[b]Bom Dia, gostaria que os gujeiros de Floripa pudessem me dar uma visão do mercado de Desenvolvedor Java em Floripa, e as médias sálarias para que eu pudessem ter uma base para me situar, pois estou morando aki a pouco tempo e ainda estou meio que perdido. Desde já agradeço a todos pela atenção.
Depende da pessoa.
O mercado é bom para todos, vagas estão sobrando.
Média salarial depende do teu nível (estagiario, junior, pleno, …)
Abraços,
Olha velho, um estagiário tá ganhando em média R$650, um programador java jr em média R$1500,00, pleno média de R$ 2500,00 e um senio até uns R$4500,00 mês dependendo da empresa…
Lembrando também que tudo depende da empresa e do conhecimento…
espero ter ajudado
Cara, eu moro aqui desde que nasci. Já passei por outros lugares, mas vivo aqui tempo suficiente pra saber de algumas coisas que são bem importantes para sua sobrevivência profissional por aqui. Segue:
- Floripa custa caro. Pra quem vem de fora com dinheiro, é o paraíso, mas o custo aqui é extremamente alto para os padrões salariais;
- Um Programador Jr., CLT, ganha em torno de R$ 1.500,00. Um pleno, mais de R$ 2.500 não adianta nem pedir, porquê acham ‘muito’. Esse problema é devido a uma cultura antiga, de empresas de fora virem pra cá graças à mão-de-obra barata; empresas de software fizeram o mesmo. Esse cenário está mudando um pouco atualmente, porquê os typing-monkeys começaram uma pequena bagunça nas empresas, já que qualquer técnico de hardware formado em duas semanas no SENAC está ganhando R$ 1.200. Mas ainda é cedo pra dizer que está bom.
- Como PJ é possível ganhar, como pleno, entre R$ 4.500 a R$ 5.500, nessa faixa - mas é claro que existem exceções.
- Para Sênior, dá pra tirar mais de R$ 6.000, mas conheço pouco essa faixa, ainda não cheguei nela hehe
- Em geral, as empresas são pequenas, que trabalham para empresas ainda menores, com um ou outro projeto grande, que normalmente é o que sustenta a empresa; normalmente esse projetos são para empresas com sede em São Paulo, ou ainda terceirização de desenvolvimento.
- Tenha em mente que Florianópolis é uma cidade pequena: todo mundo se conhece. Inclusive os donos de empresa. E a merda é que isso gera um “cartel” de pagamento de salários. Há inclusive um grupo de e-mails de alguns deles, cujo nome não vou citar que é pra não dar encrenca. Além disso, há um círculo de referências bem grande.
- Os benefícios (VR, Plano de Saúde, etc.) geralmente são baixos e pouco satisfatórios, mas isso não é uma regra.
- Há grandes contratantes aqui (SoftPlan/Poligraph, Dígitro, TodoBPO!, etc.), mas é preciso separar o joio do trigo. Há empresas aqui que têm mais cacique que índio, além de ter uns 500 funcionários que servem exclusivamente para dar ‘chibatadas’ em outros 500, beirando a escravidão.
- Floripa está MUITO BEM cotada no mercado nacional e internacional de TI, então o prato cheio aqui é iniciar trabalhando como empregado (pq passar fome pode não ser saudável), investir em projetos paralelos e empreender. E a hora é agora, não se pode esperar muito.
- Há muitos bons eventos, principalmente de desenvolvimento ágil, acontecendo por aqui; e a freqüência só vem aumentando.
- Cuidado com empregadores cuja sede fique fora de Floripa: a tendência é você fazer o trabalho sujo da matriz e não ter seu trabalho reconhecido. E essa tendência é fortíssima por aqui.
Qualquer dúvida, ou se eu falei alguma bobagem que lhe assuste, podes perguntar por aqui.
Um abraço e seja bem-vindo à ilha!
