglês (A lingua inglesa…rsrs), entender de arquitetura de software, de SO, de redes.
Enfim o negócio é sempre estudar…
Para avaliar o quão promissor o Java é não precisa de muito esforço, uma simples passada no google por exemplo, procurando por “Java”, “Empregos Java”, “Casos de Sucesso Java”, “Empresas que usam Java”, etc, etc, etc… Mesmo que o uso de Java caia, ainda continuará sendo bastante usada.
Quanto ao Jobs, não me lembro de ter lido algo dele a respeito de Java, algo que pudesse ser uma referência, aliás o Jobs nunca foi uma referência em Java não? Esta frase que ele disse foi devido a uma polêmica gerada em torno do iPhone, que não da suporte a Java e ele acabou se saindo muito bem com esta pedrada. O iPhone veio a bela moda antiga da Apple, uma arquitetura extremamente bonita e fechada. Vai vender bem no início, mas com o tempo enjoa e eles terão que ceder.