Mercado de trabalho Java atual... e algumas dúvidas

Fala, pessoal!

Como podem ver, sou novo no Fórum, e tenho algumas dúvidas com relação ao mercado de trabalho no ramo de programação/desenvolvimento Java.

Falando um pouco sobre mim: Sou de São Paulo-SP, tenho 26 anos e só concluí o ensino médio. Minha experiência com informática é na área de suporte/helpdesk ( O que odeio fazer ). Agora, de forma bem tardia, vou iniciar uma faculdade. O curso mais interessante para mim neste momento, é o de “técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas”. Como o curso tem 2,5 anos, eu o terminaria com 28 anos. Eu procurarei estágios desde o primeiro semestre, então, aqui vem a primeira pergunta:

Com 26 anos, terei dificuldade para encontrar estágios na área de programação/desenvolvimento Java? Como está o mercado de trabalho quanto a isto? E quanto a salários?

Falando sobre as faculdades: Hoje, não tenho como desembolsar mais de R$450,00 para investir numa faculdade. Meu salário chega ao dobro disso e tenho zilhões de contas. Neste contexto, encontrei a faculdade Uninove, que oferece o curso no período matutino pelo valor de R$238,00. Pesquisando no Google sobre a faculdade, vi vários feedbacks negativos e fico pensando se compensa. Então, vem as próximas perguntas:

Alguém estuda/estudou na Uninove? O que têm a dizer? Como ela é vista pelo mercado? É possível conseguir estágios, já no primeiro semestre, tendo em vista o nome que esta faculdade tem no mercado?

Bom, por enquanto, é “só”. :roll:

Grande abraço a todos e obrigado desde já!

Oi,

Em SP tem a FATEC, os cursos são gratuitos e a qualidade de ensino excelente…

No segundo semestre tem vestibular e é mais facil para entrar, o numero de candidatos é menor…

http://www.vestibularfatec.com.br/home/

Anime, grato por responder tão rápido.

Eu até cogito a Fatec, mas eu tenho pouco tempo para estudar a matéria do ensino médio e tentar o vestibular. Eles ainda não abriram inscrições para o segundo semestre.

Mais uma vez, grato.

Edit: E tem outro fator que eu não comentei no post original: A flexibilidade de períodos da faculdade é muito importante pra mim. Hoje, trabalho no período da noite e, o curso teria que ser no período da manhã. Porém onde trabalho, num contact center, há possibilidade de promoção a cada 3 meses e nem sempre é no mesmo período que estamos. Então, pode ser que, neste início, eu acabe trocando de período ao menos uma vez. Eu não sei como funciona a troca de períodos na Fatec, não sei se é permitido. Você saberia me informar?

Grande abraço!

[quote=SHIBUMI]Anime, grato por responder tão rápido.

Eu até cogito a Fatec, mas eu tenho pouco tempo para estudar a matéria do ensino médio e tentar o vestibular. Eles ainda não abriram inscrições para o segundo semestre.

Mais uma vez, grato.

Grande abraço!
[/quote]

A FATEC faz parte do Centro Paula Souza, então deve seguir a mesma regra da ETEC, não é permitido mudar de período no primeiro semestre, a partir do sengundo se houver vaga, sim… Mas é melhor vc se informar…

Boa sorte!

[quote=SHIBUMI]Fala, pessoal!

Como podem ver, sou novo no Fórum, e tenho algumas dúvidas com relação ao mercado de trabalho no ramo de programação/desenvolvimento Java.

Falando um pouco sobre mim: Sou de São Paulo-SP, tenho 26 anos e só concluí o ensino médio. Minha experiência com informática é na área de suporte/helpdesk ( O que odeio fazer ). Agora, de forma bem tardia, vou iniciar uma faculdade. O curso mais interessante para mim neste momento, é o de “técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas”. Como o curso tem 2,5 anos, eu o terminaria com 28 anos. Eu procurarei estágios desde o primeiro semestre, então, aqui vem a primeira pergunta:

Com 26 anos, terei dificuldade para encontrar estágios na área de programação/desenvolvimento Java? Como está o mercado de trabalho quanto a isto? E quanto a salários?

Falando sobre as faculdades: Hoje, não tenho como desembolsar mais de R$450,00 para investir numa faculdade. Meu salário chega ao dobro disso e tenho zilhões de contas. Neste contexto, encontrei a faculdade Uninove, que oferece o curso no período matutino pelo valor de R$238,00. Pesquisando no Google sobre a faculdade, vi vários feedbacks negativos e fico pensando se compensa. Então, vem as próximas perguntas:

Alguém estuda/estudou na Uninove? O que têm a dizer? Como ela é vista pelo mercado? É possível conseguir estágios, já no primeiro semestre, tendo em vista o nome que esta faculdade tem no mercado?

Grande abraço a todos e obrigado desde já![/quote]

Oi SHIBUMI, beleza?