[quote=leoramos]Cara, eu moro aqui desde que nasci. Já passei por outros lugares, mas vivo aqui tempo suficiente pra saber de algumas coisas que são bem importantes para sua sobrevivência profissional por aqui. Segue:
- Floripa custa caro. Pra quem vem de fora com dinheiro, é o paraíso, mas o custo aqui é extremamente alto para os padrões salariais;
- Um Programador Jr., CLT, ganha em torno de R$ 1.500,00. Um pleno, mais de R$ 2.500 não adianta nem pedir, porquê acham ‘muito’. Esse problema é devido a uma cultura antiga, de empresas de fora virem pra cá graças à mão-de-obra barata; empresas de software fizeram o mesmo. Esse cenário está mudando um pouco atualmente, porquê os typing-monkeys começaram uma pequena bagunça nas empresas, já que qualquer técnico de hardware formado em duas semanas no SENAC está ganhando R$ 1.200. Mas ainda é cedo pra dizer que está bom.
- Como PJ é possível ganhar, como pleno, entre R$ 4.500 a R$ 5.500, nessa faixa - mas é claro que existem exceções.
- Para Sênior, dá pra tirar mais de R$ 6.000, mas conheço pouco essa faixa, ainda não cheguei nela hehe
- Em geral, as empresas são pequenas, que trabalham para empresas ainda menores, com um ou outro projeto grande, que normalmente é o que sustenta a empresa; normalmente esse projetos são para empresas com sede em São Paulo, ou ainda terceirização de desenvolvimento.
- Tenha em mente que Florianópolis é uma cidade pequena: todo mundo se conhece. Inclusive os donos de empresa. E a merda é que isso gera um “cartel” de pagamento de salários. Há inclusive um grupo de e-mails de alguns deles, cujo nome não vou citar que é pra não dar encrenca. Além disso, há um círculo de referências bem grande.
- Os benefícios (VR, Plano de Saúde, etc.) geralmente são baixos e pouco satisfatórios, mas isso não é uma regra.
- Há grandes contratantes aqui (SoftPlan/Poligraph, Dígitro, TodoBPO!, etc.), mas é preciso separar o joio do trigo. Há empresas aqui que têm mais cacique que índio, além de ter uns 500 funcionários que servem exclusivamente para dar ‘chibatadas’ em outros 500, beirando a escravidão.
- Floripa está MUITO BEM cotada no mercado nacional e internacional de TI, então o prato cheio aqui é iniciar trabalhando como empregado (pq passar fome pode não ser saudável), investir em projetos paralelos e empreender. E a hora é agora, não se pode esperar muito.
- Há muitos bons eventos, principalmente de desenvolvimento ágil, acontecendo por aqui; e a freqüência só vem aumentando.
- Cuidado com empregadores cuja sede fique fora de Floripa: a tendência é você fazer o trabalho sujo da matriz e não ter seu trabalho reconhecido. E essa tendência é fortíssima por aqui.
Qualquer dúvida, ou se eu falei alguma bobagem que lhe assuste, podes perguntar por aqui.
Um abraço e seja bem-vindo à ilha! ;)[/quote]
Pelo que você descreveu, o mercado não está pagando algo tão diferente aqui do RS. Porém, em algumas cidades aqui você entra como Jr ganhando em 1200 e 1500 e o custo de vida não é tão alto.
Eu tinha vontade de tentar alguma coisa por ai, vamos ver mais para frente.
Eu nasci e moro aqui (Floripa) e trabalho com Java e posso dizer que tem mercado pra quem sabe o que faz. Quem realmente estudou, se qualificou e preparou adequadamente, vai ter seu lugar. O que eu posso dizer é que existe muito QI (assim como em qualquer outro lugar), sempre é bom se relacionar, mais ainda do que saber muito sobre desenvolvimento de software.
Por outro lado, vejo que quem realmente conhece Java aqui, normalmente vai pra outros lugares, principalmente exterior.
Abraços! Boa sorte!
" Pelo que você descreveu, o mercado não está pagando algo tão diferente aqui do RS. Porém, em algumas cidades aqui você entra como Jr ganhando em 1200 e 1500 e o custo de vida não é tão alto.
Eu tinha vontade de tentar alguma coisa por ai, vamos ver mais para frente. "
Brother, o interior do RS é uma B… pra trabalho. Sou natural de Passo Fundo, mas moro em floripa desde 2006. O custo de vida aqui é concerteza mais caro, mas para estudar é bem mais barato. Lembro de um camarada meu que estudava ciência da computação em 2003 na UPF (Universidade de Passo Fundo)naquela época ele pagava R$1000,00 por mês, hoje acredito que deve estar no mínimo uns R$1300,00 por mês. Hoje aqui na univerisidade particular mais cara tu faz por R$ 700,00 por mês. Sem dizer que o governo daqui ajuda muito mais para conseguir bolsas de estudos, diferente do RS. As empresas tambem pagam melhor.
Mas gosto é gosto, tem gente que vem pra cá e não gosta e prefere o seu lugar de origem, neste caso não digo que estão ou não estão erradas, pois o certo é o que é certo para cada um, não existe um certo genérico…
Opa,
o pessoal de floripa que conhece a Softplan/Poligraph. É uma boa empresa para trabalhar? Pagam +/- quanto para alguém que está iniciando ?
Brother, não sei o valor exato para programador contratado, isso tem que negociar com eles e depende do conhecimento e experiência de cada um, mas o estagiário está ganhando R$1000 nos três primeiros meses depois começa a ganhar R$1300. Sei disso porque tenho amigos que estagiaram lá. Meu cunhado é analista de sistemas deles tbm.
A softplan é realmente uma boa empresa pra trabalhar, e eles tem bastante beneficios. Tem participação nos lucros que é bem gorda, meu cunhado recebeu quase três vezes o salário dele só de participação no ano passado…
vale a pena investir…
Só para lhe informar, para entrar lá tem que fazer prova, ou melhor, provas. São quatro provas, uma de orientação a objetos, uma de web, outra de sintaxe java e outra que achei mais ferrada que é de SQL.
No mais isso aí…
boa sorte lá…
Valeu rafaelpaz, recebi um email deles para fazer essas provas caso tivesse interesse.
Fiquei bem tentado.
empresa de floripa: www.pta.com.br
O piso salarial de um motorista de transporte público que tem apenas a oitava série é na faixa de R$ 1.300,00
De um frentista de posto de gasolina é uns R$ 800,00
Por que uma pessoa iria fritar neurônios e aguendar xibatadas para aprender JAVA para ganhar R$ 1.200,00 ?
Da até medo de pensar como deve ser o esquema de trabalho e os artefatos produzidos.
As empresas que pegam JR por R$ 1.200,00 vendem eles como Analista Sr. por pelo menos R$ 100,00 a hora.
[quote=romarcio]Opa,
o pessoal de floripa que conhece a Softplan/Poligraph. É uma boa empresa para trabalhar? Pagam +/- quanto para alguém que está iniciando ?
[/quote]
eu trabalho na softplan
salário é legal
plr mtu boa dependendo do projeto MTU BOA
[quote=RafaFloripa][quote=romarcio]Opa,
[/quote]
eu trabalho na softplan
salário é legal
plr mtu boa dependendo do projeto MTU BOA
[/quote]
Legal saber.
Na época acabei pegando um projeto na empresa que eu trabalhava e dai acabei não indo fazer o teste e entrevista.
Mas a pessoa que entrou em contato comigo foi muito atenciosa, e disse que a qualquer momento que eu fosse a floripa falasse com ela que marcariam um horário pra mim.
Valeu pelo cometário RafaFloripa.
Justamente uma das empresas que me ligaram para marcar uma entrevista foi essa, a softplan.
Pelo que notei na conversa de todas, essa ao meu ver parece ser uma excelente empresa.
Infelizmente não pude marcar a entrevista pessoal no momento porque ainda vou demorar um tempo aqui em SP ainda,
para ajuntar $$ suficiente.
Mas de qualquer forma obrigado por passar informações.
softplan eh meio estilo chibatada. no projeto que trabalhei vc tinha x horas pra fazer um UC, se vc n terminava nesse prazo tinha que fazer hora extra pq, ja tinha hora alocado com coisas pra vc fazer depois daquelas x horas, senao atravasava o cronograma… inicial la vai tirar uns 2,5 a 3k quiçá 3,5 pra programador
Trabalho na softplan e estou usando um nome fake para nao dar m…
O salário é baixo, voce vai entrar ganhando o piso de programador.
Este salário irá perdurar por toda sua vida na Softplan.
Quando voce pedir um aumento, no máximo, apos muita chorareira, vai te dar 300 pila.
Existe um “cartel” entre as empresas de tecnologia aqui.
Já falei com vários amigos de várias empresas e funciona parecido com o “cartel dos postos de gasolina” ou
a “máfia dos postos”. É uma rede de empresas fazendo isso, na verdade as maiores de tecnologia de Floripa:
Eles regulam os salários e sempre pagam o piso, ai vc nao tem escolha e é por isso que o salário é um dos menores entre as capitais
no Brasil. A cidade é cara em tudo e o salário é para filhinho de papai sustentar o cinema no final de semana e aprender java.
Quando vc procurar emprego em outro local, o RH da empresa que vc fez a entrevista liga
para a Softplan perguntando se pode ou não contratar.
E ainda por cima fala seu nome para a ela.
Resultado: Voce nao sai da Softplan, nao ganha aumento, queima sua reputacao e nunca mais vai sair da Softplan.
Para você ganhar aumento é mais fácil sair da empresa e ser contratado novamente mas isso dificilmente acontecerá por causa do cartel.
Vc fica suas 8 horas e ainda tem que fazer hora extra por horas.
e se vc nao faz, ai dizem que vc nao veste a camisa da empresa e olham atravessado.
Se voce chega 5 minutos atrasado te olham torto.
Sinceramente, nao vale a pena o salario e plr pelo desgastes psicológico. (plr voce ganha para pagar seus remédios de estress, dores na coluna entre outros)
Onde eu trabalhava o pessoal tinha um espírito mais esportivo e pareciamos amigos.
Aqui, todo mundo parece querer puxar sua perna.
Os chefes sao antigos e a maioria incopetentes( chefas também ).
Parece ter medo que você ocupe o seu lugar e nao te deixam crescer.
Você tem que dar suporte a um sistema que está implantado em todo o Brasil, ou seja, não é coisa pouca o seu trabalho.
Tudo bem, tem uma máquina de café, tem ginastica laboral, tem bombons quando tem alguma ocasiao especial(Natal), mas mesmo assim
não vale a pena para mim esses agrados se o que eu quero mesmo é um lugar bom, gente legal, ambiente legal, 8 horas de trabalho somente e ainda um salario legal.
Eles também pagam 30% da sua POS, mas, com um detalhe: O seu TCC tem que ser algum sistema que a softplan usará, ou seja, sua idéia de “dominar o mundo” acaba por ali.
Vamos fazer as contas do seguinte cálculo:
X = { [ (BOMBONS)+(GINASTICA)+(CAFE)+(PLR)+(30% DE POS) + (PISO SALARIAL) ] - [ (HORAS EXTRAS)^2 + (STRESS)^5 + (CHEFE CHATO)^3 + (FIM DO SEU FINAL DE SEMANA)^2 + (CHIBATADAS)^4 + (BANCO DE HORAS SEM PODER RETIRAR)^3) +
(“a culpa é sempre do programador”)^11 ] }
Se X for positivo, vale a pena entrar. Analise.
Resumindo: Muito trabalho, muita encomodacao, muito estress, muito cronograma a ser cumprido, muita chibatada, “a culpa é sempre
do programador”.
Dica:
- Veja bem se vale a pena sair da sua cidade para isso ou, se estiver aqui em outra empresa, veja se vale realmente a pena trocar.
- Se for seu primeiro emprego e voce nao tiver nada a perder, entre e veja como funciona. Verá que nao falo mentira.
- Tente achar emprego em outras empresa, comece com um menor que o salário será o mesmo: o piso de programador.
Fica a dica.
Estou correndo risco em escrever isso mas creio que ajudarei a muita gente a ser mais feliz.
Eu mesmo queria ter lido algo parecido entra de entrar, agora nao posso sair e troquei a outra empresa legal e menor por esta.
PS.: Nao acredite na campanha de otima empresa que é vendido no site deles.
Eu moro em floripa e já trabalhei em 4 empresas de TI, vou citar aqui as duas melhores onde eu fui:
Todo BPO!
Como pontos negativos, ela fica longe do centro da cidade e não tem muitas opções de restaurantes, você começa trabalhando com o piso salarial de programador, vale refeição é básico, 1h de almoço e trabalha por 8:45h diários mais ou menos.
Como pontos positivos, tem um plano de cargos e salários que funciona - A cada 6 meses, você faz uma prova e se passar, seu salário aumenta. Simples assim. E também tem provas de subida de cargo sem burocracia, e tudo que cai nas provas, é o cotidiano do cargo exigido, ou seja, se vc trabalha bem já se considere aprovado, rsrs… as horas extras podem ser negociadas, como banco ou como remuneração, e tem várias opções de horário pra entrar e sair, sendo que isso é flexível. A equipe em que eu trabalhei em especial, especializada em modificações e plugins do Jira, é uma equipe excelente, bem humorada e o chefe lá é muito parceiro. Fora que tem uma metodologia que funciona: as coisas passam devidamente por um analista e chegam a vc em forma documentada, e aí é só implementar do seu jeito, e documentar o que fez - eles contam esse tempo da documentação pra tornar possível. Tem reuniões semanais de alinhamento de equipes, então todos ficam por dentro de tudo do projeto.
Softplan/Poligraph
Estou trabalhando aqui atualmente. O que posso dizer é que as coisas variam de equipe para equipe. O salário inicial pode ser mudado, mas é sempre bom negociar e saber se vender, e estudar muito para as provas da entrevista, que não são um passeio no parque. Coisas que mudam o salário depois do contrato: certificações, graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados. É tudo bastante acadêmico, e há uma equipe de desenvolvimento e pesquisa que cuida da escolha das tecnologias. As metodologias de desenvolvimento, ou melhor, as características metodológicas variam de projeto pra projeto, assim como a localização: eu trabalho no centro de floripa, em uma filial, mas a maioria trabalha no prédio da sede, que fica no Park Tec Alpha… que fica a poucos minutos do centro. A participação nos lucros é outra coisa legal, mas varia bastante de projeto pra projeto: no projeto onde eu estou alocado, que é um projeto em etapas iniciais, não tem estresse, o salário é bom, e a participação nos lucros é pequena.
a cidade é linda mas o salario que pagam é só pra quem mora com os pais e não tem filhos.
atuei em um projeto temporario como PJ, ganhava ai uns 7000 por mes mas quando terminou o projeto a empresa nao tinha recurso pra me contratar sem falar que os caras mais exigem do que pagam. voce tem um nivel de exigencia bem superior ao de SP, pessoal bem mais fechado pra lidar no trabalho, nao fala as verdades na sua cara e quando voce vai ver já se ferrou. :lol:
chorei pra tentar ganhar 3000 clt e nego nao queria pagar nem a pau, cansei e fui embora. a cidade é bem cara então na minha visão nao compensa mesmo só se voce como eu disse, tem familia lá e mora com os pais. vai morar em um lugar bom pra ver. nao cai nesse papo ai que todo lugar é bom, isso é falacia. eu conheço diversas cidades do pais e varia conforme a região.
Em floripa os caras te pagam como estivessem te fazendo um favor, demoram meses pra te chamar pra uma entrevista e voce fica na mão.
Floripa é uma otima cidade pra conhecer, passear e ficar umas ferias, mas pra trabalhar com TI é amadorismo total, salario baixo e muita exigencia babaca.
Leia atentamente ao que o tiago.rocha1979 escreveu. Tudo isso faz parte da realidade de um mercado pequeno e dominado por meia duzia de inescrupulosos. Resultado é que voce fica refém destas empresas lá. EM SP voce tem concorrencia, em cidades como Floripa voce tem cartel. Isso é muito sério, nao to brincando nem fazendo terrorismo.
No meu caso o projeto era de 4 meses, peguei o verão lá e pra mim foi lucro mas agora voce quer ficar lá por longo prazo esquece! Nao tem condições, fica em SP mesmo que é mais jogo. Se nao tá gostando de uma empresa ou ganhando pouco lá voce nao consegue negociar salario pra trocar só saindo da cidade!
[quote=tiago.rocha1979]Trabalho na softplan e estou usando um nome fake para nao dar m…
O salário é baixo, voce vai entrar ganhando o piso de programador.
Este salário irá perdurar por toda sua vida na Softplan.
Quando voce pedir um aumento, no máximo, apos muita chorareira, vai te dar 300 pila.
Existe um “cartel” entre as empresas de tecnologia aqui.
Já falei com vários amigos de várias empresas e funciona parecido com o “cartel dos postos de gasolina” ou
a “máfia dos postos”. É uma rede de empresas fazendo isso, na verdade as maiores de tecnologia de Floripa:
Eles regulam os salários e sempre pagam o piso, ai vc nao tem escolha e é por isso que o salário é um dos menores entre as capitais
no Brasil. A cidade é cara em tudo e o salário é para filhinho de papai sustentar o cinema no final de semana e aprender java.
Quando vc procurar emprego em outro local, o RH da empresa que vc fez a entrevista liga
para a Softplan perguntando se pode ou não contratar.
E ainda por cima fala seu nome para a ela.
Resultado: Voce nao sai da Softplan, nao ganha aumento, queima sua reputacao e nunca mais vai sair da Softplan.
Para você ganhar aumento é mais fácil sair da empresa e ser contratado novamente mas isso dificilmente acontecerá por causa do cartel.
Vc fica suas 8 horas e ainda tem que fazer hora extra por horas.
e se vc nao faz, ai dizem que vc nao veste a camisa da empresa e olham atravessado.
Se voce chega 5 minutos atrasado te olham torto.
Sinceramente, nao vale a pena o salario e plr pelo desgastes psicológico. (plr voce ganha para pagar seus remédios de estress, dores na coluna entre outros)
Onde eu trabalhava o pessoal tinha um espírito mais esportivo e pareciamos amigos.
Aqui, todo mundo parece querer puxar sua perna.
Os chefes sao antigos e a maioria incopetentes( chefas também ).
Parece ter medo que você ocupe o seu lugar e nao te deixam crescer.
Você tem que dar suporte a um sistema que está implantado em todo o Brasil, ou seja, não é coisa pouca o seu trabalho.
Tudo bem, tem uma máquina de café, tem ginastica laboral, tem bombons quando tem alguma ocasiao especial(Natal), mas mesmo assim
não vale a pena para mim esses agrados se o que eu quero mesmo é um lugar bom, gente legal, ambiente legal, 8 horas de trabalho somente e ainda um salario legal.
Eles também pagam 30% da sua POS, mas, com um detalhe: O seu TCC tem que ser algum sistema que a softplan usará, ou seja, sua idéia de “dominar o mundo” acaba por ali.
Vamos fazer as contas do seguinte cálculo:
X = { [ (BOMBONS)+(GINASTICA)+(CAFE)+(PLR)+(30% DE POS) + (PISO SALARIAL) ] - [ (HORAS EXTRAS)^2 + (STRESS)^5 + (CHEFE CHATO)^3 + (FIM DO SEU FINAL DE SEMANA)^2 + (CHIBATADAS)^4 + (BANCO DE HORAS SEM PODER RETIRAR)^3) +
(“a culpa é sempre do programador”)^11 ] }
Se X for positivo, vale a pena entrar. Analise.
Resumindo: Muito trabalho, muita encomodacao, muito estress, muito cronograma a ser cumprido, muita chibatada, “a culpa é sempre
do programador”.
Dica:
- Veja bem se vale a pena sair da sua cidade para isso ou, se estiver aqui em outra empresa, veja se vale realmente a pena trocar.
- Se for seu primeiro emprego e voce nao tiver nada a perder, entre e veja como funciona. Verá que nao falo mentira.
- Tente achar emprego em outras empresa, comece com um menor que o salário será o mesmo: o piso de programador.
Fica a dica.
Estou correndo risco em escrever isso mas creio que ajudarei a muita gente a ser mais feliz.
Eu mesmo queria ter lido algo parecido entra de entrar, agora nao posso sair e troquei a outra empresa legal e menor por esta.
PS.: Nao acredite na campanha de otima empresa que é vendido no site deles. [/quote]
seu post foi realista, isso porque na empresa onde estive era exatamente a mesma coisa. felizmente no meu caso eu era PJ e com contrato temporario, nao iria ficar lá muito tempo.
fica ai a verdade acima.
eu gosto de floripa, até já recebi propostas pra trabalhar e pensei seriamente em ir (porque eu sou de SC também, então grande parte da minha familia está no estado e alguns outros estão no PR e RS), mas o salário é muito lá em baixo, acho tenso demais…
mas bah, acho que porto alegre tá pagando melhor que floripa, já que poa é uma cidade bem maior e com maiores empresas… até me espanta um user aqui ter falado que é de passo fundo e ter ido direto pra floripa. Não chegou a ver nada em poa? Acho que lá tá melhor, repito, ACHO, principalmente pelo tamanho da cidade e pelas empresas que nela estão