Mercado de Trabalho Java - A vida do Profisisonal

Pois é pessoal, estou concluindo minha faculdade e resolvi adotar esse como o tema da minha monografia
trabalho com java desde agosto de 2004 quando eu era estagiário e já passei por diversar peculiariedades que este ramo impõe em nós profissionais desta área.

As dificuldades que passamos nas mãos das consultorias, os tipos de contratos, a enorme rotatividade de projetos a informalidade que nos encontramos algumas vezes são fatores que me fizeram escrever sobre este tema com o intuito de orientar novos profissionais do ramo, e interessados sobre este ramo de atuação.

O interesse é em todos os tipos de profissionais, desde diretores, gerentes de projetos, programadores, arquitetos, estagiários, projetistas, analistas até o pessoal do RH, comercial, administrativo, informais e pessoal dos fóruns de discussão. Enfim, gostaria de levantar opiniões e informações sobre o tipo de vida e sobre a adaptação dessas pessoas que passam pelo “mercado java”.

Quem estiver disposto a participar dessa elaboração (que estará disponível depois de concluída) estará contribuindo com a formação de novos profissionais e ajudando a orientar quem tem dúvidas sobre o nosso crescente mercado.

Todas as informações que eu fornecer no documento será respeitada, e antes confirmadas com os entrevistados.

Para colaborar basta responder este tópico com seu e-mail que eu entro em contato.

Muito Obrigado, Paulo Mateus.

R$ 100,00 a entrevista

Paulo,

porque vc nao coloca uma pagina com o questionario?
é mais prático para todos.

Em breve, vc poderá ver algo relacionado a este topico em alguns artigos que estou escrevendo.

att,

Kentaro

Caro Paulo, atuo no desenvolvimento de sistemas baseados em web desde 2000, atualmente, tenho percebido uma demanda cada vez maior de programadores Java. Este fato não é exclusivo do Rio de Janeiro, mas em todo o país.
Em São paulo, Rio Grande do Sul, entre outros estados há oportunidades para quem desenvolve em Java (J2SE,J2EE,J2ME).
Acredito que a maior dificuldade para um profissional de outra área que não seja de informática, é um mundo novo com muitos conceitos estranhos, como por exemplo: Orientação a Objetos, programação procedural,etc.

Concordo,

Coloque o questionário em uma página, e poste o link aqui, daí os interessados, podem baixar, ou quem sabe responder no próprio site.

Pensei em colocar direto o questionário, porém algumas perguntas poderiam causar desconforto para o entrevistado responder, como faixa salarial, local onde mora, etc…

Nomes não serão divulgados na monografia, todas as informações serão utilizadas para estatísticas, mas estou abrindo um espaço na monografia para que as pessoas possam dar suas opiniões quanto à vida do profissional.
Ainda assim vou abrir um novo tópico.
Obrigado pessoal.