Bom, primeiramente, se esse é o passo para trabalhar em algo que seria prazeroso para você, vá fundo! Tenho uma trajetória semelhante à tua, comecei em infra-estrutura (suporte técnico), hoje já sou formado, 23 (fiz 20 de março), mas decidí ir para Java nos últimos 3 meses da faculdade de 4 anos (Sistemas de Informação), o que eu considerava ser muto tarde sendo que eu já possuia 3 anos de experiência com infra-estrutura, já estava caminhando para Windows 2003 AD (active directory) e Exchange e ITIL (metodologia), olha só que legal hem! Mas mudei de área, embora curtia todo aquele universo mas, hoje sou “Java na veia” hehehe… Não tenho o que reclamar financeiramente, talvez diria que meu salário deu
um up de mais de 300% hehehe não estou brincando! Onde eu trabalhava, como consultor, Saraiva S/A tinha um Java jr. (júnior) que estava começando também, 27 anos… Viu só… Nunca é tarde para ser feliz/fazer dinheiro…

Se quiser me adiciona no MSN que a gente bate um papo…
Abraços,
AS.

Fala, André. Valeu pela resposta! Já está adicionado.

Eu trabalhei na Siciliano S/A até um pouco depois da data em que ela foi comprada pela Saraiva. Eu era do Helpdesk de lá, saí em 2008. Do pessoal que trabalhou comigo, que eu saiba, só ficaram o Rodrigo e o Mauro. Chegou a conhecê-los?

Grande abraço.

[quote=SHIBUMI]Fala, pessoal!

Grande abraço a todos e obrigado desde já![/quote]
Fala SHIBUMI blz?
Então cara quanto a idade acho que não tera problema, vejo pessoas bem mais velhas começando, e conseguem entrar na area.
Quanto a emprego em Java eu acho que não falta mano, tendo um certo conhecimento (e outras coisas como inglês) se consegue um bom emprego.

Agora falando da Uninove acho uma escola razoável (um parente análise de sistemas lá). Mais sempre tem o papo de quem faz a escola é o aluno (e eu até concordo) porém arrumar uma boa faculdade ajuda bastante, e se falando de particular indicaria Unicsul ou Unip… Unicsul ta uns 500,00 mais conversando da pra chegar em 450,00 EU ACHO, UNIP deve ser mesma faixa…

Quanto a FATEC acho uma ótima escola brother, sendo muito bem vista no curso de Análise de Sistemas, mas quanto ao horário tem uma certa burocracia, tipo pra ir da noite ou manhâ para tarde é mais fácil pois tarde é menos concorrido e todo mundo quer trocar (principalmente pra noite), agora se prestar pra tarde pra trocar já é mais complicado e como ja foi dito no 1º semestre não pode. Se achar que vale a pena vai fundo, eu estudo em uma e gosto muito!

Abraço!

Não é tarde para você correr atrás não.

Tenho colegas de faculdade com 30 anos, e que começaram estágio agora. Acho que a idade não vai prejudica-lo, talvez até o ajude porque o entrevistador pode pensar que você, pela idade, tenha mais responsabilidade e etc…

Quanto a faculdade, eu acredito que é 80% aluno e 20% faculdade. Muitos professores que dão aulas nessas faculdades particulares também dão aulas em federais. A diferença é que na particular tem muita gente que não esta nem ai com nada.
E para mercado, acho que não interfere na grande maioria das vagas…Tenho e já tive colegas de trabalho formados na Uniban, por ter um custo mais baixo e eles não poderem bancar uma melhor, e esses caras são muito melhores do que outros colegas que fazem USP ou Unifesp da vida…

@rebinho:Cara, obrigadão pela resposta! Optarei pela Uninove, mesmo. A Fatec seria ótima, mas, neste momento, preciso da flexibilidade de períodos.

@Nykolas Lima:Grato pela resposta! É ótimo saber que pessoas com 30 anos conseguem entrar no mercado de trabalho. Eu concordo que muito depende do aluno. Minha preocupação era: “Como a Uninove é vista pelo mercado de trabalho?”. Este tópico me ajudou neste sentido.

@Todos:Visto que as aulas só começarão em agosto, tenho algum tempo para gastar… Qual seria a melhor forma de aproveitar este tempo? Trabalhar em algum projeto próprio open source usando Java ou investir numa certificação?

Desde já, grato mais uma vez.

Grande abraço a todos.

Fala, pessoal! Como não obtive nenhuma resposta para a dúvida: "Visto que as aulas só começarão em agosto, tenho algum tempo para gastar… Qual seria a melhor forma de aproveitar este tempo? Trabalhar em algum projeto próprio open source usando Java ou investir numa certificação? ", volto a pedir opiniões.

Grande abraço a todos e desculpem pelo “up”.

Olá SHIBUMI blz?

Acredito que você possa utilizar esse tempo livre para investir nas duas coisas, na preparação para uma certificação e também desenvolvendo um projeto pessoal…Tendo em vista que durante a preparação para a certificação seria uma ótima ideia estar bem familiarizado com os detalhes da linguagem Java, e isso você consegue na prática desenvolvendo algum tipo de projeto, e é claro com teoria também.

Espero que tenha ajudado :!: