Mercado de Trabalho Java em Floripa

minha ultima dica é: não sai de SP ou RS pra ir pra floripa nem a pau!
voce só irá perder dinheiro, sem falar que floripa dificilmente contrata senior. os caras quando chegam nesse level vão pra outro mapa upar mais levels. :lol:

Se quer ficar no SUL vai pra POA mesmo, meus colegas aqui já moraram e trabalharam lá e pelo que vejo é um dos redutos pra quem quer trabalhar sério e ganhar dinheiro com TI. :wink:

o esquema então seria ganhar dinheiro em POA e fim de semana e feriadão passar em floripa curtindo. ai vira! 8)

Acabei de receber o email da Softplan sobre empregos.
Eles estão com uma “campanha” para dizer porque é bom trabalhar lá.
Mentirada, quando a empresa chega a esse ponto é porque algo está errado.
Essa funcionária que faz essas “campanhas motivacionais” nem cumprimenta o cara, só quando o
chefe tá do lado.

Leiam:

Prezados,

A empresa Softplan está com diversas oportunidades para trabalhar em Florianópolis/SC.

Designer Instrucional
Desenvolvedor Móbile
Administrador de Banco de Dados
Analista de Sistemas
Analista de Suporte Windows e GNU/Linux
Arquiteto Java EE
Analista Programador Java
Técnico em operação e monitoração de computadores
Testador de Sistemas
Analista Programador Delphi
Assistente de Apoio ao Usuário

Interessados deverão cadastrar/atualizar currículo diretamente em nosso site www.softplan.com.br/talentos selecionando o cargo pretendido.

APROVEITE E VEJA EM NOSSO SITE OS 10 MOTIVOS PARA TRABALHAR NA SOFTPLAN!

Atenciosamente,

Melina Berthier Bandeira Pankush
Analista de Recrutamento e Seleção
Desenvolvimento Humano e Organizacional
Softplan/Poligraph

• 55 48 3027-8000
    www.softplan.com.br

um dia volto pra floripa mas só quando tiver ficado milionário. :lol:

Caro tiago.rocha1979,
acredito que sua opinião sobre a Softplan está sendo um pouco extremista. Posso imaginar que você esteja tendo problemas com sua equipe de trabalho. Não imagino que esteja simplesmente querendo difamar contra a Softplan.

Trabalho na Softplan há mais de 7 anos. Iniciei em 2004 como estagiário. Desde que entrei na empresa, recebi treinamentos e pude conviver com várias pessoas que me auxiliaram muito no meu crescimento. Hoje sou líder de equipe, graças ao resultado que trouxe para a empresa, meu próprio desenvolvimento (terminei uma pós-graduação) e as oportunidades que aparecem devido ao crescimento da Softplan que tem sido bastante acelerado.

Assim como aconteceu comigo, conheço várias pessoas que receberam promoções de função e de salário com o passar do tempo. E para isso nem precisaram ralar por tanto tempo quanto eu. Pessoas que se destacam com 3/4 anos receberam oportunidades semelhantes.

Não conheço o salário de muitas pessoas para afirmar, mas pela minha experiência e pelos amigos mais próximos, percebo que o salário oferecido está coerente com o mercado (em alguns casos até um pouco acima).

Quanto às chibatadas e aos cronogramas que você se referiu, trata-se de um mal necessário, também conhecido como “Gestão”. Na prática, uma empresa só sobrevive se tiver clientes. Clientes estão satisfeitos se entregarmos o que eles pediram, dentro do prazo esperado (isso acontece com todos nós como fazemos uma compra: Queremos a entrega no prazo!!). E só podemos dar um prazo para o cliente com base em estimativas/cronogramas. Não tem outro jeito. Ou se trabalha deste jeito, ou a empresa está será rotulada pelos clientes como “aquela que não cumpre seus compromissos”.

Existe cobrança/pressão na Softplan? Com certeza. Existe pedido por hora extra? Existe também. Um dos valores da empresa é o compromisso com os clientes. Quando se define um acordo, fazemos o possível para cumpri-lo. Está no DNA da empresa. Vejo isso como um ponto positivo. Eu quero trabalhar em uma empresa que honra com seus compromissos, que é bem vista pelo mercado e que tenha futuro. Vai de cada um. Tenho vários amigos que não se encaixaram neste perfil e resolveram partir para concurso público. A vida é mais tranquila, o salário inicial não é ruim. Mas sabemos como é o ambiente da maioria dos órgão públicos. Quem gosta de politicagem, falta de desafios, etc. realmente tem que procurar este emprego.

Neste sabádo aconteceu a festa de fim de ano da Softplan. Você, tiago.rocha1979, deve ter ido a ela. Se foi, deve ter acompanhado o momento no qual os funcionários com mais de 10 anos de casa foram homenageados. Foram mais de 50 homenagens em uma emprssa com 21 anos. Não é pouca coisa. Há dez anos a Softplan possuia menos de 200 funcionários. Ou seja, aproximadamente 25% deles permanecem até hoje. É um número impressionante. Sinal de que a empresa não é tão ruim assim.

Finalizo te dedicando tiago.rocha1979 melhoras em sua situação na Softplan. É até compreensível que no meio de 900 funcionários existam alguns que não estejam totalmente satisfeitos. Te aconselharia conversar com teus gestores para resolver suas insatisfações. Eu particularmente gosto muito de trabalhar lá e pretendo continuar por um bom tempo.

Era isso.

Quase que envio um currículo, se for estas merrecas, não quero ser mais peão Java ganhando isso.

[quote=DarkLancer]Caro tiago.rocha1979,
acredito que sua opinião sobre a Softplan está sendo um pouco extremista. Posso imaginar que você esteja tendo problemas com sua equipe de trabalho. Não imagino que esteja simplesmente querendo difamar contra a Softplan.

Trabalho na Softplan há mais de 7 anos. Iniciei em 2004 como estagiário. Desde que entrei na empresa, recebi treinamentos e pude conviver com várias pessoas que me auxiliaram muito no meu crescimento. Hoje sou líder de equipe, graças ao resultado que trouxe para a empresa, meu próprio desenvolvimento (terminei uma pós-graduação) e as oportunidades que aparecem devido ao crescimento da Softplan que tem sido bastante acelerado.

Assim como aconteceu comigo, conheço várias pessoas que receberam promoções de função e de salário com o passar do tempo. E para isso nem precisaram ralar por tanto tempo quanto eu. Pessoas que se destacam com 3/4 anos receberam oportunidades semelhantes.

Não conheço o salário de muitas pessoas para afirmar, mas pela minha experiência e pelos amigos mais próximos, percebo que o salário oferecido está coerente com o mercado (em alguns casos até um pouco acima).

Quanto às chibatadas e aos cronogramas que você se referiu, trata-se de um mal necessário, também conhecido como “Gestão”. Na prática, uma empresa só sobrevive se tiver clientes. Clientes estão satisfeitos se entregarmos o que eles pediram, dentro do prazo esperado (isso acontece com todos nós como fazemos uma compra: Queremos a entrega no prazo!!). E só podemos dar um prazo para o cliente com base em estimativas/cronogramas. Não tem outro jeito. Ou se trabalha deste jeito, ou a empresa está será rotulada pelos clientes como “aquela que não cumpre seus compromissos”.

Existe cobrança/pressão na Softplan? Com certeza. Existe pedido por hora extra? Existe também. Um dos valores da empresa é o compromisso com os clientes. Quando se define um acordo, fazemos o possível para cumpri-lo. Está no DNA da empresa. Vejo isso como um ponto positivo. Eu quero trabalhar em uma empresa que honra com seus compromissos, que é bem vista pelo mercado e que tenha futuro. Vai de cada um. Tenho vários amigos que não se encaixaram neste perfil e resolveram partir para concurso público. A vida é mais tranquila, o salário inicial não é ruim. Mas sabemos como é o ambiente da maioria dos órgão públicos. Quem gosta de politicagem, falta de desafios, etc. realmente tem que procurar este emprego.

Neste sabádo aconteceu a festa de fim de ano da Softplan. Você, tiago.rocha1979, deve ter ido a ela. Se foi, deve ter acompanhado o momento no qual os funcionários com mais de 10 anos de casa foram homenageados. Foram mais de 50 homenagens em uma emprssa com 21 anos. Não é pouca coisa. Há dez anos a Softplan possuia menos de 200 funcionários. Ou seja, aproximadamente 25% deles permanecem até hoje. É um número impressionante. Sinal de que a empresa não é tão ruim assim.

Finalizo te dedicando tiago.rocha1979 melhoras em sua situação na Softplan. É até compreensível que no meio de 900 funcionários existam alguns que não estejam totalmente satisfeitos. Te aconselharia conversar com teus gestores para resolver suas insatisfações. Eu particularmente gosto muito de trabalhar lá e pretendo continuar por um bom tempo.

Era isso.[/quote]

Gente reclamando da empresa pacas, ai entra um cara, com um post, nao se identifica e fala que a empresa é boa.

Deve ser o dono :lol:

[quote=claudio]Gente reclamando da empresa pacas, ai entra um cara, com um post, nao se identifica e fala que a empresa é boa.

Deve ser o dono :lol: [/quote]

Eu já fiz isso uma vez, mas por um motivo (não estou dizendo que é o que está acontecendo aqui): o cara que escreveu sobre a empresa estava sentado ao meu lado e criou um usuário Fake somente pra detonar a empresa em um fórum, justamente pra tentar minimizar o número de gente boa que estaria se candidatando a vagas que abririam em um futuro próximo.

Achei o cúmulo quando o ví escrevendo no fórum, fiz questão de entrar pra rebater. Até hoje o fulano está lá, mesmo fazendo isso com a empresa, eu que realmente achava o que ele estava escrevendo saí de lá.

Resumindo, as vezes são somente visões diferentes da mesma empresa que serve para alguns perfis e já é um caos para outros…

Sinceramente, leiam esses Posts, mas sempre encarem somente como referência, ninguém está sendo obrigado a trabalhar nesses locais, se um dia rolar a proposta de uma dessas empresas, saiba negociar, pra valer a pena, faça perguntas durante a entrevista, peça pra visitar o ambiente e aproveite que os 3 primeiros meses é de teste pra quem é CLT e pra quem é PJ, é PJ e pronto…

Enfim, meus 2 centavos.

Abs []

Bom, eu falo na maior sinceridade e não por raiva ou medo de perder o emprego.
O que mais quero é que entre gente que faça alguma coisa para que os chefes sejam renovados, já que eles não
se reciclam.

Ao DarkLancer gostaria de dizer o seguinte:
Já que voce falou tanta coisa boa da empresa, me diz o setor e ve se tem uma vaga para mim. Deve ser o setor de P&D porque o resto não é bem assim.
Os novos funcionários não tem essas regalias que você diz ter pois os mais velhos querem que os mais novos não mostrem
sua real competencia para não atrapalhar o seu cargo de lider, chefe, gestor, etc.
As homenagens na festa foi para o grupo seleto, os 200 funcionarios antigos, a panela que fica mamando na maior parte da PLR
deixando os novos com os restos(Para quem nao sabe, a divisao do PLR é por cargos e porcentagens ou seja, vai demorar muito para o novo empregado ganhar algo descente). Quanto as oportunidades, eu nao consigo esperar 3/4 anos para ganhar um aumento de 200 reais ou melhora no cargo(ou ganha 200 pila ou muda o nome do cargo ganhando a mesma merda), é por isso que tem essa rotatividade de funcionarios.

O salario da softplan é uma esmola…muito pouco para o que fazemos. Na verdade nao é só o da softplan mas é ela que é a responsável pela micharia que pagam em Florianópolis. Todas as outras empresas se equiparam na softplan para definir os seus salarios. O pior é que o Sr. Marafon ( Dono da Softplan) é o Presidente do sindicato dos empregadores e manipula os salarios da regiao.

Bom, resumindo, leiam voces mesmo o link do valor dos salarios de 2011 publicado pelo sindicato, onde o Marafon é o Presidente:
http://www.seinflo.com.br/doc/cct_2010_%202011.pdf

Mas 2012 está ai e eu estou tentando arranjar um emprego melhor. Talvez eu me mude para Rio ou SP para que o “Cartel” nao me barre.
Floripa, é bom só no verão e de férias.

Ah…havia falado no primeiro post da mulher do marketing que tentava promover a empresa mentindo um monte. Poisé, ela foi demitida, nao sei porque. Talvez nao aguentou o jogo de cintura de aparencias.

É chover no molhado colocar mais opinião a respeito das empresas daqui, pois não acrescentaria muito ao que os colegas já falaram. Mas esteja atento a um detalhe:

São Poucas as empresas que possuem capacidade para identificar e contratar com qualidade!!!

Digo isto porque sou desenvolvedor independente, tenho meus clientes e por enquanto estão segurando a onda… De vez em quando aparece uma entrevista e vou pra ver qual é a deles. Na última que fui chamado, fui entrevistado por uma recrutadora especializada na área de TI e quando a questionei sobre quais linguagens e frameworks a empresa utilizava, ela simplesmente disse que não sabia nada disso e que era melhor conversar com alguém da área de desenvolvimento… :shock: Ofereceram R$ 1.500,00 inicial, eu agradeci e fui embora…
Outra coisa, não há como avaliar sua capacidade sem que você faça uma prova ou escreva algum código. Se a empresa rescruta você somente perguntando quais são seus hobbyes e quais são seus projetos futuros, fuja!!! Provavelmente este entrevistador medíocre será seu chefe ou a pessoa incompetente do RH será responsável pela sua carreira… Estas são características de empresas que vieram de startups daqui e não possuem uma estrutura completa. Algo bastante comum na região.
Infelizmente aqui temos esse nível amador para recrutamento e seleção, mostrando a imaturidade e o descaso que tratam os candidatos e se fazem isso na selação, imaginem o ambiente depois…

DICA: Se quiser impressionar algum gerente ou alguém importante, use camisetas nerds com frases do mundo de TI, ou se vista como se estivesse em Barkeley nos anos 70. Quem conhece o parque tecnológico aqui de Floripa sabe o que eu estou falando…

No meio do ano passado recebi uma proposta da SoftPlan (moro em SP - capital). Fiz uma bateria de testes em um escritorio aqui em SP, depois uma entrevista por telefone :lol: com dois caras tecnicos lá…tinha curtido a proposta, me disseram que era pra trabalhar no setor de P&D, com frameworks/tecnologias bem bacanas, sem falar que eu tinha acreditado nos “X motivos pra se trabalhar na nossa empresa”. Alguns dias depois, uma pessoa que se identificou como gerente do RH de lá me ligou oficializando a proposta e questionando se eu estava mesmo disposto a mudar de cidade. SIM! :lol:

Enfim, o valor era (bem)menor que a média daqui de SP, mas estava disposto a ir, conhecer a bela ilha,as loirinhas que a gente vê na TV e tal. Sem falar que, na minha opinião, SP é um lugar infernal pra se viver.

Mas acabei recusando, estava com seis meses de casado e minha esposa boicotou, hehe. De qualquer forma os depoimentos colocados aqui são bem diferentes da impressao que tive da empresa. Vou tomar o habito de sempre ler os tópicos do GUJ antes de pretender mudar de cidade…

Até mais, amigos.

[quote=Daner]É chover no molhado colocar mais opinião a respeito das empresas daqui, pois não acrescentaria muito ao que os colegas já falaram. Mas esteja atento a um detalhe:

São Poucas as empresas que possuem capacidade para identificar e contratar com qualidade!!!

Digo isto porque sou desenvolvedor independente, tenho meus clientes e por enquanto estão segurando a onda… De vez em quando aparece uma entrevista e vou pra ver qual é a deles. Na última que fui chamado, fui entrevistado por uma recrutadora especializada na área de TI e quando a questionei sobre quais linguagens e frameworks a empresa utilizava, ela simplesmente disse que não sabia nada disso e que era melhor conversar com alguém da área de desenvolvimento… :shock: Ofereceram R$ 1.500,00 inicial, eu agradeci e fui embora…
Outra coisa, não há como avaliar sua capacidade sem que você faça uma prova ou escreva algum código. Se a empresa rescruta você somente perguntando quais são seus hobbyes e quais são seus projetos futuros, fuja!!! Provavelmente este entrevistador medíocre será seu chefe ou a pessoa incompetente do RH será responsável pela sua carreira… Estas são características de empresas que vieram de startups daqui e não possuem uma estrutura completa. Algo bastante comum na região.
Infelizmente aqui temos esse nível amador para recrutamento e seleção, mostrando a imaturidade e o descaso que tratam os candidatos e se fazem isso na selação, imaginem o ambiente depois…

DICA: Se quiser impressionar algum gerente ou alguém importante, use camisetas nerds com frases do mundo de TI, ou se vista como se estivesse em Barkeley nos anos 70. Quem conhece o parque tecnológico aqui de Floripa sabe o que eu estou falando… [/quote]

Falou tudo! Creio que aquí o pensamento é pequeno ainda e há muita dependência do governo (incentivos e treinamento). Uma empresa com faturamento anual de 80 mi (depois de 20 anos), com esta dependência e salários baixos para a maioria não deve crescer rápido. Diretores e gerente sempre vão querer manter seu nível (altos padrôes de moradia lazer e transporte) a custa dos colaboradores. É a mentalidade de loja que atrapalha. Como já ouví, 80 mi não é bom …o bom é 1 bi!!!

Ola amigos, revivendo o tópico,

moro em Sp capital, e gostaria de ir para Florianópolis atrás de qualidade de vida. Recebi o “convite de prova técnica” da Softplan.
Vi que no tópico tinhas bastante “queixa”, continua assim ? e salario a media ?

Alguém tem dicas do que esperar da prova (Java, Web e SQL)?

Obrigado.

Aproveitando a galera de Floripa por aqui, queria uma dica de local pra morar ai próximo da Sofplan.

Tem algum bairro legal pra morar pra quem trabalha pelos lados da sofplan, que passe buzão por perto e com um preço legal, né :smiley:

To indo da Paraíba ai pra Floripa e não conheço nada … heheheh

Vai trabalhar com o que na Softplan ?

Analista de Testes.

Mais ainda to meio perdido de onde ficar, sistema de transporte, e todos esses detalhes de quem chega novo na cidade sem conhecer nada.

Teria alguma pousada ou pensionato próximo a Softplan pra indicar ?

Da uma pesquisada perto da Lagoa da Conceição, tem bastante pousada lá perto.
Sabe qual esta sendo a media de salários lá ?

Valew a dica

Cara é como a galera falou ai no decorrer das postagens, vara muito de negociação e de experiência do profissional, mais pra um profissional com experiência acredito que deva conseguir algo entre 4 e 6 mil.

Não chega a ser como o mercado de SP que se consegue bem mais que isso mais também não esta tão ruim quanto pintaram ai em algumas postagens.

Não sei te falar da empresa nem da cidade, ate porque ainda não conheço, mais estou com um ótima impressão de la, tanto é que to saindo de tão longe pra la :smiley:

Vc ta fazendo seleção pra trabalhar com o que na Softplan ?

Entendi kara, realmente vai de cada um.
Sou Analista Sênior, moro em São Paulo.
Fiz um processo lá, estou aguardando a resposta…

Boa Sorte

Espero que seja positivo, nos encontramos por la

Quem sabe rachar um Ap :smiley:

kkkkkkkkk